quinta-feira, 30 de março de 2017

Lição 1 - 2º Trimestre 2017 - Uma Nova Fase - Pré Adolescentes.

Lição 1

Avaliação do Usuário
Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
  
Uma Nova Fase
2° Trimestre de 2017
capapreadolescentesA lição de hoje encontra-se em: Eclesiastes 3.1-15
Olá caro professor,
Estamos iniciando mais um trimestre e com ele uma nova oportunidade de aprender e ensinar a Palavra de Deus aos seus alunos. Desta vez o assunto da nossa revista tem como objetivo detalhar a pré-adolescência que é um momento de grandes descobertas para os seus alunos, mas também um momento em que os pré-adolescentes têm a oportunidade de conhecer melhor quem é o seu Criador e a importância de estar em comunhão com Deus em tempos de mudanças.
A adolescência, e quando falamos desta fase incluímos aqui a pré-adolescência — onde tudo começa — é uma fase de grandes transformações físicas, emocionais e psicológicas. Hoje nos deteremos ao desenvolvimento mental:

O pré-adolescente passa da inteligência empírica ao pensamento formal. O imaginário então permite que o pensamento receba a duração e edifique uma noção racional do tempo, e, por isso, domine a temporalidade; o adolescente vai inaugurar a conquista do pensamento baseado em hipóteses, deduções, ou seja, pensamento lógico, fazendo com que o mundo se enriqueça com sua realidade interior. Também toma consciência dos seus sentimentos, passa a ter uma preocupação filosófica com a vida; surge a critica à cultura, que se manifesta pela critica à família, à escola, à igreja e à sociedade. Isso porque o seu desejo de reforma é latente.

Todo adolescente possui mil impulsos para criar. O aumento do potencial intelectual dependerá das oportunidades que ele tiver para utilizar as soluções não oficiais. É um período de transformação.

As mudanças nas características intelectuais dos adolescentes:

a. Estabelecem relações novas e mais maduras com os amigos de ambos os sexos.

b. Passam a ter a capacidade crescente para lidar com o conceito de tempo.

c. Absorvem pensamento abstrato — demonstram uma crescente preocupação do futuro.

d. Passam a ter capacidade crescente para lidar com ideias.

e. Adquirem a ideia abstrata do passado histórico.
f. São capazes de reter na memória uma hipótese e especular a respeito das suas consequências.

g. Antecipam o futuro, imaginam o que pode acontecer em várias circunstâncias.

h. Desenvolvem habilidade intelectual e conceitos necessários para a competência social.

i. Preparam-se intelectualmente para uma profissão.

j. Adquirem uma identidade pessoal, uma escala de valores e um sistema ético para a orientação da conduta.

O desenvolvimento de suas habilidades acontece quando este constrói, ativamente, nas relações que estabelece com o ambiente físico e social, suas características. A formação dessas habilidades se dá ao longo da sua integração com o meio social.

(Texto extraído do livro Os Maravilhosos Anos da Adolescência. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 48,49).
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário