quarta-feira, 14 de março de 2018

Lição 10 - 1º Trimestre 2018 - Um Presente para José e Maria - Jd. Infância.


Lição 10 - Um Presente para José e Maria

1º Trimestre de 2018
Objetivos: Os alunos deverão entender que Jesus Cristo é Filho do Papai do Céu; e compreender que Jesus também foi uma criança igual a elas.
É hora do versículo: “[...] Deus nos mandou uma menino que será o nosso rei [...].” (Is 9.6)
Nesta lição as crianças aprenderão que o Papai do Céu prometeu que enviaria um Salvador para o mundo. Ele nasceu na família de José e Maria e foi um maravilhoso presente para eles e para todos nós.  Não podemos deixar de falar sobre Jesus para as nossas crianças porque esse assunto não se esgota. Não podemos temer a repetição. “Acreditamos que é bom cantar os mesmos corinhos — com a mesma letra e música — por anos e anos, durante o crescimento dos nossos filhos. Fazemos o mesmo com versos e gestos; não hesitamos em repeti-los, quando já nos julgamos habilidosos em alguns deles. Contudo, quando falamos de história logo pensamos “Ah, já ouviram esta”. Mas se as histórias mantém as palavras corretas,  as crianças querem ouvi-las mais uma vez, querem reconhecer suas falas favoritas, sem que sejam modificadas, como fez a avó da criança de quatro anos. Podemos ajudar nossas crianças a conhecer as histórias bíblicas tão bem como conhecem as três  palavrinhas “Jesus me ama”, se assim as ensinarmos desde cedo.
Além da vantagem da repetição, existem outras razões para contarmos historias. As crianças precisam de oportunidades para formar suas próprias imagens mentais, principalmente, quando pertencem geração do televisor. As crianças que estão sempre diante das imagens da tela ou do flanelógrafo são privadas da oportunidade de desenvolver suas habilidades em formar imagens. Este importante aspecto da inteligência é necessário para a solução de problemas, para o pensamento criativo em níveis mais altos e o enriquecimento da vida cotidiana. As crianças começam a desenvolver esta habilidade no jardim de infância, dando continuidade a este desenvolvimento durante os anos que se seguem. Talvez tivéssemos mais "leitores" entre as crianças, se muitas delas aprendessem como a leitura pode nos transportar para todos os lugares e épocas, através da imaginação. As crianças serão encorajadas a ler, se os adultos ao seu redor tiverem este hábito. Nas escolas seculares, os professores leem para eles, nas colônias de férias, os recreadores leem para eles, e em suas casas, a maioria dos pais também o faz. Que imagem estamos passando para nossas crianças, se na escola dominical ou no culto infantil não lemos para eles? Que devem ler todas as outras histórias, mas não as histórias bíblicas?  
Os professores que percebem o quanto é importante ler as histórias bíblicas para seus alunos ficam sempre satisfeitos com os resultados. E muito mais fácil ler uma história do que contá-la. 
“Cative sempre seus alunos lendo histórias para eles ou ainda contando-lhes histórias.” (BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003,  p.65,66)
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário