sábado, 24 de junho de 2017

Lição 13 - 2º Trimestre 2017 - A Decisão Crucial do Discípulo: Ouvir e Obedecer - Jovens.

Lição 13

A Decisão Crucial do Discípulo: Ouvir e Obedecer
2° Trimestre de 2017
capajovens
INTRODUÇÃO
I - O HOMEM PRUDENTE QUE CONSTRUIU SUA VIDA EM UM TERRENO SEGURO
II -  O HOMEM INSENSATO QUE CONSTRUIU SUA VIDA SOBRE UM TERRENO INSEGURO
III - A RADICALIDADE DO ENSINAMENTO DE JESUS
CONCLUSÃO 

Prezado(a) professor(a), a Paz do Senhor!

Pela graça do Senhor Jesus Cristo, chegamos ao final de mais um trimestre. Estudamos a respeito de um dos sermões mais importante do Senhor Jesus — o Sermão do Monte. Com certeza os ensinos ajudaram você e seus alunos a crescerem na graça e no conhecimento do Pai. O Sermão do Monte é um código de ética para todos os súditos do Reino de Deus, por isso todo crente precisa conhecer e viver os ensinos do Mestre.
Não se esqueça que o objetivo principal da lição é: “Desafiar os alunos a decidir obedecer aos ensinamentos do Sermão do Monte”.
“Os construtores sábios e os construtores tolos (Mt 7.24-27)

Esta parábola é apresentada em paralelismo clássico: O sábio constrói sobre a rocha; o tolo constrói sobre a areia. A inundação e o temporal representam tempos difíceis e o julgamento do tempo do fim (note que o julgamento de Deus é descrito como uma inundação em Isaías 28.17; Ez 13.10-16). Aqui Jesus ressalta mais uma vez o comportamento: ‘Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha’ (v. 24). Fazer a justiça é parte indispensável da preparação para os tempos difíceis da vida e para o julgamento final. Pelo fato de sabermos que temos um Pai celestial interessado e perdoador, perdoamos os outros e nos interessamos pelos assuntos do Reino dos Céus. Temos consciência de que o Pai tem em mente os melhores interesses para conosco” (Comentário Bíblico Pentecostal. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 62).
“A Decisão Crucial do Discípulo: Ouvir e Praticar (Mt 7.24-29)
O não praticar o que o Mestre ensinou no Sermão do Monte não ficará sem resultado, pois levará à ruína. É imprescindível perceber que, a despeito de a Lei e os profetas serem importantes para Mateus, não são estes que farão com que o discípulo esteja firme, mas sim “estas minhas palavras”, ou seja, o ensinamento do Sermão do Monte que o Senhor acabou de proferir. A sua doutrina, o seu ensino, não era como o dos escribas e fariseus, pois a palavra deles era uma interpretação da Lei que apenas matava e inchava, causando dependência no povo. A doutrina de Jesus, diferentemente, veio para dar vida, e vida em abundância. Esta é a mensagem do Sermão do Monte. Qual será a nossa decisão: construir a casa sobre a rocha ou fundamentar-se na areia? Cada um tem de fazer a sua opção, pois a decisão é pessoal” (CARVALHO, César Moisés. O Sermão do Monte: A Justiça sob a Ótica de Jesus. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 137).
Sugestão didática:
Professor(a), peça que os alunos formem três grupos. Depois escreva no quadro as seguintes questões: “Quais as diferenças entre os cumpridores da Palavra e os ouvintes (Tg 1.22)?” “Qual o perfil do ouvinte não cumpridor da Palavra (Tg 1.23,24)?” “Quais os resultados de se cumprir a Palavra (Tg 1.25)?”Peça que em grupo eles discutam a questão. Depois, forme novamente um único grupo e peça que os alunos apresentem as considerações do grupo em relação à questão.
Conclua enfatizando que a Palavra de Deus não é um amontoado de regras, mas ela é o código de ética divino, por isso precisa ser vivenciada e praticada pelos súditos do Reino de Deus.
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra).  Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário