quarta-feira, 14 de março de 2018

Lição 10 - 1º Trimestre 2018 - O Amigo Que Traiu - Juniores.


Lição 10 - O amigo que traiu Mateus 26.14-16, 36-56; 27.3-5.

 1º Trimestre de 2018
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos conhecerão um pouco mais a respeito de um amigo de Jesus que fez uma escolha muito errada. Depois de ser selecionado para um grupo especial com uma chamada específica, Judas não compreendeu a dimensão do privilégio que havia recebido.
Judas era um discípulo com habilidades notórias. Ele havia ficado com a responsabilidade de administrar as ofertas que eram depositadas em favor do ministério de Jesus, e também em relação à ajuda aos pobres (cf. Jo 13.29). Num momento impensado, Judas imaginou que entregando Jesus aos líderes judeus e aos romanos, uma grande rebelião poderia acontecer e o Mestre seria coroado rei acima dos governos terrenos. Um pensamento nacionalista que até certo momento predominava entre os discípulos (cf. At 1.6). Mas o Reino de Cristo, como Ele mesmo afirmou, não era deste mundo.
Fato é que, Judas, mesmo não sendo alguém que achássemos confiável para administrar as riquezas do Reino, ainda assim foi chamado para ocupar essa função. Aprendemos com o exemplo de Judas que o Senhor é amoroso e não escolhe ninguém para a sua obra de forma preconceituosa. Até mesmo o maior de todos os pecadores encontra lugar no Reino de Deus para servi-lo e honrá-lo. Acontece que o Diabo, assim como fez com Judas, tentará a pessoa a pecar e viver um modo de vida que relembre o passado. Ainda assim, Cristo permanece a chamar todos ao arrependimento e perdão dos pecados.
Além disso, podemos aprender também que Jesus não rejeita nenhum de seus servos, mesmo quando falham em obedecer aos seus mandamentos. Entretanto, espera que todos venham arrepender-se de seus erros e voltar-se para o caminho da obediência. O grande problema de Judas é que ele não sentiu, de fato, arrependimento, e sim o remorso de haver traído o Filho de Deus.  
Com base no exemplo de Judas, prepare cartões e escreva o nome de varias atitudes que evidenciam o verdadeiro arrependimento, e vários cartões com atitudes que demonstrem que a pessoa não se arrependeu. Os alunos terão a oportunidade de aprender a diferenciar o que é arrependimento do que é remorso. Ao final, ore com eles demonstrando que o amor de Deus não nos condena, mas quer que façamos o que é correto e agradável aos seus olhos. Tenha uma boa aula!
Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário