quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Lição 4 - 1º Trimestre 2017 - O Ministério da Igreja - Jovens.

Lição 4

O Ministério da Igreja
1° Trimestre de 2017
Topo Jovens 1T17
I - INTRODUÇÃO
II - O QUE É UM MINISTÉRIO
III - O MINISTÉRIO SACERDOTAL DO CRENTE
IV - O MINISTÉRIO DA COMUNHÃO E DA RECONCILIAÇÃO
V - CONCLUSÃO


Prezado professor, no próximo domingo estudaremos “o ministério da igreja”. A palavra-chave da lição é ministério. Atualmente muitos utilizam esse termo, mas desconhecem o seu real significado. Segundo o Dicionário Vine1, esse vocábulo no grego é diakonos e significa “o cargo ou trabalho de um diakonos”. Contudo, o termo pode ser utilizado no Novo Testamento em diferentes situações e com significados distintos. Observe: pode ser utilizado para designar deveres domésticos; ministério religioso e espiritual, o serviço dos crentes e o serviço de uma igreja local. Na lição o vocábulo é utilizado para mostrar que todos os crentes são chamados para servir ao Senhor como sacerdotes e mediadores da mensagem da salvação.
O propósito de todo ministério cristão é tríplice: evangelização, discipulado e a edificação dos crentes. Como em um corpo, na igreja, existem vários membros e ministérios; todos são importantes e devem trabalhar em sincronia para que venhamos levar Jesus a todos os perdidos.
Vivemos em uma sociedade onde o lucro é sempre o mais importante e algumas pessoas acabam por colocar o dinheiro acima da própria vida e do bem-estar das pessoas. Essa sociedade faz com que muitos só queiram ser servidos. Mas, como igreja nossa missão é servir ou ser servido? Não podemos concordar com a filosofia desse mundo (Rm 12.2). Precisamos tomar como exemplo o Senhor Jesus. Ele afirmou que não veio ao mundo para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos (Mc 10.45). Ele deve ser o nosso modelo de liderança servidora, de ministério.
Para uma melhor reflexão a respeito do tema é importante que você leia todo o texto de 1 Pedro 2, mesmo que o Texto Bíblico da lição seja somente do 1 ao 10. Precisamos, antes de iniciar a leitura do capítulo 2, dar uma olhadinha no que Pedro diz no início da carta (1.3-12). Veremos que ele faz uma síntese da doutrina da salvação para que no capítulo dois, possa exortar os crentes a demonstrarem a salvação mediante a uma conduta santa e ética. Fomos salvos pela fé em Cristo, mediante sua graça.  Agora somos povo de Deus e como povo santo temos um ministério sacerdotal. Segundo Stanley Horton 2, “uma das doutrinas mais importantes, ressaltadas durante a Reforma Protestante, foi o sacerdócio de todos os crentes: cada um dos fiéis tem acesso direto a Deus mediante o sacerdócio de Jesus Cristo”. Mas, qual era a função do sacerdote? O sacerdote era alguém devidamente designado para tal ministério e tinha como função aproximar o povo de Deus mediante as intercessões e sacrifícios de expiação pelo pecado (Êx 28; Hb 5.4). Em Cristo, fomos feitos sacerdócio real, o que significa que temos uma função.  Nosso ministério, de acordo com o Comentário Bíblico Pentecostal 3, consiste em: proclamar tanto pela palavra quanto pelas obras, as misericórdias de Deus (1.3), sua santidade (1.16) e o próprio Salvador  (1.12,25).   Que venhamos buscar ao Senhor e cumprir com o ministério que nos foi entregue por Ele.
Sugestão didática:
Reproduza no quadro o esquema abaixo. Converse com os alunos explicando que todo crente é um sacerdote e tem como função proclamar a Cristo e promover a reconciliação da criatura com o Criado. Em seguida, juntamente com os alunos, preencha o quadro abaixo mostrando algumas atitudes pelas quais podemos evidenciar a nossa fé e exercer nosso ministério.

Evidenciando a fé cristã e o meu sacerdócio ....
1. Orando pelos não crentes.
2. 
3. 
4. 
5. 
6. 
7. 

1 Dicionário Vine: O significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. 14.ed.Rio de Janeiro: 2011, p. 791.
2 HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p563.
3 Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1707.

Por Telma Bueno
Editora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra).  Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário