quarta-feira, 2 de maio de 2018

Lição 02 - 2º Trimestre 2018 - O Dom da Palavra de Sabedoria - Pré Adolescentes.


Lição 2 - O Dom da Palavra de Sabedoria

2º Trimestre de 2018

A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 12.8.

Prezado(a) professor(a),

Na aula desta semana seus alunos conhecerão a respeito de um dom maravilhoso e muito proveitoso na obra de Deus: o dom da Palavra de Sabedoria. Tiago ensina em sua Carta que se alguém tem falta de sabedoria deve pedir a Deus, pois Ele é generoso e bondoso para com todos (cf. Tg 1.5). E quem é que não precisa de sabedoria? Seja qual for a área da vida da pessoa, por mais inteligente que seja, a sabedoria de Deus é essencial para resolver situações complexas, tomar decisões ou mesmo saber se comportar em alguma situação difícil. Em se tratando da obra de Deus a sabedoria do Alto é um componente que não pode faltar.

Como já tratamos em outras ocasiões o Espírito de Deus se manifesta no seio da igreja por meio de dons que são distribuídos para o que for útil e sempre com o propósito de edificação espiritual do Corpo de Cristo (cf. 1 Co 12.7; 14.26). Tratando-se do dom da Palavra de Sabedoria, este dom tem a função de auxiliar os servos de Deus e orientá-los a respeito dos propósitos divinos. A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1756) resume bem em que consiste este dom:

Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo. Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de Deus ou a sabedoria do Espírito Santo a uma situação ou problema específico (At 6.10; 15.13-22). Não se trata aqui da sabedoria comum de Deus, para o viver diário, que se obtém pelo diligente estudo e meditação nas coisas de Deus e na sua Palavra, e pela oração (Tg 1.5,6).

Tendo como base tais considerações é relevante informar seus alunos a respeito de buscar a sabedoria divina. Seja ela no tocante à orientação divina para a vida em todas as áreas, ou mesmo no que diz respeito ao dom espiritual. É importante deixar claro aos seus alunos que buscar em Deus o dom da palavra de Sabedoria e recebê-lo é um privilégio. Os que recebem esta graça tornam-se instrumentos de Deus indispensáveis para a orientação dos irmãos em Cristo ou até mesmo no auxílio ao pastor da igreja por meio de um conselho ou palavra revelada pelo Espírito Santo.

Mostre aos seus alunos que eles podem ser usados por Deus para auxiliar os irmãos em Cristo a tomar decisões importantes em momentos difíceis. Isso pode mudar o futuro de muitas pessoas. Diga o quanto é gratificante quando vemos o poder de Deus se manifestar na vida do próximo! 

Aproveitando a temática do trimestre, você pode elaborar um cartaz com as informações a respeito de cada dom do Espírito. Utilize uma cartolina na elaboração e fita adesiva para fixá-la em um local de fácil visualização.

Tenha uma boa aula!

Por Thiago Santos

Educação Cristã - Publicações CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário