sábado, 18 de novembro de 2017

Lição 08 - 4º Trimestre 2017 - Davi Louva a Deus - Maternal.

Lição 8

Avaliação do Usuário
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
  
                 Davi louva a Deus
4° Trimestre de 2017
maternal4tcapa
Objetivo da lição: Ensinar à criança que devemos louvar ao Papai do Céu por toda a vida, pois Ele será sempre a nossa rocha segura.

Para Guardar no Coração: “O Senhor é a minha rocha [...]” (2 Samuel 22.2).


Perfil da Criança
Se o alicerce da vida é construído até aos cinco anos, as crianças do maternal estão na primeira fase do alicerce. Quão grande é a responsabilidade do professor! Frequentemente ouvimos alguém dizer de uma criança desta faixa etária: “É pequenininha, não entende nada”. Mas o fato é que elas podem captar as grandes verdades divinas, e há nelas uma busca verdadeira de Deus. Aliás, são elas que oferecem a Deus o louvor perfeito. A sua compreensão não deve ser subestimada, mas explorada do modo certo. A repetição e a imitação constituem-se fatores preponderantes em seu aprendizado.

Subsídio Professor
Você já experimentou aplicar o Salmo 23 à sua missão de professor do maternal? O que tem faltado para que as suas aulas sejam o que deveriam? Recursos materiais? Apoio? Em seu Pastor, nada lhe faltará. Tempo? Descanso? Tranqüilidade? Ele o faz repousar em pastos verdes, junto a águas serenas. Ânimo? Ele refrigera-lhe a alma. Saúde? Ele está com você até no vale onde a morte projeta a sua sombra. Unção? Ele derrama sobre a sua cabeça o óleo do seu Santo Espírito. O nosso Bom pastor é o mais interessado na salvação e edificação dos pequeninos. Este rebanho é Dele, lembra? Você é apenas o ajudante. E Nele, você encontrará tudo o que precisa. Nele, a mesa está sempre posta, e sobre ela, há um cálice que transborda. A bondade e o fiel amor de seu Pastor acompanham você a toda parte, fazendo com que tudo contribua para o seu bem e para o cumprimento da vontade Dele. Quanto ao mais... bem, um dia você habitará na sua casa celestial por dias tão longos que não terão fim.
Oficina de Ideias 1
Converse com as crianças sobre suas brincadeiras. Com quem costumam brincar? De que brincam? Com que brinquedo? E, principalmente: Onde brincam? Algumas crianças brincam no próprio lar, outras precisam ficar em creches ou escolinhas, e provavelmente sentem-se inseguras com a ausência dos pais. Faça-as saber que Deus as protege enquanto brincam, seja em casa ou na creche. Pergunte sempre: De que é que Deus nos protege? (De doenças, acidentes [quedas e arranhões são comuns nesta idade], de pessoas malvadas, do pecado e do diabo.) Deixe que as crianças mencionem as “coisas ruins, de que têm medo”.

Até Logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para lerem a história bíblica que se encontra em 2 Samuel 22.2-51.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
*Este subsídio foi extraído de Lições Bíblicas do Maternal Mestre 7/8, Marta Doreto, CPAD.

Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Maternal da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário