quinta-feira, 30 de março de 2017

Lição 1 - 2º Trimestre 2017 - Uma Nova Fase - Pré Adolescentes.

Lição 1

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Uma Nova Fase
2° Trimestre de 2017
capapreadolescentesA lição de hoje encontra-se em: Eclesiastes 3.1-15
Olá caro professor,
Estamos iniciando mais um trimestre e com ele uma nova oportunidade de aprender e ensinar a Palavra de Deus aos seus alunos. Desta vez o assunto da nossa revista tem como objetivo detalhar a pré-adolescência que é um momento de grandes descobertas para os seus alunos, mas também um momento em que os pré-adolescentes têm a oportunidade de conhecer melhor quem é o seu Criador e a importância de estar em comunhão com Deus em tempos de mudanças.
A adolescência, e quando falamos desta fase incluímos aqui a pré-adolescência — onde tudo começa — é uma fase de grandes transformações físicas, emocionais e psicológicas. Hoje nos deteremos ao desenvolvimento mental:

O pré-adolescente passa da inteligência empírica ao pensamento formal. O imaginário então permite que o pensamento receba a duração e edifique uma noção racional do tempo, e, por isso, domine a temporalidade; o adolescente vai inaugurar a conquista do pensamento baseado em hipóteses, deduções, ou seja, pensamento lógico, fazendo com que o mundo se enriqueça com sua realidade interior. Também toma consciência dos seus sentimentos, passa a ter uma preocupação filosófica com a vida; surge a critica à cultura, que se manifesta pela critica à família, à escola, à igreja e à sociedade. Isso porque o seu desejo de reforma é latente.

Todo adolescente possui mil impulsos para criar. O aumento do potencial intelectual dependerá das oportunidades que ele tiver para utilizar as soluções não oficiais. É um período de transformação.

As mudanças nas características intelectuais dos adolescentes:

a. Estabelecem relações novas e mais maduras com os amigos de ambos os sexos.

b. Passam a ter a capacidade crescente para lidar com o conceito de tempo.

c. Absorvem pensamento abstrato — demonstram uma crescente preocupação do futuro.

d. Passam a ter capacidade crescente para lidar com ideias.

e. Adquirem a ideia abstrata do passado histórico.
f. São capazes de reter na memória uma hipótese e especular a respeito das suas consequências.

g. Antecipam o futuro, imaginam o que pode acontecer em várias circunstâncias.

h. Desenvolvem habilidade intelectual e conceitos necessários para a competência social.

i. Preparam-se intelectualmente para uma profissão.

j. Adquirem uma identidade pessoal, uma escala de valores e um sistema ético para a orientação da conduta.

O desenvolvimento de suas habilidades acontece quando este constrói, ativamente, nas relações que estabelece com o ambiente físico e social, suas características. A formação dessas habilidades se dá ao longo da sua integração com o meio social.

(Texto extraído do livro Os Maravilhosos Anos da Adolescência. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 48,49).
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 1 - 2º Trimestre 2017 - A Formação do Caráter Cristão - Adultos.

Lição 1

A Formação do Caráter Cristão
2° Trimestre de 2017
capaadultos
INTRODUÇÃO
I - O CARÁTER NA REALIDADE DO HOMEM
II - A DEFORMAÇÃO DO CARÁTER HUMANO
III - A REDENÇÃO DO CARÁTER HUMANO
CONCLUSÃO

Professor, preparado para dar início a mais um trimestre? Estudaremos a respeito do caráter de alguns personagens bíblicos. É importante que você pesquise e faça uma relação de obras que possam lhe auxiliar no estudo e preparo das lições.

Na primeira lição é importante que você faça algumas definições, pois seus alunos precisam compreender, de imediato, o que é caráter. É importante também que entendam que caráter é distinto de temperamento e personalidade. Você sabe o que os difere? Então, observe algumas definições segundo o Dicionário Houaiss:
Caráter – “Conjunto de traços psicológicos e/ou morais que caracterizam um indivíduo ou um grupo. Qualidade inerente a um indivíduo, desde o nascimento.”
Personalidade – “Qualidade ou condição de ser uma pessoa. Conjunto de qualidades que define a individualidade de uma pessoa moral.”
Temperamento – “Conjunto dos traços psicológicos e morais que determinam o modo de ser ou agir do indivíduo.”
“I - O caráter humano
Caráter é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo. Essas especificidades são responsáveis pela maneira como uma pessoa age, regulando suas escolhas e decisões. O caráter de uma pessoa, portanto, não apenas define quem ela é, mas também descreve seu estado moral e a distingue das demais de seu grupo.

A Bíblia é farta de ensinamentos referentes à virtude, à moral e ao caráter cristão. Os preceitos da Lei, especialmente os do Decálogo, as mensagens éticas dos profetas, os ensinos de Jesus, e as doutrinas exaradas nas epístolas, revelam a vontade de Deus para a vida moral do homem.

Ao aceitar a Cristo como Salvador, o homem recebe da parte de Deus, um novo caráter (2 Co 5.17). O Espírito Santo, por meio de suas ministrações, aperfeiçoa-o gradualmente. Na continuação, o Espírito da Verdade passa a controlá-lo por completo, de modo que suas ações passam a ser moldadas por Ele. Uma vez que a imagem perdida no Éden fora restaurada, o homem passa a experimentar e demonstrar uma vida de integridade.
II - Como preservar o verdadeiro caráter cristão
1. Manter-se em comunhão com o Espírito. O ser humano traz em sua natureza uma forte inclinação para o pecado. Trata-se de uma tremenda força maligna impossível de ser superada sem a ajuda divina. É justamente por isso que Deus nos enviou o seu Espírito para habitar em nós, dando-no a condição de andarmos em novidade de vida. Somente pelo Espírito Eterno, o crente pode caminhar seguro, resistindo aos desejos da carne. Em Gálatas 5, o apóstolo Paulo enumera várias obras da carne que contaminam o caráter do homem sem Cristo (Gl 5.19-21). Todavia, nesse mesmo capítulo, encontramos um conjunto de valores espirituais que garantem a saúde moral do crente (v. 22).

2. Conhecer a Palavra de Deus. A Bíblia Sagrada é a única regra de fé e prática do cristão. Ela nos apresenta o padrão de comportamento necessário ao homem que deseja viver uma vida justa, sóbria e piedosa neste mundo. Ao longo da narrativa bíblica deparamo-nos com uma série de valores e virtudes morais e espirituais estabelecidas por Deus para o homem. Todavia, estas qualidades indispensáveis ao ser humano, só foram plenamente identificadas e vividas em Jesus. Hoje sabemos que essas santas virtudes estão ao alcance de todos, por meio da extraordinária obra do Espírito. É imprescindível ao homem conhecer muito bem as Escrituras e o poder de Deus para que não erre na busca de uma vida virtuosa diante de Deus e do próximo (Mt 22.29).

3. Disciplina. A oração e o jejum, apesar de serem armas espirituais poderosas, são também instrumentos que auxiliam na disciplina do caráter cristão. O jejum, por exemplo, é um sacrifício que agrada a Deus e promove disciplina ao crente. Portanto, o homem pode e deve pedir a Deus que o auxilie durante o tempo em que busca as virtudes espirituais, éticas e morais expostas na Palavra de Deus” (SILVA, Eliezer de Lira e. A busca do caráter cristão: Aprendendo com homens e mulheres da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp. 5,8).
Sugestão didática:
Reproduza no quadro a tabela abaixo. Utilize-a para mostrar aos alunos os aspectos positivos e negativos do caráter.
Aspectos do caráter
POSITIVONEGATIVO
SantoIníquo
JustoInjusto
HonestoDesonesto
SubmissoRebelde
HumildeSoberbo
VerdadeiroMentiroso
(Extraído de Lições Bíblicas CPAD.)
Errata na Revista 
Na referência do Texto Áureo da primeira lição do trimestre, “A Formação do Caráter Cristão”, você vai encontrar a referência de Gálatas 5.20.
O correto é Gálatas 2.20.
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Adultos
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Lição 1 - 2º Trimestre 2017 - As Bem-Aventuranças - Jovens.

Lição 1

As Bem-Aventuranças
2° Trimestre de 2017
capajovens
INTRODUÇÃOI-A FELICIDADE DOS HUMILDES, DOS AFLITOS E DOS CALMOS
II-A FELICIDADE DOS FAMINTOS E SEDENTOS DE JUSTIÇA, DOS MISERICORDIOSOS E DOS PUROS
III-A FELICIDADE DOS PACIFICADORES, DOS PERSEGUIDOS E DOS CALUNIADORES
CONCLUSÃO

Professor, preparado para dar início a mais um trimestre? Estudaremos um dos sermões mais importantes de Jesus — o Sermão do Monte.
“As bem-aventuranças
Além de ser uma bênção ou pronunciamentos de bênçãos que o falante estende aos ouvintes que se qualificam, é também uma declaração da realidade ou essência daqueles que mostram a virtude mencionada no pronunciamento. As bem-aventuranças esboçam as atitudes do verdadeiro discípulo, aquele que aceitou as demandas do Reino de Deus em contraste com as atitudes do ‘homem do mundo’, e as apresentam como o melhor meio da vida não apenas na sua bondade intrínseca, mas também nos resultados.
1. Os pobres de espírito (Mt 5.3). A expressão ‘pobres de espírito’ tem muitos significados. As sugestões abundam: ser humildes, modestos ou miseráveis, carentes de bens materiais, visto que os indivíduos descritos são voluntariamente pobres em prol do Reino de Deus, ou ser destituídos de materialismo e ganância. A solução acha-se no entendimento hebraico da palavra ‘pobres’ (ptochos). As palavras do Antigo Testamento hebraico traduzidas por ‘pobres’ esclarecem a expressão. É a alusão a uma posição socioeconômica, mas também conoto dependência de outra pessoa que pode chamá-la para prestar contas de suas ações. Os ‘pobres de espírito’ são os que percebem que estão moral, espiritual e até fisicamente falidos sem a graça de Deus. Eles estão conscientes de que sempre necessitam de Deus.
2. Os que choram (Mt 5.4). Chorar é ter remorso pelos pecados e arrepender-se por eles, renunciá-los e abandoná-los. Requer nossa inteira confiança na misericórdia de Deus. Os que choram ‘serão consolados’. O consolo é o papel principal do Messias na restauração do povo, sua terra e o estabelecimento do Reino (Is 61).

3. Os mansos (Mt 5.5). Esta terceira bem-aventurança completa as primeiras duas e revela o segredo de vivenciar a ética do novo Reino. O que é mansidão? Mansidão é uma das palavras mais equivocadamente entendidas em nosso idioma. Nos dias do Novo Testamento o termo ‘manso’ tinha se tornado título que honra o Messias, talvez baseado na descrição de Moisés apresentada em Números 12.3. Mateus apresenta Moisés como o principal protótipo do Messias, que seria o novo e melhor Legislador. Jesus modela a mansidão muito claramente, não como fraqueza, mas semelhante a Moisés antes dEle, como poder sob controle.

4. “Fome e sede de Justiça (Mt 5.6). Este é um dos versículos mais importantes do Sermão do Monte. A condição fundamental para uma vida santa em todos os aspectos é ter ‘fome e sede de justiça’. Tal fome é vista em Moisés (Êx 33.13,18), em Davi (Sl 42.1,2) e no apóstolo Paulo (Fp 3.8-10). O estado espiritual do cristão toda a sua vida dependerá da sua fome e sede da presença de Deus, da Palavra de Deus, da comunhão com Cristo, da justiça e da volta do Senhor.

5. Os misericordiosos (Mt 5.7). Os ‘misericordiosos’ estão cheios de compaixão e dó para com os que sofrem por causa do pecado ou aflições. Os misericordiosos desejam minorar os sofrimentos, conduzindo os sofredores à graça de Deus por meio de Jesus Cristo. Sendo misericordioso para com os outros, eles ‘alcançarão misericórdia’.

6. Os limpos de coração (Mt 5.8). Os ‘limpos de coração’ são os que foram libertos do poder do pecado mediante a graça de Deus, e que agora se esforçam sem dolo para agradar e glorificar a Deus e serem parecidos com Ele.

7. Os pacificadores (Mt 5.9). Os ‘pacificadores’ são aqueles que se reconciliaram com Deus. Têm paz com Ele mediante a cruz. E agora se esforçam, mediante o seu testemunho e sua vida para levarem pessoas, inclusive seus inimigos, à paz com Deus”.

(Extraído de Comentário Bíblico Pentecostal. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp 34-37. Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p 1392.)
Sugestão didática:
Para a introdução da lição sugerimos a seguinte atividade: Divida a turma em dois grupos (rapazes e moças). Distribua uma folha de papel e caneta para cada grupo. Peça que em grupo, sem olhar a Bíblia, relacionem na folha as bem-aventuranças do Sermão do Monte. Estipule um tempo para isso, no máximo um minuto. Leia a relação dos alunos. Vence o grupo que conseguir relacionar o maior número de bem-aventuranças no menor espaço de tempo.
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra).  Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 1 - 2º Trimestre 2017 - Jerusalém e Galiléia: As Terras Onde Jesus Viveu - Juvenis.

Lição 1

Jerusalém e Galileia: as Terras onde Jesus viveu
2° Trimestre de 2017
capajuvenis
ESBOÇO DA LIÇÃO1. ONDE PISAR A PLANTA DO SEU PÉ
2. JERUSALÉM, A CIDADE QUE CONDENOU JESUS
3. GALILEIA, A CIDADE ONDE JESUS INICIOU O SEU MINISTÉRIO
4. QUAL HISTÓRIA É CONTADA QUANDO PASSAMOS POR UM LUGAR?
OBJETIVOSApontar as terras onde Jesus viveu;
Enfatizar que devemos viver a vontade de Deus;
Destacar que marcamos vidas por onde passamos.
Prezado professor, prezada professora,
Jesus Cristo é a pessoa mais importante que existiu no mundo. Como humano e divino, pois os Evangelhos o apresenta como plenamente humano e plenamente divino, Ele adentrou ao mundo e revolucionou a vida das pessoas.

Nosso Senhor não tinha pretensão alguma de ser mais um sábio, um mestre ou um filósofo a ser apresentado ao mundo. Nunca desejou fazer da realidade humana uma plataforma ideológica onde tudo seria resolvido após assumir tal teoria como uma camisa de força. Jesus Cristo gerou nas pessoas “espírito” e “vida”. Quem tinha um encontro com Ele, era radicalmente transformado no interior de sua existência.

Neste trimestre, o nosso propósito é levar o jovem a conhecer a pessoa de Jesus de Nazaré (“Onde viveu?; “Quem ele foi?”; “O que ensinou?”; “O que ele fez?”). O ensinamento de nosso Senhor acerca do Reino de Deus é outra ênfase presente neste estudo. Por isso, a revista tem o objetivo de discorrer sobre a doutrina bíblica do Reino de Deus, isto é, o conceito e as implicações do Reino na vida dos que são chamados por Jesus a serem seus discípulos.

É impossível ficar indiferente a pessoa bendita de Jesus. Por isso, que ao final deste trimestre, desejamos que a sua classe conheça Jesus Cristo melhor, o Reino de Deus e sinta-se estimulada a assumir o discipulado da Cristo Jesus. É um convite para andarmos no caminho do nosso eterno Salvador.
Marcelo Oliveira de OliveiraEditor Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 13 - 1º Trimestre 2017 - O Que Posso Fazer por Minha Igreja - Jovens.

Lição 13

O que posso fazer por minha igreja
1° Trimestre de 2017
Topo Jovens 1T17
INTRODUÇÃOI - A IGREJA E EU 
II - AJUDANDO NO MINISTÉRIO DA IGREJA
III - AGUARDANDO A VOLTA DE JESUS
CONCLUSÃO


Professor, com a graça de Deus chegamos ao final de mais um trimestre. Esta é a última lição. Talvez durante o decorrer deste período você tenha enfrentado muitos desafios. Todo filho de Deus enfrenta as intempéries da vida. Mas, precisamos enfrentá-las com fé, de “cara limpa”, sem máscaras ou subterfúgios. Temos de lidar com doenças, desemprego, incompreensões, ameaças e diversos perigos. Há momentos que nos sentimos assustados, apreensivos e até feridos. Como Paulo diz, “trazemos em nosso corpo as marcas de Cristo”. Mas, nosso Pai não é uma pessoa distante. Ele vê a dor, o sofrimento, assim como olha o pecado e a falsidade como muitos querem usar em sua Casa. O Senhor nos diz: “Eu, eu sou aquele que vós consola”. Se Ele consola, é porque, às vezes, choramos. O consolo de Deus é real, completo e eficaz. Não desanime! O caminho para o céu, providenciado por Deus, em seu infinito amor por nós é estreito. Exige arrependimento, honestidade e santidade, mas ao final concederá vida eterna e paz.

Esperamos que cada lição tenha contribuído para o seu crescimento espiritual e de seus alunos. Nesta última lição o enfoque é o serviço cristão. Servir a Deus é uma honra e um privilégio, mas infelizmente muitos atualmente não querem mais servir, mas “apenas serem vistos”.

Por onde Jesus passava atraia multidões, e muitos apenas seguiam o Mestre, mas não eram seus discípulos e não desejavam servi-lo. Ser discípulo envolve um preço e muitos não estavam dispostos a pagá-lo. Atualmente também, muitos querem ser abençoados por Jesus, mas poucos querem se tornar discípulos e servos. Ser discípulo e servo é abrir mão da própria vontade, de desejos pessoais e isso envolve grande sacrifício. O discípulo não pode permitir que nada venha interferir no seu compromisso com o Mestre e o seu serviço. Cabe ao discípulo tomar a sua cruz e seguir o seu Mestre e realizar sua obra. O que você tem feito em prol do Reino de Deus e da sua Igreja?
Para ajudar na sua reflexão a respeito do tema, leia o texto bíblico de João 13. Observe o que podemos aprender com este texto a respeito de serviço e amor:
“A extensão plena do amor (Jo 13.1)” – A palavra grega eis telos, indica amor sem limites. Jesus fez todas as concessões e continua a fazê-las.
“O lava-pés (Jo 13.4,5)” – Essa gentileza era apreciada no Oriente Médio onde os pés, devido às sandálias, ficavam sujos em decorrência das caminhadas pelas estradas empoeiradas. Na prática, essa tarefa era atribuída a um serviçal. Os discípulos sentiram-se desconfortáveis ao verem Jesus assumir esse papel e lavar-lhes os pés.
“Um exemplo (13.14,15).” Jesus faz uma demonstração absolutamente clara ao seu ato. Ele é ambos ao mesmo tempo: Senhor e mestre. Não obstante, se humilha para nos dar exemplo da atitude que precisamos adotar em relação aos outros na comunidade cristã. A única competição da qual deveríamos participar é a de quem pode servir melhor os outros” (Guia do Leitor da BíbliaUma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 9.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 690).
Sugestão didática:
Professor, chegamos ao final do estudo a respeito da Igreja de Jesus Cristo. Para esta última aula, sugerimos que você reproduza o esquema abaixo no quadro. Utilize-o para fazer um resumo geral a respeito dos temas abordados.
                                                                                                          A Igreja de Jesus Cristo

Fundada pelo Senhor Jesus Cristo para expandir o Reino de Deus na terra.

(1Co 3.11)

Tem por objetivo mostrar ao mundo como Deus age na história da salvação.

(1 Pe 2.9)

Precisa de líderes que a conduzam de forma bíblica e organizada.
(At 20.28)
É um lugar para os servos de Deus, visando o aperfeiçoamento dos santos.
(Ap 1.6)

Têm ordenanças, práticas que devem perdurar até que Ele volte.
(Mt 28.20)
Seu sustento é nossa responsabilidade.
(Ml 3.10)
O retorno à Palavra de Deus pode mudar a fé e o destino de uma pessoa e de uma nação.(Hb 10.38)
Tem a sua disposição os dons espirituais.
(1 Co 14.39)
Tem uma missão ensinadora a cumprir.
(2 Tm 2.2)
Tem uma missão social a cumprir.
(At 4.35)
A igreja e a política.
(Mt 22.21)
Tem como responsabilidade oferecer a salvação a todas as pessoas.
(Jo 3.16)
Necessita de servos.
(Sl 100.2)
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens
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Lição 13 - 1º Trimestre 2017 - Uma Vida de Frutificação - Adultos.

Lição 13

Uma Vida de Frutificação
1° Trimestre de 2017
Topo Adultos 1T17
INTRODUÇÃO
I - A VIDEIRA E SEUS RAMOS
II - O FUNDAMENTO DA FRUTIFICAÇÃO ESPIRITUAL
III - CHAMADOS PARA FRUTIFICAR
CONCLUSÃO

Professor, com a graça de Deus chegamos ao final de mais um trimestre. Esta é a última lição. Talvez durante o decorrer deste período você tenha enfrentado muitos desafios. Todo filho de Deus enfrenta as intempéries da vida. Mas, enfrentamos com fé, de “cara limpa”, sem máscaras ou subterfúgios. Temos de lidar com doenças, desemprego, incompreensões, ameaças e diversos perigos. Há momentos que nos sentimos assustados, apreensivos e até feridos. Como Paulo diz, “trazemos em nosso corpo as marcas de Cristo”. Mas, nosso Pai não é uma pessoa distante. Ele vê a dor, o sofrimento, assim como olha o pecado e a falsidade como muitos querem usar em sua Casa. O Senhor nos diz: “Eu, eu sou aquele que vós consola”. Se Ele consola, é porque, às vezes, choramos. O consolo de Deus é real, completo e eficaz. Não desanime! O caminho para o céu, providenciado por Deus, em seu infinito amor por nós é estreito. Exige arrependimento, honestidade e santidade, mas ao final concederá vida eterna e paz.

Esperamos que cada lição tenha contribuído para o seu crescimento espiritual e de seus alunos. É importante que nesta última lição, você enfatize que somente teremos uma vida frutífera se estivermos ligados à Videira Verdadeira. Fomos chamados pelo Senhor e redimidos por Ele para que venhamos produzir bons frutos. O propósito da frutificação é glorificar a Deus. Sem Ele não há crescimento e nem frutos, pois é o Pai quem envia o sol, a chuva e faz a semente brotar. Longe de Deus não existe vida, é o que nos mostra o texto de João 15 que será estudado na última lição na seção “Leitura Bíblia em Classe”. De acordo com o Comentário Bíblico Pentecostal1, “Judas também é aludido nos versículos 5 e 6.”

Que jamais venhamos permitir que a dor, o sofrimento, o mundo, as riquezas... venham nos separar de Cristo. Pois, a separação do “Tronco” (Jesus), gera a morte (espiritual). Jesus é a nossa única fonte de vida. Muitos estão ligados apenas a Igreja, mas estão distantes do tronco. Estes se tornaram apenas religiosos. Sem Jesus nos tornamos infrutíferos e a nossa única serventia é ser utilizado para alimentar o fogo. O fogo do inferno é o destino de todos os que abandonam a Jesus Cristo. Abandonar a Cristo é traí-lo, como Judas fez. É invalidar o seu sacrifício na cruz. Abandonar a Cristo é também deixar de fazer o que Ele ordena (1 Jo 3.24).

O texto de João também nos ensina que aqueles que permitem ser podados pelo Senhor e permanecem firmes nEle tem a garantia de terem suas orações respondida (v. 7). Ser discípulo é ter uma vida frutífera para a glória de Deus (v. 8). É também ter um relacionamento de amor e comunhão com o corpo de Cristo, a Igreja (Jo 15.12).
Conheça mais:
“A videira é uma planta produtiva; uma única videira sustenta vários galhos e produz muitas uvas. No Antigo Testamento, as uvas simbolizam a fertilidade de Israel, ao fazer a obra de Deus na terra (Sl 80.8; Is 5.1-7; Ez 19.10-14). Na refeição da Páscoa, o fruto da videira simboliza a bondade de Deus para seu povo.

Cristo é a videira, e Deus é o lavrador que cuida dos ramos, para fazer com que sejam frutíferos. As varas são todos aqueles que afirmam ser seguidores de Cristo. As varas frutíferas são os crentes fiéis que, por sua união viva com Cristo, produzem muitos frutos. Mas aqueles que se tornam improdutivos — aqueles que deixam de seguir a Cristo, depois de assumir um compromisso superficial — serão separados da videira. Os seguidores improdutivos são como se estivem mortos, e extirpados e lançados fora” (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 1473.)
Sugestão didática:
Sente-se em círculo com seus alunos para conversar a respeito do trimestre. Depois discuta com a classe as seguintes questões:

1. O que significa ter uma vida frutífera? Que tipo de frutos Jesus se refere em João 15?

2. Sem a ajuda de Deus temos condição de amar ao próximo e assim cumprir a Lei? O que podemos fazer para termos uma vida frutífera?

1Comentário Bíblico Pentecostal. Vol. I. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 586.
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Adultos
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terça-feira, 21 de março de 2017

Lição 13 - 1º Trimestre 2017 - Em Novos Céus e Nova Terra - Adolescentes.

Lição 13

Em Novos Céus e Nova Terra
1° Trimestre de 2017
Topo Adolescentes 1T17
ESBOÇO DA LIÇÃO:TUDO SERÁ NOVO
CORPO GLORIFICADO
OBJETIVOSExplicar o estado atual da Criação;
Definir a restauração da Criação;
Destacar o milagre da glorificação do corpo.

Prezado professor, prezada professora
A lição desta semana tem como tema “Novos Céus e Nova Terra”. O objetivo desse estudo é explorar a doutrina cristã o novo estado da Terra por toda a eternidade. Nossa aula, passa pela doutrina bíblica da ressurreição de Cristo como base para toda a transformação que Bíblia diz que ocorrerá quando virá “Novos Céus e Nova Terra”.
Por isso, disponibilizo um texto que muito auxiliará o prezado professor na elaboração de sua aula. Bom estudo!

O PARAÍSO RECUPERADO
Por
David Jeremiah
Viajamos com João na máquina do tempo profético e, quando olhamos para trás, para as pessoas que conhecemos e lugares que vimos, poderíamos chamar nossa viagem de “Uma Jornada Incrível”. 
Agora, chegamos ao fim de nossa jornada e nos será dada uma amostra da eternidade futura; um novo céu e uma nova terra serão criados. Embora seja difícil imaginar algo mais maravilhoso do que o céu para onde vamos após a morte, o céu eterno será ainda mais glorioso. A “princesinha” do paraíso será a Cidade Santa, a nova Jerusalém.

João assistiu a tantas tragédias e triunfos que deve ter sido maravilhoso observar o fim da visão com resplendor. Ele escreveu:
E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe... E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis (Ap 21.1,5).
Parece estranho que o novo céu e nova terra não tenham mar. Considerando que três quartos do globo estão debaixo d’água, esse novo mundo certamente será diferente. Sabemos que os oceanos separam as pessoas; talvez a possibilidade de haver um continente unificado seja a razão de não existirem mais grandes massas de águas. João conhecia a solidão do isolamento da ilha de Patmos e esteve separado de seus amigos e do ministério eclesiástico no continente pelo mar Egeu.

A nova terra será cheia de justiça (2 Pe 3.13). Não haverá nada para arruinar o relacionamento com Jesus e com as outras pessoas. Os pensamentos e ações que dominam nossa existência no planeta Terra já não existirão ― nem inveja, ira, engano, homicídio, fornicação, imundície, pobreza ou poluição. Se isso parece agradável, espere até descobrir o que haverá ali.

Sentiremos saudade de nossa “vida antiga”? De jeito nenhum. O profeta Isaías escreveu: “Porque eis que eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão” (Is 65.17).

Não haverá morte ou pranto. O céu descrito nas canções ou pintado pelos artistas da Renascença é apenas um microcosmo de como será o céu real. O Senhor, que criou essa linda terra que temos hoje, reserva algumas surpresas para nós, tenho certeza.

O QUE ACONTECERÁ COM O VELHO CÉU E A VELHA TERRA?


A seguir, uma descrição do fim desse mundo presente que nos foi dada pelo apóstolo Pedro. Disse ele:
Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? (2 Pe 30.10-12)
Creio que as palavras de Pedro não significam aniquilação total da velha terra e céu, mas uma recriação deles.

Tanto no Antigo como no Novo Testamento, a palavra “novo” significa frescor ou renovação. É como pegar um prédio velho e remodelá-lo. Um estudioso [R. C. H. Lenski] disse o seguinte: “A renovação do céu e da terra será como a nossa própria renovação. Seremos as mesmas pessoas e teremos o mesmo corpo e a mesma alma que temos agora; só que renovados... O mesmo acontecerá com o novo céu e a nova terra”.

O Apocalipse revela apenas o que devemos saber por ora. Há alguns mistérios que Deus nos permitirá conhecer somente quando chegarmos ao Paraíso; deve ser por este motivo que temos tão poucas descrições do nosso lar eterno. Ele descreveu, porém, a nova Jerusalém, o centro do universo e a capital de onde Jesus reinará.
Texto extraído da obra “Antes Que a Noite Venha: A Mensagem de Esperança em Tempos de Crise”, editada pela CPAD.
Por Marcelo Oliveira de OliveiraEditor Responsável pela revista Adolescentes Vencedores
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Lição 13 - 1º Trimestre 2017 - Malaquias - O Valor da Família - Juvenis.

Lição 13

Malaquias - O Valor da Família
1° Trimestre de 2017
Topo Juvenis 1T17
ESBOÇO DA LIÇÃO1. CONTEXTO HISTÓRICO
2. ESTRUTURA DO LIVRO
3. A MENSAGEM DE MALAQUIAS
OBJETIVOS
Apontar o propósito de Deus para a família;Explicar que a aliança de Deus com o ser humano não o isenta do compromisso com a fidelidade;
Evidenciar a importância da integridade familiar.

Prezado professor, prezada professora,

A lição desta semana abordará o propósito de Deus para família conforme a profecia de Malaquias. Nela, veremos que a aliança de Deus com o ser humano não o isenta do compromisso com a fidelidade. Por isso a lição destaca a importância da integridade da família que serve a Deus.
Nesse sentido, disponibilizamos um texto que trata de uma análise histórica e social da formação da família, o que muito lhe auxiliará na preparação da aula desta semana.
Tenha uma boa aula!
ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DA FAMÍLIA
Por
Esdras Costa Bentho
1. Família, Projeto Divino
Na sociedade hebraica a família era o âmago da estrutura social. Na Tanach, exclusivamente em Berê’shîth (Gênesis), encontramos o princípio judaico-cristão da família no texto que diz: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam” (Gn 2.18,21-25). Segundo o filósofo Lévi-Strauss, o princípio da família é dado pelo texto da Escritura que diz: “deixará o varão o seu pai e a sua mãe”, regra infrangível ditada a toda a sociedade para que possa estabelecer-se e durar.
Família, Centro da Comunhão.
Deus é quem decidiu criar a família. Esta foi formada para ser um centro de comunhão e cooperação entre os cônjuges. Um núcleo por meio do qual as bênçãos divinas fluiriam e se espalhariam sobre a terra (Gn 1.28). Não era parte do projeto célico que o homem vivesse só, sem ninguém ao seu lado para compartilhar tudo o que era e tudo o que recebeu da parte de Deus.
O homem sente-se pessoa não apenas pelo que é, mas também quando vê o seu reflexo no outro que lhe é semelhante. Portanto, a sentença divina ecoada nos umbrais eternos expressa o amor e o cuidado celeste para com a vida afetiva do homem. Para Deus, “não é bom que o homem esteja só”. O verbo estar, no presente do subjuntivo (esteja), tradução do hebraico hayâ, expressa um estado circunstancial e transitório do ser. A solidão é um agravo à saúde psicofísica da criatura humana e, por mais esta razão, Deus não deixaria a criatura feita à sua imagem sem um semelhante para comungar.

O próprio Deus não estava solitário na eternidade, mas partilhava de incomensurável comunhão com o Filho e o Santo Espírito. Deus é um ser pessoal e sociável às suas criaturas morais. No entanto, contrapondo a natureza divina à humana, concluímos que o intrínseco relacionamento entre a divindade e o ente humano dá-se em níveis transcendentais, metafísicos.

Por conseguinte, faltava ao homem alguém que lhe fosse semelhante, ossos dos seus ossos, carne de sua carne, alguém que se chamasse “varoa” porquanto do “varão” foi formada. Essa correspondência não foi encontrada nos seres irracionais criados, mas na criatura tomada de sua própria carne e essência. A mulher era ao homem o vis-à-vis de sua existência. Seu reflexo. Partida e chegada. Como sabiamente afirmou Derek Kidner, “a mulher é apresentada integralmente como sua associada e sua réplica”. Nisto, inferimos que a comunhão entre os cônjuges envolve a plena identificação com o outro. Deus se identifica com o homem, e este, com Deus, pela imagem divina que no homem está. O homem e a mulher se identificam mutuamente por compartilharem da mesmíssima imagem divina: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gn 1.27).

Homem e mulher, portanto, fazem parte do mesmo projeto celífluo. Sentem-se tão necessários à existência do outro quanto dependem individualmente do ar que respiram. Esta interdependência é inerente à formação moral e espiritual do próprio ser. Faz parte do mistério, da teia de encontros e desencontros, de fluxo e refluxo que cercam a união entre homem e mulher. A união conjugal, portanto, antes de ser um contrato jurídico, era um ato de amor, companheirismo e cumplicidade em que as principais necessidades humanas eram plenamente satisfeitas. Homem e mulher se auto-realizavam um no outro. Para o sábio era mais fácil entender o caminho da cobra na rocha; o do navio no meio do mar, ou, ainda, da águia no céu do que o “encontro” de um homem com uma mulher (Pv 30.18,19). O espanto do sábio só se compara ao de Ismene à Antígona ao dizer: “De fogo é o teu coração em atos que gelam”.
A Constituição do Núcleo Familiar.
A constituição do núcleo familiar a priori foi composta por um homem e uma mulher. Mais tarde, acrescentou-se ao casal os filhos gerados dessa união. A partir do nascimento dos primeiros filhos, a família tornou-se o primeiro sistema social no qual o ser humano é inserido.

A primeira família, formada apenas por duas pessoas, tornou-se numerosa por meio dos filhos que, ao serem gerados, se inseriram ao núcleo familiar assumindo diversos papéis dentro do sistema: filho, irmão, neto, primo, etc. A família não foi criada, portanto, como um sistema fechado, mas dinâmico, e, com o passar do tempo, o número de seus membros foi aumentando gradativamente, e destes formando novos núcleos familiares ligados por consanguinidade e afinidade. Para mencionar mais uma vez Lévi-Strauss, este considerava que o grupo familiar tem sua origem no casamento. Este núcleo é constituído pelo marido, pela mulher e pelos filhos nascidos dessa união, bem como por parentes afins aglutinados a esse núcleo.
No contexto desse sistema familiar, cada membro do grupo passa por uma série de funções ou papéis sociais determinados tanto por fatores exógenos, que estão ligados aos cenários sociais próximos a ele, como por endógenos, ligados a idade, sexo e maturação psicológica.

Embora óbvio e redundante, creio ser necessário registrar que a família é o primeiro sistema social mais significativo e importante para os primeiros anos de vida de qualquer indivíduo. Consequentemente, a primeira experiência relevante de qualquer pessoa, exceptis excipiendis, manifesta-se positiva ou negativamente no sistema familiar. No entanto, é sabido que a família não é a única instituição responsável pelo crescimento cognitivo, afetivo, religioso e social do indivíduo, mas, como afirma Bronfenbrenner:
O mundo exterior tem um impacto considerável desde o momento em que a criança começa a relacionar-se com as pessoas, grupos e instituições, cada uma das quais lhe impõe suas perspectivas, contribuindo, assim, para a formação de seus valores, de suas habilidades e de seus hábitos de conduta.
Esta explicação serve-nos de esteio para a constatação da importância que a instituição familiar e das muitas outras vigentes em Israel no tempo do Antigo Testamento – civil, militar e religiosa – tinham para a formação de um Estado teocrático. Todos se pautavam em um único livro, procedente da vontade do Único e Eterno Deus de Israel (cf. Nm 15.15,16,29).
Texto extraído da obra “A Família no Antigo Testamento: História e Sociologia, editada pela CPAD.
Marcelo Oliveira de OliveiraEditor Responsável da Revista Juvenis
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