quarta-feira, 12 de abril de 2017

Lição 3 - 2º Trimestre 2017 - Usando a Sutileza a Favor do meu Povo - Adolescentes.

Lição 3

Usando a Sutileza a Favor do meu Povo
2° Trimestre de 2017
capaadolescentes
ESBOÇO DA LIÇÃO:LANÇADO NO RIO
VOU FICAR VIGIANDO
A FILHA DE FARAÓ
CUIDAREMOS DO MENINO
OBJETIVOSMostrar que Deus usa crianças e adolescentes que o buscam;
Afirmar que Deus tem um projeto grandioso na vida de cada um;
Estimular os alunos a agirem como Miriã.
Prezado professor, prezada professora,
A aula desta semana tem três objetivos básicos: mostrar aos alunos que Deus usa quem Ele quer, há um projeto de Deus na vida de cada aluno e que eles podem ser usados por Deus assim como Miriã, salvando a vida de seu irmão.
Você pode começar a aula pergunta a classe: Quem era Miriã? Ouvindo as respostas, poderá haver algumas surpresas no sentido de muitos não a conheceram. Por isso cabe ao prezado professor, e prezada professora, explicar que Miriã era

Uma descendente de Ezra por parte de Merede (1 Cr 4.17). Filha de Anrão e Joquebede, e irmã de Arão e Moisés (Êx 15.20; Nm 26.59). Sem dúvida, ela foi a Miriã que protegeu o cesto de juncos no qual Moisés foi escondido. Foi mencionada pela primeira vez e chamada de profetisa por ocasião da jubilosa celebração que liderou depois da travessia do Mar Vermelho (Êx 15.20,21). Ela pecou quando foi insubordinada à vontade de Deus, e incitou Arão contra Moisés. Ela e Arão se opuseram ao seu destaque e posição de respeito. Como resultado do seu envolvimento e liderança da rebelião, Deus a castigou com lepra. Moisés orou por sua recuperação e Deus ouviu sua oração. Durante o tempo da sua recuperação, Israel não prosseguiu em sua peregrinação (Nm 12.1-16). Ela morreu em Cades-Barneia e foi sepultada ali (Nm 20.1). (Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p.1290)

É importante ressaltar que na época em que Miriã protegeu Moisés da morte, ela era uma jovem ou adolescente. Ela não temeu diante do perigo, mas teve coragem e fé para fazer o que era certo.
Desafie os seus alunos a não se dobrarem diante das pressões do mundo contra a nossa fé. Esclareça que Miriã é um exemplo de resistência contra a desobediência ao Senhor. Ela escolheu fazer a vontade de Deus e salvar a vida do libertador de Israel das terras do Egito: Moisés.
Nossos adolescentes foram chamados por Deus para serem “sal da terra” e “luz do mundo”. Chamados para influenciar os que nos cercam. Proclamar o Reino de Deus sem medo, sem timidez, mas com ousadia e poder no Espírito Santo.
Boa aula!

Por Marcelo Oliveira de OliveiraEditor Responsável pela revista Adolescentes Vencedores
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário