quarta-feira, 14 de março de 2018

Lição 10 - 1º Trimestre 2018 - Tenho Certeza da Salvação? Pré Adolescentes.


Lição 10 - Tenho Certeza da Salvação?

1º Trimestre de 2018
Prezado(a) professor(a),Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos estudarão a respeito da certeza da salvação. Esta é uma pergunta que os seus alunos devem saber responder. Muitos estão na igreja a um longo e, mesmo assim, ainda não dizer se têm a certeza da salvação. 
Antes de qualquer coisa é importante a compreensão de que a salvação é adquirida pela graça de Deus. Não há nada que o pecador possa fazer para merecer a salvação. É, também, uma decisão do Criador que, por amor à criatura, decidiu intervir para remover a culpa do pecado do homem e trazê-lo de volta à sua maravilhosa presença. Esse processo ocorre por intermédio da fé no sacrifício de Jesus Cristo sobre a cruz. Não vem das boas obras que a pessoa pratica, e sim, mediante a fé em Jesus.
Entretanto, há uma responsabilidade que o crente deve se comprometer e arcar durante o tempo que lhe resta neste mundo. Todos os que aceitaram a Cristo, desde então, devem manter-se comprometidos com a santificação, um processo que não ocorre momentaneamente, mas é progressivo e intenso na vida do crente. “Sem a santificação ninguém verá a Deus”, já dizia o escritor da Carta aos Hebreus (Hb 12.14).De acordo com BERGSTÉN (1999, p. 164):
De acordo com BERGSTÉN (1999, p. 164):
O próprio Deus encarrega-se de conceder a certeza àqueles que, confiando nEle, aceitam o seu convite. Toda a Trindade está diretamente envolvida na chamada do pecador: Deus (cf. Is 1.18), Jesus (cf. Mt 11.28) e o Espírito Santo (cf. Ap 22.17) dizem “Vem!” Quando o pecador vem a Jesus, é recebido (cf. Jo 6.37). Deus, então, como confirmação, envia o seu Espírito  ao coração do penitente que começa a clamar: “Aba, Pai” (cf. Gl 4.6), testificando com o nosso espírito que somos filhos de Deus (cf. Rm 8.16). Assim, a certeza da salvação nasce dentro do coração!
Além da testificação do Pai, do Filho e do Espírito Santo na vida do crente, o próprio relacionamento dele com Deus evidencia que verdadeiramente conheceu a salvação. O apóstolo Paulo afirmou aos coríntios: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (cf. 2 Co 5.17). Uma nova vida debaixo da graça de Deus manifesta o fruto do Espírito que se revela em demonstrações de arrependimento, amor e paz.
Além da testificação do Pai, do Filho e do Espírito Santo na vida do crente, o próprio relacionamento dele com Deus evidencia que verdadeiramente conheceu a salvação. O apóstolo Paulo afirmou aos coríntios: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (cf. 2 Co 5.17). Uma nova vida debaixo da graça de Deus manifesta o fruto do Espírito que se revela em demonstrações de arrependimento, amor e paz. Aproveitando o assunto da lição de hoje, converse com seus alunos e pergunte se eles têm a certeza de que estão são em Cristo. Mostre que devem se manter no caminho a fim de que a salvação seja preservada até o fim. Para tanto, a santificação e a fé devem ser fortalecidas até o Dia em que Cristo retornar para buscar a sua amada Igreja.
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário