quarta-feira, 14 de março de 2018

Lição 11 - 1º Trimestre 2018 - Preservando a Salvação - Pré Adolescentes.


Lição 11 - Preservando a Salvação

1º Trimestre de 2018
Na aula desta semana seus alunos terão a oportunidade de aprender um pouco mais a respeito da salvação. Como já comentamos em lições anteriores, a salvação é resultado da graça de Deus que intervém na vida do pecador, trazendo-o de volta à comunhão com o seu Criador (cf. Ef 2.8). Entretanto o salvo tem a responsabilidade de viver uma vida santa de acordo com os preceitos da Palavra de Deus.
Entretanto o salvo tem a responsabilidade de viver uma vida santa de acordo com os preceitos da Palavra de Deus. Ensinar o temor do Senhor para os seus alunos é uma importante lição que eles devem aprender desde cedo. A salvação é preservada na vida do crente à medida que este vence as tentações e permanece no Senhor. Para tanto, deve obedecer ao ensinamento deixado por Cristo aos seus discípulos no tocante à vigilância e a oração (cf. Mt 26.41).
De acordo com Eurico Bergstén (1999, pp. 200-01): O crente deve vigiar. A Bíblia diz: “Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu” (Ap 16.15). Embora sejamos salvos e tenhamos nossos pés colocados sobre a Rocha (cf. Sl 40.2; Mt 7.24,26), devemos reconhecer a nossa inteira dependência de Deus e pedir: “Guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade” (Sl 40.11). Precisamos vigiar e orar (cf. Mt 25.33; Ef 6.18; 1 Pe 4.7) em todo o tempo (Lc 21.36), diante dos ataques constantes do Diabo (cf. 1 Pe 5.8). Nosso espírito está pronto, mas nossa carne é fraca (cf. Mt 26.41). Jesus porém prometeu que se o pai da família vigiar por causa do ladrão, a sua casa não ficará minada (cf. Mt 24.43). Deus ajuda ao que vigia.
[...] Um propósito firme gera firmeza de coração, a qual proporciona poder sobre a vontade própria (cf. 1 Co 7.37). Foi com esse propósito que Daniel ficou firme e fiel a Deus no palácio da Babilônia (cf. Dn 1.8). Foi também com esse propósito que Rute decidiu não se afastar da sua sogra Noemi, quando esta pretendia voltar à Terra Prometida (cf. Rt 1.16-18). Esse propósito firme não significa que o crente tem de lutar com o seu próprio poder. A Bíblia diz que Deus cumpre “com poder todo propósito de bondade e obra de fé” (2 Ts 1.11 – ARA). O mesmo Deus que opera o querer, opera também o efetuar (cf. Fp 2.13). É Ele quem nos aperfeiçoa para que façamos a sua vontade, operando em nós o que lhe é agradável (cf. Hb 13.21). Dessa maneira o crente se torna forte para resistir ao Diabo (cf. Tg 4.7), que assim fugirá. O crente recebe força de Deus para se “enfrear” (cf. Sl 39.1) e fugir do mal (cf. 1 Tm 2.22), assim se conservando no caminho do Senhor (cf. 1 Jo 5.18)”.
Com base nessas informações, converse com seus alunos a respeito do que eles têm feito para se distanciar do mal e não pecar. Explique que Deus estará presente em todos os momentos para ajudá-los no que for necessário, mas é extremamente importante que cada um faça a sua parte e vigie. 
Tenha uma boa aula!
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário