segunda-feira, 3 de julho de 2017

Lição 1 - 3º Trimestre 2017 - O Nascimento de João Batista - Juniores.

Lição 1

Avaliação do Usuário
Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
  
                      O Nascimento de João Batista - Lucas 1.5-25,57-64.
3° Trimestre de 2017
juniores
Prezado(a) professor(a),

Estamos começando mais um trimestre da Revista Lições Bíblicas Juniores. Esperamos que seus alunos estejam agregando conhecimento das Escrituras Sagradas e aumentando o seu relacionamento com Deus. Afinal de contas, esse deve ser o resultado de todo o seu trabalho e empenho na preparação de cada aula. É gratificante quando ensinamos a Palavra de Deus aos nossos alunos e podemos acompanhar o crescimento espiritual de cada um deles.
Neste trimestre seus alunos conhecerão com mais detalhes a vida de Jesus. Seu nascimento, vida, ministério, morte e ressurreição foram registrados pelos quatro evangelistas em seus respectivos evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. A vida de Jesus é repleta de fatos e pessoas que foram alcançadas por sua bondade e graça.

A aula desta semana apresenta o nascimento do homem que foi o precursor de Jesus Cristo: João Batista era o seu nome. Um homem simples que se vestia de pele de ovelha e se alimentava de gafanhoto com mel silvestre. Este era a “voz que clama no deserto”, como disse o nosso Senhor, e veio preparar o coração dos homens para receber o evangelho do Reino e a Salvação já anunciada. Mas, antes que João Batista se tornasse o maior de todos os profetas, Deus operou de maneira gloriosa em seu nascimento. Lucas relata que o pai de João, o sacerdote Zacarias, havia recebido a visita de um anjo que lhe prometera a paternidade. Zacarias ficou atônito com a visão, e como não acreditou que um milagre poderia acontecer devido à sua idade avançada, o anjo disse que ele ficaria mudo até o nascimento do menino.

“O anjo apresenta um resumo da pessoa e ministério de João Batista (Lc 1.14-17). Seu ministério como precursor de Cristo será motivo de alegria para Zacarias e muitas outras pessoas. Prazer (chara) e alegria (agalliasis) são fortemente enfatizados em Lucas-Atos, sobretudo com relação ao ministério do Espírito Santo. A vinda de João Batista será motivo de alegria para muitos por causa da sua posição elevada aos olhos de Deus; ele foi especialmente escolhido para fazer uma grande obra de graça. Em Lucas 7.28, Jesus diz que nenhum dos nascidos de mulher antes de João tinha sido maior que ele. Sua grandeza é resultado de seu papel profético e função como precursor de Cristo.

João deve se abster totalmente de vinho e bebida forte. Até onde a devoção humana é possível, ele será um vaso pronto e limpo, totalmente consagrado ao Senhor. E o que é mais importante, ‘[ele] será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe’. Este enchimento com o Espírito caracteriza João Batista como profeta. A criança prometida terá a missão profética de converter as pessoas da idolatria e pecado para Deus e a justiça. Pessoalmente dedicado a Deus, o ministério de João será capacitado pelo Espírito Santo. Como precursor que prepara o caminho do Senhor, ele será um profeta que cumpre a promessa de Malaquias 4.5,6, e, assim, ele fará o trabalho com o mesmo poder espiritual do profeta Elias” (Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 320).

Compartilhe com seus alunos os detalhes do chamamento do profeta Zacarias e a forma como Deus o escolheu desde o ventre de sua mãe. Deus traçou um plano especial para a vida de Zacarias e ele obedeceu à vontade do Senhor do inicio até o fim. Mostre aos seus alunos que, do mesmo modo, Deus nos escolheu para fazermos a sua obra (cf. Jo 15.16). Para tanto, devemos ter uma vida consagrada que se afasta de tudo o que não agrada a Deus. Diga também que quando servimos a Deus com alegria, essa mesma alegria é transmitida para as demais pessoas.

Para reforçar a lição, escreva no quadro a seguinte frase:

“SOU FELIZ EM SERVIR AO SENHOR JESUS PORQUE...”

Peça aos alunos que escrevam numa folha de papel sulfite os motivos pelos quais eles sentem a alegria em servir a Deus.
Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário