quarta-feira, 16 de maio de 2018

Lição 07 - 2º Trimestre 2018 - Um Lugar Onde Deus Concede Dons - Juniores.


Lição 7 - Um Lugar onde Deus concede Dons

2º Trimestre de 2018

Texto bíblico – 1 Coríntios 12.4-11

Prezado(a) professor(a),

Na aula desta semana seus alunos terão a oportunidade de aprender que Deus os chamou para realizar algo específico em seu Reino. Para tanto o Senhor distribui dons espirituais aos seus servos a fim de que todos possam cooperar na realização da obra de Deus. Os dons são recursos que o Senhor disponibiliza para edificação da sua igreja. Este é um assunto que os seus alunos precisam estar familiarizados para que não haja desorganização na administração dos dons. O nosso Deus é sábio e espera que a sua obra seja realizada de forma organizada.

Há pelo pelos menos dois aspectos que seus alunos precisam compreender enquanto ainda estão na classe de Juniores:

1. Em primeiro lugar é importante enfatizar o que é um dom. A palavra dom significa dádiva, presente concedido por alguém a outrem. No nosso caso, recebemos da parte de Deus um presente que Ele deseja que recebamos e administremos em favor dos nossos irmãos. Essa graça Deus nos concede para realização da obra de Deus. Sendo assim, podemos entender o dom como a capacitação ou aptidão para realizar alguma coisa específica no Reino.

A Bíblia menciona dons espirituais e dons ministeriais. Os dons espirituais são manifestações espirituais ministradas através da ação direta do Espírito Santo no crente (cf. 1 Co 12.7-11). Os dons espirituais são: palavra de sabedoria, palavra da ciência, fé, dons de curar, operação de maravilhas, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação das línguas. O Espírito é o mesmo que opera em todos os dons e reparte particularmente a cada pessoa como quer. A função desses dons é a edificação da igreja.

2. A Palavra de Deus também menciona os dons ministeriais. Estes dons são habilidades concedidas a fim de preparar o povo de Deus para o trabalho cristão, crescimento e desenvolvimento do corpo de Cristo. A igreja precisa de pessoas habilitadas com conhecimento e sabedoria para executarem o serviço de administração da obra e treinamento de novos obreiros para a sua seara. Os dons ministeriais são: apóstolos, profetas, evangelistas, doutores e pastores.

É importante que seus alunos saibam que o espaço da Escola Dominical é uma oportunidade que Deus nos concede para aprendermos a sua Palavra e, assim, sermos treinados para o serviço cristão. A obra de Deus não se resume apenas em vir à igreja, cantar e estudar. Essas atividades, embora sejam de suma importância para o fortalecimento do crente, são apenas etapas de preparação para o exercício do testemunho cristão.

Não são poucas as vezes que nos deparamos com amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho que não são servem a Deus, mas precisam ser alcançados pela pregação do evangelho a fim de que creiam e sejam salvos. Aproveite a ocasião para reforçar a importância de seus alunos aprenderem a desempenhar os dons que o Senhor os tem concedido. Pergunte-lhes quantas pessoas têm sido alcançadas por intermédio do talento que eles receberam.

Para complementar a aplicação da lição desta semana, sugerimos a seguinte atividade:

“Encape uma caixa como se fosse para presente ou utilize uma já pronta. Coloque dentro da caixa a letra J que você escreveu em um pedaço de cartolina, um espelho pequeno e a figura da cruz. Sente-se em círculo com os alunos no chão. Diga que trouxe um ‘presente’ muito especial e que gostaria de partilhar com todos, pois todos são amigos. Instigue a curiosidade das crianças e pergunte quem sabe o que tem dentro da caixa. Pergunte o que elas gostariam de oferecer para um amigo. Depois de ouvir com atenção as crianças, peça que elas formem uma fila. Coloque a caixa sobre uma mesa. Abra a caixa com cuidado e peça que as crianças olhem os objetos. Pergunte se gostariam de ganhar um presente como este. Diga que a letra jota é de Jesus, o Filho de Deus. Mostre a figura da cruz e diga que Jesus foi pregado na cruz e ali morreu por nossos pecados. Jesus deu sua vida por nós. Peça que se olhem no espelho e diga: Deus ama você. Você é muito precioso para o Pai. Explique que Jesus é o melhor presente que podemos receber e oferecer aos nossos amigos” (Texto extraído da obra de BUENO, Telma. Boas Ideias para Professores de Educação Cristã. 1ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, pp. 39,40).

Thiago Santos

Educação Cristã - Publicações CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário