segunda-feira, 3 de julho de 2017

Lição 1 - 3º Trimestre 2017 - Tempo Para Todas as Coisas - Jovens.

Lição 1

Tempo para Todas as Coisas
3° Trimestre de 2017
jovens
INTRODUÇÃO
I - O TEMPO E SUAS IMPLICAÇÕES
II -  DEUS E O TEMPO
III - A VIDA NO TEMPO
CONCLUSÃO 


Professor, preparado para dar início a mais um trimestre? Estudaremos a respeito daquele que pode ser um inimigo ou aliado nosso, o tempo. A vida é breve e temos que ter sabedoria para viver cada dia de maneira que venhamos alcançar corações sábios.
Para aprofundar a sua reflexão, vamos conhecer com mais profundidade, o significado da palavra-chave da lição: tempo.
Tempo
“1. Chronos denota ‘espaço de tempo’, quer pequeno (por exemplo, Mt 2.7; Lc 4.5), quer longo (por exemplo, Lc 8.27; 20.9); ou uma sucessão de ‘tempos’, menores (por exemplo, At 20.18), ou maiores (por exemplo, Rm 16.25, ‘tempos eternos’); ou duração de ‘tempo’ (por exemplo, Mc 2.19, segunda parte, ‘enquanto’, literalmente, ‘por qualquer tempo’).

2. Kairos,primariamente, ‘medida de vida, proporção devida’, quando usado acerca de ‘tempo’, significava ‘um período fixo ou definido, estação, temporada’, às vezes, um ‘tempo’ oportuno ou apropriado (por exemplo, Rm 5.6, ‘a seu tempo’; Gl 6.10, ‘tempo’). Em Marcos 10.30, ‘neste tempo’, e Lc 18.30, ‘neste mundo’ (kairos), ou seja, ‘nesta vida’, é posto em contraste com ‘a era vindoura’. Em 1 Ts 5.1, na frase ‘dos tempos e das estações’, o termo ‘tempos’ (chronos) referes-se à duração do intervalo anterior à parousia de Cristo e à duração que o ‘tempo’ ocupará, como também outros períodos; o termo ‘estações’ diz respeito às características destes períodos.

3. Hõra, primeiramente, ‘qualquer hora ou período fixo por natureza’, é encontrado em Mt 14.15; 18.1; Mc 6.35 (‘dia’); Lc 1.10; 14.17; Jo 16.2,4,25; Rm 13.11; 1 Jo 2.18 (duas vezes); Ap 14.15; em 1 Ts 2.17, ‘momento (de tempo)’, literalmente, ‘(estação, ‘tempo’) de uma hora’ (Dicionário Vine. 14.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p. 1013).
Agora vamos refletir a respeito do Texto Bíblico da Lição.
Poema de um mundo bem ordenado (Ec 3.1-8)
Na poesia desta passagem o Pregador explana seu texto: ‘Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu’. Há intérpretes que só veem um fatalismo absoluto nesta passagem (1-8), acompanhado da entrega resignada dos homens (9-15). Outros veem o reconhecimento da soberania de Deus, complementada pela liberdade do homem e sua habilidade de ajustar sua vida às exigências de Deus. Atkins escreve: ‘A passagem possui uma excelência contida de movimento, como se o rio da vida se transformasse em duas correntes fluindo por entre os mesmos limites. Existe uma corrente de permissão, se assim pudermos chamá-la, e outra de proibição. Faz parte da sabedoria da vida saber onde pegar a maré adequada e não desperdiçar esperança e esforços naquilo que não pode ser feito — pelo menos não naquele momento’. Deus determinou a ordem, e é nossa tarefa cumpri-la.

Em vez de tratar dos aspectos do mundo da natureza, estes versículos tratam das ações do homem. O significado da maior parte do texto é claro, sendo que não se deve esperar encontrar significados literais em palavras usadas de forma poética. O tempo o tempo de se arrancar o que se plantou (2) provavelmente significa colher ou talvez signifique escavar, isto é, transplantar, como é feito nas plantações de tomates. O tempo de matar (3) talvez se referira à execução judicial, ou a hostilidades. Em vista do versículo 5, ele pode todavia significar de maneira generalizada a palavra destruir. O tempo de amar (8) sugere expressar nosso amor a Deus e às pessoas que nos cercam. O tempo de aborrecer (‘odiar’, NVI) seria odiar o mal e se opor a ele.

Está claro que a vida de um homem não é simples. É um complexo de forças que interagem entre si e que estão em constante mudança e que exigem uma reação agora e uma reação diferente em circunstâncias diferentes. Nem sempre gostamos de mudanças, mas a sabedoria requer que nos ajustemos a isso. Ao olharmos para trás, podemos dizer que certamente Deus o planejou” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 3. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 438,439).
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário