quarta-feira, 12 de abril de 2017

Lição 2 - 2º Trimestre 2017 - Abel, Exemplo de Caráter que Agrada a Deus - Adultos.

Lição 2

Abel, Exemplo de Caráter que Agrada a Deus
2° Trimestre de 2017
capaadultos
INTRODUÇÃO
I -  A OFERTA DE ABEL
II - A INJUSTIÇA CONTRA ABEL
III - UM HOMEM QUE AGRADOU A DEUS
CONCLUSÃO

Professor, na segunda lição estudaremos a respeito do caráter de Abel. É importante que você faça um resumo da aula anterior antes de dar início a nova lição. 
Inicie perguntando aos alunos se eles se recordam da definição de caráter. Ouça-os e em seguida diga a definição: “Caráter é o conjunto de traços psicológicos e/ou morais que caracterizam um indivíduo ou um grupo. Qualidade inerente a um indivíduo, desde o nascimento.”
Explique que na lição de hoje vão estudar a respeito do caráter de Abel. Em seguida faça a seguinte indagação: “Quem foi Abel?” Ouça os alunos com atenção é faça um pequeno resumo a respeito de Abel, pois o enfoque da lição está no caráter dele. Para auxiliá-lo, observe o texto abaixo:
“Abel
Segundo filho de Adão. Era pastor. Ele oferecia a Deus ‘os primogênitos do rebanho’, uma oferta mais aceitável que a de Caim, composta de grãos e vetais. Não está explícito se ele era o preferido porque sua oferta incluía a vida e, portanto, representava o símbolo da vida, ou porque era oferecida com um espírito mais sincero. Num ímpeto de ira, Caim mata-o e tentou se eximir-se dessa responsabilidade. Abel tornou-se o modelo de um mártir que sofreu por sua fé (Mt 23.35). Foi honrado por Jesus e aparece na galeria dos heróis da fé (Hb 11.4). Embora sua oferenda fosse superior à de Caim, era inferior à de Jesus Cristo (Hb 12.24). Pode ser dito a respeito dele que foi o primeiro pastor, o primeiro a oferecer sacrifícios de animais, o primeiro homem justo (Mt 23.35; 1 Jo 3.12) e, o primeiro mártir. Ele foi vítima da mesma espécie de ciúme insano que tirou a vida de Jesus.

Abel (‘prado’) é um termo que compõe vários outros nomes de lugares, como, por exemplo, Abel-maim” (Dicionário Bíblico Wycliff. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 2).
“Adão e Eva foram consolados em sua aflição pelo nascimento de um filho, a quem chamaram de Sete, que significa ‘substituto’, ‘estabelecido’ ou ‘colocado’; em sua semente, a humanidade continuaria até o final dos tempos, e dele descenderia o Messias. Enquanto Caim, o cabeça da apostasia, é feito um errante, Sete, de quem viria a Igreja verdadeira, é estabelecido. Em Cristo e em sua Igreja está o único estabelecimento verdadeiro. Se andou nos mesmos passos de seu martirizado irmão Abel; foi participante de uma fé igualmente preciosa na justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, e assim chegou a ser uma nova testemunha da graça e da influência do Espírito Santo” (Comentário Bíblico de Mattew Henry. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p. 20).
“Por que Caim matou Abel?

Se procurarmos a resposta na psicologia, ou na sociologia, corremos o risco de inocentar o assassino e condenar o assassinado. Mas, nos voltarmos à Palavra de Deus, encontraremos uma resposta simples, direta e que não deixará margem alguma à dúvida. Responde-nos o discípulo do amor: ‘Porque a mensagem que ouviste desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justa’ (1 Jo 3.12).

Quem mata é do Maligno. Não me refiro apenas ao homicídio físico. Refiro-me, também, ao homicídio emocional, moral e espiritual. Quantas pessoas, neste momento, não se acham assediadas emocional e moralmente? Há líderes e chefes que em nada diferem de um verdugo; oprimem e matam seus comandados. Quanto ao homicídio espiritual, o que se há para falar?

Não são poucas as ovelhas que, em nossos redis, são vítimas de mercenários e lobos vorazes. Dos maus obreiros, nem os pastores logram escapar. Eis, portanto, o momento oportuno de mostrarmos ao mundo a qualidade de nossa vida espiritual. Discípulos de Cristo, obrigamo-nos a ir além do mero amor, pois o verdadeiro amor não se limita a gostar: amando como Jesus amou, não teme o Calvário. É uma doação continua que fazemos a Deus e ao próximo.
Quem ama é de Deus, porque Deus é amor” (ANDRADE de. O Começo de Todas as Coisas: Estudos sobre o livro de Gênesis. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 59.)
Sugestão didática:
Para reforçar o ensino a respeito do caráter de Abel, reproduza o quadro abaixo e discuta com os alunos as qualidades apresentadas.
Abel
CARACTERÍSTICAS DO SEU CARÁTER
1. Segundo filho de Adão e Eva.
2. Pastor de ovelhas.
3. Uma fé viva (Hb 11.4)
4. Um caráter justo e santo (Mt 23.35)
5. Um caráter, liberal para ofertar (Gn 4.4)
6. O primeiro mártir.

Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Adultos
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário