sexta-feira, 10 de março de 2017

Lição 11 - 1º Trimestre 2017 - A Igreja e a Política - Jovens.

Lição 11

A Igreja e a Política 
1° Trimestre de 2017
Topo Jovens 1T17
INTRODUÇÃOI - AS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS E A SUBMISSÃO A ELASII - DANIEL, EXEMPLO DE SERVO NO EXÍLIO III - JOSÉ ADMINISTRADOR NO EGITO  CONCLUSÃO


Política! Quando o assunto é este, em geral as opiniões se dividem. Existem aqueles que não querem ouvir nada a respeito deste tema e os que são muito bem informados quanto a vida política e social do país. Em que grupo você está? Por que atualmente estamos tão cansados da política? O fato é que ninguém aguenta mais tantos escândalos. É compra de votos, esquemas como o mensalão, corrupção, desvio de verbas públicas, etc. Mas, não dá para viver em sociedade sem política. O que temos visto atualmente é muita “politicagem”, o que é totalmente inverso à política. Como cristãos precisamos fazer a diferença em nossa sociedade. Fazer a diferença é votar com sabedoria, consciência e não deixar de orar por aqueles que foram eleitos.

Durante muito tempo os cristãos procuraram ficar afastado da vida pública e política. Porém, na Bíblia não faltam exemplos de homens e mulheres que se destacaram na vida pública fazendo o bem para o seu povo. Tomemos como modelo a juíza Débora, José e Daniel. O jovem Daniel serviu a vários reis ímpios, como por exemplo, Nabucodonosor, Belsazar e Dario, porém manteve-se fiel a Deus e demonstrou em sua trajetória política possuir um caráter ilibado. Certa vez, Daniel se tornou alvo de uma conspiração cruel (Dn 6.4,5), todavia Deus o livrou das muitas ciladas da vida palaciana. Atualmente também não é diferente, pois existem muitos parlamentares sérios que estão sendo alvo de confabulações políticas mentirosas para prejudicar o trabalho que vem fazendo. Nem toda as denuncias de fraude e corrupção que saem na mídia são verdadeiras.

I-O que é política
Você sabe a origem desse termo? “O vocábulo ‘política’ vem do grego, polis, cidade-Estado”. Significava a vida em sociedade. Autores definem “política como a ciência do Estado”. Outros como a “ciência do poder”. Na verdade somos todos políticos. Não existe na face da Terra uma pessoa ou nação que seja isenta de política, ou seja, apolítica. Mesmo que não se goste dela. O filósofo Aristóteles já dizia que o homem é um “animal político”. Até na igreja a política está presente (At 15.6, 25-28). Será? Contudo, o que temos visto em nossa sociedade é a chamada “politicagem”. Homens legislando em benefício próprio ou do seu partido. Para estes, os interesses dos cidadãos que os elegeram não importa. A Bíblia já nos adverte: “Quando os justos triunfam, há grande alegria; mas, quando os ímpios sobem, os homens escondem-se” (Pv 28.12 - ARC).
II-A política na Bíblia
No primeiro livro da Bíblia, Gênesis, vemos que no jardim do Éden só existia uma forma de governo, a teocracia. Deus, o Criador era o único a governar a Terra. Todavia, o Todo-Poderoso delegou a Adão algumas atribuições para que este pudesse representá-lo aqui na Terra. Era Deus governando por intermédio do homem (Gn 1.28). Mas, no capítulo três, do livro de Gênesis, temos o triste retrato da Queda de Adão. Com a Queda vieram às mazelas que tanto atormentam os governos até hoje: guerras, terrorismo, pobreza, desigualdade social, etc. Deus é santo (Lv 19.2) e não poderia compactuar com a corrupção do gênero humano (Gn 6). Ele sempre esteve atento ao modo de proceder de suas criaturas. A forma encontrada pelo Senhor para limpar toda a sujeira e corrupção foi através das águas do dilúvio (Gn 7). Deus, na sua infinita bondade e misericórdia não abandona o homem a própria sorte, mas estabelece uma nova aliança, um concerto (Gn 9.9-17). O homem recebe uma nova chance de continuar sendo governado pelo Senhor.
III-Uma nova fase política
Deus estabelece uma aliança com Abraão. Estava dando início a nação de Israel. Uma nova fase política estava sendo instaurada, a era patriarcal. Deus estaria abençoando as nações e governando através do seu povo (Gn 12.1-3). Porém, tempos de “vacas magras” estavam por vir. A terra ia experimentar a escassez. Para garantir a sobrevivência do seu povo, Deus coloca um jovem hebreu no poder. Esse jovem é José. Ele desempenha um excelente papel político. Porém, o tempo passou. Outro jovem hebreu não subiu ao poder e o povo que havia crescido acabou experimentando um novo regime de governo. A política agora era outra. Os hebreus passaram a ser escravizados pelos egípcios. O povo de Deus perdeu todos os seus direitos políticos. A liberdade havia acabado. Porém, Deus não deixou seu povo integre a tirania de Faraó e aos seus planos de extermínio (Êx 1.15,16). O Senhor levantou um grande estadista, um líder para libertar o seu povo. Moisés, sob a liderança de Deus derrotou os opressores. O Senhor revela-se ao seu povo como o Grande Libertador.

Moisés torna-se o líder dos hebreus. Mas, com o passar dos anos, Moisés não aguentaria mais governar sozinho. Jetro, sogro de Moisés dá uma aula de descentralização administrativa e de poder (Êx 18.13-27). Moisés nomeia homens para ajudá-lo na tarefa de governar. Esses homens hoje seriam chamados de governadores e ministros. Deus era quem governava a nação (Êx 25.22). Ele exercia os poderes do Estado (legislativo, executivo e judiciário) através de uma liderança levantada por Ele.

Monarquia, uma nova forma de governo

Os israelitas resolvem imitar as outras nações e pedem a Deus um rei (1 Sm 8.5). O Senhor atende ao pedido do seu povo, porém alerta a todos do risco e encargos que teriam (1 Sm 8.22). Com o passar dos anos podemos ver os acertos e erros, registrados nas Escrituras, dos governantes do povo de Deus. Quando homens tementes ao Senhor assumiam o “poder” o povo ia bem, mas quando eram os que não estavam nem ai para o Senhor, o povo todo sofria (Pv 28.12). Dá para perceber como política é algo importante, sério. Como cristãos precisamos orar e pedir que o Pai levante candidatos que sejam compromissados com Ele e com o bem da nossa nação. Você tem orado pelos políticos de nosso país? Precisamos orar e vigiar na hora de escolher nossos representantes. Saiba que não basta votar em alguém só pelo fato de ser membro de uma igreja. Sabemos que o trigo e o joio estão lado a lado e são muito parecidos (Mt 13.38). É preciso examinar tudo e só ficar com o que é realmente bom (1 Ts 5.21). Existem homens que estão a serviço do Diabo. Eles usam a política para realizarem os seus intentos perversos. Por isso, antes de exercer seu direito de votar, o crente deve orar a Deus pedindo a sua direção. Um voto errado ou nulo pode trazer muitos prejuízos para todo o povo de Deus.
Sugestão didática:
Prezado professor, para a aula de hoje sugerimos que você promova um debate. Divida a turma em dois grupos. Escreva no quadro as questões que serão debatidas. Cada grupo ficará com uma questão. Dê um tempo para que o grupo discuta a questão. Depois peça que em círculo os alunos formem um só grupo e que a conclusão a que chegaram seja exposta para todos. Ouça os alunos com atenção e faça as considerações que achar necessárias, porém permita que os alunos fiquem à vontade para exporem suas ideias sem constrangimento algum. Precisamos ouvir e saber o que eles pensam para que possamos atendê-los e ajudá-los em suas duvidas.

Questões para serem debatidas:
“Como os cristãos devem agir diante de candidatos que se dizem crentes, mas pertencem a partidos que defende o aborto, a legalização das drogas e ideologias que ferem os princípios da Palavra de Deus?
“A Igreja do Senhor deve ter ou indicar candidatos políticos?”
Saiba mais:
Professor, você sabe o significado do termo “teocracia”? Então, observe com atenção o texto a seguir: “Este termo, significando ‘o governo de Deus’, geralmente se refere ao governo literal de Deus, ou a um estado governado de uma forma agradável a Ele. A palavra não é de origem bíblica, mas a ideia de Deus sendo governante do seu povo é básica no pensamento do Antigo Testamento. Josefo parece ter sido o primeiro a utilizar o termo. Ele contrastou a teocracia com outras formas de governo, como por exemplo, a oligarquia, a monarquia e a república. Teoricamente, a teocracia seria um estado sob o qual Deus governa diretamente sem a mediação do homem ou de representantes. Israel nunca foi uma verdadeira teocracia, no sentido literal do termo. Embora Israel tenha sempre se considerado como estando sob o governo de Deus, este governo sempre foi mediado por um rei ou um sacerdote. No sentido político, uma teocracia só seria possível durante os tempos independentes de Israel. Quando Israel se tornava um estado escravizado ou uma província de alguma potência estrangeira, como o Egito, a Assíria, a Grécia ou Roma, o governo de Deus só poderia ser espiritual” (Dicionário Bíblico Wycliffe, 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 1909.)
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra).  Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário