quinta-feira, 11 de maio de 2017

Lição 7 - 2º Trimestre 2017 - Rute, Uma Mulher Digna de Confiança - Adultos.

Lição 7

Rute, uma mulher digna de confiança  
2° Trimestre de 2017
capaadultos
ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – RUTE, UM RESUMO DE SUA ORIGEM
II – O CUIDADO DE NOEMI E O CARÁTER DE RUTE
III – COMO RUTE ENTROU NA GENEALOGIA DE JESUS
CONCLUSÃO
OBJETIVO GERALMostrar que Deus usou a vida de Rute para quebrar paradigmas raciais e torná-la parte da linhagem do Messias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOSI – Apresentar um resumo da história de Rute;
II – Mostrar o cuidado de Noemi e o caráter de Rute;
III – Explicar como Rute entrou na genealogia de Jesus.
PONTO CENTRAL
Rute tinha um caráter bondoso e íntegro.
Caro professor, prezada professora,
Para a lição desta semana, cujo tema é “Rute, uma mulher digna de confiança”, ter uma visão geral do livro de Rute no Antigo Testamento será esclarecedor. Segundo os estudiosos, o livro de Rute é de autoria anônima, provavelmente foi escrito no século X a.C., e o tema do livro revela o “Amor que Redime”. Sim, é o encontro de amor entre Rute e a sua sogra, Rute e Boaz, Rute e o Deus de Israel. Nesse sentido, o livro de Rute está assim esboçado:
Esboço1 
I. As Adversidades de Noemi (1.1-5)
II. Noemi e Rute (1.1-5)
    A. Noemi Resolve Sair de Moabe (1.6-13)
    B. O Amor Inabalável de Rute (1.14-18)
    C. Noemi e Rute Vão a Belém (1.19-22)
III. Rute Conhece Boaz na Seara (2.1-23)
     A. A Providência Divina na Decisão de Rute (2.1-3)
     B. A Provisão Divina na Decisão de Rute (2.4-16)
     C. Rute Informa a Noemi (2.17-23)
IV. Rute e Boaz na Eira (3.1-18)
     A. Rute Recebe Instruções de Noemi sobre Boaz (3.1-5)
     B. Rute Pede a Boaz para Ser Seu Remidor (3.6-9)
     C. Rute Recebe Resposta Favorável de Boaz (3.10-18)
V. Boaz Casa com Rute (4.1-13)
     A. Boaz e o Contrato de Parente-Remidor (4.1-12)
     B. Casamento e Nascimento de um Filho (4.13)
VI. O Contentamento de Noemi (4.14-17)
VII. A Genealogia de Perez a Davi (4.18-22)
Outro ponto importante é o propósito do livro. Segundo estudiosos do Antigo Testamento, o livro de Rute teve como objetivo “mostrar como, através do amor altruísta e do devido cumprimento da lei de Deus, uma jovem moabita, virtusosa e consagrada, veio a ser a bisavó do rei Davi de Israel. O livro também foi escrito para perpetuar uma história admirável dos tempos dos juízes a respeito de uma família piedosa cuja fidelidade na adversidade contrasta fortemente com generalizado declínio e moral em Israel, naqueles tempos”. 
Há também um paralelismo importante do livro de Rute com o Novo Testamento. A Bíblia de Estudo Pentecostal mostra que o livro de Rute destaca quatro verdades que se pode encontrar em o Novo Testamento. “(1) Transtornos humanos dão oportunidade a Deus para realizar seus grandes propósitos redentores (Fp 1.12). (2) A inclusão de Rute no plano da redenção demonstra que a participação no reino de Deus independe de descendência física, mas pela conformação da nossa vida à vontade de Deus, mediante a ‘obediência da fé’ (Rm 16.26; cf. Rm 1.5,16). (3) Rute como partícipe da linhagem de Davi e de Jesus (ver Mt 1.5) significa que pessoas de todas as nações farão parte do reino do grande ‘Filho de Davi’ (Ap 5.9; 7.9). (4) Boaz, como o parente-remidor, é uma prefiguração do grande Redentor, Jesus Cristo (Mt 20.28; ver Rt 4.10 nota)”.

Como é revelador encontrar o nome de Rute na Genealogia de Jesus (Mt 1.5)! É a amostra da maravilhosa graça divina que, a partir de uma mulher estrangeira, dera provas do plano universal de Deus para a salvação de toda a humanidade. Jesus Cristo é a prova manifesta desse amor gracioso. Rute nos lembra exatamente esse amor altruísta e divino: o amor de Deus!

SUGESTÃO DIDÁTICA
Estudo dirigido
Com essa atividade, propomos a realização de exercícios (respostas de questionamentos previamente elaborados) a serem realizados autonomamente pelos alunos, mas sob a supervisão do professor.
• O exercício pode ser elaborado previamente pelo professor: um questionário objetivo (o professor pode fazer uso do questionário da presente lição) ou um questionário discursivo;
• O exercício também pode ser realizado por intermédio de um texto que tenha a ver com o tema da lição, previamente selecionado pelo professor, para a leitura e reflexão autônoma do aluno;
• O prezado professor, ou a prezada professora, também poderá elaborar uma única questão reflexiva que dê conta de todo o conteúdo da lição.
Boa aula!
1 Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p.420.
2 Ibidem, p.420.
3 Ibidem, p.421.
Marcelo Oliveira de OliveiraEditor responsável pela Revista Lições Bíblica Adultos
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário