segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Lição 8 - 1º Trimestre 2017 - A Igreja e os Dons Espirituais - Jovens.

Lição 8

A Igreja e os Dons Espirituais
1° Trimestre de 2017
Topo Jovens 1T17
INTRODUÇÃOI - DEFININDO O QUE SÃO DONS ESPIRITUAISII - A DIVERSIDADE DOS DONS III - A CONTEMPORANEIDADE DOS DONSCONCLUSÃO


Prezado professor, na lição deste domingo estudaremos um tema extremamente relevante para os nossos dias: A igreja e os dons espirituais. Os dons são dádivas concedidas aos crentes pelo Espírito Santo e tem como propósito, edificar a Igreja do Senhor. Este tema é tão relevante para a igreja que Paulo dedica um capítulo inteiro na Epístola aos Coríntios para falar a respeito do assunto. Ele não queria que os irmãos fossem ignorantes a respeito dos dons (1 Co 12.1). Então, estude com afinco a lição e ajude os seus alunos a buscarem, com zelo, os melhores dons.
Para ajudar você no preparo da lição, apresentamos o texto de Lições Bíblicas Adultos, 2 Trimestre de 2014, cujo comentarista foi o pastor Elinaldo Renovato, autor de diversos livros publicados pela CPAD, líder da Assembleia de Deus em Parnamirim, RN, e professor universitário.
INTRODUÇÃO
Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal os dons “são manifestações sobrenaturais concedidas da parte do Espírito Santo, e que operam através dos crentes, para o seu bem comum”. Estas manifestações sobrenaturais, Deus colocou à disposição da Igreja para que exerça sua missão integral — proclamar o evangelho de Cristo a toda criatura e glorificar a Jesus. Porém, os dons não somente auxilia a Igreja no cumprimento da Grande Comissão, eles também proporcionam subsídios para o aperfeiçoamento dos santos e a edificação de todos que chegam à unidade da fé (Ef 4.12,13).
I – OS DONS NA BÍBLIA
1. No Antigo e Novo Testamento. Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe, existem diversas palavras no hebraico com o significado de “dádiva”. Estas palavras têm sua origem na raiz hebraica nathan, significando “dar”. No Antigo Testamento, os dons eram concedidos a pessoas específicas, chamadas por Deus para cumprir determinadas tarefas, como por exemplo, os reis, sacerdotes e profetas. Os dons não estavam à disposição de todo o povo de Deus como na Nova Aliança.
No Novo Testamento, a palavra “dom” tem significados diversos e segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe, estão relacionadas ao verbo didomi e “podem ser usada com um sentido ativo de ‘dar’” (Fp 4.15). Na Nova Aliança, os dons estão à disposição da Igreja, com a finalidade de promover graça, poder e unção no exercício de sua missão, de modo que Cristo seja glorificado. Hoje todos os crentes têm acesso direto a Deus e podem receber os dons.
2. Dádiva divina para a Igreja. Na Palavra de Deus encontramos três listas principais quanto aos dons. Estas classificações se encontram nas Epístolas Paulinas de Romanos, Coríntios e Efésios. Paulo não somente faz uma classificação dos dons, mas ele explica à igreja como estes deveriam ser utilizados para a edificação do Corpo de Cristo, seu encorajamento, conforto, glorificação de Cristo e evangelização do mundo.
3. O conhecimento dos dons espirituais. Paulo desejava que as igrejas tivessem um conhecimento correto a respeito dos dons espirituais, em especial a igreja de Corinto (1 Co 12.1), pois segundo o Comentário Bíblico Beacon, “os coríntios tinham uma formação voltada à idolatria”. O Brasil também tem uma diversidade religiosa muito grande, muitos irmãos e irmãs que hoje são membros de nossas igrejas vieram de religiões idólatras, onde o uso de “poderes místicos” é comum. Precisamos muito estudar, a luz da Palavra de Deus, a respeito dos dons a fim de que venhamos discernir os verdadeiros dons do Espírito. A falta de ensino contribui para o fanatismo e o surgimento de muitas heresias. 
II – OS DONS DE SERVIÇO E MINISTERIAIS (Rm 12.3-8; Ef 4.11)
1.Paulo relaciona os dons de serviço. No capítulo 12 da Epístola aos Romanos, o apóstolo Paulo, antes de relacionar os dons ministeriais, exorta a igreja lembrando que nenhum membro do corpo de Cristo é auto suficiente. Dependemos de Cristo, assim como dependemos uns dos outros. Para que a Igreja, o corpo de Cristo, seja edificada pelos dons ministeriais é necessário que eles sejam utilizados para o benefício de todos. Os dons ministeriais não são para serem utilizados em beneficio próprio ou para grupos em particular. São para a edificação, consolo e exortação de todo o Corpo. Você tem usados os dons que Deus concedeu a você em beneficio da Igreja de Cristo?
A lista que Paulo apresenta aqui é completa? Segundo o Comentário Bíblico do Novo Testamento as listas de Paulo de dons, tanto em Romanos, como em Coríntios e Efésios não é exaustiva (1 Co 12.8-10,28; Ef 4.11). A Bíblia de Estudo Pentecostal também afirma que “a lista que Paulo dá em Romanos, dos dons da graça divina deve ser considerada um exemplo e não a totalidade deles (1 Co 12—14)”. Os dons de serviço relacionados por Paulo em Romanos são: profecia, ministério (ofício de diácono), ensino, exortação (encorajamento), repartir, presidir e exercer misericórdia. Os dons são vários e são distribuídos por todo o Corpo de Cristo.
2.Os dons ministeriais (Ef 4. 11). Encontramos na Epístola aos Efésios uma relação de dons ministeriais. O Senhor pela sua infinita misericórdia concede a sua Igreja dádivas a fim de que os crentes realizem a sua obra com excelência. Sem o Senhor e sem a sua capacitação nada podemos fazer. Muitos querem ser auto suficiente e os resultados negativos são sentidos por todo o Corpo.
Qual o propósito de Deus ao conceder a sua igreja os dons ministeriais? Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal estas dádivas divinas têm como objetivos: preparar o povo de Deus para o trabalho cristão (Ef 4.12), para o crescimento e desenvolvimento espiritual, segundo o plano de Deus (Ef 4.13-16).
Os dons ministeriais também ajudam a Igreja a vencer as muitas investidas do Inimigo. Em toda a sua história, a Igreja tem sido a instituição mais atacada pelas forças do mal, todavia Jesus edificou a igreja e afirmou que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18). Os ataques contra a da Igreja continuam, porém a Noiva do Cordeiro já tem sua vitória assegurada no Calvário. Os dons de poder de Deus e os dons ministeriais ajudam a igreja a vencer as mais diferentes investidas malignas.
III – DONS ESPIRITUAIS (1 Co 12.1-11)
1. Por que Paulo trata dos dons espirituais? Paulo faz questão de tratar a respeito deste assunto com os crentes de Coríntios, porque provavelmente alguns membros da igreja estavam supervalorizando certos dons em detrimento de outros. É importante ressaltar que na igreja de Corinto havia várias manifestações dos dons espirituais: “De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Co 1.7). Não existe um dom mais importante que o outro, todos veem diretamente de Deus e são úteis para a edificação do Corpo de Cristo (v. 7). De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal “os dons espirituais devem ser usados, não com orgulho, nem visando à exaltação pessoal, mas com o desejo sincero de ajudar o próximo, e com um coração que realmente se preocupa com os outros” (1 Co 13).
2. Diversidade de dons. Paulo apresenta na carta aos Coríntios uma diversidade de dons (vv. 8-10), concedidas pelo Espírito Santo à igreja. Paulo elaborou uma lista com nove dons, segundo o Comentário Bíblico Pentecostal, “talvez Paulo tenha selecionado estes nove dons por serem adequados à situação que havia em Corinto”. Se compararmos a relação de Corinto com a de Romanos e de Efésios veremos que outros dons são relacionados.
3. Dom e humildade. Os dons espirituais são concedidos à igreja pela graça de Deus. Não somos merecedores, por isso, jamais o crente que recebe um dom deve orgulhar-se e portar-se de modo arrogante ou autoritário, mas ao contrário, deve sempre agir com humildade e temor.
CONCLUSÃO
A Igreja de Cristo Jesus, nestes tempos que antecedem à sua vinda, necessita mais do que nunca dos dons de serviço, espirituais e ministeriais. O exercício dos ministérios sem a demonstração do poder de Deus pode transformar as igrejas em meras instituições religiosas.
Sugestão didática:
Professor, reproduza o esquema abaixo no quadro. Divida a classe em três grupos e peça que, em grupo, os alunos leiam e relacionem os dons apresentados em cada uma das listas elaboradas pelo apóstolo Paulo. Peça que eles também digam o total de dons relacionados em cada lista.
1ª lista – 1 Coríntios 12.8-10. (Um total de nove dons.)
2ª lista – 1 Coríntios 12.28. (Um total de oito dons.)
3ª lista-– 1 Coríntios 12.29,30. (Um total de sete dons.)
Reúna os alunos formando um único grupo. Ouça os grupos e conclua enfatizando que todos estes dons estão disponíveis para a igreja atual. Os dons não cessaram. Que venhamos a buscá-los com fé para a edificação do Corpo de Cristo.
Subsídio
Dons espirituais
“Os dons espirituais, que são pela graça, mediante a fé, encontra-se na palavra grega mais usada para descrevê-los: charismata, ‘dons livre e graciosamente concedidos’, palavra esta que se deriva de charis, graça, o imerecido favor divino. Os carismas são dons que merecemos sem os merecemos. Dão testemunho da bondade de Deus, e não da virtude de quem os receberam.
Uma das falácias que frequentemente engana as pessoas é a ideia de como Deus abençoa ou usa alguém; isso significa que Ele aprova tudo o que a pessoa faz ou ensina. Mesmo quando parece haver uma ‘unção’, não há garantia disso. Quando Apolo chegou a Éfeso pela primeira vez, não somente era eloquente em sua pregação; era também ‘fervoroso de espírito’. Tinha o fogo. Mas Priscila e Áquila perceberam que falta algo. Logo, o levaram (provavelmente, para casa, a fim de participar de uma refeição), e lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus (At 18.25,26). Era, pois o caminho de Deus a respeito dos dons espirituais, que Paulo, como um pai, desejava explicar com mais exatidão aos coríntios. A esses dons ele dá o nome de ‘espirituais’ em 1 Coríntios 12.1 (a palavra dom não se encontra no grego). A palavra, por si mesma, inclui algo dirigido pelo Espírito Santo e expresso através de crentes cheios do poder. Nesta passagem, porém, Paulo limita a palavra no sentido dos dons gratuitos, ou carismas, que passam a ser mencionados repetidas vezes (12.4,9,28,30,31)” (HORTON, Stanley M. A Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. 12. ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2012, p. 225).
 Por Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra).  Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário