quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Lição 06 - 4º Trimestre 2017 - É bom fazer Amigos - Pré Adolescentes.

Lição 6

Avaliação do Usuário
Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
  
É bom fazer amigos
4° Trimestre de 2017
preadol4tcapa
A lição de hoje encontra-se em: Daniel 1.8-20.

Caro(a) professor(a),

Como é bom desfrutarmos da amizade de pessoas que se tornam verdadeiros amigos nos momentos mais inesperados. Isso acontece ao longo da trajetória cristã. A Palavra de Deus nos ensina que são nos momentos de maior angústia e aflição que conhecemos pessoas que se tornam verdadeiros irmãos. Os laços de união e companheirismo são tão fortes que o escritor de Provérbios chega a classificá-los como laços de irmãos de sangue (cf. Pv 18.24). É natural que demonstremos certa afetividade e empenho para defender aqueles que são do nosso próprio sangue. Entretanto, a Palavra de Deus revela que é na angústia que conhecemos aqueles que de fato se tornam os nossos verdadeiros amigos.
A história da lição de hoje apresenta um exemplo bem conhecido de seus alunos e que revela como o companheirismo em momentos difíceis faz toda a diferença. Daniel e seus amigos foram levados cativos para a Babilônia ainda jovens, e foram obrigados a trabalhar no palácio do rei (cf. Dn 1). Ali, eles tiveram de abrir mão das menores indiferenças para que pudessem sobreviver às adversidades que estavam por vir.

Imagina ser levado cativo para uma terra distante com costumes e uma cultura idólatra, totalmente diferente de tudo que um dia a pessoa conheceu. Certamente não foi fácil para Daniel e seus amigos passarem por todo aquele processo de adaptação. Somente unidos, eles poderiam sobreviver e superar todas as dificuldades. Em Eclesiastes, o pregador anuncia que é melhor serem dois do que um, visto que dessa forma se alcança melhor resultado do trabalho. E, também, é melhor não andar sozinho, porque se um cair o outro levanta, mas ai daquele que estiver sozinho, pois no dia em que tropeçar não haverá ninguém para ajudá-lo a levantar. O mesmo ocorre com aquele que está prestes a enfrentar uma batalha, uma vez que sozinho, como poderá resistir à oposição daqueles que quiserem prevalecer sobre ele (cf. Ec 4.9-12).

“O companheirismo tem muitas vantagens, pois Deus não nos criou para vivermos isolados uns dos outros (Gn 2.18). Todos nós precisamos do amor, da ajuda e do apoio dos amigos, dos familiares e dos irmãos na fé (At 2.42). Mesmo assim, tudo isso é insuficiente sem a comunhão diária com Deus Pai, com o Filho e com o Espírito Santo (1 Co 1.9; 2 Co 13.13; Fp 2.1; 1 Jo 1.3,6,7)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 970).

Esta é uma boa oportunidade para você, professor, realizar juntamente com a turma uma avaliação de como está o nível de companheirismo entre os seus alunos e, porque não dizer, também entre você e sua classe. Converse com eles a respeito da comunicação e pergunte se eles têm dialogado sobre a melhor forma de resolver os problemas que surgem entre eles. Mostre que a postura deles deve ser conciliadora, sempre pensando no bem estar da amizade com os demais. Leia com eles Filipenses 2.1-18 e explique que devemos nutrir em nossos corações o mesmo sentimento que Cristo manteve até o fim. Mesmo quando houver alguma diferença, diga que eles têm a capacidade de resolver o problema entre eles mesmos, porquanto, agora servem a Cristo e sabem qual a atitude certa a tomar.
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário