sábado, 18 de novembro de 2017

Lição 08 - 4º Trimestre 2017 - Davi Luta com Golias - Primários.

Primários

Lição 8

                                Davi Luta com Golias
4° Trimestre de 2017
primarios4tcapa
OBJETIVO: Que os alunos creiam que não existe impossível para Deus.
PONTO CENTRAL: Deus realiza o que para nós é impossível.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível.”  (Mc 10.27)
   Querido (a) professor(a), na próxima aula vamos falar de uma das histórias mais épicas e conhecidas de toda a Bíblia – o confronto de Davi e Golias. Quantas lições valiosas este episódio não traz para as nossas vidas. E, certamente, para o dos pequeninos, que desde já, precisam conhecer o Deus do impossível.

    Quantas vezes você professor já esteve diante de um desafio gigante? De um problema que parecia invencível; uma situação intransponível; um objetivo humanamente inatingível?! Mas, em Deus, você venceu tudo isso!

    Pare por um momento e reflita na sua trajetória. Só de estar lendo essas linhas demonstra que você é um vencedor, pois sobreviveu a cada uma de suas lutas. Na sua pequena força, mas com grande fé no Senhor dos Exércitos, manteve-se fiel, saindo de todas elas ainda mais fortalecido. Sua história é motivo de testemunho das Escrituras, é a Palavra viva, pois anuncia que o mesmo Deus de Davi ainda opera proezas e derruba gigantes na vida daqueles que nEle confiam.

    Diante de Golias, Davi se lembrou do livramento que o Todo-Poderoso lhe deu no passado, na luta contra um leão e um urso (1 Sm 17.37). Se hoje você está passando por alguma dificuldade, lembre-se das que você já superou. É através dessas experiências que somos fortalecidos e amadurecidos rumo a cada propósito do Senhor para as nossas vidas.

   Nós não podemos evitar que nos sobrevenham problemas, ou o temor diante deles, mas podemos impedir que estes nos paralisem! Então, não desanime diante dos seus impossíveis, lute crendo e confiando no Deus de Davi, no seu Deus.

    É importante ressaltar que o nosso herói também teve que fazer uma parte nessa história. Foi ele que se voluntariou a lutar, ele que catou e atirou cada pedra contra o inimigo. O Senhor poderia ter feito Golias cair derrotado com apenas uma palavra sua, sem que Davi movesse uma palha. Mas não o fez. Porque Ele não faz aquilo que cabe somente a nós fazermos. Então, em face da dificuldade pergunte-se: “O que eu posso fazer, que Deus não fará em meu lugar?”; “Que ação é responsabilidade minha, e não do Senhor, nessa história?”

    [...] Ele (Deus) permite e até mesmo causa circunstâncias que nos pressionam a buscá-lo de todo o nosso coração. Eu estava em tal circunstância. E ainda que às vezes Deus parecesse estar a um bilhão de quilômetros, na realidade, estava bastante perto. Ele me deixaria chegar ao fim de mim mesmo por uma razão. Sem perceber, minhas baterias estavam sendo recarregadas enquanto o buscava de todo o coração. Ele estava renovando o meu espírito mesmo quando eu só o buscava para ter uma resposta à minha pergunta.

    Hoje sei que a minha meta e a meta de Deus eram diferentes. Eu queria uma resposta à minha pergunta; Deus me queria. Eu visava o produto; Ele visava o processo. Eu estava focado no fim; Deus estava focado no meio para esse fim. Eu buscava direção; Deus queria que eu o buscasse. E à medida que eu me entregava a Ele, em busca de direção, Ele se entregava a mim, preparando-me para sua direção. Talvez isso explique porque Deus não responde nossas perguntas ou resolve nossos problemas imediatamente. Não se trata da solução; trata-se de buscar aquEle que tem a solução. (COUSINS, Don. Liderança Espiritual. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p.32)
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário