quarta-feira, 12 de abril de 2017

Lição 1 - 2º Trimestre 2017 - Sacrificado? Eu? - Adolescentes.

Lição 1

Sacrificado? Eu?
2° Trimestre de 2017
capaadolescentes
ESBOÇO DA LIÇÃO:A PROMESSA DE TER UM FILHO
PEDIDO EM SACRIFÍCIO
OBEDIENTE, NÃO QUESTIONOU
A PLENA CONFIANÇA É RECOMPENSADA
OBJETIVOSLevar os alunos a confiar em Deus;
Crescer na fé;
Crer no poder de Deus.

Prezado professor, prezada professora,
O propósito deste trimestre é apresentar a vida de alguns adolescentes da Bíblia, como eles viveram e reagiram às experiências com Deus. A Palavra de Deus está repleta de exemplos de adolescentes e jovens, tanto moços quanto moças, que guardaram a fé e viveram para a glória do Altíssimo. Por isso, o tema do trimestre: Adolescentes da Bíblia.
A Bíblia revela grandes ensinamentos a partir das vidas desses jovens adolescentes, que mais tarde tornaram-se grandes lideranças em Israel. Logo, a ênfase deste trimestre é mostrar ao adolescente cristão que não há idade para se viver uma vida íntegra na presença de Deus, pois Ele pode e deseja usar a vida deles de maneira poderosa em nossas igrejas e na sociedade.
A primeira personagem a ser analisada nos estudos deste trimestre é Isaque, filho de Abraão. Por isso, disponibilizamos um trecho do Dicionário Bíblico Wycliffe que traz importantes informações sobre esse jovem que se tornou um grande homem no período patriarcal dos israelitas:
ISAQUE O nome dado por Deus antes do nascimento da criança (Gn 17.19) significa ‘ele ri’, ‘aquele que ri’, ou simplesmente ‘riso’. Veja referências a riso em Gênesis 17.17; 18.12-15; 21.6.

História. Isaque nasceu (provavelmente em Gerar) de Abraão e Sara quando estes tinham a idade de 100 e 90 anos, respectivamente. Ele foi o primeiro a ser circuncidado no período normal, quando tinha oito anos de idade (Gn 21.4), em reconhecimento à promessa da aliança (Gn 17.2-17). A presença de Agar e de seu filho Ismael foi um fator perturbador na família da aliança, e por ordem divina eles foram mandados embora. Se os eventos são narrados em ordem cronológica, Ismael teria nessa época cerca de 16 ou 17 anos; ele é retratado na história como um jovem imaturo que sofreu de exaustão antes de sua mãe (Gn 21.15,18). Mas já tinha idade suficiente para ser um zombador (v.9)!

Nada é conhecido sobre os dias da infância de Isaque. Em seguida, vemo-lo grande e forte o suficiente para carregar a madeira para o fogo do altar subindo a montanha, não sabendo que ele mesmo seria colocado no altar. A experiência de ter sido amarrado como uma vítima de sacrifício e então liberto pela intervenção divina deve ter afetado profundamente toda a sua vida (Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p.989).
Por Marcelo Oliveira de OliveiraEditor Responsável pela revista Adolescentes Vencedores
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário