terça-feira, 20 de junho de 2017

Lição 12 - 2º Trimestre 2017 - Uma Séria Advertência aos Discípulos - Jovens.

Lição 12

Uma Séria Advertência aos Discípulos
2° Trimestre de 2017
capajovens
INTRODUÇÃO
I - NÃO BASTA PRONUNCIAR. É PRECISO RESPEITAR E FAZER A VONTADE DE DEUS
II - ADQUIRINDO STATUS COM A OBRA DE DEUS E RECEBENDO UMA DURA SENTENÇA
III - UMA ADVERTÊNCIA PARA O SACERDÓCIO ATUAL
CONCLUSÃO 

Prezado professor, a Paz do Senhor!

Inicie o estudo da lição fazendo a seguinte indagação: “É certo fazer a obra do Senhor sem se importar em cumprir sua vontade?” Ouça os alunos com atenção e incentive a participação de todos. Diga que a “obra do Senhor é uma tarefa que não deve ser feita sem que igualmente cumpramos a vontade de Deus”.
Não se esqueça que o objetivo principal da lição é: “Mostrar que o fato de fazer coisas em nome de Deus não é o mesmo que fazer algo para a glória de Deus”.
“Os discípulos não serão julgados pelo que dizem (e.g., ‘Senhor, Senhor’) ou pelas maravilhas que fazem, mas pelo caráter vivenciado neste mundo (veja também a Parábola das Ovelhas e Bodes em Mateus 25.31-46). Jesus sustenta que a misericórdia dada será recebida com misericórdia (Mt 5.7; 6.14). Isto nunca pode ser simples obras de justiça, uma vez que os verdadeiros crentes sabem o quão desesperadamente eles carecem da misericórdia, a misericórdia de Deus (Mt 5.7; 6.12). Mateus quer que o título ‘Senhor’ (kyrios) seja mais que mero título de respeito, visto que ele está escrevendo depois da ressurreição de Jesus e que Jesus assume a prerrogativa divina do juiz do tempo do fim (Mt 7.23).

A expressão ‘naquele Dia’ (v. 22) refere-se ao dia do julgamento (cf. Mt 24.36; Lc 10.12). Repare também na característica de Mateus: ‘Reino dos Céus’ (Mt 7.21). Este ‘governo de Deus’ requer atos de misericórdia como sinal de que a Misericórdia de Deus foi recebida no coração, pois o seu Reino de misericórdia visa dar perdão jurídico, bem como transformar a natureza, disposição e caráter do recipiente” (Comentário Bíblico Pentecostal. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 62).
Sugestão didática:
Professor(a), peça que os alunos formem grupos. Depois escreva no quadro a seguinte questão: “Jesus está mais interessado em nosso andar que em nosso falar?” Peça que em grupo eles discutam a questão. Depois, forme novamente um único grupo e peça que os alunos apresentem as considerações do grupo em relação à questão.

Conclua enfatizando que o Senhor Jesus está mais interessados no andar dos seus discípulos do que no falar. O Mestre mostrou que os seus discípulos não devem somente dizer palavras corretas, mas que precisam agir corretamente. Que o nosso agir esteja em conformidade com o nosso falar.
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra).  Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário