quinta-feira, 11 de maio de 2017

Lição 6 - 2º Trimestre 2017 - A Crucificação de Cristo - Juvenis.

Lição 6

A Crucificação de Cristo
2° Trimestre de 2017
capajuvenis
ESBOÇO DA LIÇÃO1. A SEMANA DA CRUCIFICAÇÃO
2. AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE ALGUÉM PENDURADO EM UMA CRUZ3. ...PELAS SUAS PISADURAS, FOMOS SARADOS
4. SIM, EU AMO A MENSAGEM DA CRUZ...
OBJETIVOSDescrever a semana da crucificação;
Explicar o porquê de Cristo ser o Cordeiro;
Propor aos alunos um compromisso com a mensagem da cruz.
Prezado professor, prezada professora,
A lição desta semana fala sobre um dos fatos mais importante para a fé cristã: a crucificação de Jesus. Nessa lição estudaremos a semana da crucificação, o porquê de Cristo ser chamado o Cordeiro de Deus e o compromisso que cada crente tem de ter com a mensagem da cruz. A crucificação de Cristo trouxe salvação para o ser humano pecador. Para ajudar você a preparar a aula desta semana que disponibilizamos o texto abaixo, a fim de conceder-lhe subsídios na preparação da aula 6:
“Jesus foi condenado pelos homens
Como foi possível condenar alguém a morte apenas por falar de amor, pregar sobre a verdade da hipocrisia religiosa e de se auto-revelar o Deus Encarnado? Os homens do tempo de Jesus fizeram isso com Ele ― parece-nos que, enquanto cegos em relação às coisas de Deus, faríamos a mesma maldade também. A condenação de Jesus foi sórdida, falsa e covarde. Os líderes religiosos, após de praticarem toda perversidade que fizeram com Jesus, foram celebrar a Páscoa no Templo de Jerusalém como se nada tivesse acontecido, pois era o sábado da Páscoa (Lc 23.54; cf. Mt 27.62-66).
Que Deus guarde o seu e o meu coração de não sermos achados na mesma condição de algozes de pessoas, ainda que pensemos está fazendo a vontade de Deus (Jo 16.1,2; cf. Mt 21.33-46 ). Não, não estamos! A vontade de Deus não comunga com a farsa, a maldade e a injustiça. Que o nosso coração seja o lugar do bem, do amor e da justiça!
Crucificado e Morto.
Chicotada nas costas! Carne rasgada! Pés traspassados e pregados na cruz! Mãos cravadas no madeiro! Lança atravessada no seu lado direito! Sangue e água saíram dele! Ele expirou! Morreu!
Você já deve ter assistido a filmes sobre a crucificação de Jesus e, talvez, tenha se impressionado com tamanha violência e dor que se abarcaram sobre o nosso Senhor. O que aconteceu com Jesus foi profetizado há muito pelo profeta Isaias, lá no Antigo Testamento: “Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca” (Is 53.7). Jesus morreu pelos nossos pecados e transgressões. Por isso é que falamos em justificação, regeneração, nova criatura, pois na verdade quem deveria está no lugar de Jesus era eu e você. Nós éramos dignos de sermos mortos devido a nossa má natureza, perversa e imoral. Ele não! Nosso Senhor jamais pecou! Nós merecíamos, Ele não!” (OLIVEIRA, Marcelo Oliveira de. Revista Discipulando: Conhecendo as doutrina da fé cristã. Ciclo 2 - Aluno. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p.31).
Boa aula!
Marcelo Oliveira de OliveiraEditor Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário