terça-feira, 5 de setembro de 2017

Lição 11 - 3º Trimestre 2017 - Jesus Traz o Amigo de Volta - Juniores.

Lição 11

Avaliação do Usuário
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
  
              Jesus traz o Amigo de Volta – João 11.1-44.
3° Trimestre de 2017
juniores
Prezado(a) Professor(a),

A lição desta semana aborda a respeito de um amigo que era muito especial para Jesus. Tanto ele quanto a sua família eram muito estimados pelo Mestre. Sempre que passava por Betânia, Jesus era bem recebido na casa de Lázaro. Porém, certo dia, chegou a notícia de que seu amado amigo estava muito doente. Como qualquer amigo que se preocupa com o bem-estar do outro, Jesus poderia ter se deslocado no mesmo dia em que soube da situação do Lázaro, mas preferiu permanecer onde estava por mais dois dias, porquanto havia um propósito divino para todas aquelas coisas que estavam acontecendo.
“Jesus adiou a sua ida para ir ver a família que amava (v. 6), a fim de fortalecer a fé, tanto deles, como dos discípulos, e para fazer-lhes um bem maior. Inicialmente, os atos de Jesus aparentemente indicam que Ele não estava interessado, nem compadecido pelo sofrimento deles. Não era nada disso, pois João destaca repetidas vezes que Jesus amava a família e compartilhava da sua tristeza (vv. 3,5,35). Jesus tinha um cronograma e um propósito diferentes daquilo que eles queriam. O cronograma e a vontade de Deus, quanto às nossas provações ou aflições, talvez sejam diferentes do nosso desejo. Deus nos atende de conformidade com a sua sabedoria e amor” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1594). O amigo amado não resistiu e veio a falecer. Porém, quando chegou ao local onde o corpo havia sido sepultado, o Mestre se comoveu muito com aquela situação e chorou por sentir a tristeza de seus amigos. Jesus se identifica com o sofrimento humano e entende as suas limitações.

Esta é uma oportunidade para você, professor, mostrar aos seus alunos o lado humano e misericordioso de Jesus. Ensine-os que Ele não é um amigo distante que não se identifica com as nossas aflições. Pelo contrário, o Mestre está sempre ao nosso lado em qualquer dificuldade, embora não nos isente de ter que enfrentá-las.

Para reforçar o ensinamento da lição de hoje, sugerimos a seguinte atividade:

Distribua folhas de papel A4 com a seguinte frase: o que espero do meu melhor amigo é... Em seguida, peça que os alunos leiam para a classe o que esperam de um amigo. Depois, explique que tudo quanto esperamos do nosso amigo devemos fazê-lo primeiro. Ao final, diga que Jesus é o nosso melhor amigo e Ele não nos decepciona. Quando não atende às nossas vontades é porque sabe o que é melhor para nós.
Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário