quarta-feira, 2 de maio de 2018

Lição 05 - 2º Trimestre 2018 - Os Dons de Curar - Pré Adolescentes.


Lição 5 - Os Dons de Curar

 2º Trimestre de 2018

A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 12.9; Atos 3.6-8.

Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos conhecerão a respeito de um dom muito requisitado no seio da igreja: os dons de curar. Não são poucos os que entram pelas portas da igreja à procura de um milagre. Há muitos, até mesmo membros da igreja, que estão enfermos realizando tratamentos em busca da cura. Outros já receberam o diagnóstico médico de que a sua enfermidade não pode ser curada, mas apenas controlada. Enfim, são situações difíceis que somente o Senhor, segundo a sua boa e agradável vontade, pode trazer a solução.

Os dons de curar são manifestações do poder de Deus que visam a cura de enfermidades dos mais diversos tipos e das mais diversas maneiras. E quando falamos em enfermidade isso inclui também aquelas que se referem à alma. Há muitas pessoas que estão enfermas fisicamente, porém a natureza de tal enfermidade está ligada diretamente com causas emocionais. Mas Deus deseja curar também as emoções das pessoas para que a saúde física não seja restabelecida. Quanto à natureza deste dom a Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1756) traz alguns detalhes consistentes que podem ajudar na compreensão de seus alunos:

Esses dons são concedidos à igreja para a restauração da saúde física, por meios divinos e sobrenaturais (Mt 4.23-25; 10.1; At 3.6-8; 4.30). O plural (“dons”) indica curas de diferentes enfermidades e sugere que cada ato de cura vem de um dom especial de Deus. Os dons de curas não são concedidos a todos os membros do corpo de Cristo (cf. 12.11,30), todavia, todos eles podem orar pelos enfermos. Havendo fé, os enfermos serão curados. Pode também haver cura em obediência ao ensino bíblico de Tg 5.14-16.

Isso não significa dizer que o crente deve abster-se de realizar o tratamento indicado pelos médicos ou mesmo deixar de tomar os remédios receitados. A cura divina é resultado da vontade e propósitos de Deus para cada situação específica. Não cabe a nós discutirmos as implicações para a realização de uma cura, antes devemos apenas seguir a orientação da Palavra de Deus no que diz respeito à fé para alcançar o milagre.

Há muitos relatos bíblicos que apresentam a necessidade de fé para se alcançar a cura. Em outros momentos é notória a intervenção divina independente da fé da pessoa que recebia o milagre. Por fim, isso nos faz compreender que Deus tem o controle sobre todas as coisas e realiza como quer de acordo com a sua própria vontade. Talvez seja difícil para muitos crentes aceitarem o fato de Deus tratar desta forma com as suas criaturas, porém é a mais nítida verdade que não pode ser negada.

Para complementar o ensino da lição de hoje sugerimos que você entregue aos alunos a seguinte atividade impressa: os alunos deverão pesquisar na Bíblia exemplos de milagres ocorridos mediante a fé para a cura e exemplos de milagres ocorridos diretamente pela intervenção divina. Determine um tempo para os seus alunos realizarem a atividade e, ao final, converse sobre o que eles descobriram com a pesquisa.

PESQUISA BÍBLICA

MILAGRES OCORRIDOS MEDIANTE A FÉ

MILAGRES OCORRIDOS PELA INTERVENÇÃO DIVINA

 Exemplo: A mulher do fluxo de sangue (Mt 9.18-22)

 Exemplo: O paralítico de Betesda (Jo 5.1-11)

Por Thiago Santos

Educação Cristã - Publicações CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário