sábado, 4 de fevereiro de 2017

Lição 06 - 1º Trimestre 2017 - O Sustento da Igreja - Jovens.

Lição 6

O Sustento da Igreja
1° Trimestre de 2017
Topo Jovens 1T17
INTRODUÇÃOI - O QUE NOS MOVE A CONTRIBUIRII - OS DÍZIMOSIII - AS OFERTASCONCLUSÃO


Prezado professor, na lição deste domingo vamos tratar a respeito do sustento da Igreja. Quem é o responsável pela manutenção da Casa do Senhor? Todos os crentes em Jesus Cristo. A obra de Deus deve ser mantida, única e exclusivamente pela contribuição do povo de Deus. É importante ressaltar que entregamos nossas ofertas e dízimos não para sermos abençoados, mas porque já recebemos de Deus a provisão. Dízimos e ofertas são, acima de tudo, uma demonstração de gratidão e adoração ao Senhor. Mas, infelizmente muitos usam os dízimos e as ofertas como uma forma de barganhar com Deus. O Senhor não precisa do nosso dinheiro. Ele é o dono da prata e do ouro (Ag 2.8), nós é que precisamos dEle para ter o “pão nosso de cada dia”. Tudo que temos vem do Senhor, então como não devolver a Ele, como uma forma de gratidão, uma pequena parte do que recebemos?
No Antigo Testamento, o Todo-Poderoso, instruiu os israelitas quanto ao cuidado financeiro com o culto e com aqueles que o serviam. Segundo a Bíblia de Estudo Cronológica “o sistema de dízimo teve início durante o período de Moisés” para o sustento dos levitas e a manutenção do tabernáculo (Lv 27.30-34; Dt 14.22).
No Novo Testamento também encontramos várias referências a respeito dos dízimos e ofertas. Temos muito a aprender com a Igreja Primitiva a respeito de a liberalidade no contribuir para a obra do Senhor. 
Quando falamos em dízimos o primeiro texto que vem a nossa mente é Malaquias 3.10: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.” Malaquias exorta o povo a ser fiel na entrega dos dízimos porque os levitas estava sofrendo com a falta dele. Sabemos que os levitas não possuíam terras (Nm 18.20,21) e os dízimos eram para o sustento deles. Como o povo não estava sendo fiel, eles eram obrigados a trabalhar para obter o próprio sustento. E quem fazia o trabalho deles e cuidava da adoração? Ninguém. Era um total abandono, por isso, o Senhor usa o profeta para exortar seu povo.
Jesus e a oferta da viúva
Enquanto visitava templo, o pátio das mulheres, Jesus pode observar os ricos depositarem suas ofertas. Segundo o Comentário Bíblico Pentecostal1, “neste pátio, havia treze caixas em forma de trombetas para as pessoas porem suas ofertas diversas”. Então o Mestre chama a atenção para a oferta que uma pobre viúva depositou. A senhora depositou “duas pequenas moedas”; ela deu tudo que possuía em contraste com os ricos que ofertavam aquilo que estava sobrando. Jesus chama a atenção para a generosidade e fé desta viúva. Lembrando que as viúvas naquele tempo enfrentavam grande dificuldade financeira e eram sustentadas pelos filhos e parentes. Encontramos na Palavra de Deus várias referências quanto ajudar e proteger as viúvas e órfãos (Tg 1.27). Certa vez, na igreja do primeiro século, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, devido ao cuidado com as viúvas. Os gregos achavam que as viúvas dos hebreus eram mais assistidas (At 6.1), então para por fim a discussão, a igreja escolhe e separa sete diáconos para cuidar desse assunto tão importante.
Quanto às ofertas no Novo Testamento, seria interessante fazer uma leitura do texto bíblico de 1 Coríntios 16. Neste capítulo Paulo instrui os crentes quanto às ofertas em favor dos necessitados. Podemos observar alguns princípios quanto as contribuições no versículo 2. O primeiro princípio que aprendemos era que as contribuições eram constantes. Segundo, a coleta deveria ser realizada no “primeiro dia da semana” (1 Co 16.2). Terceiro, não havia um valor estipulado, “cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar”.
Que possamos expressar a nossa gratidão e o nosso louvor a Deus mediante a entrega dos nossos dízimos e ofertas.
Sugestão didática:
Professor, reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para mostrar aos alunos as cinco principais ofertas que os israelitas faziam a Deus. Estas ofertas tinham como finalidade o perdão dos pecados a restauração da comunhão com Deus.
AS OFERTAS
OFERTA PROPÓSITOIMPORTÂNCIACRISTO, O SACRIFÍCIO PERFEITO
Ofertas queimadas
(Lv1 – voluntária)
Pagar os pecados em geral.Mostrava a devoção de uma pessoa a Deus

A morte de Cristo foi o sacrifício perfeito.
Ofertas de manjares/cereais
(Lv 2 – voluntária)
Mostrar honra e respeito a Deus em adoração.
Reconhecer que tudo que temos pertence a Deus
Cristo foi o homem perfeito, aquele que deu tudo a si a Deus e aos outros.
Oferta pacífica
(Lv 3 – voluntária)
Expressar gratidão a Deus.

Simbolizava paz e comunhão com Deus
Cristo é o único caminho para a comunhão com Deus.
Oferta pelos pecados
(Lv 4 – obrigatória)
Pagar pelos pecados não intencionais de impureza, negligência ou imprudência.
Restaurava o pecador à comunhão com Deus; mostrava a seriedade do pecado.
A morte de Cristo restaura nossa comunhão com Deus.
Oferta pela culpa
(Lv 5 – obrigatória)
Fazer o pagamento pelos pecados contra Deus e os outros. Um sacrifício era feito a Deus, e a pessoa lesada era reembolsada ou compensada.
Fornecia uma compensação às partes prejudicadas.
A morte de Cristo remove as conseqüências mortais do pecado.
(Extraído da Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal, CPAD, p. 205.)

Por Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens

Comentário Bíblico PentecostalNovo Testamento. Vol I. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 452.
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra).  Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário