terça-feira, 20 de junho de 2017

Lição 13 - 2º Trimestre 2017 - O Jovem Pastor - Adolescentes.

Lição 13

O Jovem Pastor
2° Trimestre de 2017
capaadolescentes
ESBOÇO DA LIÇÃO:FILHO NA FÉ
CHAMADO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL
EXORTAÇÃO E OBEDIÊNCIA
OBJETIVOS
Ensinar
 aos alunos a conhecerem a Palavra de Deus para a realização de toda boa obra;
Exortá-los quanto ao que é divino e eclesiástico;
Estimulá-los a prepararem-se para o ministério.

Prezado professor, prezada professora,
Deus chama os adolescentes! Isso é importante ser ressaltado na aula de hoje. Não são poucos os relatos de grandes homens de Deus que podem dizer que foram chamados pelo Altíssimo ainda na adolescência. Por isso, essa é uma excelente oportunidade, de nesta semana, orientar a classe quanto a seriedade da vocação divina.

Na primeira carta do apóstolo Paulo a Timóteo, um dos muitos propósitos do apóstolo para o jovem pastor é a importância do “relacionamento pastoral com os vários grupos dentro da igreja, como as mulheres em geral (2.9-15; 5.2), as viúvas (5.3-16), os falsos mestres (6.3-6) e os ricos (6.7-10, 17-19)”. O apóstolo ensinou o jovem pastor a se relacionar com respeito, equilíbrio e bom senso com todos os grupos existentes numa igreja local. O apóstolo sabia o quanto a vocação pastoral seria um desafio para Timóteo, por isso, em muitos momentos, Paulo estimula Timóteo a exercer com autoridade e ousadia o chamado pastoral: “Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia, conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé” (1 Tm 1.18,19). Em outra oportunidade, o apóstolo insistiu: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1 Tm 4.12-16).

Portanto, busque a sabedoria do alto, e mediante a lição desta semana, seja uma “voz de Deus” para a sua classe. Traga uma conscientização aos adolescentes acerca do chamado divino, pois Deus continua a chamá-los.
Boa aula!
Marcelo Oliveira de OliveiraEditor da revista Adolescentes Vencedores
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário