domingo, 5 de janeiro de 2014

Lição 1 - 1º Trim. 2014 - Maternal 3 e 4 anos.

Lição 01 - A Bíblia é o livro do Papai do céu

Texto Bíblico: Êxodo 19.1 — 20.20



De professor para professor  

• Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de aprenderem que a Bíblia é a Palavra de Deus.  

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.   

• A palavra-chave da aula é “Bíblia”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “A Bíblia é a Palavra de Deus.”   

Para refletir  

Por que os Dez Mandamentos eram necessários para a nova nação de Deus? Ao pé do monte Sinai, Deus mostrou ao seu povo a verdadeira função e beleza de suas leis. Os mandamentos foram criados para conduzir Israel a uma vida de santidade prática. Neles, o povo poderia ver a natureza de Deus e seu plano, segundo o qual deveriam viver. As ordenanças e diretrizes tinham em vista direcionar a comunidade a atender às necessidades de cada indivíduo, de maneira amorosa e responsável. Na época de Jesus, porém, a maioria das pessoas olhava para a lei de modo errado; viam-na como um meio de prosperidade, tanto neste mundo quanto no vindouro. Além disso, pensavam que obedecer a cada lei era o caminho para ganhar a proteção de Deus contra invasões estrangeiras e desastres naturais. Guardar a lei tornou-se um fim em si mesmo, e não o meio para cumprir a suprema lei de Deus, que é o amor.  

Extraído daBíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD   

 • Regras Práticas para os Professores
  

1. Prepare cada lição por meio de um novo estudo. O conhecimento adquirido no ano que passou necessariamente já se diluiu um pouco.  Somente novos conceitos nos levam a realizar melhores esforços. 

2. Busque em suas lições analogias com fatos e princípios mais conhecidos. Nestes, encontramos as ilustrações que tornarão a lição ainda mais nova. 

3. Estude a lição até que tome a forma de uma linguagem familiar. O que resulta do pensamento claro é o discurso claro, o falar claramente. 

4. Busque a ordem natural das distintas partes da lição. Em toda ciência há um passo natural que vai das noções mais simples aos fatos mais profundos; o mesmo ocorre a cada lição. 

5. Busque a relação que existe entre a lição e a vida dos alunos. O valor prático da lição está fundamentado nessas relações. 

6. Lembre-se de que o domínio completo de poucas coisas é melhor do que o conhecimento superficial de muitas.   

Extraído do livro: As Sete Leis do Ensino, CPAD  

Nenhum comentário:

Postar um comentário