segunda-feira, 8 de abril de 2013

Lição 2 - 2º Trim. 2013 - primários 7 e 8 anos.

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2013Tempo de mudanças
  • Lição 2- Vida de escravo é difícil

    Texto bíblico: Êxodo 1.12-14

    CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO
    “Os verbos utilizados nestes sete versículos, a fim de descrever o crescimento de Israel no Egito (‘frutificaram, e aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles´), são tão somente o cumprimento das bênçãos e ordenanças de Deus a Adão (Gn 1.28), Noé (Gn 9.1,7), Abraão (Gn 13.16; 15.5; 17.2) e Jacó (Gn 28.14; 46.3). Em certo sentido, portanto, é a bênção de Deus sobre seu povo que faz com que Faraó fique preocupado.

    Sempre que a maravilhosa bênção de Deus é derramada, há alguém, em algum lugar, que fica desconfortável ou se exaspera. Em Gênesis 12—50, a infertilidade muitas vezes ameaçou a concretização das promessas de Deus. Já nos primeiros capítulos de Êxodo, é a superfertilidade que se transforma em uma ameaça.

    A exemplo do que ocorre atualmente em alguns países, nos quais a população vê com desconfiança o crescimento de minorias, os egípcios começaram a se preocupar com a presença cada vez maior de israelitas.

    Por causa disso, o Faraó, cujo nome não é informado, ordena a execução de um plano visando solucionar a situação. A fim de impedir uma potencial fuga e descartar a possibilidade de os israelitas auxiliarem o inimigo em meio a uma guerra, ele obriga-os a trabalhos braçais absurdamente excruciantes (1.8-14). A intenção era desmoraliza-los, convencê-los de sua posição de escravos e reduzir ao máximo qualquer possibilidade de insurreição.

    Os egípcios, no entanto, descobriram que o sofrimento físico apenas fortalece essas minorias religiosas (como aconteceu com os russos, em relação a cristãos e judeus, na antiga União Soviética). Em vez de capitulação, o resultado foi uma resistência maior.” (Manual do pentateuco. CPAD. p.156)
    ATIVIDADES

    Para a aula do próximo domingo, sugiro uma atividade para auxiliar na memorização do versículo-chave. Divida a classe em grupos de dez, no máximo, escolha um líder para cada grupo. Prepare para cada grupo um jogo de fichas com o versículo a ser memorizado; escreva uma palavra em cada ficha, incluindo a referência. Embaralhe-as bem, empilhe-as e coloque-as ao lado oposto dos grupos, no outro canto da sala.

    Entregue aos líderes um conjunto de dez perguntas e respostas relacionadas à história bíblica, que deverão ser feitas uma de cada vez.

    Quem acertar a resposta corre até as fichas do versículo, pega uma e volta à base. O grupo que completar o versículo primeiro é o vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário