segunda-feira, 3 de julho de 2017

Lição 1 - 3º Trimestre 2017 - O Que é Avivamento? Juvenis.

Lição 1

O que é Avivamento
3° Trimestre de 2017
juvenis1
ESBOÇO DA LIÇÃO1. O CONCEITO
2. A IMPORTÂNCIA DO AVIVAMENTO
3. AVIVAMENTO PESSOAL E COLETIVO
OBJETIVOS
Apresentar o conceito bíblico e histórico de avivamento;
Destacar a importância do avivamento para a Igreja
Enfatizar a necessidade de um avivamento pessoal e coletivo.
Querido professor, nesta semana iniciamos um novo trimestre, o último do ano, com um tema crucial para a Igreja ao longo dos séculos: Avivamento.
Você recorda como era sua paixão e devoção por Cristo no início da caminhada com Ele? A chama do primeiro amor, os momentos em que buscava o batismo no Espírito Santo, o dia em que finalmente Ele o batizou, as experiências marcantes em vigílias, retiros e orações? Como é esplêndido emergir essas ocasiões e sensações à memória. E melhor do que isto, reacendê-las e trazê-las de volta à realidade.
De tempos em tempos todos nós, tanto como Igreja individual, quanto coletiva, precisamos de um avivamento. O clamor do profeta Habacuque continua ecoando: “... aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia” (Hc 3.2).
Aproveite este tema para compartilhar com seus alunos da chama que já ardeu em seu coração e que, quem sabe, não necessita hoje ser reacendida. Conte-os como foi o seu batismo com o Espírito Santo, como foram maravilhosas as experiências em que sentiu o fogo de Deus te tocar. Indague-os e deixem que também relatem à turma os testemunhos deles. Ao final, ore para que estes tipos de relatos não se tornem apenas lembranças; afinal, o Senhor é infinito e tem sempre mais a derramar sobre aqueles que O buscam. Que a sua classe seja cheia do Espírito Santo!
“Avivamento: União do verbo ‘avivar’ com o sufixo ‘mento’, formador de substantivos que indicam ação ou efeito (Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, volume 1 e 2, Barsa Planeta). Outros termos sinônimos são reavivamento, despertamento e renovação. A descrição a seguir é resultado do que disseram vários eruditos envolvidos em experiências de avivamentos na igreja por mais de 300 anos.
Avivamento é uma obra de Deus pelo seu Espírito por meio da Palavra, levando os espiritualmente mortos a viverem a fé em Cristo e renovando a vida interior de crentes negligentes e sonolentos. No avivamento, Deus torna novas as coisas velhas, dando novo poder ao Evangelho e novo despertamento espiritual para aqueles cujos corações e consciências têm estado cegos, duros e frios. Avivamento, desta forma, anima e reanima igrejas e crentes a casarem um impacto espiritual e moral nas comunidades. O avivamento implica numa restauração inicial, seguida pela manutenção do renascimento por tanto tempo quanto a visitação durar.
Um avivamento ou despertamento é um movimento do Espírito Santo trazendo o avivamento do cristianismo do Novo Testamento à Igreja de Cristo e aos seus relacionamentos na comunidade. Tal despertamento pode mover uma igreja ou igrejas num bairro ou cidade, o corpo de crentes em todo um País ou continente; ou até todos os crentes em todo o mundo.” (ARAÚJO, Isael de, Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 109).
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário