quarta-feira, 14 de março de 2018

Lição 10 - 1º Trimestre 2018 - Dádiva, Privilégios e Responsabilidades - Adultos.

Bíblicas - Adultos


Lição 10 -Dádiva, Privilégios e Responsabilidades na Nova Aliança

1º trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. Introdução
Texto Bíblico: Hebreus 10.1-7,22-252. 
I. A Dádiva da Nova Aliança
1. Uma única oferta.
2. Um único ofertante.
3. Uma única vez.3.
II. Os Privilégios da Nova Aliança
1. Regeneração.
2. Adoração.
3. Comunhão.
4. III. As Responsabilidades da Nova Aliança
1. Vigilância.
2. Confiança.
3. Perseverança.
5. Conclusão
Na aula desta semana é importante conhecer oconceito de Expiação, que signifi ca “reparação de culpas”.O termo é usado para se referir ao cancelamentodo pecado humano com base na justiça de Cristopropiciada ao pecador que passou pela experiência denovo nascimento. A bênção da Expiação proporcionao cancelamento de todo pecado.
O conceito de Expiação é importante para compreendero ponto central do capítulo 10. Este capítulomarca o fi m de um sólido discurso que teve início emHebreus 4.17. Por isso, reproduzimos a explicaçãodo teólogo pentecostal J. Wesley Adam acerca damediação e perfeito sacrifício de Cristo:
• “‘A lei’ de Moisés (10.1) com seu sistema sacrifi calera severamente limitada porque (1) era somente ‘asombra’ (skia) e ‘não a imagem exata’ da realidade (eikon)e (2) não podia ‘aperfeiçoar’ aqueles que desejavamaproximar-se de Deus como adoradores”.
• “A lei serviu, no passado, como ‘uma testemunhade uma realidade futura’ quando prefi gurou ‘os bensfuturos’ (10.1). Estes ‘bens’ (que sob a perspectiva do Antigo Testamento estavam no futuro) vieram agora(9.11) no ministério do sumo sacerdotal e na mortesacrifi cal de Cristo”.
• “Uma evidência da insufi ciência e da imperfeiçãodos sacrifícios do Antigo Testamento era que aquelestinham de ser ‘continuamente oferecidos a cada ano’[a expiação de Cristo foi única e suficiente]”.Sugestão PedagógicaReproduza como puder e discuta com os alunosessas três conclusões que a carta aos Hebreus nospossibilita chegar no capítulo 10.
(Texto extraído da Revista Ensinador Cristão, Ano 19 - nº 73 – jan/fev/março de 2018, editada pela CPAD)

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário