quinta-feira, 13 de julho de 2017

Lição 2 - 3º Trimestre 2017 - Preguiça, Desperdício de Tempo - Jovens.

Lição 2

Preguiça, Desperdício de Tempo
3° Trimestre de 2017
jovens
INTRODUÇÃO
I - APRENDENDO COM AS FORMIGAS
II -  VISÃO DE FUTURO
III - PREGUIÇA: UMA DISFUNÇÃO DO USO DO TEMPO
CONCLUSÃO 


Professor(a), na lição deste domingo estudaremos a respeito da preguiça. Para introduzir a lição providencie cópias dos versículos abaixo, sem as referências. Divida a turma em grupos (de acordo com o número de alunos) e entregue a cada grupo uma folha com os versículos e caneta. Determine um tempo de 10 minutos para cada grupo. Em seguida, explique que eles terão que encontrar, no livro de Provérbios, as referências. Vence o grupo que encontrar o maior número de referências. Essa atividade permitirá que leiam e conheçam os textos bíblicos que falam a respeito da preguiça. Conclua explicando que a Palavra de Deus, em especial o livro de Provérbios, nos exorta a termos uma vida produtiva. 
(Pv 6.9) “Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?”
(Pv 10.26) “Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam”.
(Pv 12.27) “O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser diligente”.
(Pv 13.4) “A alma do preguiçoso deseja e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes engorda”.
(Pv 15.19) “O caminho do preguiçoso é como a sebe de espinhos, mas a vereda dos retos está bem-igualada”.
(Pv 19.24) “O preguiçoso esconde a mão no seio; enfada-se de a levar à boca
(Pv 20.4) “O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega e nada receberá”.
(Pv 21.25) “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar”.

Subsídio I
Se desejar leia, juntamente com seus alunos os sábios conselhos bíblicos a respeito da preguiça:
• O negligente (preguiçoso) é irmão do desperdiçador. Não desperdice seu tempo e as oportunidades que Deus tem concedido a você. O desperdício leva a miséria, a pobreza.
• A preguiça acaba matando, não fisicamente, mas os nossos desejos e planos (Pv 21.25). Ela nos impede de avançar, conquistar o melhor.
• A preguiça paralisa (Pv 26.13). É como se um leão estivesse em seu caminho, impedindo-o de avançar.
• O preguiço quer estar sempre deitado, dormindo, ele quer sobra e água fresca (Pv 26.14). Logo não consegue realizar seus objetivos.
Subsídio II
“Uma série de advertências 6.1-19
O livro de Provérbios está repleto de sinais de advertências, luzes vermelhas piscando para nos alertar do perigo e do desastre à frente. Nessa seção temos quatro dessas luzes vermelhas piscando. Essas advertências nos lembram mais uma vez da relevância da mensagem de Provérbios. Numa época de revolta moral e de relativismo ético, é bom ler com frequência as palavras diretas e francas dos sábios de Israel que falavam francamente dos males dos seus dias e indicavam aos jovens o caminho da sabedoria que é o caminho de Deus.
Não seja preguiçoso (6.6-11)
[...] A segunda advertência trata das virtudes da diligência e do zelo pelo trabalho. As advertências contra a indolência são frequentes em Provérbios. O mestre acreditava que a preguiça atrapalhava a prosperidade (10.4; 12.11). Salomão se volta aqui à natureza para apresentar um exemplo de diligência (cf. 1 Rs 4.33). A formiga, mencionada somente aqui e em 30.25, pode nos ensinar algumas lições sobre o zelo pelo trabalho e a previdência. Ela trabalha diligentemente e voluntariamente para preparar no verão o alimento para o inverno que está adiante.
A ocorrência tripla da expressão um pouco (v. 10) destaca o fato de que pequenas negligências resultam em grandes deficiências. Hoje, só mais um gole antes de pegar o volante pode resultar em grandes tragédias. O sábio adverte que, como resultado da indolência repetida, a pobreza e a necessidade sobrevirão ao preguiçoso (v. 11)” (Comentário Bíblico Beacon. Vol 3. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, p. 372).
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário