quinta-feira, 11 de maio de 2017

Lição 5 - 2º Trimestre 2017 - Jacó, Um Exemplo de Um Caráter Restaurado - Adultos.

Lição 5

Jacó, um Exemplo de Um Caráter Restaurado
2° Trimestre de 2017
capaadultos
INTRODUÇÃO
I - QUEM ERA JACÓ
II - A DIREÇÃO DE DEUS NA VIDA DE JACÓ
III - ASPECTOS DO CARÁTER DE JACÓ
CONCLUSÃO 

A Paz do Senhor, professor! Preparado para o estudo e planejamento de mais uma lição? É importante que você faça um resumo da aula anterior antes de dar início a nova lição. Em seguida faça a seguinte indagação: “Quem foi Jacó?” Ouça os alunos com atenção. Depois, faça um pequeno resumo a respeito da vida de Jacó, enfocando os aspectos negativos e a sua transformação. Para auxiliá-lo, observe o texto abaixo:
Jacó
Em hebraico, o nome ya’agob significa ‘apanhador de calcanhar’, ‘malandro’ ou ‘suplantador’. No sul da Arábia e na Etiópia, a palavra significa ‘que Deus proteja’ e vem do verbo ‘agaba’, ‘guardar’, ‘cuidar’ ou proteger’. A raiz ‘agab’ é uma palavra semita geral que ocorre nos nomes árabes pessoais, em inscrições acádias e aramaicas, assim como nos idiomas saríaco e palmireno. O substantivo que significa ‘calcanhar’ ocorre em hebraico, aramaico, siríado, árabe, ugarítico e acádio. O nome de Jacó era assim um antigo membro da onomástica do Oriente ao invés de um nome unicamente bíblico.
1. O patriarca. Jacó era o filho gêmeo mais novo de Isaque e Rebeca; mais tarde chamado de Israel.

2. A vida na Palestina. O nascimento de Esaú e Jacó está registrado em Gênesis 25.21-28. Isaque casou-se com Rebeca quando tinha quarenta anos de idade. Rebeca, assim como Sara, era estéril. As orações de Isaque por sua esposa foram ouvidas e atendidas. Ela deu à luz a dois meninos gêmeos, que lutaram no útero assim como a posteridade de suas nações fez na vida real. Esaú, o primeiro a nascer, foi assim chamado porque era peludo. O segundo foi chamado de Jacó porque saiu do útero agarrado no calcanhar de seu irmão. Os filhos gêmeos de Rebeca herdaram suas principais características. Esaú herdou sua mente aberta; Jacó, sua astúcia. Esaú tornou-se um hábil caçador, um homem do campo, a quem Isaque amava, porque este seu filho dava carne de caça para comer. Em contraste, Jacó era calado, introspectivo e amado por Rebeca, sua mãe.

3. A promessa. Deus prometeu a Abraão que através de sua semente, Isaque, faria dele uma grande nação. Esta promessa foi renovada em Isaque. A questão era, através de qual semente, Jacó ou Esaú? Esta luta resultou em um conflito doméstico e forçou Jacó a viver sob constante tensão. Gênesis 25.23 declara que pela escolha divina, Jacó seria herdeiro da promessa; mas dois eventos interessantes ocorrem para implementar o propósito divino.

O primeiro é a compra do direito de primogenitura de Esaú. Quando Esaú, o caçador, veio do campo faminto e de mãos vazias, desejou um pouco daquele guisado, um cozido que seu irmão estava preparando. Em condição faminta, Esaú negociou o seu direito de primogenitura. Jacó insistiu em um juramento, considerado irrevogável. Então, através de uma providência sagaz, Jacó adquiriu a reputação de seu nome e ganhou o direito de primogenitura, que a sua ordem de nascimento não lhe dava. A intenção de Deus estava tornando-se realidade com a ajuda de Jacó, embora o Senhor pudesse realizar de uma forma diferente e sem a ajuda deste” (Dicionário Bíblico Wycliffe.7.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp. 1005, 1006).
“Israel
O novo nome de Jacó significa as lutas dele com Deus. A palavra que tomamos como ‘luta’ é encontrada somente em outro texto: Oseias 12.45. Alguns sugerem que ela pode indicar ‘perseverar’. Jacó aprendeu a não resistir a Deus, mas lutar com Ele. Quão importante é não somente estar no lado do Senhor, mas perseverar nesse compromisso.
Em que sentido foi o nome ‘Israel’ uma bênção? Ao dar a Jacó um novo nome, Deus revelou a ele algo que ele havia se tornado — e o que continuaria a ser. Com que nome o Senhor pretende abençoar você?” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 9.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 42).
Sugestão didática:
Professor, reproduza no quadro as questões abaixo. Peça que os alunos formem grupos. Em grupo eles vão responder as questões. Em seguida peça forme um único grupo e discuta com eles as respostas.
1. Deus escolhe pessoas para que cumpram seus desígnios?
2. Quais os prejuízos causados pelo favoritismo de Isaque e Rebeca?
Telma BuenoEditora responsável pela Revista Lições Bíblica Adultos
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário