quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Lição 1 - 1º Trimestre 2017 - A Origem e Desenvolvimento da Igreja - Jovens.

Lição 1

A Origem e Desenvolvimento da Igreja 
1° Trimestre de 2017
Topo Jovens 1T17

INTRODUÇÃO
I – POR QUE ESTUDAR A RESPEITO DA IGREJA?
II – A IGREJA E SEU FUNDAMENTO – JESUS
III – A IGREJA NO DIA DE PENTECOSTES
CONCLUSÃO


Prezado professor, vamos dar início ao trimestre estudando a respeito da origem e desenvolvimento da Igreja. O objetivo é levar os alunos a terem uma consciência, ainda maior, da importância de conhecermos o que a Bíblia diz a respeito da Igreja de Cristo. Falar a respeito da Igreja é extremamente relevante para os jovens, pois estamos vivendo um tempo em que o número de “desigrejados” cresce a cada dia, tornando-se um fenômeno social. O assunto hoje é tema de teses, artigos e muitos livros. Alguns, erroneamente, chegam a afirmar que não é mais necessário pertencer a uma igreja. Contudo, a igreja é e continuará sendo imprescindível na vida daqueles que tiveram um encontro pessoal com Jesus. Os desigrejados dizem acreditar em Deus, em Jesus Cristo, mas não querem mais saber da igreja como instituição. Os motivos que estes apresentam são muitos. Não faltam argumentos. Porém, a igreja não é uma instituição qualquer. Não! Ela é a noiva de Cristo. Não podemos julgar ninguém e não queremos fazê-lo, mas sabemos que a pessoa que tem uma experiência real, um encontro com o Senhor da Igreja, não pode abandoná-la ou desprezá-la jamais. A igreja é constituída de pessoas, e pessoas, embora servas de Deus, cometem falhas, porém as falhas humanas não invalidam o valor da Igreja de Cristo.
Talvez, alguns dos seus alunos, já nasceram em lar evangélico e desde a infância frequentam a igreja. Porém, será que eles sabem o real significado desta instituição divina? A igreja não é o prédio onde nos reunimos, também não é a denominação a que pertencemos. A igreja é constituída por todos aqueles que um dia experimentaram o novo nascimento e amam a Jesus. Na Bíblia não encontraremos esta palavra, porque este vocábulo vem do grego ekklesia e significa “chamados para fora”, ou seja, é um grupo de pessoas que receberam a Jesus como Salvador e que foram chamadas para fora do mundo. Segundo Stanley Horton a igreja é “um grupo de cidadãos reunidos visando um propósito específico”. A igreja é a família de Deus aqui na Terra. Uma família bem numerosa, formada por pessoas de diferentes idades e posição social, porém quando reunidos formamos um só povo que adora um só Senhor, um só Pai (Ef 4.3-6). A igreja de Cristo não é invenção de homem algum, também não foi fundada por nenhum pastor, embora homens escolhidos pelo Senhor venham dirigi-la. Deus utiliza homens para conduzir o seu rebanho aqui na Terra, porém Cristo é o fundamento da Igreja. Ele é o único dono e Senhor.
Sugestão didática:
Sente-se com os alunos em círculo. Explique que infelizmente muitas pessoas têm uma visão errada da igreja e dos crentes. A igreja é um lugar onde as pessoas que creem em Jesus se reúnem para adorá-Lo como um só povo (Gl 3.28). Depois, faça a seguinte indagação: “Quando a igreja nasceu?” Ouça-os com atenção e explique que a Igreja nasceu no dia de Pentecostes. Leia com os alunos e compare Atos 2, com 1.5; 11.15; 1 Coríntios 12.13. Em seguida, peça que eles formem dois grupos (rapazes x moças). Peça que cada grupo retire um papel da caixa. Só os componentes do grupo podem saber o que está escrito. Devem manter segredo total. Depois que todos os grupos retirarem os papéis, explique que o grupo todo terá que representar o que está no papel através de gestos, mímica ou desenhos (neste caso distribua lápis e papel). O grupo rival terá que descobrir o que eles estão tentando dizer ou desenharam. Conclua a atividade enfatizando que a igreja não existe para oferecer entretenimento. A igreja existe para adorar a Deus e proclamar a sua Palavra. Então, peça que cada aluno fale uma frase a respeito da alegria de pertencer a Igreja do Senhor.

Por Telma Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário