quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Lição 2 - 1º Trimestre 2017 - O Propósito do Fruto do Espírito - Adultos.

Lição 2

O Propósito do Fruto do Espírito
1° Trimestre de 2017
Topo Adultos 1T17
INTRODUÇÃO
I - A VIDA CONTROLADA PELO ESPÍRITO
II - O FRUTO DO ESPÍRITO EVIDENCIA O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS
III - TESTEMUNHANDO AS VIRTUDES DO REINO DE DEUS
CONCLUSÃO

Na lição do próximo domingo estudaremos “o propósito do fruto do Espírito”. Propósito significa aquilo que se busca alcançar, objetivo. Tudo que Deus faz tem uma finalidade, logo existe também um intento para que o crente tenha uma vida frutífera: Glorificar o Todo-Poderoso. “Nisto é glorificado o meu Pai; que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” (Jo 15.8). É importante ressaltar que na lição temos duas palavras-chave: propósito e fruto. É sempre bom destacar as palavras-chave do texto, pois nos ajudam a ter uma compreensão melhor a respeito do tema. 
Para ajudá-lo na reflexão do tema da lição, sugiro que você leia todo o capítulo sete do Evangelho de Mateus, embora para o texto da Leitura Bíblica em Classe, tenham sido escolhidos apenas os versículos de 13 a 20. O capítulo sete é uma continuação do Sermão da Montanha, um dos sermões mais importantes do Senhor Jesus. Este sermão é um código de ética para todos os súditos do Reino de Deus, por isso, todo crente precisa conhecer e viver os ensinos do Mestre. Ao proferir o Sermão do Monte, Jesus deixou explícito que os valores do Reino são eternos e diferem dos valores dos reinos terrenos. Os reinos deste mundo buscam riquezas, poder, fama, todavia os súditos do Reino dos Céus buscam aquilo que é eterno e que agrada a Deus e ao próximo, ou seja, buscam produzir frutos de justiça (Mt 3.8). 
Por ser uma continuação do Sermão do Monte, o capítulo sete inicia tratando a respeito da forma como abordamos e nos relacionamos com as pessoas. O Mestre adverte que seremos tratados da mesma maneira como tratamos os outros (Mt 7.1). Se você é uma pessoa crítica, que tendem sempre a julgar os outros, você também vai experimentar, em algum momento da sua vida, do mesmo julgamento. 
Nos versículos 13 e 14, Jesus ensina a respeito dos “dois caminhos”: o largo e o estreito. Um vai conduzir à vida e o outro à morte. É importante ressaltar que a escolha do caminho é do homem. Deus não obriga ninguém a entrar pela porta estreita ou pelo caminho que conduz à perdição. A decisão é sempre nossa; isto é livre-arbítrio. Podemos escolher o bem e o mal, o caminho estreito ou o largo. Os dois caminhos não são um conceito que aparece apenas em o Novo Testamento, na Nova Aliança. Podemos ver tal ensinamento já no Antigo Testamento (Dt 11.26-28; 30.15-20; Sl 1.6; 119.29,30; Jr 21.8). Temos um Deus bondoso e amoroso que coloca sempre diante do seu povo as escolhas. Não temos um Senhor tirano que nos impede de pensar e escolher. Contudo, vivemos em uma sociedade hedonista, onde em geral, as pessoas tendem a escolher e tomar o caminho mais fácil e que dá prazer imediato. Todos querem a felicidade a qualquer custo, mesmo que para isso, tenha que ferir o próximo e violar os princípios de Deus. O caminho mais fácil pode até trazer certa alegria e bem-estar momentâneos, mas ele conduz à morte física e espiritual. Já o caminho estreito e a porta apertada exigem renúncia, pois é um caminho restritivo. Abrir mão de algo (seja convicções, bens materiais, sentimentos) é sempre difícil, mas entrar pela porta estreita significa ter que abrir mão de algo, principalmente da velha natureza adâmica. O caminho da frutificação é o caminho estreito. Para frutificar precisamos ser limpos, podados, ou seja, aquilo que atrapalha nosso crescimento e frutificação precisa ser arrancado de nosso interior. 
Nos versículo 15 a 23, Jesus vai tratar a respeito dos falsos profetas. Estudar e analisar estes textos bíblicos é bem oportuno, pois estamos vivendo tempos difíceis, onde muitos falsos profetas têm se levantado. Estes, com seus falsos ensinos, têm conduzido muitos ao “caminho largo”. Porém, Jesus nos adverte a respeito dos falsos profetas e nos ensina como podemos distingui-los dos verdadeiros. O Mestre nos mostra que os falsos profetas somente podem ser identificados por seus frutos, suas ações (v. 20). O Senhor Jesus deixou bem claro que os frutos são a prova, infalível da autenticidade de um ministério. Fruto no texto de Mateus refere-se a caráter. Um falso profeta pode até ter uma grande habilidade linguística, em geral eles são bem eloquentes. Eles têm folhas bem vistosas, mas se olharmos com atenção vermos que não existem frutos. Podem até realizar alguns “milagres”. Mas não tem como esconder o seu real caráter por muito tempo. Nossas ações têm o poder de evidenciar o caráter de Cristo em nós. É importante ressaltar que no versículo 22, Jesus afirma que no Dia do Senhor muitos dirão: “Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?” (Mt 7.22). Para que não sejamos enganados com os discursos fingidos dos falsos profetas precisamos conhecer a Verdade, a sua justiça e a sua Palavra. 
Podemos concluir afirmando que todo cristão precisa ter uma vida frutífera. Aqueles que estão em Cristo, que foram transformados por sua maravilhosa graça dão sempre bons frutos. O propósito do fruto é que o nome do Senhor seja glorificado e que pessoas, ao observarem nosso caráter, desejem entrar pela porta estreita, o caminho apertado.
SUGESTÃO DIDÁTICA:
Providencie algumas cascas de frutas, como por exemplo, cascas de maça, limão, laranja, tangerina, banana, cajá, manga, abacaxi, etc. Coloque cada casca em um saquinho preto ou caixinha, de modo que os alunos não vejam a que fruta pertence. Peça que um aluno por vez, e com os olhos vendados, cheire o interior do saquinho ou caixinha e tente descobrir a que fruta pertence aquele aroma. Depois, leia com os alunos Lucas 6.44. Explique que cada árvore é conhecida por seus frutos. Não dá para identificar uma árvore apenas por seu aroma. Comente que os frutos representam nossas ações, atitudes, caráter. Quando somos cheio do Espírito Santo e permitimos que Ele trabalhe em nosso caráter, passamos a produzir o fruto do Espírito (Gl 5.22). Quem não vive segundo o Espírito e se deixa levar pela velha natureza, produz frutos podres e exalam um aroma desagradável. Para concluir, peça que os alunos — sem utilizar a Bíblia ou a revista — relacionem os nove aspectos do fruto do Espírito segundo Gálatas 5.22.
Por Telma Bueno

Lição 1 - 1º Trimestre 2017 - As Obras da Carne e o Fruto do Espírito - Adultos.

Lição 1

As Obras da Carne e o Fruto do Espírito
1° Trimestre de 2017
Topo Adultos 1T17
INTRODUÇÃO
I – ANDAR NA CARNE X ANDAR NO ESPÍRITO
II – OBRAS DA CARNE, UM CONVITE AO PECADO
III – FRUTO DO ESPÍRITO, UM CHAMADO PARA SANTIDADE
CONCLUSÃO

A primeira lição tem como tema, “as obras da carne e o fruto do Espírito”. Para sua reflexão e uma maior compreensão do assunto, é importante que você leia todo o capítulo cinco da Epístola aos Gálatas. O conceito-chave deste capítulo é a liberdade. Que tipo de liberdade? Paulo trata a respeito da liberdade cristã (Gl 5.1). Muitos exegetas consideram este primeiro versículo a chave de todo o capítulo. O texto bíblico nos mostra que livres da lei e da escravidão do pecado, mediante o sacrifício de Jesus Cristo, não podemos mais viver segundo as concupiscências da nossa carne (Gl 5.16). Fomos regenerados e transformados; a natureza adâmica não pode mais nos dominar, embora tenhamos que conviver com ela.
No primeiro tópico é importante que você defina bem as duas palavras-chave da lição: carne e Espírito. Carne – “Do hebraico basar; do grego sarx; do latim carnem. Nas Sagradas Escrituras, o termo é usado tanto para descrever a natureza humana, como para qualificar o princípio que está sempre disposto a opor-se ao espírito. Este último sentido foi desenvolvido pelo apóstolo Paulo (Rm 7.7-25). O crente carnal, segundo muito bem explica ele em suas epístolas, é o que dá inteira guarida ao pecado” (ANDRADE, Claudionor de. Dicionário Teológico. 13.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.90). Espírito – “Pneuma denota primariamente ‘vento’ (cognato de pneo, ‘respirar, soprar’; também respiração’, então, especialmente ‘espírito’, que, como o vento, é invisível, imaterial e poderoso” (Dicionário Vine. 14.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.616).
Carne e Espírito são distintos e se opõem. Por isso, podemos afirmar que todo crente vive constantemente uma luta interior. Quem vai vencer essa luta? Aquele que for melhor “alimentado”. Você está alimentando a sua carne ou permitindo que o Espírito Santo o alimente?
Nosso espírito, santificado e transformado pelo Espírito Santo, mediante a nossa fé no Filho de Deus, deseja buscar mais ao Pai e agradá-Lo, nos conduzindo a uma vida de comunhão com Ele. Mas, a nossa carne, ou o “velho homem” que ainda habita em nós, vai nos conduzir para longe de Deus, contribuindo para que venhamos fazer somente aquilo que nos agrada. O que nos apraz, nem sempre está de acordo com a Palavra de Deus ou é a sua vontade para nós. O Senhor não nos obriga a nada, nós é que vamos decidir se queremos viver no Espírito ou segundo a carne. Porém, os que decidem viver segundo a carne jamais vão poder agradar a Deus: “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm 8.8). Vida ou morte, qual escolher? Podemos optar, pois Deus criou seres autônomos e não robôs programados, mas temos que ter consciência de que teremos que viver com as consequências das nossas escolhas. Se escolher o viver na carne teremos a morte (espiritual e física), no entanto, se optarmos pela vida no Espírito vamos experimentar uma vida abundante aqui na Terra e nos céus a eternidade (Rm 8.11; 1 Co 6.14).
É possível viver neste mundo de pecado e se tornar imune a ele? Sim, é possível! Porém, não existe uma “fórmula mágica” capaz de nos livrar do pecado. Existe uma única maneira: ser cheio do Espírito Santo (Ef 5.18). Esse enchimento precisa ser diário, constante, pois somente o Espírito Santo tem condições de controlar a nossa natureza adâmica. Homem ou religião alguma tem esse poder. Se quisermos agradar a Deus e viver de modo que o seu nome seja glorificado em nossas vidas, precisamos nos encher do Espírito Santo.

A Palavra de Deus nos diz que sem santidade ninguém verá ao Senhor. Mas o que é ser santo? Ser santo significa ser separado. Separado do quê? Separado do mal e dedicado a Deus. O fruto do Espírito revela que pertencemos ao Senhor e que vivemos para Ele. Atualmente muitos se dizem cristãos, mas como podemos identificar aqueles que são autênticos, genuínos? Pelos seus frutos, ou seja, suas ações. Antes da nossa conversão e regeneração éramos dominados, escravos do pecado. As obras da carne eram evidentes em nossas vidas. Mas, agora, como novas criaturas, podemos afirmar que o pecado não tem mais poder e domínio sobre nós. Em Jesus somos livres! Então, temos que produzir frutos que vão evidenciar o nosso arrependimento e a nossa nova natureza (Mt 3.8).

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Lição 11 - 3º Trimestre 2016 - Profecias da Consumação da História - Jovens.

Lição 11

Profecias da consumação da história (24.1-27.13)
3° Trimestre de 2016
1-CAPA-JOVENS-PROFESSOR-3TRI
INTRODUÇÃOI – O JULGAMENTO E A SALVAÇÃO
II - CRISTO, O CENTRO DA HISTÓRIA
III – O FIM DA HISTÓRIA
CONCLUSÃO
Os capítulos 24 a 27 compõem uma parte do chamado apocalipse de Isaias. Tal como Daniel e Apocalipse, esta seção de Isaías não é fácil de ser compreendida por conta do gênero literário apocalíptico que a constitui. O gênero apocalíptico, conforme Brown, é “uma narrativa na qual uma visão reveladora é concedida a um ser humano, na maioria das vezes por meio da intervenção [...] sobrenatural ou acima da realidade humana”. Esta narrativa geralmente termina com o anúncio do julgamento divino ou com uma mensagem de esperança de um mundo melhor, no qual o mal não existe.
Os textos apocalípticos comumente são marcados por sofrimentos, perseguições, domínio de um povo sobre o outro, extrema decadência moral, um forte descaso religioso ou apostasia (abandono das ordenanças divinas que tem como consequência o sofrimento do povo). As vezes confunde-se o apocaliptismo ou apocalipcismo com a escatologia (tradicionalmente definida como estudo das últimas coisas) por serem tão próximos e de certa forma andarem entrelaçados, a razão desta confusão é de certa forma coerente, porque o que as difere é extremamente tênue, pode-se pensar que um (o apocalipse) está contido na outra (escatologia). Enquanto o gênero apocalíptico em meio aos sofrimentos do povo se propõe a revelar a promessa de livramento por meio da intervenção divina, a escatologia se propõem a mostrar uma nova era após esse livramento. Esta seção de profecias vão muito além dos dias subsequentes a Isaías. É sob esta hermenêutica dupla que este capítulo se desenvolverá.
I – O JULGAMENTO E A SALVAÇÃO
O povo que é conhecido como povo de Deus, estava vivendo em grande desobediência. Num período em que os seus reis eram dados à idolatria, estabeleciam alianças com outros povos sem o consentimento de Deus e não davam ouvidos a orientações que Deus lhes dava por meio dos seus servos, os profetas, como nos mostra o capítulo 7 de Isaías, também viviam um período de grande sincretismo por conta das alianças ou mistura com outros povos. Deus sendo plenamente justo e zeloso nas suas ordenanças dá a conhecer ao povo que por conta de todas essas práticas eles serão devastados e dispersados, serão levados a servir como escravos em outras terras, serão subjugados pelos assírios (reino do Norte) e pelos babilônios (reino do Sul).

O profeta Isaías ensina que a relação entre Deus e a humanidade não se estabelece pela via de favoritismos, não existem os privilegiados de Deus no que diz respeito ao juízo, para Ele apenas existem seres humanos que, de acordo com a tradição cristã, dividem-se entre criaturas (toda raça humana) e filhos (os que além de serem criaturas, receberam Cristo como senhor e salvador conforme João 1.12). (Is 24.2). Interessante notar que apesar do grande desinteresse pelas questões religiosas, num momento que as orientações divinas não eram tomadas como relevantes (como neste caso), Isaías escolheu ir por um caminho diferente, falar o que o povo não gostaria de ouvir, pois tal como nós, ninguém gostaria de receber um aviso de que há de ser destruído, porém Isaías em obediência a Deus age assim.
A desolação da terra, segundo o profeta, tornar-se-á dramática e completamente assustadora. O terror assolaria os moradores da terra e não haveria como escapar, pois quem tentar escapar do terror cairá na cova, quem tentar escapar da cova cairá no laço (Is 24.18). Até os fundamentos da terra tremem, fendas e rachaduras transformam a terra em pedaços. A lua e o sol também são sujeitos a destruição por causa da tamanha corrupção do povo, isto mais uma vez torna evidente que nada está isento da desolação.
II - CRISTO, O CENTRO DA HISTÓRIA
A Bíblia afirma que “nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam postestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” (Cl 1.16). Portanto, toda a história da humanidade tem Cristo como seu precursor (Jo 1.1; Ap 13.8b), seu executor (Mt 28.18; Cl 1.17) e o seu fim (Fp 3.21). A criação, a redenção da raça humana e o futuro estão nas mãos dele, assim Cristo é o centro da história humana e qualquer ser humano somente se realiza plenamente Nele, porque Ele é o centro da história da salvação como seu executor, proclamador e mediador, permitindo a reconciliação com Deus com sua morte na cruz. Mas ele também esteve presente no início da criação de todas as coisas, nos tempos eternos com o Pai.
O profeta Isaías, além de prever destruição, trás paradoxalmente, um olhar de esperança, prevendo que o povo encontraria novo sentido de vida e renasceriam, e aqueles que não tinham ânimo nenhum encontrariam possibilidades de experimentar o outro lado da face de Deus, sua face bondosa e misericordiosa.
III – O FIM DA HISTÓRIA
O Fim da História, em termos seculares, foi uma ideia iniciada por Friedrich Hegel (1770-1831) que ensinava que quando a humanidade alcançasse um ponto de equilíbrio, com a ascensão do liberalismo e da igualdade, a história chegaria ao fim. Esta ideia foi retomada em tempos modernos por Francis Fukuyama defendendo que com o avanço do capitalismo e o fim de regimes fascistas e do comunismo, anunciava-se o Fim da História. A evolução econômica, a democracia e a igualdade de oportunidades levariam todos a atingirem seus objetivos de vida e a sociedade supriria todas as necessidades humanas. Portanto, não seria o fim cronológico da história, mas o fim de governos e regimes que não conseguem suprir as necessidades humanas ou em desacordo com os valores ocidentais. Claro está que a humanidade está longe deste ideal, porque este, somente será atingível, no governo ou no Reino de Cristo.
É interessante notar o paralelismo que há entre Is 25.8 e Ap 21.4. Após um período de grande sofrimento, de dor profunda e de grande desespero, Jerusalém simbolizada pelo monte “monte Sião” em Isaías, entra em cena. Em Jerusalém será feito um grande banquete com uma grande quantidade de comida e vinhos magníficos, de acordo com Isaías, porém a similaridade torna-se mais evidente quando o profeta anuncia que Deus enxugará as lágrimas de todos os rostos e aniquilará a morte do meio do seu povo. A derrota final da morte simboliza salvação definitiva do povo de Deus. Este paralelismo entre os dois textos corrobora a ideia de que esta seção faz parte dos textos que constituem o apocalipse de Isaías.
Isaías em sua profecia tem em mente o cativeiro babilônico, pelo qual Judá haveria de ser subjugada. Num primeiro momento Isaías é usado por Deus sob uma perspectiva pastoral no sentido de oferecer consolo ao povo, nos capítulos anteriores o trabalho do profeta está mais voltado para anunciar o juízo divino ou a destruição do povo. Agora em meio às dores do cativeiro o profeta preocupa-se em restaurar a confiança do povo na proteção e consolo divino. Na consumação da história aquilo que é temporal terá o seu fim, será sugado pela eternidade como desnecessário, inclusive a Lei e a moralidade não precisarão mais existir (Jo 5.24). Se viverá o amor perfeito que é o cumprimento da Lei, pois o amor cumpre a Lei antes que ela o exija, apontando para o caráter temporal e necessário da Lei enquanto estivermos na terra.
No Apocalipse de João está escrito que na Jerusalém celestial não haverá templo, porque Deus habita nela; isto aponta para o fim da religião, pois esta nada mais é que a tentativa de se chegar (religare) a Deus, sendo totalmente desnecessária no estado perfeito da Vida Eterna em que Deus é tudo em todos. O exílio ou cativeiro não está distante de nós, ele pode ser traduzido em coisas simples que nos aprisionam e nos impedem de viver uma vida onde a dignidade humana é respeitada, uma vida onde há relações saudáveis com Deus, com o próximo e com a natureza, pois este é o plano de Deus para o mundo. Assim, é necessário que aconteça a consumação da história e o Reino de Deus se estabeleça definitivamente. Ele será de uma beleza, majestade e glória indescritível (Ap 21.9-15). Mas a melhor coisa não é a magnífica cidade, mas quem estará lá: nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ansiemos por este tempo.
 Fonte: Revista Ensinador Cristão, Ano 17 - nº 67 – julho/agosto/setembro de 2016. 

Lição 11 - 3º Trimestre 2016 - A Evangelização das Pessoas com Deficiência - Adultos.

Lição 11

A Evangelização das Pessoas com Deficiência
3° Trimestre de 2016
1-CAPA-LBP-3-Tri-2016 Page 1
INTRODUÇÃOI – A SUFICIÊNCIA DE CRISTO PARA COM AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
II – O SOM DO EVANGELHO AOS SURDOS
III – A VISÃO DE CRISTO AOS CEGOS
IV – OS PARALÍTICOS VÃO AO ENCONTRO DE CRISTO
CONCLUSÃO
Pessoas portadoras de deficiência é uma realidade na igreja local. Além de ser realidade de uma igreja local, é também um desafio quando esse grupo é o público alvo da nossa evangelização. O portador de deficiência tem uma vida difícil num país onde não há adaptações de acordo com a realidade da deficiência portada. Não é uma questão de incapacidade, pois se houvesse uma adaptação à realidade desse público a maioria dos portadores de deficiência poderia ter uma vida praticamente normal e independente.
Quando falamos em evangelização desse grupo de pessoas, precisamos levar em conta as implicações do que isto quer dizer. Igrejas que adaptem o ambiente físico para a realidade do portador de deficiência. Ora, o desafio começa com o portador chegando à igreja. Se for cadeirante, há espaços adaptados para ele se locomover? Sobre os surdos, há pessoas capazes de se comunicar por intermédio da linguagem de sinais? Em relação a pessoas portadoras de cegueira, há alguma iniciativa de leitura em braile ou outras propostas que visem atender esse público?
Não há como falar de evangelização desses grupos sem levar em conta o enorme desafio de nos aproximarmos e compreendermos as suas necessidades. Para evangelizarmos determinados grupos de pessoas, temos de levar a sério a palavra do escritor Tiago: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” (Tg 2.14-17). A ideia aqui do escritor bíblico é mostrar o compromisso do discípulo de Jesus com a necessidade do outro. De modo que a nossa prática de evangelização não pode apenas se referir à atividade verbal, a oratória, mas à iniciativa de se encontrar com a pessoa humana necessitada de Deus e portadoras de maiores e desafiadoras necessidades especiais.
Os desafios são inúmeros, as dificuldades são complexas, pois a realidade não é nada romântica. Quem convive ou trabalha ao lado de pessoas autistas, portadoras de down e tantas outras sabe que cada dia é um desafio a ser cumprindo, um “leão derrubado”. Contemplar a independência dessas pessoas é maravilhosamente recompensador!
 Fonte: Revista Ensinador Cristão, Ano 17 - nº 67 – julho/agosto/setembro de 2016. 

Lição 10 - 3º Trimestre 2016 - O Messias Davídico e seu Reino - Jovens.

Lição 10

O MESSIAS DAVÍDICO E SEU REINO (11.1—12.6)
3° Trimestre de 2016
1-CAPA-JOVENS-PROFESSOR-3TRIINTRODUÇÃOI - O MESSIAS E SEU REINO
II – A FUTURA RESTAURAÇÃO DE ISRAEL
III - OS CRENTES E O REINO
CONCLUSÃO
As profecias de Isaías sobre o Messias e seu Reino estão em harmonia com várias profecias bíblicas. Dentre elas Gn 3.15, que demonstra que quando os seres humanos perderam o domínio sobre a criação e caíram em desgraça, Deus lhes prometeu um salvador, aquele que esmagaria a cabeça da serpente e a paz que havia no paraíso seria restaurada; Moisés, o grande líder de Israel, foi um profeta que apontou para o Messias (Dt 18.15-19); Davi, como grande rei, é o precursor da dinastia eterna (Sl 132.12) de Cristo e seu reino serve de referencial humano, embora falho, para o reino messiânico (2 Sm 7.16); o profeta Ezequiel falou deste rei (Ez 21.27; 34.23); bem como vários salmos se referem ao Rei e seu Reino (Sl 2; 11.4; 21.1-13; 45; 63.1-11; 72; 89.18-37; 101; 132.11-12). Portanto, a promessa messiânica perpassa todo o Antigo Testamento, com predições exatas quanto à sua glória, majestade, justiça e abrangência.
I - O MESSIAS E SEU REINO
A profecia de Isaías com relação ao Reino messiânico e Cristo como seu Rei são confirmadas várias vezes no Novo Testamento (Mt 1.18; 16.16,20; 26.63; 27.22; Mc 8.29; 14.61; Lc 2.11, 26; 9.20; 22.67; Jo 4.29; 7.26; 9.22; 10.24; At 2.36; 3.20; 4.26; 5.42; 9.22; 17.3; 18.28; 26.23). Assim, o Messias é Jesus de Nazaré que foi ungido no dia de seu batismo (Mt 3.16; Jo 1.32) e morto, mas Deus ressuscitou o inocente dentre os mortos “fazendo-o assentar à sua mão direita, nas regiões celestiais.” (Ef 1.20). Desta forma, seu reino de estabelece entre os salvos, pois “ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” (Ef 2.6).
Os atributos do Messias são descritos pelo profeta, tendo Ele todas as qualidades que um rei perfeito poderia possuir, quais sejam: o dom da sabedoria, que é a capacidade de julgar todas as coisas e tomar as decisões mais acertadas, penetrando no âmago da compreensão de todas as coisas e sabe a maneira correta de reagir. O dom do entendimento, que é a capacidade de captar e discernir intelectualmente as circunstâncias, relacionamentos e realidades divinas e humanas e que abre também a mente à compreensão das escrituras. O dom do conhecimento, que é a capacidade de argumentar e dar razões e organizar provas científicas; está relacionado a sabedoria e ao entendimento, mas também se refere ao conhecimento do Senhor, ou seja, experimentar quem Ele é e saber sua vontade e seus caminhos, tendo origem na comunhão de amor e confiança para com Ele. O dom do conselho, que é a capacidade de discernir e consultar a si mesmo e aos outros para saber a perfeita vontade de Deus. O dom de fortaleza é dado para não se desfalecer no combate da fé, vivendo bem o cotidiano apesar das dificuldades e obstáculos. O dom do temor de Deus que é a docilidade que move a reverenciar e submeter-se a Deus, e é o alicerce e o princípio da sabedoria conforme Provérbios 1.7.
Ele lutará em favor daqueles que não puderam se defender, daqueles aos quais nunca foi dado oportunidades na vida, os que foram desprezados por não se encaixarem nos padrões de força, beleza e produtividade de uma sociedade consumista, alienada e gananciosa. A justiça será a marca registrada deste Reino, por isso será glorioso. Somente Ele é capaz de proteger os fracos contra a violência dos poderosos.
II – A FUTURA RESTAURAÇÃO DE ISRAEL
A restauração indica que o Reino de Deus sobrepujará qualquer reino da história, nem podendo ser comparável a qualquer outro, onde todas as áreas de atuação humana serão potencializadas para o bem, tanto a política, social, cultural, econômica e religiosa. A terra será inteiramente renovada como era originalmente e haverá abundância de colheitas para que todos tenham satisfeitas suas necessidades básicas. Além disso, haverá um conhecimento de Deus em todas as pessoas, ou seja, toda ignorância, adoração a ídolos, corrupção política, líderes religiosos espoliadores, tudo isso será coisa do passado.
A Bíblia afirma que neste Reino tudo será novo (Is 65.17; 66.22; Ap 21.1,5), não haverá morte, nem choro, nem clamor (Is 65.19; Ap 21.4), será um lugar de alegria e renovo (Is 65.18-19,24; Ap 21.2-3), haverá prosperidade, paz e felicidade (Is 65.21-25; Ap 22.5), um lugar que acolhe todos (Is 66.18-20; Ap 21.3-4) e ninguém será excluído do culto (Is 56.7; 66.21-23; Ap 21.6,22-23). Mas a característica principal do Reino é que o Senhor habitará nele (Is 65.24; Ap 22.5).Embora houve um retorno do povo de Israel do cativeiro babilônico e recentemente o reagrupamento de Israel na Palestina, o agrupamento que acontecerá durante este Reino de Cristo é incomparável (Is 11.11). Nos atuais regressos do povo de Israel se instalaram conflitos, pois alguns povos foram expulsos para que este pudesse tomar a terra, mas sob o reinado do Messias haverá lugar para todo mundo. A volta do povo da promessa não será motivo de guerras e violência, mas todos viverão em paz. A promessa é de que o Messias será o atrativo para todos os povos e este promoverá um reagrupamento justo e reinará glorioso em todo universo. (Is 11.10).
III - OS CRENTES E O REINO
A Igreja é uma das expressões do Reino na qual estão as esperanças humanas de participação no futuro reino celestial (Cl 1.13). O espírito do Anticristo (1 Jo 2.18) quer impedir que este Reino flua no coração das pessoas e no mundo, portanto, a Igreja tem a tarefa de, com Cristo, o seu Rei, lutar contra as potestades do mal que querem impedir a instalação do Reino, tanto agora, quanto no futuro perfeito. Para isto ela combate o pecado, individuais e coletivos, em suas mais variadas formas, que afeta a relação do homem com Deus, com o próximo e com a criação.
A atuação do Espírito Santo na correta interpretação da Palavra de Deus, levará todas as instâncias que a adotarem para a comunidade do Reino, inclusive a Igreja, que por isso, se constitui como anunciadora e proclamadora da Palavra no mundo. É no mundo onde acontece a vida, a concretude das histórias pessoais e universais, é onde acontece a realidade histórica, cultural, social, política e ecológica, onde está inserida a Igreja, portanto ela faz parte do mundo, mesmo não sendo do mundo. Não sendo do mundo não pode se mancomunar com política, economia, religiosidade e sociedade corrompidas e injustas, mas estar inserida nela como voz profética. O cristão não se envolve com a política, a economia e a sociedade com interesses egoístas, desejos ilícitos ou para promover si próprio, antes se envolve para promover os valores e a antecipação do Reino de Deus na terra.
De posse e prática da Palavra de Deus, a igreja tem autoridade para implantar antecipadamente o Reino, ainda que de forma precária diante de perfeição do Reino por vir. A Igreja vislumbra já e agora o Reino futuro, entretanto, o Reino vai muito além dos limites da Igreja e sua plenitude está profetizada para o futuro. Assim, o Reino de Deus se resume em esperança futura gloriosa, mas também em ações concretas aqui e agora, caso contrário as realidades do Reino foram mal compreendidas. Desta forma, a Igreja é cooperadora com Deus para antecipar o Reino no mundo, mas aguarda, de forma não alienada do mundo, quando Deus mesmo instalará seu Reino para todo o sempre. A presença do Reino se mostra modesta, sem alarde, pois ainda não é completa, nem todos foram curados, libertos, perdoados e socialmente compensados. Jesus compara a limitação deste Reino entre os homens ao grão de mostarda (Mt 13.31-32), muito pequeno no início, mas que depois assume proporções gigantescas.
A implantação deste Reino tras consigo os seguintes embates: a) luta contra o reino de satanás, manifesto através da autoridade de Jesus sobre os demônios e a libertação dos mesmos, abolindo a invocação a outros deuses; b) libertação de carências e sofrimentos, demonstrada através das curas e das bem-aventuranças; c) libertação da culpa e do pecado. Jesus perdoou todos os pecadores, atraindo-os para si e restaurando-os; d) libertação de estruturas religiosas opressoras e alienadoras. Jesus mesmo promoveu reinterpretações da lei, embora ele não foi um novo legislador, mas a própria essência da nova lei do amor, para que promovesse a vida. “Vocês ouviram o que foi dito... mas eu lhes digo...” (Mt 5.22,28,32,34,39,44. Lc 16.16; Gl 3.24-25).
No Evangelho de João o Reino equivale à salvação e à vida eterna (Jo 3.3-5) que um homem não pode possuir sem o novo nascimento. No evangelho de Mateus as virtudes do Reino são demonstradas no Sermão do Monte (Mt 5-7) através da nova ética de princípios eternos do Reino de Deus. Portanto, em essência o Reino de Deus é a conversão do coração ao amor, à confiança, à certeza da provisão de Deus, à misericórdia, à justiça, à paz, ao perdão, ao descanso, à certeza do amor de Deus, enquanto Ele vai pacificando o coração, expandindo a consciência da vida Dele em nós, promovendo a tomada de decisão interior de descansar Nele. Mas estes privilégios do Reino trazem consigo responsabilidades, pois os participantes do Reino são um grupo em missão de Deus, são luz do mundo e sal da terra (Mt 5.13). Tem como função salvar almas, mas também de denunciar as injustiças que tentam ameaçar o Reino, devem promover a justiça e a vida com todas as suas nuances, variedades e possibilidades.
O Reino de Deus é este lugar onde não apenas encontramos, mas desfrutamos constantemente de paz e alegria independentemente do que estamos passando ou vivendo, pois é uma paz que não depende das circunstâncias, mas da comunhão entre o homem e Deus. (1 Co 4.20; Rm 14.17). O Espírito Santo é que promove no mundo os efeitos do reino através de sua atuação naquelas pessoas e instituições que aceitam o Reino. O Espírito opera: a) através da fé que vê além do efêmero e aponta para a transcendência da realidade do reino contra as potestades (humanas e diabólicas) do mal no “já agora”; b) esta fé é libertadora de leis e pretensões humanas injustas e opressoras; c) Ele promove a liberdade; d) e o amor, no qual toda realidade da Lei e do Evangelho se concentram, simbolizando que algo novo surge no meio onde imperava o ódio e o desespero.
Não há verdadeira manifestação do Reino de Deus se este não for acompanhado do amor de Deus derramado nos corações (Rm 5.5). Todos os que estão em Cristo (Rm 8.1; Ef 2.13; 3.6) manifestam esta nova vida cujo parâmetro principal é o amor, portanto, Cristo é a nova lei do amor e todos que se unem a ele vivem a realidade desta lei através da atuação do Espírito Santo.
Que nossa oração seja a de Mt 6.10.
Subsídio escrito pelo próprio comentarista da Revista, Pastor Claiton Ivan Pommerening.

Lição 10 - 3º Trimestre 2016 - O Poder da Evangelização na Família - Adultos.

Lição 10

O Poder da Evangelização na Família
3° Trimestre de 2016
1-CAPA-LBP-3-Tri-2016 Page 1
INTRODUÇÃOI – EVANGELIZANDO OS FILHOS
II – EVANGELIZANDO O CÔNJUGE
III – EVANGELIZANDO OS PARENTES
CONCLUSÃO
O primeiro grande desafio da evangelização, geralmente, se dá em nossa família. Ali, nossos pais, filhos, cônjuges ou outros parentes presenciarão o impacto da transformação que o Evangelho trouxe às nossas vidas. É no âmbito da família que surge a primeira experiência de proclamar a Jesus mediante tudo o que Ele é e representa para nós. Em primeiro lugar, essa experiência de anúncio reflete a experiência de salvação em Cristo por intermédio do nosso comportamento. Ninguém melhor que a nossa própria família para constatar a transformação presente em nossa vida. Esse processo é que nos dá o álibi de explicar o que aconteceu para que as pessoas ficassem tão impressionadas com uma nova pessoa que se mostra diante delas. Muitas se acham surpreendidas por isso.
Quando se tem a oportunidade e abertura para isso, um instrumento valioso para se evangelizar a família é o Culto Doméstico. Ali, cantamos ao Senhor, testemunhamos da sua graça, meditamos em sua Palavra e podemos perceber o caráter de Deus sendo forjado em nossa mente e coração. O encontro com a Palavra no seio da família pode ser um momento singular de evangelização familiar. Além da dinâmica do culto, mencionado por nós, os símbolos de nossa fé também chamam atenção de nossa parentela: o nosso hinário, a Bíblia Sagrada, os livros cristãos, os CDs de músicas que tocam a alma. Enfim, cada gesto, cada símbolo e cada momento presente no culto doméstico são uma belíssima oportunidade e privilégio de anunciarmos Jesus, nosso Rei, Senhor e Cristo.
Para além de evangelizar a nossa família, por intermédio do anúncio verbal da Palavra de Deus, outro instrumento bem relevante é o nosso testemunho no lar. Não há maneira mais eficaz de evangelizar a nossa família que por intermédio da nossa vida no lar. Do mesmo modo, uma palavra falada sem a confirmação do comportamento perde toda a sua relevância. Não se pode evangelizar em família sem o compromisso de demonstrar na prática de vida uma conversão sincera. Hoje, não podemos nos dar ao luxo de falar ou pregar sem o compromisso com a nossa vida. A sociedade não respeita, nem muito menos aceita, um discurso dúbio, apenas para ganhar status e angariar novos adeptos. Em nossa família não há lugar para isso! O nosso compromisso é com a Palavra de Deus, anunciando o ano aceitável do nosso Senhor para sempre. Portanto, sejamos sal da nossa família! Sejamos luz em nossa casa!
 Fonte: Revista Ensinador Cristão, Ano 17 - nº 67 – julho/agosto/setembro de 2016. 

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Lição 09 - 3º Trimestre 2016 - O Sinal do Emanuel - Jovens.

Lição 09

O SINAL DO EMANUEL (7.1-25)
3° Trimestre de 2016
1-CAPA-JOVENS-PROFESSOR-3TRIINTRODUÇÃOI - O CONTEXTO IMEDIATO DA PROFECIA MESSIÂNICA
II - O SINAL DO “EMANUEL”
III - O DEUS ETERNAMENTE CONOSCO
CONCLUSÃO
A importância de Isaías para a compreensão a respeito do Messias é inquestionável, prova disso são as frequentes citações de seus oráculos no Novo Testamento. Os seus textos messiânicos foram tomados teologicamente como um dos principais fundamentos para a compreensão da natureza e atuação de Jesus de Nazaré na condição de Messias prometido, particularmente em comunidades do primeiro século, formada em sua maioria por judaico-cristãos.
Entre os títulos messiânicos da tradição veterotestamentária, e interpretados como sendo de Jesus de Nazaré, um em particular recebeu destaque: “Emanuel”, que no hebraico é a junção de dois termos immánu, que significa “conosco” e El, que significa “Deus” ou “Senhor”, literalmente “conosco [está] Deus”. O título foi uma apropriação teológica do livro atribuído ao profeta Isaías, já que a expressão aparece em dois versículos e indiretamente em um versículo. Seguem os versículos: (1º) “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel” (Is 7.14). (2º) “[...] e passará a Judá, inundando-o, e irá passando por ele, e chegará até ao pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, ó Emanuel (Is 8.8)”. (3º) “Tomai juntamente conselho, e ele será dissipado; dizei a palavra, e ela não subsistirá, porque Deus é conosco” (Is 8.10).
I - O CONTEXTO IMEDIATO DA PROFECIA MESSIÂNICA
O capítulo que versa sobre o Emanuel, está inserido numa intensa relação diplomática envolvendo Acaz (735 – 716 a. C), rei de Judá, Resim, rei da Síria, e Peca (739 -732 a.C), rei de Israel. Estes dois últimos pressionavam Acaz para participar de uma coligação contra Tiglate-Pileser III (745 – 727 a.C), rei da Assíria. A recusa de Acaz em formar um bloco contrário à política de expansão da Assíria, fez com que Damasco e Israel se articulassem para derrubá-lo, pois o objetivo seria criar um cisma em Judá e inserir um governante vassalo fiel à coligação sírio-israelita, conforme informa o texto de Isaías.
Ainda que a coligação sírio-israelita não tenha logrado êxito em relação à tomada de Jerusalém, a anexação de Elate certamente impôs temor entre as autoridades e à população em geral. Acaz buscou apoio da Assíria contra a Síria. A ajuda da Assíria não saiu barato para Acaz, pois certamente se livrou da opressão sírio-israelita, porém não conseguiu se livrar dos tentáculos da dominação política de seu aliado, já que Judá passou a condição de vassalo da Assíria.  Na concepção teológica do profeta Isaías, a falta de confiança em Deus era o principal entrave para a superação daquela situação, pois o mesmo Deus que agiu na travessia do deserto em direção à Canaã traria salvação para a nação de Judá. Diante da situação política que se desenhava, tendo, por um lado, a coligação sírio-israelita, e por outro, os assírios, era necessário entregar a situação ao conselho de Deus, pois Ele é o fiel cuidador do seu povo!
II - O SINAL DO “EMANUEL”
Em hebraico Almâ significa virgem, moça, jovem, mulher recém-casada, certamente refere-se à juventude de uma mulher que Isaías tem em foco. Mas a condição da mãe e a identidade da criança não são claras. Como o povo saberia que a criança nasceu e quem era essa criança? Seria Ezequias filho de Acaz? A essa época já havia nascido. Ou seria um outro filho de Acaz? Ou um filho de Isaías? Portanto, num contexto imediato seria um filho de Acaz ou Isaías e num contexto remoto trata-se do Messias, o Cristo. A resposta de Acaz deixava claro que o rei não queria andar pelo caminho da fé, pois o seu plano de buscar simpatia aos assírios lhe parecia bastante confortável, se comparado ao fato de ter que viver sob a promessa de salvação dada por Deus. Certamente se cumpriu a promessa que Deus fizera a Isaías (6.9-10) acerca do povo, que ouviria a palavra, mas não a queria obedecer e consequentemente endureceria o coração.
Ainda que o Evangelho de Mateus seja o único a apresentar uma relação histórica e teológica entre o sinal do Emanuel de Isaías e a presença de Deus por intermédio do nascimento de Jesus de Nazaré, o conceito teológico da presencialidade de Deus em Cristo perpassa os escritos do Novo Testamento. Um dos textos mais antigos sobre a habitação de Deus entre os homens é o hino cristológico que aparece na carta escrita aos Filipenses por Paulo, provavelmente na segunda metade da década de 50 d. C. Segue o texto Fp 2.5-11.

III - O DEUS ETERNAMENTE CONOSCO
Embora se esteja trabalhando a ideia de “Deus conosco” (Emanuel) a partir da situação histórica de Judá, é preciso levar em conta que as sagradas escrituras apresentam a presença de Deus em toda a história humana. Por exemplo, a narrativa do Jardim do Éden descreve a presença de Deus entre a criação, particularmente em sua relação harmoniosa com o homem e a mulher. Deus passeava pelo Jardim (Gn 3.8), o que sugere assiduidade na tratativa com o homem e a mulher, indicando também uma relação de confiança e amizade. Mesmo com a relação abalada por causa do pecado, Deus jamais deixou de desejar ardentemente estar conosco, é o que mostra o relacionamento de Deus com os grandes personagens da Bíblia Sagrada.
A partir de Abrão e de sua descendência, Isaque e Jacó, surgiria a nação de Israel que desfrutaria da presença de Deus. Deus faz uma aliança com o povo de Israel, porém, a garantia da presença do Senhor estava condicionada à fé, ou seja, na entrega irrestrita do povo aos Seus desígnios. O Novo Testamento reconhece o valor da fé de homens e mulheres que, apesar de suas dificuldades, peregrinaram fundamentados na fé em Deus (Hb 11.1-40). Homens e mulheres que experimentaram o “Deus conosco”.
Apesar de todos os problemas que o povo de Deus teve para permanecer fiel à aliança, com tantas oportunidades que tiveram de experimentar sempre de novo a misericórdia e bondade de Deus e reiteradamente optaram pela desobediência, Ele permaneceu fiel à aliança com Israel, mesmo quando estavam no cativeiro. O povo quase foi dizimado, mas ele prometeu que um resto (Is 10.19), um remanescente (Is 1.9; Sf 3.13) e finalmente que “brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará” (Is 11.1), simbolizando o Messias, o Emanuel, que sobreviveriam a todas as destruições e catástrofes, portanto, apesar de não merecerem, ele cuidou e esteve com seu povo por amor a toda humanidade (Jo 3.16).
A presença de Deus ocorre em dimensões trinitárias, tendo em vista que o Pai, o Filho e o Espírito Santo atuam harmoniosamente entre nós, dando-nos sentido e direção existencial. Imbuídos da presença trinitária de Deus, homens e mulheres ousaram romper barreiras étnico-culturais para levar o evangelho para todas as nações, cumprindo assim a expansão do evangelho determinada por Jesus. A presença do Emanuel transcende a existência e a história. Ele apenas não esteve com Israel, mas também com toda humanidade. Ele sempre esteve, está e estará conosco provendo salvação, cura e cuidado de tudo e de todos. Convém estarmos atentos à presença do Emanuel em nossas vidas, manifestando-a a outros que também precisam dela para sobreviver aos conflitos, injustiças e percalços da vida. O “Deus conosco” nos convida a participar em seu Reino de justiça e paz, tendo em vista que a presença do Reino de Deus implica em destronar o império do mal.
O Emanuel faria parte então da esperança cristã da presença de Cristo na comunidade, motivo de grande celebração, pois ressoa a promessa: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos” (Mt 28.20). Esta promessa não pode ser motivo para uma fé paralisada, ao contrario disso, o derramamento do Espírito Santo tinha como propósito capacitar homens e mulheres para serem “testemunhas” (At 1.8). Do mesmo modo hoje, celebremos a presença do Senhor em todas as dimensões da vida, testemunhando ao mundo os valores inefáveis do Reino de Deus, aguardando ativamente o desfecho final de Deus (Ap 21: 3).
Subsídio escrito pelo próprio comentarista da Revista, Pastor Claiton Ivan Pommerening.

Lição 09 - 3º Trimestre 2016 - A Evangelização das Crianças - Adultos.

Lição 09

A Evangelização das Crianças
3° Trimestre de 2016
1-CAPA-LBP-3-Tri-2016 Page 1
INTRODUÇÃOI – A CRIANÇA É PECADORA E PODE PERDER-SE
II – A CRIANÇA PODE CRER E SER SALVA
III – COMO EVANGELIZAR AS CRIANÇAS
CONCLUSÃO
Quando devemos falar de Jesus para uma criança? Naturalmente tal pergunta traz outra inevitável: Como evangelizar uma criança? Quando se tenta praticar o evangelismo infantil é possível perceber a dimensão do desafio proposto. Uma das questões essenciais que devemos levar em conta no evangelismo infantil é a idade da criança. Falar de Jesus no linguajar infantil para muitas pessoas é uma tarefa hercúlea.
Conceito de Evangelismo Infantil
Apresentar um Deus salvador para a criança é uma tarefa que todas as famílias cristãs devem priorizar. As crianças têm de ser evangelizada desde a mais tenra idade. Neste sentido, a criança precisa aprender sobre Deus desde cedo por intermédio dos seus pais. No capítulo seis de Deuteronômio, as Escrituras declaram que é tarefa dos pais conduzirem os filhos no conhecimento de Deus. O método se daria da maneira simples: assentado em casa; andando no caminho; por intermédio do próprio exemplo. A ideia é que os pais contribuam para os seus filhos amarem a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Isso passa inevitavelmente pela família cristã, pelos pais das crianças cristãs.
O que nosso Senhor falou acerca das crianças?
Nosso Senhor disse que das Crianças “é o Reino de Deus” (Mc 10.14). Ainda, o Mestre fala: “Vede, não desprezeis alguns destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre veem a face de meu Pai que está nos céus” (Mt 18.10). Esses textos bíblicos mostram que Jesus de Nazaré não hesitou em falar sobre as crianças, pois priorizou a aparente fragilidade e humildade do pequeno infante como aspectos fundamentais para se alcançar o Reino de Deus: “Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele” (Lc 18.17).
Deus ama as crianças
Devemos evangelizar as crianças, em primeiro lugar, porque Deus as ama. E o amor do Pai está derramado em nossos corações. A criança é aquele serzinho disponibilizado por Deus para amarmos sem medida, como da mesma forma Ele quer que nos amemos uns aos outros. Priorizar as crianças em nossas igrejas não é capricho, mas tarefa das mais sublimes e urgentes. Por isso a Educação Infantil deve funcionar plenamente. Todo o apoio deve ocorrer com a Escola Bíblica de Férias, a maior estratégia de evangelização infantil. Enquanto a igreja não se convencer em priorizar as crianças, iremos na contramão do Evangelho.
 Fonte: Revista Ensinador Cristão, Ano 17 - nº 67 – julho/agosto/setembro de 2016.