sábado, 6 de janeiro de 2018

Lição 02 - 1º Trimestre 2018 - Deus Fala com José, o Noivo de Maria - Primários.

Lição 2 - Deus fala com José, o Noivo de Maria - Primários.

1° Trimestre de 2018

OBJETIVO: Que o aluno compreenda que Deus fala conosco.
PONTO CENTRAL: Deus fala conosco de diferentes maneiras.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “[...] Se obedecermos ao Senhor, tudo correrá bem para nós” (Jr 42.6).
     Querido (a) professor (a), esta será a primeira aula do ano e vamos falar sobre ouvir a voz de Deus. Tem algum tema melhor para abrir 2018 com chave de ouro?! Que este Deus maravilhoso e Todo-Poderoso abençoe você e sua turma neste novo calendário que se inicia.

      Por uma série de questões socioculturais, geralmente no final e início de cada ano a maioria das pessoas tende a ficar frustrada pelo que ainda não aconteceu, ansiosas pelo que deseja que aconteça ou angustiada pelo que temem acontecer. Mas lembre-se que esta marcação de tempo linear, apesar de útil, é uma mera invenção humana. O tempo do Senhor é diferente, ele não segue a nossa agenda, lógica ou ritmo. Trata-se do “kairós”, em grego: καιρός, isto é, "o momento oportuno", "certo" ou "supremo". A palavra “supremo” por sua vez no dicionário da língua portuguesa refere-se ao que está acima de qualquer coisa; ao que pertence a Deus, portanto, o tempo divino. Como bem diz as Escrituras: “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia” (2 Pe 3.8).

      Você confia no tempo do Senhor? Confia que a hora dEle é perfeita e Ele não se atrasa? Crê que Ele não volta atrás em suas promessas, ainda que algumas vezes as julguemos demoradas?! Lance sobre o Senhor toda a sua frustração, angustia e ansiedade, porque Ele certamente tem cuidado de você (1 Pe 5.7).
      Sugerimos que antes da lição e prática do conteúdo sugerido em sua revista, você bata um papo com seus primários sobre as expectativas e pedidos de oração deles para este novo ano. Momentos como esse são muito importantes não apenas espiritualmente, mas também para que você conheça a vida de seus alunos e estreite seus laços com eles.
      Em seguida, ore por todas as questões apresentadas, pedindo que o Senhor cuide de cada uma, e dê a todos a paz que excede todo o entendimento, cientes de que o Deus Todo-Poderoso é quem os abençoará e proverá todas as suas necessidades. Enfatize que basta que ouçamos a sua voz e o obedeçamos que tudo correrá bem para nós (Jr 42.6). Aproveite para trabalhar o “Memória em Ação”.
      Antes de introduzir a história pergunte a eles: Como nós podemos ouvir a Deus? Deixe que se expressem e esteja atento ao que disserem para esclarecer o que julgar necessário. Explique que o Senhor fala conosco de muitas maneiras: usando o pastor durante a pregação, o professor ao contar a história bíblica, ao lermos a Bíblia, que é a Palavra de Deus, ou mesmo através abraço do colega, uma palavra amiga, através de sonhos, ou de um corinho, etc.
      Escreva em tiras de papel algumas frases e versículos que estejam alinhados com o objetivo e ponto central proposto para esta aula – Deus fala conosco de muitas maneiras! Após a história, sugerimos a brincadeira de “Telefone sem fio”. Oriente que uma criança por vez inicie a brincadeira, pegando uma tira de papel sortida aleatoriamente, sem deixar que os demais leiam. O mais baixo possível, essa criança falará apenas ao ouvido do colega ao lado, da mesma forma o que recebeu a mensagem e assim sucessivamente, até a última criança da ponta, que falará em voz alta a frase como chegou aos seus ouvidos. Para dinamizar, é importante que ninguém repita, passe adiante apenas uma vez a parte que entendeu. Ao final, compare com a mensagem original e veja as prováveis diferenças. Enfatize o quanto é importante que os nossos ouvidos espirituais estejam bem aguçados e atentos para entender perfeitamente a voz e mensagem do Senhor para nós. Ore com eles por isso. De maneira lúdica, seus alunos estarão absorvendo e fixando melhor o objetivo proposto para esta aula.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário