Lição 07
A VINHA DE NABOTE
17 de fevereiro de 2013
TEXTO ÁUREO
"Não
erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso
também ceifará" (Gl 6.7).
VERDADE PRÁTICA
A
trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra Nabote demonstra
quão danoso é render-se aos desejos da cobiça e de uma satisfação pessoal.
COMENTÁRIO DO TEXTO ÁUREO
"Não erreis:
Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também
ceifará" (Gl 6.7).
Nosso texto áureo esta
inserido nas últimas exortações e saudações do apóstolo Paulo aos Gálatas: “Não erreis: Deus
não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. (Gálatas 6.1-7).
Trata-se de uma citação em
analogia a vida agrícola, Paulo já havia feito alusão a agricultura quando
declara acerca dos dons espirituais: “Mas o fruto do
Espírito é...” (Gl 5.22).
Os irmãos da Galácia
compreenderam a comparação do apóstolo Paulo, sobre o trabalho árduo no campo,
para colher uma safra abundante. Eles conheciam as técnicas agrícolas do seu
tempo, sabiam que para colher com abundância, precisavam dedicar-se no preparo
da terra, na eliminação das ervas daninhas, na escolha da boa semente e na grande
semeadura.
Esse versículo é conhecido
como a lei natural da semeadura. Tudo o que nos venhamos plantar a seu tempo
iremos colher.
O apóstolo Paulo inspirado
pelo Espírito Santo faz essa declaração dentro do contexto de que devemos
ajudar nossos irmãos mais frágeis espiritualmente. Vejamos os versículos
anteriores:
“Irmãos, se algum
homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais,
encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não
sejas também tentado”.
Levai as cargas
uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
Porque, se alguém
cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
Mas prove cada um
a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual
levará a sua própria carga.
“E o que é
instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui”.
(Gálatas 6.1-6).
“Não erreis: Deus não se deixa
escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. (Gálatas
6.1-7) – “Não erreis” ou
“não vos enganeis” – os irmãos em Gálatas
estavam enfrentando o assédio judaizante, a palavra grega para a expressão “não erreis” ou
“não vos enganeis” é
planao,
que significa literalmente “levar alguém a desviar-se”.
Os
cristãos da Galácia estavam plantando práticas e crenças judaizantes que
valorizam mais a carne, o ritual, as obras, do que a espiritualidade sadia
ensinada pelo apóstolo Paulo, essas atitudes, eram provocadas por eles mesmos,
ou por aqueles que eles acolhiam plantando ensinos distantes da graça de Deus.
“Deus não se deixa
escarnecer;...” – No
grego0 é muktarizo, literalmente significa “torcer o nariz para”, ou
ainda, “ridicularizar”. Neste texto parece que a palavra apropriada é
“algum tipo de atitude que ignora a lei de Deus, com impunidade”, é como alguém
querer ser mais “esperto” do que Deus, e evadir-se da punição que advém para
quem planta coisas erradas.
Na
Bíblia Pentecostal há uma nota muito importante: “Aqueles que afirmam ser
nascidos de novo e seguidores de Cristo e que têm o Espírito Santo (6.3), mas
ao mesmo tempo deliberadamente semeiam na carne, i.e., satisfazendo seus
desejos pecaminosos (5.19-21), são culpados de zombar de Deus e de desprezá-lo.
Que ninguém se engane; tais pessoas não ceifarão “a vida terna”, mas a
“corrupção” (v.8) e a morte eterna (Rm 6.20-23)”. (Bíblia Pentecostal, p.
1804).
RESUMO DA LIÇÃO 07
A
VINHA DE NABOTE
I. O OBJETO DA COBIÇA
1.
O direito à propriedade no Antigo Israel.
2.
A herança de Nabote.
II. AS CAUSAS DA COBIÇA
1.
A casa de campo de Acabe.
2.
A horta de Acabe.
III. O FRUTO DA COBIÇA
1.
Falso testemunho.
2.
Assassinato e apropriação indevida.
IV. AS CONSEQUENCIAS DA COBIÇA
1.
Julgamento divino.
2.
Arrependimento e morte.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá
estar apto a:
Identificar o objetivo da cobiça de Acabe.
Citar as causas da cobiça.
Conscientizar-se dos frutos e consequências da
cobiça.
INTERAÇÃO
Acabe não se contentou com o que tinha - e não era pouco, ele
tinha "apenas" o governo da nação de Israel, o reino do Norte, à sua
disposição. Ele poderia comprar ou possuir qualquer terra ou vinha em
Israel. Mas por que justamente desejou a de Nabote? Uma vinha de valor não apenas financeiro, mas, principalmente,
familiar.
Não satisfeito, e alimentado pela loucura de sua mulher,
Jezabel, Acabe cometeu uma das maiores injustiças narradas nas Sagradas
Escrituras. Ele permitiu a morte de Nabote e tomou para si a sua vinha. A cobiça é uma consequência da visão de mundo que o ser humano
possui. O mundo onde vivemos é orientado por um estilo de vida materialista,
hedonista e pragmatista.
O Evangelho porém demanda de cada um de nós um estilo
rigorosamente contrário ao mundano. Eliminemos a cobiça do nosso coração, pois, podemos ser injustos
e cruéis com pessoas inocentes.
O ESPÍRITO DO MUNDO
Materialismo
É o ceticismo a respeito da existência daquilo que é
transcendental. Um estilo de vida pautado somente nas coisas materiais. Após
essa vida, dizem os materialistas, tudo acaba.
Hedonismo
Ética pautada na busca intensa pelo prazer inteiramente
pessoal. O sexo, a paz interior e a prosperidade são os sonhos de vida do ser
humano.
Pragmatismo
É o estilo de vida que objetiva o lucro pessoal. Os
relacionamentos de ordem sentimental, espiritual e profissional são baseados
numa perspectiva de barganha.
COMENTÁRIO
PALAVRA
CHAVE
COBIÇA:
Desejo veemente de possuir bens materiais; avidez, cupidez.
INTRODUÇÃO
O
episódio envolvendo o rei Acabe e a vinha de Nabote é um dos mais tristes do
registro bíblico. Uma
grande injustiça é cometida contra um homem inocente. Triste
porque vemos até onde pode chegar um coração cobiçoso. Por
outro lado, o fato é um dos que melhor revela a manifestação da justiça divina
ante as injustiças dos homens. Acabe
matou Nabote e apropriou-se de suas terras.
Todavia,
não pôde usufruir do fruto de seu pecado, porque o Senhor, através do profeta
Elias, o denunciou e o disciplinou. É
triste saber que soberanos, governantes e reis injustos governam, mas é mais
maravilhoso saber que um Rei justo governa todo o universo.
I. O OBJETO DA COBIÇA
Acabe
e Jezabel eram os reis do Reino do Norte ou Reino de Israel.
1.
O direito à propriedade no Antigo Israel. De
acordo com o livro de Levítico, a terra pertencia ao Senhor (Lv 25.23). O
israelita da Antiga Aliança estava consciente de que o Senhor lhe havia dado o
direito de explorar a terra como uma concessão. Assim
sendo, ele não poderia vender aquilo que lhe fora dado como herança divina.
O
livro de Números destaca esse fato: "Assim, a herança dos filhos de
Israel não passará de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão cada
um à herança da tribo de seus pais" (Nm 36.7).
Com
isso, o Senhor queria proteger seu povo da cobiça, além de garantir-lhe o
direito de cultivar a terra para sua subsistência. Fica,
pois, a lição de que não devemos cobiçar aquilo que é do próximo, nem tampouco
jogar fora aquilo que o Senhor nos confiou como despenseiros.
2.
A herança de Nabote. Acabe
queria a vinha de Nabote de qualquer jeito. Diante
da insistência do rei, Nabote contra argumentou: não poderia desfazer-se de sua
herança (1 Rs 21.3). Nabote
era obediente ao Senhor e invocou o poder da lei para proteger-se.
Diante
desse fato, o rei cobiçoso ficou triste, pois sabia que até mesmo um monarca
hebreu precisava submeter-se à lei divina (1 Sm 10.25). Mas
Jezabel, sua esposa, que viera de um reino pagão, ficou escandalizada com esse
fato, pois entre os reinos gentios os governantes não eram apenas soberanos,
eram também tiranos (1 Rs 21.5-7).
Dessa
forma, ela arquitetou um plano para apossar-se da vinha de Nabote (1 Rs
21.8-14). Quantas
pessoas têm consciência da ilegalidade de determinada coisa, mas como Acabe
ficam à procura de justificativas que a tornem legal. Cuidado!
Deus há de julgar os tiranos e malfeitores.
SINÓPSE DO TÓPICO (1)
A cobiça transforma indivíduos comuns em criminosos
II. AS CAUSAS DA COBIÇA
1.
A casa de campo de Acabe. O
livro de 1 Reis destaca que Acabe possuía uma segunda residência em Jezreel (1
Rs 18.45,46). Era uma casa de verão. A
vinha de Nabote estava, pois, localizada próxima à residência de Acabe (1 Rs
21.1). O
rei Acabe possuía uma casa real, uma casa de campo, mas não estava satisfeito
enquanto não possuísse a pequena vinha do seu súdito, Nabote.
É uma verdade que muitas pessoas, mesmos sendo
ricas, não se satisfazem com o que têm. Querem
mais e mais, e assim mesmo não conseguem encontrar satisfação. Nenhum
ser humano conseguirá satisfazer-se plenamente se o centro da sua satisfação
não estiver em Deus.
2.
A horta de Acabe. Acabe
estava dominado pelo desejo de "ter", de "possuir". Somente
a casa de verão, que sem dúvida era majestosa, não lhe satisfazia, queria agora
construir ao seu lado uma horta para que seus desejos pudessem ser realizados. Não
se importava em quebrar o mandamento divino: "Não cobiçarás" (Êx 20.17).
Mais
do que qualquer motivação externa, Acabe
estava totalmente dominado pelos desejos cobiçosos de seu coração. Jamais
devemos incorrer no erro de achar que os fins justificam os meios, e assim
quebrar a Palavra do Senhor na busca de um desejo meramente egoísta.
SINÓPSE DO TÓPICO (2)
Acabe desejou a propriedade de Nabote, pois queria, ali,
construir uma horta.
III. O FRUTO DA COBIÇA
1.
Falso testemunho. As
atitudes de Acabe foram acontecendo como reação em cadeia. É
evidente que um desejo pecaminoso não pode dar frutos bons. O
problema agora não era somente Acabe, mas também sua famigerada mulher, Jezabel
(1 Rs 21.7). Foi
ela que arquitetou um plano sórdido para apossar-se da propriedade de Nabote.
Diz
o texto sagrado que ela envolveu várias pessoas nesse intento, incluindo os
nobres do reino (1 Rs 21.8). Nobres
sem nenhuma nobreza! Escreveu uma carta e selou com o anel de Acabe. Por
conseguinte, com o pleno consentimento do marido, engendrou o plano, a fim de
que Nabote, o Jezreelita, fosse acusado de ter blasfemado contra Deus e contra
o rei (1 Rs 21.10). Um
simples desejo que evoluiu para cobiça e falso testemunho.
2.
Assassinato e apropriação indebta. A
trama precisava ser bem feita para não gerar desconfiança. E
por isso um jejum deveria ser proclamado, como sinal de lamento por haver
Nabote blasfemado contra o Deus de Israel (1 Rs 21.9). Uma
prática religiosa foi usada para dar uma roupagem espiritual ao caso.
O
'dia de jejum' que Jezabel proclamou sugere que ela havia convocado os anciãos
em assembleia para identificar a causa de algum recente desastre ou dificuldade
(cf. Jl 1.14-18). Alguns
sugerem que a acusação feita pelos dois 'vilões' era que Nabote abandonara a
promessa feita em nome de Deus para vender sua terra ao rei. O
fracasso em manter um juramento feito em nome de Deus seria blasfêmia. Como
foi planejado, Nabote e sua família foram apedrejados e mortos injustamente! (1
Rs 21.13).
Nesse
caso, após a execução de Nabote, o rei podia legalmente tomar posse da
propriedade em disputa. 2 Reis 9.26 acrescenta que os filhos de Nabote foram
assassinados ao mesmo tempo. “Com
nenhum herdeiro vivo, aparentemente não havia ficado ninguém para disputar a
reclamação de Acabe pela terra" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da
Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2010, p. 238).
Os
anciãos de Jezreel enviaram despreocupadamente a notícia a Jezabel, como se
fosse uma notícia agradável: Nabote foi apedrejado e morreu (v.14). Aqui
observamos que: tão obsequiosos estavam os anciãos de Jezreel para obedecer as
ordens de Jezabel, que ela enviara de Samaria para assassinar Nabote, quanto
estavam obsequiosos os anciãos de Samaria para obedecer as ordens de Jéu para
assassinar os setenta filhos de Acabe, embora nada fosse feito segundo a lei (2
Rs 10.6,7).
Aqueles
tiranos, que com suas ordens perversas corrompem as consciências dos seus
magistrados inferiores, no fim podem talvez receber o troco caindo sobre eles,
e aqueles que se dispõe a fazer uma coisa cruel por eles estarão prontos a
fazer outra coisa cruel contra eles" (HENRY, Mattew. Comentário Bíblico do
Antigo Testamento: Josué a Ester. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.534).
Quantas
vezes a Bíblia é usada para justificar práticas pecaminosas! Resolvido
o problema, agora o rei apoderar-se-ia da vinha de Nabote (1 Rs 21.16). Um
abismo chama outro abismo. O pecado havia evoluído da cobiça para o
assassinato!
SINÓPSE DO TÓPICO (3)
A cobiça origina o falso testemunho, assassinato e
apropriação indevida dos bens do outro.
IV. AS CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA
1.
Julgamento divino. Tanto
Acabe como a sua esposa, Jezabel, estavam convencidos de que ninguém mais sabia
dos seus intentos. De
fato, ninguém dentre o povo soube dos bastidores desse estratagema diabólico,
exceto Elias, o Tisbita.
Tão
logo Acabe apossou-se da vinha de Nabote, ordena Deus ao profeta Elias que se
apresente ao rei e lhe proclame o juízo divino: "Falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz
o Senhor: Porventura, não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais,
dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de
Nabote, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo" (1 Rs 21.19,20).
Alguém
pode enganar aos homens, mas nunca ao Senhor. Diante dEle todas as coisas estão
patentes (Hb 4.13).
2.
Arrependimento e morte. Duas
atitudes podem ser tomadas diante de uma sentença divina de julgamento:
-
arrepender-se, -
ou rejeitar a correção.
No
caso de Acabe, o texto sagrado destaca que logo após receber a profecia
sentenciando a sua morte, ele "rasgou as suas vestes, e cobriu a
sua carne de pano de saco, e jejuou; e dormia em cima de sacos e andava
mansamente. Então, veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo:
"Não viste que Acabe se humilha perante mim? “Porquanto, pois, se humilha
perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho
trarei este mal sobre a sua casa" (1 Rs 21.27-29).
Acabe
arrependeu-se, mas mesmo assim não teve como se livrar das consequências de
suas ações (1 Rs 22.29-40; 2 Rs 1.1-17). O
pecado sempre tem seu alto custo!
SINÓPSE DO TÓPICO (4)
Na cobiça que dominou Acabe, vemos o julgamento divino, e
também arrependimento e morte.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Lendo
a história de Acabe, constatamos logo que o pecado não compensa. Todas
as nossas ações terão consequências, e algumas delas extremamente amargosas. Deveríamos
medir nossas intenções primeiramente pela Palavra de Deus e somente assim
evitaríamos dar vazão aos nossos instintos. Nossas
ações glorificariam a Deus em vez de satisfazer nossos egos.
Acabe
fracassou porque se esqueceu da Palavra de Deus, preferindo ouvir e seguir a orientação de uma pagã que nada sabia sobre a Lei do
Senhor. Quando
alguém quebra a Palavra de Deus, na verdade é ele quem está se quebrando!
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
Dicionário
Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. HENRY,
Mattew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento: Josué a Ester. 1. ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2010.