segunda-feira, 3 de julho de 2017

Lição 1 - 3º Trimestre 2017 - O Que é uma Sociedade? Adolescentes.

Lição 1

O que é uma Sociedade
3° Trimestre de 2017
adolescentes
ESBOÇO DA LIÇÃO:
O QUE É UMA SOCIEDADE
MUDANÇAS SOCIAIS
JESUS E A SOCIEDADE
OBJETIVOS
Compreender
 o que é uma sociedade;
Saber que os valores de Deus são eternos e imutáveis para todas as sociedades;
Conscientizar de que Jesus deseja que façamos a diferença em nossa sociedade.
CIRCUNSTÂNCIAS QUE RONDAM OS ADOLESCENTES NA SOCIEDADE ATUAL

Prezado professor, prezada professora,

Nesta semana iniciaremos o terceiro trimestre com um tema palpitante: Vivendo em Sociedade. A primeira lição trata sobre o conceito de sociedade: O que é uma Sociedade.

Sabemos que hoje em dia é imprescindível estarmos conectados com a sociedade a nossa volta. Os acontecimentos não cessam e todos os dias somos surpreendidos com novos fatos no campo político, econômico e social. Podemos dizer que os adolescentes vivem numa sociedade conectada à era da informação.

Na sociedade moderna, além dos meios de comunicação tradicionais, há muitas ferramentas eletrônicas como a internet, os blogs, os sites e as tvs por assinatura que trazem as informações em tempo real, mantendo sempre o público atualizado. Os filmes em DVD, na TV ou cartaz nos cinemas também são fontes de informação tendenciosa e intencional, pois podem mostrar várias mensagens subliminares. Devemos entender que por trás de uma história ou enredo, existe sempre uma idéia que influencia e manipula a opinião do telespectador de forma positiva ou não. Seja em programas de televisão, nos cinemas, jornais, revistas, e até mesmo na internet, encontramos diversos assuntos que já possuem opiniões pré-estabelecidas de seus idealizadores.
Na obra “Adolescentes S/A” o autor adverte aos adolescentes acerca do cuidado que devemos ter com os filmes:
“(...) Cuidado com os filmes que exaltam a imoralidade e banalizam a violência. O mal que pode causar é muito maior do que a diversão que proporcionam. (...) Jovens que não estranham a banalização da violência nos filmes podem estar perdendo a sensibilidade e o amor ao próximo sem saber.”
Na sociedade em que vivemos, o volume informacional gerado pela mídia (rádio, jornais, revistas, tv) cresce assustadoramente e, ao passo que isso acontece, a qualidade das notícias e dos programas televisivos tem piorado consideravelmente. Muitas atrações televisivas procuram atrair o telespectador com cenas indecentes, apelativas e personagens que só proferem palavras torpes e desagradáveis. Cabe aos expectadores escolher e selecionar a programação que será conveniente para ele e sua família, usando a sabedoria para apenas assistir atrações que estejam de acordo com a faixa etária do público, que acrescente conhecimento e que edifiquem aqueles que a assistem. Tudo isso reflete o tipo de sociedade que estamos inseridos.
Portanto, muito cuidado e discernimento!
Tenha uma boa aula!
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário