quinta-feira, 1 de junho de 2017

Lição 9 - 2º Trimestre 2017 - Hulda, a Mulher que estava no lugar certo - Adultos.

Lição 9

Hulda, a mulher que estava no lugar certo
2° Trimestre de 2017
capaadultos
ESBOÇO DA LIÇÃOINTRODUÇÃO
I – QUEM FOI HULDA
II – HULDA VÊ O TEMPO DO AVIVAMENTO
III – HULDA É USADA POR DEUS
CONCLUSÃO
OBJETIVO GERALRessaltar que quando o povo se corrompe, Deus levanta homens e mulheres como instrumentos de advertência.
OBJETIVOS ESPECÍFICOSI – Mostrar quem era a profetisa Hulda;
II – Saber que Hulda viu o tempo do avivamento;
III – Explicar que Hulda foi levantada e usada por Deus.
PONTO CENTRAL
Deus levanta homens e mulheres como instrumentos de advertência.

Caro professor, prezada professora,
A lição desta semana está estruturada em três tópicos. No primeiro tópico, o autor fala um pouco sobre a identidade da profetisa Hulda. No segundo, ele relata o contexto da previsão da profetisa sobre a proximidade do avivamento nacional. No terceiro, o autor relata o modo de como Hulda foi usada por Deus. Portanto, o presente assunto tem como cerne a maneira que Deus usa as pessoas independentes do contexto que elas se encontram. Nesse sentido, Hulda revela um caráter firme quando faz denúncias sobre os pecados e a apostasia da nação.

Para ajudar você a elaborar a aula de hoje, e desdobrar esse assunto, disponibilizo um artigo da revista Ensinador Cristão, um recurso de apoio para todo professor e superintendente da Escola Dominical:
Num tempo onde o ofício profético era exercido majoritariamente por homens, Deus levantou uma mulher dentre os profetas para exercer esse santo ofício.

A nação de Israel estava afastada dos caminhos de Deus. Segundo o livro de Deuteronômio 28, havia uma profecia proferida por Moisés sobre o povo de Israel que determinaria a exaltação ou a humilhação da nação: “E será que, se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus” (vv.1,2). Ora, quando essa profecia foi proferida o povo de Israel estava próximo de entrar na terra prometida. O conteúdo do texto é claro: o sucesso da nação na nova terra estava condicionado à obediência do povo aos mandamentos de Deus.

Enquanto o povo fosse fiel a Deus, o eterno o abençoaria (Dt 28.3-14). Mas quando essa fidelidade fosse interrompida o povo sofreria as consequências de sua decisão: “Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, para não cuidares em fazer todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então, sobre ti virão todas estas maldições e te alcançarão” (Dt 29.15). Ou seja, no lugar de bendito na cidade, o povo seria maldito; de bendito no campo, maldito; de bendito ao entrar ou sair, maldito. Consequências inumeráveis viriam sobre o povo eleito por Deus em decorrência da sua desobediência.

Nos tempos do rei Josias a nação de Israel estava completamente alheia aos princípios e propósitos dos mandamentos de Deus. Quando o Hilquias, sumo sacerdote, achou o livro da Lei e o levou ao rei Josias e leu ao rei, ao tomar conhecimento do conteúdo da Lei, Josias temeu. Imediatamente procurou a profetisa Hulda para ouvir de Deus sobre o que fazer. Ele sabia que a nação estava afastada de Deus e as consquências para isso eram irreparáveis.

Aqui, Hulda aparece como a profetisa que não se cala e confirma o que Deus faria à Judá devido à desobediência da nação. A mensagem de Hulda era de maldição, não de bênção. Deus faria cumprir sua vontade. A profetisa Hulda não teria outra atitude a tomar, senão a de entregar o que Deus havia determinado, embora o conteúdo fosse duro e pessimista. A coragem e a determinação de Hulda são dignas de nossa admiração (OLIVEIRA, Marcelo de Oliveira. O Caráter do Cristão: Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro. In: Ensinador Cristão. Ano 18 – Nº 70, Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.40).


SUGESTÃO DIDÁTICA
Ao introduzir a lição, antes de mencionar o tópico 1, e a partir do artigo acima, remonte ao contexto político e social em que se encontrava a profetisa Hulda. Mostre como foi o desafio de um ambiente predominantemente masculino, Deus usar uma mulher para falar à liderança da nação e à liderança religiosa.
Boa aula!
Marcelo Oliveira de OliveiraEditor responsável pela Revista Lições Bíblica Adultos
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário