segunda-feira, 24 de março de 2014

Lição 13 - 1º Trim. 2014 - O Legado De Moisés.

Lição 13
O Legado DE MOISÉS

30 de março de 2014
Professor Alberto

TEXTO Áureo

"Era Moisés da idade de Cento e Vinte Anos when Morreu; OS SEUS Olhos Nunca se escureceram, NEM Perdeu o elemento Seu vigor" (Dt 34,7).

VERDADE PRATICA


Moisés FOI USADO POR Deus parágrafo Tirar Israel do Egito e Entregar OS Dez Mandamentos Para a Humanidade.

Comentario DO TEXTO Áureo


"Era Moisés da idade de Cento e Vinte Anos when Morreu; OS SEUS Olhos Nunca se escureceram, NEM Perdeu o elemento Seu vigor" (Dt 34,7).

Nosso Texto Áureo ESTA inserido nenhum Último Capítulo do Livro de Deuteronômio Onde relata OS FINAIS Momento ea morte de Moisés. Nosso Texto Áureo reitera a declaração that Moisés havia dada Anteriormente Registrada los Dt 31,2: "Disse-lhes mensagens: Sou, Hoje, da idade de Cento e Vinte ANOS ...".
Os Cento e Vinte Anos da Vida de Moisés estao Divididos los 3 periodos de 40 Anos: 40 Anos sem Egito; 40 Anos sem deserto de Mídia, E 40 Anos Ensinando e conduzindo o Povo parágrafo Canaã ATÉ SUA morte no Monte Nebo (Dt 34,5) .
O livro de Deuteronômio AO declarar: "... OS SEUS Olhos Nunca se escureceram, NEM Perdeu o elemento Seu vigor "(Dt 34,7), aponta parágrafo UMA Questão de suma importância, embora Moisés estivesse com 120 Anos, OU SEJA, UMA idade Bastante avançada , elemento   Localidade: Não Morreu devido AOS efeitos de hum Corpo Físico debilitado Pela Doença, Moisés Localidade: Não Morreu POR UMA enfermitade mas Ate O ultimo suspiro, enxergava perfeitamente Bem E possuía vigor. Naturalmente Seu Corpo Físico Sentia o peso da idade avançada: "... ja Localidade: Não POSSO Sair e Entrar ..." (Dt 31.2) , mas MESMO ASSIM estava Muito Bem de Saúde e com a alma revigorada.
Considerando, portanto, o SUA avançada idade, SEJA OU, 120 Anos, PODEMOS AFIRMAR POR inferência that   was that o SENHOR   cuidou da Visão de Moisés,   mantendo-LHE o vigor parágrafo Que elementos pudesse chegar nessa idade avançada e AINDA contemplar uma Promessa de Deus a Israel (Dt 34,1-4).
O Fato de Viver 120 Anos, also o capacitou parágrafo ensinar UMA Nova Geração, Uma Vez Que, AQUELA Geração Que elementos conheceu E os conduziu do Egito, Pelo deserto, comeu uma divisa de Canaã Todos, EXCETO Josué e Calebe, morreram, cabendo AO longérrimo Moisés Construir uma UMA nova Identidade do povo de Israel, ágora Localidade: Não Mais de mentalidade servil, insegura e fragilizada, mas UMA Nação guerreira e confiante.
O livro de Deuteronômio rescisão com Três versículos biográficos sobre Moisés: "Nunca mais se levantou los Israel profeta sândalo Como Moisés, com quem de o SENHOR houvesse TRATADO enfrentar um rosto, não tocante a de Todos os Sinais e Maravilhas Opaco, Por mando fazer SENHOR, fez na terra do Egito, a Faraó, a de Todos os SEUS OFICIAIS ea Toda a terra SUA; e não uma tocante Todas como Obras de SUA Mão Poderosa e EAo grande e terríveis Feitos Opaco operou Moisés à vista de TODO o Israel "(Dt 34.10- 12).
Interação
Chegamos na jornal Última Lição fazer Primeiro Trimestre de 2014, è de suma importância Que venhamos rever como Temáticas apresentadas Nesse Trimestre.
Estudamos Neste Trimestre sobre o Livro do Exodo.

OBJETIVOS
APOS ESTA aula, o Aluno Devera Estar apto a:
Conhecer a Respeito dos Últimos Dias da Vida de Moisés.
Explicar como Características de Moisés Como Homem de Deus e pastor de Israel.
Aprender à luz fazer Legado de Moisés sobre a Comunhão, a Prudência ea piedade.

Comentario
INTRODUÇÃO
Palavra Chave
Legado:
O Que E transmitido como Gerações Que se seguem.
Se HÁ alguma Coisa de valor transcendente Opaco OS Líderes PODEM deixar AOS Sucessores E o Seu Legado. Queremos DiZer com Legado Toda a Disposição, Tradição, Exemplos e Valores morais e espirituais, deixados Pelo Líder parágrafo O Bem da Igreja local.
Conta-SOE uma biblia uma História de hum rei Chamado Jeorão (2Co 21,4-20). Este era hum opressor, SEM QUALQUÉR Sensibilidade Humana e Opaco andava nn Caminhos dos Reis de Israel.
ESSE Rei nao deixou QUALQUÉR Legado edificante parágrafos OS SEUS Sucessores, AO Ponto de o Texto Bíblico descrever o Sentimento do povo QUANDO SUA da morte, Desse Modo: . "e FOI-SE SEM deixar de si saudades" (v.20) Que Este Localidade: Não SEJA o Legado dos Líderes cristãos!
Moisés nasceu when Israel estava cativo não Egito, Durante OS terríveis Dias em Opaco faraó ordenou Que da de Todos os Recém-Nascidos israelitas fazer sexo masculino fossem Mortos (Êx 1.15,16). Casou-se com Zipora, FILHA DE Jetro, Sacerdote de Mídia, Descendente de Abraão (Gn 25.1,2).
Ele. Teve UMA Comunhão especial com o Senhor e NAS Escrituras Sagradas E repetidamente Chamado de "servo de Deus", env "fiel was los Toda a Sua Casa" (Hb 3.5). No Último Livro do Antigo Testamento, Deus Chama Moisés de "servo Meu" (Ml 4.4), e não Último Livro do Novo Testamento elemento E Chamado "Moisés, servo de Deus" (Ap 15.3). Moisés E UMA figurativa tipológica de Cristo.
I. OS ULTIMOS DIAS DE MOISÉS
1. As Palavras de despedida. O Ministério de Moisés chegaria Ao Fim EM BREVE. Consciente dEste Fato, elemento se despede Ensinando o Seu Povo a GUARDAR como leis.
No Capítulo 32 do Livro de Deuteronômio, TEMOS O Último Cântico de Moisés. O servo faz Senhor se despede com Adoração e louvor. Moisés de forma Bem Didática FAZ UM Resumo de Toda a História de Israel los forma de Cântico.
Segundo a Biblia de Estudo Aplicação Pessoal, ele "O Povo Fez lembrar de SEUs mal posicionados, um Fim de Opaco Localidade: Não Mais OS repetisse e suscitou uma Nação uma Confiar apenas los Deus".
2. Moisés incentiva O Povo a meditar na Palavra. era Moisés hum Homem Que amava OS preceitos divinos. Por ISSO, as antes de SUA Partida elemento incentiva e reforça a ideia de Opaco OS israelitas precisavam Ouvir e obedecer como ordenanças de Deus, um Fim de Opaco prosperassem enquanto Nação. Sabemos Que Todos Opaco AmAm e meditam na Lei de Deus Bem-aventurados São (Sl 1,1-6).
3. Moisés ve a Terra Prometida e morre. Antes de Morrer, Das Moisés abençoou CADA UMA Tribos de Israel (Dt 33,1-29). Ele. Lutou los favor fazer Seu Povo EO amou ATÉ OS ULTIMOS Dias de SUA Vida. He was fiel a Deus e à SUA Nação Tudo em.
Por Ocasião de SUA morte, Por Ordem de Deus, Moisés sobe Ate O monte Nebo e dali avista Toda a Terra Prometida. Porem, nao tem Permissão Para Entrar Nela. Moisés havia desobedecido a Deus ferindo a rocha (Nm 20). Ali não monte, Solitário, o grande legislador Vai se encontrar com o Seu Deus.
He was sepultado Pelo Senhor los hum vale na terra de Moabe, Todavía, o Nunca locais was revelado uma Ninguem (Dt 34,6). Certamente Deus Quis evitar Opaco o local, ASSIM Como o Corpo de Moisés, fossem venerados Pelos israelitas. Durante Trinta Dias OS israelitas choraram e lamentaram a morte de Moisés (Dt 34,8).
4. Moisés nomeia Seu sucessor (Dt 31,1-8). è necessario Comecar Bem hum Ministério e terminação-lo de Igual forma. Moisés preparou Josué parágrafo Opaco Este Fosse o Seu sucessor.
O Legislador de Israel tinha Consciência de Que Seu Ministério hum dia findaria. E Muito Importante Que o Líder do Povo de Deus tenha ESTA Consciência e preparar Sucessores OS SEUS AINDA los Vida, ASSIM Como fez Moisés (Dt 34,7-9).

SINOPSE DO topico (I)
Em SEUS ULTIMOS Dias de Vida, Moisés dispensou Palavras de advertências e exortações AO Povo. Em SEGUIDA, Viu a Terra Prometida e Morreu.

II. MOISÉS, PASTOR DE ISRAEL
1. Homem de Deus. No final de Carreira de SUA, Moisés E NAS Escrituras Chamado de "Homem de Deus" (Dt 33,1).
Ele. E also pastor e Líder do Povo de Israel soluçar A Mão de Deus (Sl 77.20). ASSIM, Homem de DEUS É O Homem a quem de Deus EUA Como Ele. Quer.
2. Homem de Oração. Uma Vida de intensa Oração de Moisés resultou los Força, Coragem, destemor, Sabedoria e humildade, POIs O Povo de Israel era na Época Muito desobediente, murmurador e carnal.
Moisés era hum Homem Muito Ocupado com SEUS Encargos, mas conseguia LeVar Semper Muito ritmo los Oração intercessória Pelo Povo.
Era com a Sabedoria do Alto Opaco Moisés orava. Um Exemplo Disso ESTA los Exodo 33,13, when elemento Diz: . "rogo-te that [...] me Facas sabre o TEU Caminho" No versiculo 18, elemento ora los Continuação: "Rogo-te Que me mostres a tua Glória" .
Essas Duas Orações Localidade: Não devem servi invertidas Pelo crente, Como alguns FAZEM POR imaturidade UO fanatismo.
Moisés intercedeu Diante do Senhor pedindo par Entrar na Tão sonhada Terra Prometida, mas Deus negou ESSE Pedido (Dt 3,23-25). Oremos Semper UNS OUTROS Pelos Hook, Pelos Hook inclusive desconhecidos. Intercedamos "POR TODOS OS Homens" (1Tm 2.1) , um Fim de Opaco alcancem a eterna Jerusalém.
3. Homem de Fé. Moisés agia POR Fé los Deus (Hb 11,24-29), Dai, uma QUANTIDADE de Milagres realizados Pelo Senhor atraves DELE.
SEUS Pais FORAM Campeões da Fé (Hb 11.23), POIS A fe los Milagres Deus ópera (Mt 17,18-21; No 3.16; 6.8 ;). Alias, a UM DOS dons espirituais E o da Fé (1 Coríntios 12.9); Maravilhas operar Fé para.
Moisés e Arão realizaram muitos Milagres perante Faraó e SEUS OFICIAIS não PERÍODO Opaco precedeu uma SAÍDA de Israel do Egito (Êx 4-12).
ESSES Milagres los forma de catástrofes tinham POR Objetivo demonstrar publicamente Opaco OS deuses do Egito nada ERAM Diante do Deus verdadeiro e Único de Israel (Êx 12.12; Nm 33,4).

SINOPSE DO topico (II)
Era Moisés Como pastor de Israel hum Homem de Deus, de Oração e de ferro.
III. Aprendendo COM MOISÉS
1. A cultivar com Comunhão Deus. "Cultivar", significa incentivar, preparar parágrafo O Crescimento.
Muito Antes de como Primeiras flores aparecerem OU OS Sinais fazer VISTOS Fruto Serém, Muito FOI Feito de para preparar uma planta parágrafo o Fruto esperado. O lavrador cuida da planta com zelo parágrafo Opaco ESTA SEJA Mais Produtiva.
Este Processo de carinho e Atenção E o cultivo. E los Nossa Relação com Deus, Mediante a Comunhão Contínua, Que Nossa Vida é mudada e desenvolvida los Direção à Realização plena.
Como Filho de Deus, Você. desfruta de plena Comunhão com o Pai, o Filho EO Espírito Santo? Cultivar, Como Moisés, ESTA Comunhão, Passando Mais ritmo com Oração Deus em, Leitura da Palavra e Adoração. Moisés FOI UM Homem Que cultivou UMA Comunhão Bastante Íntima com Deus.
2. A ter Comunhão COM To Us Link crentes. atraves da Vida de Comunhão com os Santos, voce é incentivado a Viver a Vida Cristã Saudável e Abundante. Os Primeiros cristãos tinham Comunhão Diaria Entre si (Pelo 2,46).
Nao Admira Que da SUAS VIDAS fossem Testemunhos Poderosos fazer Evangelho e fizessem com Opaco como PESSOAS tivessem sede de Salvação. Havia UMA Colheita diaria de almas, à Medida Que o Senhor acrescentava uma Igreja OS Que da IAM SENDO salvos (At 2.46,47).
Moisés prezava Pela Comunhão em Família e com TODO O Povo de Deus. Sigamos de Perto o Seu Exemplo e busquemos uma Comunhão com OS nossos Irmãos, POIS ESTAMOS also Todos Caminhando rumo à Terra Prometida.
3. A Aceitar o Ministério de Líderes piedosos. Os Líderes São Instrumentos de Deus parágrafo Alimentar e Nutrir Seu Povo. Efésios 4,11-13 enfatiza Que o Propósito dos Ministérios de apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Doutores na Igreja E edificar o Povo de Deus.
QUANDO Você. Aceita e Aplica OS Ensinos de Deus, Opaco nn São proporcionados POR Meio dos Líderes Opaco Ele. Chamou, voce é levado a hum Lugar de Maior Fertilidade e de Crescimento (Ef 4.16).
Toda Vez Que OS hebreus deixavam de obedecer a Moisés ELES ERAM pecavam e grandemente prejudicados. QUANDO Miriam se rebelou contra a Liderança de Moisés, Seu Irmão, ELA ficou leprosa EO Povo TODO Localidade: Não PoDE Partir. Todos ficaram retidos Pela desobediência de UMA Única Pessoa.
4. A ter Cuidado COM OS Inimigos. Ao entrarem na Terra Prometida, Os israelitas tinham de destruir como Nações ímpias Opaco ali Viviam. ESSE era o plano de Deus, mas Israel Localidade: Não o seguiu.
Em consequencia Disso, O Povo de Israel FOI seduzido Pelos maus Caminhos deusas Povos (Sl 106,34-36). Essa Experiência E hum aviso parágrafo NOS. Cuidado com o Inimigo e como SUAS propostas. Vigie parágrafo Que voce é SUA Família Localidade: Não Sejam seduzidos pelas Coisas dEste Mundo.
O Mundo ea SUA concupiscência E Passageiro, mas OS Valores de Deus ea SUA Palavra São eternos.

SINOPSE DO topico (III)
A Vida de Moisés nn Ensina a cultivar uma Comunhão com Deus e com o Próximo, a Prudência ea piedade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Moisés cumpriu SUA Carreira com Fé los Deus, Coragem e determinação. Em Tudo elementos buscou Ser fiel AO Senhor. Sigamos o Exemplo dEste Líder um Fim de Que possamos Viver com Sabedoria ea agradar a Deus los Toda A Nossa Maneira de Viver.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
Biblia de Estudo Defesa da Fé: Questões Reais, Respostas Precisas, Fé Solidificada. RJ: CPAD, 2010.
HAMILTON, VP Manual do Pentateuco:. Gênesis, Exodo, Levítico, Números e Deuteronômio 1 ed, RJ:. CPAD, 2006.
ZUCK, RB (Ed.). Teologia fazer Antigo Testamento.1 ed, RJ:. CPAD. 2009.
FONSECA, Alberto A. O Povo de Israel - Uma Perspectiva Bíblica e Histórica . Clarim - Campinas - SP, 2008.
Auxílio Bibliográfico I
Subsídio Bibliológico
"[Deuteronômio] 31,2 [...] Parece injusto Que o senhor negue a Moisés o Acesso à Terra Prometida, Por Causa de UMA Explosão e descontrole POR Parte daquele Homem (1,37;. Cf Nm 20.12). Mas Moisés, AQUELE Homem Que havia Recebido hum Privilégio especial, also was incumbido de UMA Responsabilidade especial. Deixar de cumprir a SUA Responsabilidade de UMA forma Completa significava passar um Reputação Má ter uma, Tanto Para Si MESMO Como par o Seu Deus. Por Este Motivo, elemento Localidade: Não PoDE Entrar na terra, com uma Geração nova.
31,9 Este versiculo confirmação claramente a autoria mosaica, Pelo Menos do Livro de Deuteronômio, se Localidade: Não TODO o Pentateuco. Os Opaco argumentam Opaco Editores fazer finais da Época anterior AO exílio, OU ATÉ MESMO Durante o exílio, inseriram declarações Como ESTA parágrafo INDICAR UMA Composição de autoria mosaica tardia, o FAZEM apenas com base de los UMA pressuposição de Opaco Moisés Localidade: Não poderia ter Escrito Estes Textos . Estás suposições infundadas PODEM surgir de hum Desejo de despir o Pentateuco, ea Biblia Como hum todo, de QUALQUÉR Credibilidade "(Biblia de Estudo Defesa da Fé: Questões Reais, Respostas Precisas, Fé Solidificada RJ:. CPAD, 2010, p.359)

Auxílio Bibliográfico II
Subsídio Bibliológico
"Em hum Certo SENTIDO, Deuteronômio, e na Verdade do todo o Pentateuco, rescisão de Como Uma História incompleta. Deuteronômio se encerra SEM Opaco Moisés UO Israel adentrem a terra, embora Moisés tenha podido ve-la. O Que Deus tinha prometido repetidas Vezes AOS patriarcas, from Gênesis 12,7, Nao se concretiza Ate O Fim do Pentateuco. Von Rad resolveu de Modo Fácil (e artificial) ESSA Questão, bastando substituir o Conceito de Pentateuco Pelo de hum Hexateuco. Ele. Traz Josué parágrafo o clímax final de hum Conjunto de SEIS Livros, Em Vez de permitir Que da Deuteronomio e Moises desempenhem ESSE PAPEL EM UM Conjunto de Livros do cinco.
Todavía, uma forma Como o Pentateuco E Encerrado PODE Ser Mais UMA Confirmação Teológica Que hum Problema Teológico. Em Primeiro Lugar, Como comenta Sanders, uma POSIÇÃO de Deuteronômio Entre Números e Josué, Entre peregrinações EO FIM das peregrinações, 'Tomou o Lugar de Josué e SUAS Conquistas Como o clímax fazer Perigo Canonico de Autoridade [...] A Verdadeira Autoridade E encontrada apenas no PERÍODO de Moisés '.
Disso de Além, o Pentateuco rescisão com realismo ('VOCES AINDA Localidade: Não São o Que Deus Quer Que Voces Sejam') e Esperança ('Logo Voces não estarão Lugar Que Deus lhes separou'). E não deserto Que Voce esta, mas Localidade: Não E não deserto Que Ficara. Para citar Walter Brueggemann: 'O Texto, de Mais uma Mais, servir parágrafos TODO O TIPO de Comunidades de exilados. O Pentateuco é e não das Contas finais, uma Promessa de hum lar e de hum RETORNO AO lar. E UMA Promessa dada Pelo Deus de Todas como Promessas, Que jamais se contentará com o deserto, o exílio UO o degredo "(HAMILTON, Manual VP fazer Pentateuco:.. Gênesis, Exodo, Levítico, Números e Deuteronômio 1 ed, RJ: CPAD, 2006, pp.534-35)

SUBSÍDIOS ENSINADOR Cristão
O Legado de Moisés
Moisés FOI UM Importante profeta, poeta, legislador e Acima de Tudo servo faz Senhor valoroso. Um Homem de Muita Fé. A Fé de Moisés fez com Opaco elemento acreditasse não Impossível. Sem Fé Localidade: Não térios conduzido POR Tantos Anos hum Povo rebelde e contumaz. Suá Vida FOI UM Milagre, POIs AINDA FOI Bebê Salvo da Morte POR SEUS Pais. Embora tenha Sido CRIADO não Egito, elemento se identificou com o Seu Povo (Hb 11.5). Moisés viveu nenhuma Egito, FOI CRIADO Pela Filha de Faraó, mas Nunca permitiu Opaco o Egito entrasse los Seu Coração. A Palavra de Deus n º s exorta: "Localidade: Não vos conformeis com Este mundo" (Rm 12.2), o Egito E hum Tipo do Mundo. PODEMOS NAO nn adequar à Maneira de Mundana ser. Vivemos Neste Mundo, mas Localidade: Não pertencem OS um elemento, ESTAMOS Aqui de Passagem. Veremos EM BREVE NAO uma Terra Prometida, mas de uma Nova Jerusalém.
Moisés FOI escolhido e Preparado Pelo Senhor parágrafo conduzir OS hebreus comeram uma Terra Prometida. O Povo peregrinou Durante Quarenta Anos Pelo deserto, e Certa Vez, Deus desejou exterminar O Povo ali MESMO e Prometeu a Moisés Que faria DELE UMA grande Nação: "Agora, POIs Deixa-me, Que O Meu furor si acenda enguias contra, e sistema operacional consuma; e eu farei de ti UMA grande Nação "(Êx 32.10). Todavía Moisés Localidade: Não buscava somente favores divinos Para Si. Ele. amava Seu Ministério e SUAS Ovelhas e intercedeu los favor delas (Êx 32,11-14). Moisés FOI Testado Pelo Senhor. Deus also testa um Fidelidade OE de amor daqueles Opaco Ele. Chama parágrafo conduzir Seu Povo. Tem Sido Você. fiel?
Moisés era Homem e Como tal hum dia Seu Ministério chegaria AO final. Porem, Como Líder elemento se preocupava com Seu Povo e desejava instruí-los par Opaco DEPOIS de SUA Partida continuassem tendão de Deus Como o Soberano e Único Senhor. Antes de partir e Estar parágrafo Semper com o Senhor, Moisés se preocupou los deixar Toda a lei Escrita, assegurando Que O Povo jamais abandonaria um.
DEPOIS de atravessar o mar Vermelho, Moisés cantou hum hino de louvor e Adoração AO Senhor Pela Passagem e Livramento milagroso. Perto de passar Desta Vida parágrafo uma eternidade, Moisés canta Novamente adorando a Deus. Seu Cântico E hum Resumo de Tudo Que Deus fez los favor não Seu Povo. Moisés era um deus Grato Por Todos OS SEUS Feitos. Moisés começou Bem SUA Carreira e terminaria OS SEUS Dias also Bem, Todavía POR desobedecer a Deus elemento Localidade: Não Entrou na Terra Prometida. Moisés ve a Terra Prometida e morre. O local de sepultura da SUA E hum Mistério Que Será, será revelado somente na eternidade.


segunda-feira, 3 de março de 2014

Lição 10 - 1º Trim. 2014 - As Leis Civis Entregues Por Moisés Aos Israelitas.

LIÇÃO 10
AS LEIS CIVIS ENTREGUES
POR MOISÉS AOS ISRAELITAS

09 de março de 2014

TEXTO ÁUREO

“Mas o juízo voltará a ser justiça, e hão de seguí-lo todos os retos de coração” (Sl 94.15).

VERDADE PRÁTICA

Deus é justo e deseja que o seu povo aja com justiça.

COMENTÁRIO DO TEXTO ÁUREO


“Mas o juízo voltará a ser justiça, e hão de seguí-lo todos os retos de coração” (Sl 94.15).

Nosso texto áureo está inserido no Salmo 94, apelo à justiça de Deus contra os malfeitores. Esse salmo é classificado como salmo de lamentação, o maior agrupamento entre os salmos são de lamentações, tratando-se de lamentação individual ou coletiva, nesse caso o Salmo 94 apresenta lamentações de um indivíduo especificamente (vs. 16-23) e coletivo (vs. 5, 10 e 14).
Os salmos de lamentação possuem características similares, eles iniciam clamando por socorro, seguidamente fazem uma descrição, às vezes detalhadas, dos inimigos, daqueles adversários que estão enfrentando, expressam e manifestam o anseio por justiça sobre os inimigos e encerram com declaração de confiança em Deus com louvor e ação de graças, acreditando que a oração já estava respondida ou a caminho. Existem também alguns salmos que terminam com um certo desespero, devido a ardente aflição, infelizmente algo real do cotidiano humano.
O Salmo 94 aponta para uma divisão em duas partes bem distintas, alguns teólogos sugerem que originalmente podem ter sido composições separadas. A primeira parte pode ser observada nos versículos: 1-15 e a segunda parte nos versículos 16-23. Se realmente tratar-se de dois salmos reunidos em um, então é plausível que as duas composições tenham sido reunidas na composição da Septuaginta (Septuaginta é a tradução do Pentateuco do hebraico para o grego feito entre os anos 285 a 265 a.C. por 72 eruditos judeus em Alexandria a pedido do rei Ptolomeu IV, Filadelfo, nos séculos seguintes os demais livros do Antigo Testamento foram traduzidos).
Se o salmo 94 era inicialmente apenas uma lamentação individual, e posteriormente tenha sido reunida com o lamento de um grupo, daí esse tipo de dualidade presente nele, então o lamento feito pela comunidade ocupa a primeira porção do salmo (vs. 1-15), ao passo que o lamento do indivíduo ocupa a segunda parte (vs. 16-23). Como está claro no Salmo, inimigos diferentes são apresentados pelos dois grupos.
“Mas o juízo se converterá em justiça...” - nosso texto áureo é da Almeida Edição Revista e Corrigida, outras versões também nos ajudam a compreender o texto. A Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original da SBTB declara: “Mas o juízo voltará à retidão...”. João Ferreira de Almeida Atualizada diz: “Mas o Juízo Voltara um Ser Feito com Justiça...”.
Vejamos agora o comentário de Champlin no O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo: ““ Mas o juízo se converterá em justiça...” -  “O direito continuará sendo o direito” foi a maneira como Lutero traduziu a primeira parte deste versículo, e eruditos modernos como Kittel e Weiser pensam que com essa tradução ele acertou o alvo em cheio. A Revísed Standard Version, porém diz: “A justiça retornará aos justos”, ou seja, a causa deles será vindicada, e seus perseguidores serão lançados no abismo (vs. 13).
“Os justos" são palavras que requerem uma leve emenda, mas algumas versões apoiam essa tradução. Isso será feito no fim, a despeito dos abusos dos homens no presente momento... Quando a retidão retornar, então os homens bons a seguirão, e começará uma nova era, a era messiânica, de acordo com o pensamento de alguns intérpretes.
Portanto, conforme Lutero dizia, em última análise: “Sem importar o que aconteça, o direito deve permanecer direito”. O Juiz de toda a terra fará o que é certo (ver Gên. 18.25).”


RESUMO DA LIÇÃO 10


AS LEIS CIVIS ENTREGUES POR MOISÉS AOS ISRAELITAS
I – MOISÉS O MEDIADOR DAS LEIS DIVINAS
1. O mediador (Êx 20.19-22)
2. Leis concernentes à escravidão (Êx 21.1-7).
3. Ricos e pobres (Dt 15.4-11; Jo 12.8).

II – LEIS ACERCA DE CRIMES
1. Brigas, conflitos, lutas pessoais (Êx 21.18-19).
2. Crimes capitais.
3. Uma terra pura.

III – LEIS CONCERNENTES À PROPRIEDADE
1. O roubo (Êx 22.1-15).
2. Profanação do solo e o fogo (Êx 21.33-34; 22.6).
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 21.1-12
1 - ESTES são os estatutos que lhes proporás:
2 - Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça.
3 - Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá: se ele era homem casado, sairá sua mulher com ele.
4 - Se seu senhor lhe houver dado uma mulher, e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá só com seu corpo.
5 - Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair forro,
6 - então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao postigo, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e o servirá para sempre.
7 - E, se algum vender sua filha por serva, não sairá como saem os servos.
8 - Se desagradar aos olhos de seu senhor, e não se desposar com ela, fará que se resgate: não poderá vendê-la a um povo estranho, usando deslealmente com ela.
9 - Mas se a desposar com seu filho, fará com ela conforme ao direito das filhas.
10 - Se lhe tomar outra, não diminuirá o mantimento desta, nem o seu vestido, nem a sua obrigação marital.
11 - E, se lhe não fizer estas três cousas, sairá de graça, sem dar dinheiro.
12 - Quem ferir alguém, que morra, ele também certamente morrerá;

INTERAÇÃO
Os capítulos 20.22 — 23.33 do livro do Êxodo versam sobre leis que regeram as esferas civis e litúrgicas na história judaica, isto é, elas legislavam tanto a vida da sociedade israelita quanto o sistema de culto ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal, “essas leis, que eram principalmente civis em sua natureza, tinha a ver somente com Israel, sua religião e as condições e circunstâncias prevalecentes naquele período”.
Entretanto, “os princípios existentes nessas leis — tais como o respeito à vida, apego à justiça e à equidade — são eternamente válidos” (p.150).
Precisamos interpretar a Palavra de Deus de maneira equilibrada, não confundido e aplicando a literalidade da Lei de uma nação à Igreja.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Estudar o processo de promulgação das leis de caráter civil e religioso.
Analisar as leis acerca dos crimes das propriedades em Israel.
Compreender o caráter social das leis promulgada por Moisés.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Palavra Chave
LEI:
Prescrição religiosa, conjunto de regras que emanam da providência divina e dada ao homem pela revelação.
Deus entregou a Israel o Decálogo e algumas leis civis que regeriam aquela nação. O Decálogo pode ser considerado, em nossos dias, à nossa legislação constitucional, civil e penal. Tanto no seu caminhar no deserto, como depois já em Canaã, o povo de Israel viveu rodeado de povos ímpios, incrédulos, idólatras, perversos, enfim, grandes pecadores contra o Senhor e contra o próximo.
Como nação, o povo precisava de leis que os orientasse e os levasse a uma convivência ideal. Na lição de hoje, estudaremos algumas destas leis e a sua aplicação, tendo como referencial no Novo Testamento passagens como Mateus 5 a 7 e Romanos 12 e 13.
I. MOISÉS, O MEDIADOR DAS LEIS DIVINAS
1. O mediador (Êx 20.19-22). Deus falou diretamente com o seu povo.  Todavia, eles temeram e não quiseram ouvir a voz do Todo-Poderoso diretamente.
Então, os israelitas disseram a Moisés: “Fala tu conosco, e ouviremos; e não fale Deus conosco, para que não morramos”. Diante do Senhor o povo reconhecia as suas iniquidades e fragilidades. Moisés foi o mediador entre o povo e Deus. Lembrando que Moisés estava vivo quando fez a mediação entre o povo e Deus, após sua morte ele deixou de ser mediador.
Não se encontra nenhuma inferência ou referência bíblica sobre mediação de quem já morreu e está com o SENHOR. O único mediador que exerceu essa função vivo e depois de morto é o Senhor Jesus que ressuscitou dos mortos. Hoje, Jesus é o nosso único mediador entre Deus e os homens. Sem Cristo não podemos nos aproximar de Deus nem ouvir a sua voz. “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1Tm 2.5).
2. Leis concernentes à escravidão (Êx 21.1-7). As leis civis foram dadas a Israel tendo em vista o meio e a condição social em que viviam. O Senhor nunca acolheu a escravidão, mas, já que ela fazia parte do contexto social em que Israel vivia, era preciso regulamentar esta triste condição social.
Deus ordenou que o tempo em que a pessoa estaria na condição de escravo seria de seis anos (Êx 21.2). Segundo o Comentário Bíblico Beacon: “a lei não exigia que houvesse escravidão, mas visto que existia, estas leis regulamentares regiam a manutenção das relações certas”. O Senhor sabia da existência da escravidão, porém, Ele nunca aprovou esta condição.
3. Ricos e pobres (Dt 15.4-11; Jo 12.8). Deus sustentou o seu povo durante sua caminhada no deserto. Agora, quando entrassem na terra, deveriam trabalhar, e haveria entre os israelitas ricos e pobres. O contexto era outro.
Em geral, a pobreza era resultado de catástrofes naturais, problemas com as colheitas, guerras e rebeldia do povo em obedecer aos mandamentos divinos. Deus sempre quer o melhor para o ser humano, que Ele criou e abençoou (Gn 1.27,28).
Isso abrange os pobres: “Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas” (Is 1.17). Uma parte do ministério de vários profetas que Deus levantou no Antigo Testamento era denunciar e advertir os israelitas contra a injustiça social e trabalho mal renumerado e opressão dos ricos e poderosos.
SINOPSE DO TÓPICO (I)
Assim como Moisés fez a mediação entre Deus e Israel, Cristo é o único mediador entre Deus e os homens.
II. LEIS ACERCA DE CRIMES
1. Brigas, conflitos, lutas pessoais (Êx 21.18,19). Deus criou o homem, logo, Ele conhece bem a sua natureza. Para orientar o povo em casos de agressões e brigas, o Senhor determinou leis específicas.
Na Nova Aliança, aqueles que já experimentaram o novo nascimento, pelo Espírito Santo (Jo 3.3), não devem se envolver em brigas, disputas e contendas, pois a Palavra de Deus nos adverte: “E ao servo do Senhor não convém contender” (2Tm 2.24). Na igreja de Corinto faltava comunhão fraterna e em seu lugar havia disputas e contendas. Paulo denunciou e criticou duramente os coríntios por esta falta (1Co 6.1-11).
2. Crimes capitais. Deus já havia ordenado no Decálogo: “Não matarás” (Êx 20.13). Na expressão “não matarás”, o verbo hebraico exprime a ideia de matar dolosamente, perfidamente, por traição. Na Antiga Aliança, o sistema jurídico era bem intolerante com os transgressores: “olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé”. Todavia, havia casos onde a morte era, na verdade, uma fatalidade.
Pouco depois, Deus, em sua misericórdia e bondade, estabeleceu as “cidades de refúgio”, para socorrer aqueles que cometessem homicídio involuntário, ou seja, morte acidental (Nm 35.9-11). As cidades de refúgio apontavam para Jesus Cristo, nosso abrigo e socorro. Elas também serviam para evitar que as pessoas fizessem vingança com as próprias mãos.
3. Uma terra pura. Deus libertou seu povo da escravidão e os estava conduzindo para uma nova terra. As leis serviriam para ensinar, advertir e impedir que o povo Israel profanasse Canaã (Nm 35.33,34).
SINOPSE DO TÓPICO (II)
As leis acerca de crimes versavam sobre as brigas, conflitos, lutas pessoais e crimes capitais.
III. LEIS CONCERNENTES À PROPRIEDADE
1. O roubo (Êx 22.1-15). A ovelha e o boi são citados porque os israelitas eram um povo pastoril, rural. Segundo a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, “tais leis visavam proteger a nação e organizá-la e voltar sua atenção para Deus”.
O Senhor havia retirado os israelitas do Egito, porém, o “Egito” não saiu da vida de muitos deles. Por isso eram necessárias leis rígidas quanto ao direito do próximo e a propriedade privada, sabendo-se que toda a terra é do Senhor; nós somos apenas inquilinos nela (Dt 10.14).
2. Profanação do solo e o fogo (Êx 21.33,34; 22.6). Naquelas terras e naqueles tempos era comum os habitantes perfurarem ou escavarem o solo em busca de água para o povo e os animais e as lavouras. Quem fizesse tal abertura no solo era também responsável pela sua proteção para a prevenção de acidentes.
Segundo o Comentário Bíblico Beacon, “estas normas ensinavam o cuidado e promoviam o respeito pelos direitos de propriedade dos outros”. Atualmente muitas reservas ecológicas são queimadas e espécies em extinção eliminadas pela ação inconsequente, criminosa e irresponsável daqueles que se utilizam dos recursos naturais de forma indevida.

SINOPSE DO TÓPICO (III)
As leis concernentes ao direito de propriedade garantiam o direito do próximo à terra. Todavia, a terra é do Senhor e os seres humanos são apenas os seus mordomos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As leis abordadas nesta lição foram entregues a Israel, porém, aprendemos com os conceitos destas leis a respeitar a vida e os direitos do próximo. Quando os direitos do próximo não são respeitados, a convivência em sociedade se torna um verdadeiro caos.
Para concluir a lição desta semana, analisemos o esquema abaixo de modo que recapitulemos as leis apresentadas no texto bíblico. Atenção precisamos ter cuidado em compreender a particularidade dessas leis civis e religiosas para a nação de Israel e os princípios eternos que podem e devem influenciar a Igreja de Cristo.


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
COWER, Ralph. Novo Manual dos Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos. 2ª ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2012. MERRILL, E. H. História de Israel no Antigo Testamento: O reino de sacerdotes que Deus colocou entre as nações. 6 ed., RJ: CPAD, 2007.
HARRISON, R. K. Tempos do Antigo Testamento: Um Contexto Social, Político e Cultural. 1 ed., RJ: CPAD, 2010. SOARES, E. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de Deus na Terra. 1 ed., RJ: CPAD, 2010.
ZUCK, R. B. (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD. 2009. FONSECA, Alberto A. O Povo de Israel – Uma Perspectiva Bíblica e Histórica. Clárim – Campinas – SP, 2008.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Exegético
“Uma das formas mais frequentes de servidão na Mesopotâmia daqueles dias era a escravidão por dívidas. O art. 117 do Código de Hamurabi, na primeira fase da prótese, afirma que se um awilum [o homem livre o seu proprietário] foi acometido de dívidas e tornou-se inadimplente e vendeu ou entregou em serviço pela dívida a sua esposa, seu filho ou a sua filha, o prazo máximo de trabalho seria de três anos [...].
Entre os judeus o escravo era considerado uma mercadoria de altíssimo valor. Caso um deles fosse ferido por um boi, receberia como indenização o valor de trinta ciclos de prata (Êx 21.32). O legislador hebreu procura, se não impedir, atenuar a violência contra os escravos, determinando que se um proprietário de escravo maltratasse o seu servo e este viesse a sofrer algum dano físico, o amo do agredido deveria alforriá-lo. Eventualmente, se o escravo morresse em decorrência da agressão sofrida, o senhor intolerante deveria ser castigado (Êx 21.20,26,27)” (BENTHO, E. C. A Família no Antigo Testamento: História e Sociologia. 1 ed., RJ: CPAD, 2006, p.174-75).


SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
As leis Civis entregue por Moisés aos Israelitas

Ao sair do Egito os hebreus eram um grupo de pessoas murmuradoras e rebeldes. Deus almejava organizá-los como nação. O Senhor não queria uma “massa de gente”. Ele desejava estabelecer uma nação santa e justa. Deus iria fazer dos hebreus uma nação modelo, para isso o povo precisava de leis, de uma constituição que os ensinassem a respeitar a Deus e ao próximo.
Deus falava com Moisés face a face e ele transmitia aos hebreus as instruções divinas. Moisés era a “ponte” que ligava Deus ao povo. Moisés tipificava Jesus, o único mediador entre Deus e os homens: “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem” (1Tm 2.5). Todavia, Deus desejava falar diretamente com o seu povo e não somente por intermédio de Moisés. Mas os israelitas não suportaram ouvir a voz do Todo-Poderoso diretamente. Enquanto povo, reconheceram que suas iniquidades os impossibilitariam de estar diante de Deus face a face. O pecado nos separa do Pai. O Senhor falava com Adão pessoalmente, todavia depois do pecado, ao ouvir Deus chamar, Adão se esconde da presença do Criador (Gn 3.8). O pecado nos impede de vermos a face do Altíssimo e ouvir a sua voz: “Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus [...]” (Is 59.2).
A escravidão é uma forma cruel de degradação humana. Somente o homem sem Deus pode aceitar tal condição. O Altíssimo nunca compactuou com a escravidão, todavia esta prática desumana já fazia parte do contexto social dos israelitas e precisava ser ordenada por uma legislação que amparasse o indivíduo. Depois de serem 400 anos afligidos pela escravidão egípcia, os israelitas deveriam abominar tal prática, todavia ela existia entre os hebreus. As leis civis entregues por Moisés tinham como propósito regulamentar esta triste condição social. Em Israel uma pessoa só poderia ficar na condição de escravo durante seis anos (Êx 21.2). No sétimo ano ela deveria ser alforriada. Segundo o Comentário Bíblico Beacon “a lei não exigia que houvesse escravidão, mas visto que existia, estas leis regulamentares regiam a manutenção das relações certas”.
A escravidão geralmente se dava pela pobreza. Sim, em Israel, como em todas as sociedades sempre existiu pobres e ricos (Dt 15.11; Jo 12.8). Caso uma pessoa não conseguisse pagar suas dívidas ela e seus filhos poderiam ser levados como escravos (2Rs 4.1). Todavia, Deus estabeleceu leis para que as pessoas pudessem pagar suas dívidas e tornarem-se livres.
FONTE: www.professoralberto.com.br