quinta-feira, 1 de junho de 2017

Lição 10 - 2º Trimestre 2017 - Maria, Irmã de Lázaro, uma Devoção Amorosa - Adultos.

Lição 10

Maria, irmã de Lázaro, uma devoção amorosa
2° Trimestre de 2017
capaadultos
ESBOÇO DA LIÇÃOINTRODUÇÃO
I – O EXEMPLO DE MARIA DE BETÂNIA
II – MARIA, A MULHER QUE UNGIU O SENHOR
III – O CARÁTER HUMILDE DE MARIA
CONCLUSÃO
OBJETIVO GERALApresentar Maria como exemplo do crente que oferece a Deus sempre o melhor em forma de gratidão por seu amor.
OBJETIVOS ESPECÍFICOSI – Mostrar o exemplo de Maria de Betânia ao escolher a melhor parte;
II – Saber que Maria foi a mulher que ungiu o Senhor Jesus;III – Apontar o caráter humilde de Maria.
PONTO CENTRALDevemos oferecer a Deus sempre o melhor.

Caro professor, prezada professora,
A lição desta semana está estruturada em três tópicos. No primeiro tópico, o comentarista mostra o exemplo de Maria de Betânia ao escolher a melhor parte. No segundo, ele identifica Maria de Betânia como a mulher que ungiu o Senhor Jesus. No terceiro, o comentarista destaca o caráter humilde de Maria de Betânia. A partir da vida dessa grande mulher, podemos experimentar a viver uma vida que transpareça a pessoa bendita de Jesus que é manso e humildade de coração (Mt 11.29).
“Quem foi Maria de Betânia
É notória a existência de várias ‘Marias’ ao longo do Novo Testamento. Maria Madalena, Maria a mãe de Jesus, Maria a mãe de Tiago e de João. A Maria que trataremos nesta lição é a irmã de Lázaro, também conhecida como Maria de Betânia. O nome ‘Betânia’ se refere a um lugar que ficava a 6 km de Jerusalém.
Alguns episódios que se referem à Maria de Betânia em o Novo Testamento são os seguintes: quando Jesus chega à casa de Maria e Marta para jantar (Lucas 10.38-42); quando da morte de Lázaro, o irmão de Maria (João 11.28-32); quando Maria ungiu os pés de Jesus com unguento de nardo e puro e os enxugou com os cabelos (João 12.3; cf. Mateus 26.6-13; Marcos 14.3-9).
O perfil de Maria de Betânia
A partir dos textos mencionados acima é possível traçarmos o perfil de Maria, pois suas ações, de singelas e meigas, são marcantes e inconfundíveis aos leitores de todas as épocas. Não por acaso, quando do ato de amor e humildade protagonizado por Maria, o nosso Senhor expressou-se da seguinte maneira: ‘Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado, em todo o mundo, também será referido o que ela fez para memória sua’ (Mt 26.13). A passagem mencionada, certamente, é uma das mais conhecidas em Novo Testamento.
À luz desse ato de Maria, bem como quando de outros da irmã de Lázaro ao receber nosso Senhor para jantar em Betânia, é possível perceber que ela era essencialmente devotada ao Senhor. Há ações de Maria que demostram isso de forma testemunhal: (1) Sua devoção delicada aos pés do Senhor; (2) a atenção e a prioridade integrais a Jesus Cristo; (3) o derramento e o quebrantamento do coração de Maria na ocasião em que ela ungiu os pés de Jesus; (4) a humildade de Maria diante das críticas de sua irmã Marta. Uma mulher especial que ao longo da história despertou respeito e reconhecimento dos primeiros pais da Igreja.
Lições modernas a partir de Maria de Betânia
Podemos destacar vários aspectos da vida que podemos aprender a partir de Maria: a vida familiar, o relacionamento com o próximo, maior brandura no falar e no se dirigir às pessoas. Mas destacaria o aspecto litúrgico que podemos aprender com Maria de Betânia. Uma devoção mais profunda, enraizada na total entrega da alma e do coração ao nosso Senhor. Sem dúvida nossos cultos seriam mais enriquecidos a partir da espiritualidade de Maria, irmã de Lázaro, e a mulher de Betânia” (Ensinador Cristão, Ano 18, nº 70, CPAD, p.40)
SUGESTÃO DIDÁTICA
Professor, professora, sugerimos para essa semana um debate sobre a devoção individual à pessoa de Jesus. Ao estudarmos a vida de Maria de Betânia, percebemos a sua devoção e quebrantamento ao Senhor como características que revelam o seu caráter. Por isso, ao introduzir a lição, abra a aula fazendo as seguintes perguntas: “Como estamos nos devotando a Cristo? Como está a nossa vida espiritual?”
Deixe os alunos falar e tenha sempre em mente conduzir a aula para estabelecer um sentido de cultivo de espiritualidade profunda à luz do relacionamento de Maria de Betânia com Jesus Cristo.
Boa aula!
Marcelo Oliveira de OliveiraEditor responsável pela Revista Lições Bíblica Adultos
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário