quarta-feira, 12 de abril de 2017

Lição 3 - 2º Trimestre 2017 - Como vai a minha Aparência - Pré Adolescentes.

Lição 3

Avaliação do Usuário
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
  
Como vai a minha aparência?
2° Trimestre de 2017
capapreadolescentes
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 20.29.
Caro professor,
Na lição desta semana seus alunos estudarão a respeito do que a Palavra de Deus orienta sobre a aparência. Na etapa que seus alunos estão atravessando há uma grande preocupação com relação ao que as pessoas pensam da sua aparência, principalmente o que pensam aqueles do sexo oposto. Tal preocupação está intimamente ligada à autoestima.
O adolescente gosta de ser bem visto e faz de tudo para ser bem aceito entre outros adolescentes da sua idade, mesmo que isso custe desobedecer aos preceitos da Palavra de Deus. Mas não convém que isso se faça assim. Deus espera que tenhamos a segurança de nos sentirmos bem da forma como Ele nos fez sem nos afastarmos dos seus propósitos para a nossa vida. Isso é essencial e faz bem para a autoestima.
Seus alunos precisam aprender a lidar com a opinião das pessoas. É preciso se proteger daquelas que são destrutivas para a saúde emocional, pois não são poucos os casos de adolescentes que degeneram o próprio corpo e até mesmo entram em depressão porque não se sentem satisfeitos com a aparência ou não estão enquadrados num suposto padrão de beleza reproduzido pela mídia.

Michael Rossi discorre a respeito da preocupação do adolescente com a sua aparência:

“É uma regra injusta entre muitos adolescentes: se você não olhar, falar ou reagir de determinada forma — se não se encaixar na categoria certa — acaba como um alvo de bullying e caçoamento.

[...] Junto com o código legal está o jogo da popularidade. Participar do jogo da popularidade significa fazer o que é socialmente aceito. Embora as regras sejam diferentes em cada parte do mundo, aqui estão um pouco das mais familiares: vestir roupas certas, ir para as festas certas, usar a linguagem certa (a qual usualmente significa juramento) e manter Deus em uma distância certa (pelo menos em público).

A sobrevivência social para muitos meninos — mesmo aqueles que afirmam ser cristãos — depende de como estão à altura nessas áreas. Se não estão à altura não são legais. E se não são legais, o que eles são?

Aspirantes (pessoas que desejam ser iguais às outras)! Então meninos como você gastam todo o momento que passam acordados, tentando perturbar a multidão legal. Mas o que acontece se eles não podem perturbar? Acabam se sentindo muito mal com eles mesmos. Começam a pensar que estão rejeitados, convencidos de que nunca serão aceitos.

[...] É tudo a respeito da aceitação. Infelizmente, muitos meninos estão dispostos a ir muito longe para tentar ser popular. Claro que há exceções neste jogo cruel. Há meninos cristãos confiantes que não são apanhados no que os outros pensam — homens jovens que são auxiliados na compreensão para a definição certa de legal” (ROSS, Michael. Cresci e agora? 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp. 64,65).

A preocupação com a aparência é comum na adolescência, tanto meninas quanto meninos querem se sentir bem da forma como são. Converse sobre este assunto com seus alunos e reserve um momento para perguntas. Mostre que a Palavra de Deus orienta a moderação quando o assunto é o cuidado com a aparência e não devemos nos moldar ao formato do mundo: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário