segunda-feira, 3 de julho de 2017

Lição 1 - 3º Trimestre 2017 - Ninguém Quer ser Escravo - Primários.

Primários

Lição 1

                         Ninguém quer ser escravo
3° Trimestre de 2017
primarios
OBJETIVO: Que o aluno compreenda que o pecado escraviza o homem.
PONTO CENTRAL: Quem peca é escravo do pecado.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “[...] Quem peca é escravo do pecado” (Jo 8.34)
Querido professor, chegamos ao último trimestre do ano. A partir desta próxima lição seus alunos conhecerão a viagem do povo de Deus pelo deserto. Quantas lições preciosas estudaremos nestas próximas semanas! Que o Senhor Jesus ministre ao seu coração em cada uma delas, renovando sua fé, mesmo quando atravessar cenários áridos de deserto em sua vida.
“Deserto. Uma terra estéril. [...] Várias palavras hebraicas do AT são traduzidas como “deserto” ou “ermo”. Midbar, a mais comum, é encontrada aproximadamente 280 vezes na versão KJV em inglês. [...] O deserto também lembrava aos santos poetas os maravilhosos poderes criativos de Deus, florescendo, como ocorre quando é inundado pelas chuvas sazonais (Is 35.1). Por esta razão, uma palavra que é às vezes usada para deserto é tohu, um termo descritivo do antigo caos (“sem forma”. Gn 1.2) que existia em abundância antes de Deus trazer ordem ao seu mundo criado (veja “ermo”, Dt 32.10; “deserto”, Jó 12.24; Sl 107.40)”. (PHEIFFER, Charles F. Et al. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp. 537-538).
O Senhor pode transformar qualquer deserto, tal como nos guiar por ele à “Canaã”. É preciso, contudo, ter paciência e perseverança, para não tornar-se escravo do passado (Ec 7.10) ou da ansiedade pelo futuro (Mt 6.25). “Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa” (Hb 10.36).
“E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.3-5).
Que Deus lhe capacite e abençoe! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 1 - 3º Trimestre 2017 - O Nascimento de João Batista - Juniores.

Lição 1

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                      O Nascimento de João Batista - Lucas 1.5-25,57-64.
3° Trimestre de 2017
juniores
Prezado(a) professor(a),

Estamos começando mais um trimestre da Revista Lições Bíblicas Juniores. Esperamos que seus alunos estejam agregando conhecimento das Escrituras Sagradas e aumentando o seu relacionamento com Deus. Afinal de contas, esse deve ser o resultado de todo o seu trabalho e empenho na preparação de cada aula. É gratificante quando ensinamos a Palavra de Deus aos nossos alunos e podemos acompanhar o crescimento espiritual de cada um deles.
Neste trimestre seus alunos conhecerão com mais detalhes a vida de Jesus. Seu nascimento, vida, ministério, morte e ressurreição foram registrados pelos quatro evangelistas em seus respectivos evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. A vida de Jesus é repleta de fatos e pessoas que foram alcançadas por sua bondade e graça.

A aula desta semana apresenta o nascimento do homem que foi o precursor de Jesus Cristo: João Batista era o seu nome. Um homem simples que se vestia de pele de ovelha e se alimentava de gafanhoto com mel silvestre. Este era a “voz que clama no deserto”, como disse o nosso Senhor, e veio preparar o coração dos homens para receber o evangelho do Reino e a Salvação já anunciada. Mas, antes que João Batista se tornasse o maior de todos os profetas, Deus operou de maneira gloriosa em seu nascimento. Lucas relata que o pai de João, o sacerdote Zacarias, havia recebido a visita de um anjo que lhe prometera a paternidade. Zacarias ficou atônito com a visão, e como não acreditou que um milagre poderia acontecer devido à sua idade avançada, o anjo disse que ele ficaria mudo até o nascimento do menino.

“O anjo apresenta um resumo da pessoa e ministério de João Batista (Lc 1.14-17). Seu ministério como precursor de Cristo será motivo de alegria para Zacarias e muitas outras pessoas. Prazer (chara) e alegria (agalliasis) são fortemente enfatizados em Lucas-Atos, sobretudo com relação ao ministério do Espírito Santo. A vinda de João Batista será motivo de alegria para muitos por causa da sua posição elevada aos olhos de Deus; ele foi especialmente escolhido para fazer uma grande obra de graça. Em Lucas 7.28, Jesus diz que nenhum dos nascidos de mulher antes de João tinha sido maior que ele. Sua grandeza é resultado de seu papel profético e função como precursor de Cristo.

João deve se abster totalmente de vinho e bebida forte. Até onde a devoção humana é possível, ele será um vaso pronto e limpo, totalmente consagrado ao Senhor. E o que é mais importante, ‘[ele] será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe’. Este enchimento com o Espírito caracteriza João Batista como profeta. A criança prometida terá a missão profética de converter as pessoas da idolatria e pecado para Deus e a justiça. Pessoalmente dedicado a Deus, o ministério de João será capacitado pelo Espírito Santo. Como precursor que prepara o caminho do Senhor, ele será um profeta que cumpre a promessa de Malaquias 4.5,6, e, assim, ele fará o trabalho com o mesmo poder espiritual do profeta Elias” (Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 320).

Compartilhe com seus alunos os detalhes do chamamento do profeta Zacarias e a forma como Deus o escolheu desde o ventre de sua mãe. Deus traçou um plano especial para a vida de Zacarias e ele obedeceu à vontade do Senhor do inicio até o fim. Mostre aos seus alunos que, do mesmo modo, Deus nos escolheu para fazermos a sua obra (cf. Jo 15.16). Para tanto, devemos ter uma vida consagrada que se afasta de tudo o que não agrada a Deus. Diga também que quando servimos a Deus com alegria, essa mesma alegria é transmitida para as demais pessoas.

Para reforçar a lição, escreva no quadro a seguinte frase:

“SOU FELIZ EM SERVIR AO SENHOR JESUS PORQUE...”

Peça aos alunos que escrevam numa folha de papel sulfite os motivos pelos quais eles sentem a alegria em servir a Deus.
Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 2 - 3º Trimestre 2017 - Família, Nosso primeiro Grupo Social - Adolescentes.

Lição 2

Família, nosso primeiro grupo social
3° Trimestre de 2017
adolescentes
ESBOÇO DA LIÇÃO:
FAMÍLIA, CÉLULA MATER DA SOCIEDADE
VIVER E CONVIVER EM FAMÍLIA
BOAS MANEIRAS DEVEM FAZER PARTE DO NOSSO DIA A DIA
A BÍBLIA E A FAMÍLIA
OBJETIVOS
Compreender
 que a família é a célula mater da sociedade;
Saber que a família é um lugar de convivência, de acolhimento e de relacionamentos.
FAMÍLIA, PROPÓSITO E CONSEQUENCIAS DO DESVIO DE PROPÓSITO
O que é família? A família não é um grupo de pessoas rivais, alheias aos interesses umas das outras. Em termos de unidade, é o conjunto de todas as pessoas que vivem sob o mesmo teto, proteção ou dependência do dono da casa ou chefe, que visam ao bem-estar do lar; enfim que se comunicam, se amam e se ajudam. Essa convivência exige o uso e a aplicação de toda capacidade de viver em conjunto, a bem do perfeito e contínuo ajustamento entre os membros da família e destes para com Deus. O convívio entre os familiares indicam o grau e o nível das relações com o Pai e determina o curso do sucesso na família.
Vale lembrar que a família foi criada por Deus com elevados propósitos em todos os sentidos da vida inclusive quanto ao número de filhos.

[...] Deus instituiu a família com o propósito de encher a terra com seres inteligentes e ordeiros, capazes de ter comunhão com Ele. A família é o elemento básico da fraternidade e da moral, por isso se tornou rapidamente o alvo de Satanás. Caim e sua linhagem, por exemplo, foram os elementos que Satanás usou para, de modo estratégico, contrariar o plano de Deus de duas maneiras: 1) Caim tornou-se o primeiro homicida e fratricida. A ele foi dirigida a sentença divina: “E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão” (Gn 4.11). Caim foi atrevido para com Deus, impiedoso com seus pais e tirano com seu irmão. Quem não teme a Deus pode ser um mau filho e um perverso irmão. Caim fora um deles, tirou a vida de seu irmão e a alegria de seus pais. Em suma todo mal procede do homem que se desajusta com Deus; 2) Lameque, o filho de Caim, tornou-se o primeiro bígamo abrindo caminho para inquietação da família. As conseqüências trágicas dessa bigamia perduram até os nossos dias. Leia Gênesis 4.19.
(Texto extraído da obra “SOUZA, Estevam Ângelo de. ... e fez Deus a família, o padrão divino para um lar feliz. Rio de Janeiro, CPAD, pp. 30, 25,26.)

Tenha uma boa aula!
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristã da CPAD
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Lição 2 - 3º Trimestre 2017 - O Único Deus Verdadeiro e a Criação - Adultos.

Lição 2

                                     O Único Deus Verdadeiro e a Criação
3° Trimestre de 2017
adultos
ESBOÇO DA LIÇÃOINTRODUÇÃO
I – O ÚNICO DEUS VERDADEIRO
II – CRIAÇÃO X EVOLUÇÃO
III – A CRIAÇÃO
CONCLUSÃO


OBJETIVO GERAL
Mostrar que cremos em só Deus, o Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I – Reconhecer que há somente um único Deus verdadeiro;
II – Explicar porque o criacionismo e evolucionismo são antagônicos;
III – Compreender a narrativa da criação.
PONTO CENTRAL
Cremos que um só Deus, o Pai Todo-Poderoso é o criador do céu e da terra.
O DEUS ÚNICO E TODO-PODEROSO
O Deus único e verdadeiro se revelou de maneira suficiente em Jesus Cristo e por intermédio de sua Palavra. Não há outro meio de conhecermos a Deus, senão por seu Filho, Jesus Cristo – “E Jesus clamou e disse: Quem crê em mim crê não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim vê aquele que me enviou.” (Jo 12.44,45) –, conforme está revelado em sua poderosa Palavra.
1. A existência de Deus. Para nos relacionarmos com Deus é necessário nos aproximarmos dEle e crer que Ele existe (Hb 11.6). De acordo com as Escrituras Sagradas, a existência de Deus é um fato incontestável. Não há preocupação alguma por parte da Bíblia em provar a existência de dEle, pois desde o primeiro versículo já se subentende essa maravilhosa realidade: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). Bem como uma realidade confirmada por João 1.1: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Logo, o autor aos Hebreus conclui: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados” (Hb 11.3). Que maravilhosa realidade! Deus é! Nele, não há início nem fim, pois de eternidade em eternidade Ele é Deus (Sl 90.2).
2. Uma verdade gloriosa. Ao confirmarmos a verdade maravilhosa da existência do Deus Criador e sustentador de tudo o que há no universo, não há como não se maravilhar com sua grandeza, poder e majestade. A Criação é obra das suas mãos. Saber que Deus é onisciente, onipresente, onipotente, imutável, eterno (atributos incomunicáveis aos seres humanos) nos traz a segurança, pois sabemos que estamos nas mãos do Todo-Poderoso que se importa conosco, seres humanos tão pequenos, finitos e limitados. Ao mesmo tempo em que se mostra fiel, bom, paciente, amoroso, gracioso, misericordioso, santo, reto, justo (atributos comunicáveis aos seres humanos), somos constrangidos, uma vez alcançados pela sua graça, a manifestar tais características que emergem de seu infinito amor.
O Deus único e verdadeiro é um Deus de amor. Mas de justiça também. Fruto do seu amor, Ele enviou o seu filho para tirar o pecado do mundo; fruto de sua justiça, Ele proveu um sacrifício suficiente para apagar os nossos pecados, pois nós que deveríamos estar no lugar do nosso Senhor Jesus. Dentro dessa perspectiva de amor e justiça, é que as Escrituras revelam a obra de um Deus que deseja salvar homens e mulheres, reconciliando-os consigo mesmo por intermédio de Jesus Cristo (2 Co 5.19).
(Texto extraído da revista Ensinador Cristão. Nº 71. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.37.)
Marcelo Oliveira de OliveiraEditor responsável pela revista Lições Bíblicas Adultos
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Lição 1 - 3º Trimestre 2017 - Chegou o Salvador - Pré Adolescentes.

Lição 1

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           Chegou o Salvador!
3° Trimestre de 2017
preadolescentes
A lição de hoje encontra-se em: Lucas 2.1-20.

Olá caro(a) professor(a)

Estamos iniciando mais um trimestre de estudo da Palavra de Deus e esperamos que os seus alunos estejam amadurecendo na fé. Neste trimestre vamos estudar a respeito da pessoa de Jesus, o nosso Salvador. Na fase em que seus alunos estão vivendo, é importante que eles saibam com propriedade, quem é Jesus e porque o chamamos de Salvador. Jesus não é somente o Filho de Deus, mas o nosso Salvador pessoal. 
Existe uma relação pessoal de Cristo com cada um de nós no que diz respeito a nossa entrada no Reino de Deus. Foi Ele quem entregou a própria vida em nosso lugar a fim de nos salvar. Ter esta certeza em nossos corações e manter este relacionamento com Cristo é de suma importância para a vida espiritual de seus alunos. Para tanto, é imprescindível que seus alunos conheçam algumas verdades a respeito do Salvador:
O Salvador... Cristo, o Senhor. Na ocasião do seu nascimento, Jesus é chamado ‘Salvador’. (1) Como Salvador, veio nos libertar do pecado, do domínio de Satanás, do mundo ímpio, do medo, do pecado, da morte e da condenação pelas nossas transgressões (ver Mt 1.21 – nota). (2) O Salvador também é ‘Cristo, o Senhor’. Foi ungido como o Messias de Deus, e o Senhor que reina sobre o seu povo (Mt 1.1 – nota sobre o nome de Cristo). Ninguém pode ter Cristo como Salvador, enquanto o recusar como Senhor.

Cristo. O termo ‘Cristo’ (gr. Christos) quer dizer ‘ungido’. É a forma grega do hebraico ‘Messias’ (Dn 9.25,26). (1) Desde o início do seu Evangelho, Mateus afirma que Jesus é o Ungido de Deus, ungido com o Espírito Santo (cf. Is 61.1; Lc 4.18; Jo 3.34; At 10.38. (2) Foi ungido como Profeta, para trazer conhecimento e verdade (Dt 18.15); como Sacerdote, para oferecer o supremo sacrifício e expiar nossas culpas (Sl 110.4; Hb 10.10-14); e como Rei, para governar, guiar e estabelecer o reino da justiça (Zc 9.9).

Jesus. Jesus é a forma grega do hebraico Yeshua (Josué), que significa ‘O SENHOR salva’ (Js 1.1). O termo define a futura missão do Filho de Maria, que é salvar o seu povo dos seus pecados (v. 21). O pecado é o maior inimigo da raça humana, arruinando a vida e a alma da pessoa. Através da morte expiatória de Jesus e do poder santificador do Espírito Santo, quem vem a Jesus é libertado da culpa e da escravidão do pecado (ver Jo 8.31-36; At 26.18; Rm 6; 8.1-16)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 1386-87, 1503-04).

Leve estas informações para os seus alunos e pergunte se eles sabem o que significa cada termo. Em seguida, responda explicando os termos e pergunte a cada um se possui em seu coração a certeza de que Jesus é o seu Salvador pessoal. Reforce que Ele se torna o nosso Salvador a partir do momento que submetemos as nossas vidas ao seu senhorio.
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 1 - 3º Trimestre 2017 - O Que é uma Sociedade? Adolescentes.

Lição 1

O que é uma Sociedade
3° Trimestre de 2017
adolescentes
ESBOÇO DA LIÇÃO:
O QUE É UMA SOCIEDADE
MUDANÇAS SOCIAIS
JESUS E A SOCIEDADE
OBJETIVOS
Compreender
 o que é uma sociedade;
Saber que os valores de Deus são eternos e imutáveis para todas as sociedades;
Conscientizar de que Jesus deseja que façamos a diferença em nossa sociedade.
CIRCUNSTÂNCIAS QUE RONDAM OS ADOLESCENTES NA SOCIEDADE ATUAL

Prezado professor, prezada professora,

Nesta semana iniciaremos o terceiro trimestre com um tema palpitante: Vivendo em Sociedade. A primeira lição trata sobre o conceito de sociedade: O que é uma Sociedade.

Sabemos que hoje em dia é imprescindível estarmos conectados com a sociedade a nossa volta. Os acontecimentos não cessam e todos os dias somos surpreendidos com novos fatos no campo político, econômico e social. Podemos dizer que os adolescentes vivem numa sociedade conectada à era da informação.

Na sociedade moderna, além dos meios de comunicação tradicionais, há muitas ferramentas eletrônicas como a internet, os blogs, os sites e as tvs por assinatura que trazem as informações em tempo real, mantendo sempre o público atualizado. Os filmes em DVD, na TV ou cartaz nos cinemas também são fontes de informação tendenciosa e intencional, pois podem mostrar várias mensagens subliminares. Devemos entender que por trás de uma história ou enredo, existe sempre uma idéia que influencia e manipula a opinião do telespectador de forma positiva ou não. Seja em programas de televisão, nos cinemas, jornais, revistas, e até mesmo na internet, encontramos diversos assuntos que já possuem opiniões pré-estabelecidas de seus idealizadores.
Na obra “Adolescentes S/A” o autor adverte aos adolescentes acerca do cuidado que devemos ter com os filmes:
“(...) Cuidado com os filmes que exaltam a imoralidade e banalizam a violência. O mal que pode causar é muito maior do que a diversão que proporcionam. (...) Jovens que não estranham a banalização da violência nos filmes podem estar perdendo a sensibilidade e o amor ao próximo sem saber.”
Na sociedade em que vivemos, o volume informacional gerado pela mídia (rádio, jornais, revistas, tv) cresce assustadoramente e, ao passo que isso acontece, a qualidade das notícias e dos programas televisivos tem piorado consideravelmente. Muitas atrações televisivas procuram atrair o telespectador com cenas indecentes, apelativas e personagens que só proferem palavras torpes e desagradáveis. Cabe aos expectadores escolher e selecionar a programação que será conveniente para ele e sua família, usando a sabedoria para apenas assistir atrações que estejam de acordo com a faixa etária do público, que acrescente conhecimento e que edifiquem aqueles que a assistem. Tudo isso reflete o tipo de sociedade que estamos inseridos.
Portanto, muito cuidado e discernimento!
Tenha uma boa aula!
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristã da CPAD
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Lição 1 - 3º Trimestre 2017 - O Que é Avivamento? Juvenis.

Lição 1

O que é Avivamento
3° Trimestre de 2017
juvenis1
ESBOÇO DA LIÇÃO1. O CONCEITO
2. A IMPORTÂNCIA DO AVIVAMENTO
3. AVIVAMENTO PESSOAL E COLETIVO
OBJETIVOS
Apresentar o conceito bíblico e histórico de avivamento;
Destacar a importância do avivamento para a Igreja
Enfatizar a necessidade de um avivamento pessoal e coletivo.
Querido professor, nesta semana iniciamos um novo trimestre, o último do ano, com um tema crucial para a Igreja ao longo dos séculos: Avivamento.
Você recorda como era sua paixão e devoção por Cristo no início da caminhada com Ele? A chama do primeiro amor, os momentos em que buscava o batismo no Espírito Santo, o dia em que finalmente Ele o batizou, as experiências marcantes em vigílias, retiros e orações? Como é esplêndido emergir essas ocasiões e sensações à memória. E melhor do que isto, reacendê-las e trazê-las de volta à realidade.
De tempos em tempos todos nós, tanto como Igreja individual, quanto coletiva, precisamos de um avivamento. O clamor do profeta Habacuque continua ecoando: “... aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia” (Hc 3.2).
Aproveite este tema para compartilhar com seus alunos da chama que já ardeu em seu coração e que, quem sabe, não necessita hoje ser reacendida. Conte-os como foi o seu batismo com o Espírito Santo, como foram maravilhosas as experiências em que sentiu o fogo de Deus te tocar. Indague-os e deixem que também relatem à turma os testemunhos deles. Ao final, ore para que estes tipos de relatos não se tornem apenas lembranças; afinal, o Senhor é infinito e tem sempre mais a derramar sobre aqueles que O buscam. Que a sua classe seja cheia do Espírito Santo!
“Avivamento: União do verbo ‘avivar’ com o sufixo ‘mento’, formador de substantivos que indicam ação ou efeito (Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, volume 1 e 2, Barsa Planeta). Outros termos sinônimos são reavivamento, despertamento e renovação. A descrição a seguir é resultado do que disseram vários eruditos envolvidos em experiências de avivamentos na igreja por mais de 300 anos.
Avivamento é uma obra de Deus pelo seu Espírito por meio da Palavra, levando os espiritualmente mortos a viverem a fé em Cristo e renovando a vida interior de crentes negligentes e sonolentos. No avivamento, Deus torna novas as coisas velhas, dando novo poder ao Evangelho e novo despertamento espiritual para aqueles cujos corações e consciências têm estado cegos, duros e frios. Avivamento, desta forma, anima e reanima igrejas e crentes a casarem um impacto espiritual e moral nas comunidades. O avivamento implica numa restauração inicial, seguida pela manutenção do renascimento por tanto tempo quanto a visitação durar.
Um avivamento ou despertamento é um movimento do Espírito Santo trazendo o avivamento do cristianismo do Novo Testamento à Igreja de Cristo e aos seus relacionamentos na comunidade. Tal despertamento pode mover uma igreja ou igrejas num bairro ou cidade, o corpo de crentes em todo um País ou continente; ou até todos os crentes em todo o mundo.” (ARAÚJO, Isael de, Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 109).
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 1 - 3º Trimestre 2017 - Tempo Para Todas as Coisas - Jovens.

Lição 1

Tempo para Todas as Coisas
3° Trimestre de 2017
jovens
INTRODUÇÃO
I - O TEMPO E SUAS IMPLICAÇÕES
II -  DEUS E O TEMPO
III - A VIDA NO TEMPO
CONCLUSÃO 


Professor, preparado para dar início a mais um trimestre? Estudaremos a respeito daquele que pode ser um inimigo ou aliado nosso, o tempo. A vida é breve e temos que ter sabedoria para viver cada dia de maneira que venhamos alcançar corações sábios.
Para aprofundar a sua reflexão, vamos conhecer com mais profundidade, o significado da palavra-chave da lição: tempo.
Tempo
“1. Chronos denota ‘espaço de tempo’, quer pequeno (por exemplo, Mt 2.7; Lc 4.5), quer longo (por exemplo, Lc 8.27; 20.9); ou uma sucessão de ‘tempos’, menores (por exemplo, At 20.18), ou maiores (por exemplo, Rm 16.25, ‘tempos eternos’); ou duração de ‘tempo’ (por exemplo, Mc 2.19, segunda parte, ‘enquanto’, literalmente, ‘por qualquer tempo’).

2. Kairos,primariamente, ‘medida de vida, proporção devida’, quando usado acerca de ‘tempo’, significava ‘um período fixo ou definido, estação, temporada’, às vezes, um ‘tempo’ oportuno ou apropriado (por exemplo, Rm 5.6, ‘a seu tempo’; Gl 6.10, ‘tempo’). Em Marcos 10.30, ‘neste tempo’, e Lc 18.30, ‘neste mundo’ (kairos), ou seja, ‘nesta vida’, é posto em contraste com ‘a era vindoura’. Em 1 Ts 5.1, na frase ‘dos tempos e das estações’, o termo ‘tempos’ (chronos) referes-se à duração do intervalo anterior à parousia de Cristo e à duração que o ‘tempo’ ocupará, como também outros períodos; o termo ‘estações’ diz respeito às características destes períodos.

3. Hõra, primeiramente, ‘qualquer hora ou período fixo por natureza’, é encontrado em Mt 14.15; 18.1; Mc 6.35 (‘dia’); Lc 1.10; 14.17; Jo 16.2,4,25; Rm 13.11; 1 Jo 2.18 (duas vezes); Ap 14.15; em 1 Ts 2.17, ‘momento (de tempo)’, literalmente, ‘(estação, ‘tempo’) de uma hora’ (Dicionário Vine. 14.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p. 1013).
Agora vamos refletir a respeito do Texto Bíblico da Lição.
Poema de um mundo bem ordenado (Ec 3.1-8)
Na poesia desta passagem o Pregador explana seu texto: ‘Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu’. Há intérpretes que só veem um fatalismo absoluto nesta passagem (1-8), acompanhado da entrega resignada dos homens (9-15). Outros veem o reconhecimento da soberania de Deus, complementada pela liberdade do homem e sua habilidade de ajustar sua vida às exigências de Deus. Atkins escreve: ‘A passagem possui uma excelência contida de movimento, como se o rio da vida se transformasse em duas correntes fluindo por entre os mesmos limites. Existe uma corrente de permissão, se assim pudermos chamá-la, e outra de proibição. Faz parte da sabedoria da vida saber onde pegar a maré adequada e não desperdiçar esperança e esforços naquilo que não pode ser feito — pelo menos não naquele momento’. Deus determinou a ordem, e é nossa tarefa cumpri-la.

Em vez de tratar dos aspectos do mundo da natureza, estes versículos tratam das ações do homem. O significado da maior parte do texto é claro, sendo que não se deve esperar encontrar significados literais em palavras usadas de forma poética. O tempo o tempo de se arrancar o que se plantou (2) provavelmente significa colher ou talvez signifique escavar, isto é, transplantar, como é feito nas plantações de tomates. O tempo de matar (3) talvez se referira à execução judicial, ou a hostilidades. Em vista do versículo 5, ele pode todavia significar de maneira generalizada a palavra destruir. O tempo de amar (8) sugere expressar nosso amor a Deus e às pessoas que nos cercam. O tempo de aborrecer (‘odiar’, NVI) seria odiar o mal e se opor a ele.

Está claro que a vida de um homem não é simples. É um complexo de forças que interagem entre si e que estão em constante mudança e que exigem uma reação agora e uma reação diferente em circunstâncias diferentes. Nem sempre gostamos de mudanças, mas a sabedoria requer que nos ajustemos a isso. Ao olharmos para trás, podemos dizer que certamente Deus o planejou” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 3. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 438,439).
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 1 - 3º Trimestre 2017 - Inspiração Divina e Autoridade da Bíblia - Adultos.

Lição 1

Inspiração Divina e Autoridade da Bíblia
3° Trimestre de 2017
adultos
ESBOÇO DA LIÇÃOINTRODUÇÃO
I – REVELAÇÃO E INSPIRAÇÃO
II – A INSPIRAÇÃO DIVINA
III – INSPIRAÇÃO PLENA E VERBAL
IV – ÚNICA REGRA INFALÍVEL DE FÉ E PRÁTICA
CONCLUSÃO
OBJETIVO GERAL
Conscientizar a respeito da inspiração divina, verbal e plenária da Bíblia Sagrada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I – Reconhecer a revelação e inspiração da Bíblia Sagrada;
II – Mostrar a inspiração divina na Bíblia Sagrada;
III – Explicar a inspiração plena e verbal da Bíblia Sagrada;
IV – Saber que a Bíblia Sagrada é a nossa única regra de fé e prática.
PONTO CENTRAL
Cremos na inspiração divina e autoridade da Bíblia Sagrada.

A RAZÃO DA NOSSA FÉ
Prezado professor, prezada professora,
Com o advento da Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil, um documento inédito para a denominação brasileira, tem-se a oportunidade de estudar as doutrinas bíblicas fundamentais para a edificação da igreja. Também no campo “Verdade Prática”, ao longo do toda revista, você perceberá os artigos de um belo documento que resume a nossa fé: o Cremos, também atualizado pela Comissão Especial da CGADB. Seguindo o esquema das principais teologias sistemáticas, inauguraremos o estudo deste trimestre tendo como tema a Bíblia: sua formação, autoridade e inspiração divina.
A Bíblia, Palavra de Deus
No tempo dos apóstolos ainda não havia a formação final do Novo Testamento. Quando se reunia para cultuar a Deus, a igreja neotestamentária lia o Antigo Testamento. E quando recebia as cartas apostólicas, as lia nas reuniões semanais. Posteriormente, essas cartas, e os evangelhos, foram paulatinamente aceitos pela igreja como escritos inspirados por Deus. Ora, havia alguns critérios para isso: como a autoria apostólica ou de pessoas que tivessem andando com os apóstolos que viram Jesus. Por direção divina, pudemos hoje ter os 27 livros reunidos em o Novo Testamento, mais os 39 do Antigo. Totalizando 66 livros na Bíblia.

O teólogo pentecostal, John R. Higgins, remonta os primórdios da formação da Bíblia Sagrada, mostrando que a composição dos livros da Bíblia está fechada e o que temos em mãos foi milagrosamente nos dado por Deus:
“O cânon bíblico está fechado. A revelação infalível que Deus fez de si mesmo já foi registrada. Hoje, Ele continua falando através dessa Palavra. Assim como Deus revelou a si mesmo, e inspirou os escritores a registrar essa revelação, Ele mesmo preservou esses escritos inspirados, e orientou o seu povo na escolha destes, a fim de garantir que a sua verdade viesse a ser conhecida. Não se deve acrescentar outros escritos às Escrituras canônicas, nem se deve tirar delas nenhum escrito. O cânon contém as raízes históricas da Igreja Cristã, e ‘o cânon não pode ser refeito assim como a história não pode ser mudada’” (Teologia Sistemática:Uma Perspectiva Pentecostal. CPAD, p.115).
Hoje, se temos uma Bíblia em mãos é milagre de Deus! Devemos agradecê-lo por nos entregar a sua Palavra. E a melhor maneira de fazer isso é meditar nas Escrituras dia e noite (Js 1.8), de modo que ela esteja “encarnada” em nossa mente e coração.
(Texto extraído da revista Ensinador Cristão. Nº 71. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.36)
Marcelo Oliveira de OliveiraEditor responsável pela revista Lições Bíblicas Adultos
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