quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Lição 07 - 4º Trimestre 2017 - A Salvação Pela Graça - Adultos.

Lição 7

                                      A Salvação pela Graça     4° Trimestre de 2017
adultos4tcapa
ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – LEI E GRAÇA
II – O FAVOR IMERECIDO DE DEUS
III – O ESCANDÂLO DA GRAÇA
CONCLUSÃO
OBJETIVO GERAL
Saber que a nossa salvação é fruto único e exclusivo da graça de Deus.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I – Explicar o propósito da Lei e da graça;
II – Discutir a respeito do favor imerecido de Deus;
III – Salientar para o escândalo da graça.
PONTO CENTRAL
A salvação é resultado da graça divina.


A SALVAÇÃO PELA GRAÇA
Marcelo Oliveira de Oliveira
Uma acusação comum aos pentecostais é a de que não conhecemos a graça de Deus. Acusa-nos de legalistas porque em pleno século XXI os pentecostais ainda dão ênfase ao tema da santidade como um estilo de vida a ser vivido.

Nesse assunto, os pentecostais também concordam com a teologia arminiana, em que o fundamento essencial na dinâmica da salvação é o da graça preveniente e que toda salvação é fruto inteiramente da graça de Deus. Retomando mais uma vez o auxílio do teólogo arminiano Roger Olson, passamos a conceituar graça previniente.
A graça preveniente é uma doutrina elevada da graça

Com graça preveniente se quer dizer o chamado de Deus no sentido de ser dEle a iniciativa do começo de relação com uma pessoa que é livre para responder a esse chamado com arrependimento e fé. Esse processo preveniente da graça, segundo Roger Olson, inclui ao menos quatro aspectos: chamada, convicção, iluminação e capacitação. Por isso, alinhado à visão arminiana, o pentecostal não tem dificuldade de pregar a graça de Deus e, ao mesmo tempo, reconhecer que a chamada para a salvação pode ser rejeitada pela pessoa. É muito claro para o pentecostal que nenhuma pessoa pode arrepender-se, crer e ser salva sem o auxílio sobrenatural do Espírito Santo. Este age do início ao fim do processo salvífico. Entretanto, é preciso que a pessoa não resista ao Espírito, como fizeram os fariseus ao resistirem intensa e sistematicamente à mensagem de Jesus Cristo (Mt 12.22-32), mas que coopere com o Espírito reconhecendo a própria condição de pecador, crendo nEle como único Salvador.
O que pensava Armínio acerca da graça de Deus na salvação?
Segundo Roger Olson, a teologia de Armínio sempre foi compromissada com a graça de Deus. O teólogo holandês jamais atribuiu eficácia salvífica à bondade ou à força de vontade do ser humano. Isso é importante destacar, pois é um equívoco pensar que quem afirma que o ser humano pode resistir a graça de Deus está dizendo que o que define a salvação é a vontade humana. Nada mais injusto!

Nunca houve problema para Armínio, porque está claro nas Sagradas Escrituras, que a salvação é de graça, provém de Deus e é um presente incomensurável do Altíssimo para o ser humano. Entretanto, também está claro nas Escrituras (principalmente nos textos narrativos, isto é, os Evangelhos e o livro de Atos), assim como também para pentecostais, “que muitas pessoas resistem ao Espírito Santo e rejeitam a graça que é oferecida”.
Texto publicado, mas levemente adaptado, na revista Ensinador Cristão, nº 72, Editora CPAD, 2017, p.39.
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristão (CPAD)
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão disponíveis toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não se trata de uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 06 - 4º Trimestre 2017 - Rocha ou Areia? - Juniores.

Lição 06

Avaliação do Usuário
Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
  
Rocha ou Areia? — Mateus 7.24-27.4° Trimestre de 2017
juniores4tcapa
Prezado(a) professor(a),
A aula desta semana reforça um ensinamento primordial para a vida cristã de seus alunos. Aprender a viver um estilo de vida compatível com a Palavra de Deus é o maior desafio de um cristão. Não importa a idade, seja idoso, adulto, jovem, adolescente ou criança, todos têm o dever de colocar em prática a Palavra de Deus.
Na fase que seus alunos estão vivendo, é importante que aprendam a colocar em prática a Palavra de Deus e, para tanto, precisam de pessoas que lhes sirvam de referência. Por esse motivo, é importante que você, professor, tenha em mente que a melhor forma de ensinar não é através de palavras, e sim, pelo exemplo. Seja a referência que seus alunos precisam para crescer espiritualmente. Eles poderão ouvir suas palavras e até mesmo esquecer, mas jamais se esquecerão do seu exemplo como cristão.
A lição desta semana apresenta a obediência à Palavra de Deus ilustrada na figura da casa edificada sobre a rocha e da casa edificada sobre a areia. Jesus, assim como em outras parábolas que contou, ensina desta vez que a mensagem do evangelho deve ser colocada em prática. Não é preciso ser um construtor ou mestre de obra para compreender a mensagem que Jesus quis ensinar aos seus discípulos. É fácil compreender que uma casa, para que esteja bem edificada, precisa estar bem fortalecida em sua base. As colunas precisam estar bem fincadas no chão e, como é obvio, não pode ser qualquer terreno.
A ilustração de Jesus cita pelo menos dois tipos de solo: o primeiro apresenta um terreno firme, fortalecido por uma rocha. O segundo apresenta o terreno arenoso, sedimentado, fácil de ser removido pela força de uma chuva. Por essa razão, aquele que constrói a casa, precisa investigar se o local onde pretende fundamentá-la é confiável para que não sofra com as intempéries (alteração das condições climáticas). “A Palestina é uma terra muito árida. Entretanto, durante certas épocas do ano, caem pesadas chuvas que, formando torrentes caudalosas, correm sobre poeirentos uádis (barrancos formados pelas enxurradas), e despencam ao longo de todos os declives e encostas de montanha. É importante, do ponto de vista da história de Jesus, observar que nenhum construtor foi criticado pela sua infeliz escolha do local do edifício. Cada localização parecia segura e, até que as tempestades chegassem, cada casa parecia suficientemente resistente. Na Palestina, assim como na vida, somente a habilidade de sobreviver às tempestades revelará a qualidade de uma construção” (LAWRENCE, Richards O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 153).
Por esse motivo, o construir a casa precisa atentar para a maneira correta de como construir. Neste caso, a verdadeira fé só estará firmada e preparada para enfrentar as dificuldades que a caminhada cristã nos faz deparar se, de fato, houver obediência aos ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo, a Rocha mais firme!
Para reforçar o ensino da aula de hoje, ensine aos seus alunos a fazer a construção da casa de maneira correta. Prepare vários cartões em formato retangular e escreva em cada um deles o nome dos elementos necessários para a construção da casa que simboliza a verdadeira fé. Escreva nos cartões as seguintes palavras: cimento, confiança, oração, areia, leitura bíblica, pedra, obediência, terra, rocha, parede, laje, humildade, coluna e outros que achar interessante. Cole fita adesiva atrás dos cartões e prenda-os no quadro. Em seguida, peça aos alunos para identificar quais os elementos necessários para a construção da casa que simboliza a verdadeira fé em Deus.
Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 06 - 4º Trimestre 2017 - É bom fazer Amigos - Pré Adolescentes.

Lição 6

Avaliação do Usuário
Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
  
É bom fazer amigos
4° Trimestre de 2017
preadol4tcapa
A lição de hoje encontra-se em: Daniel 1.8-20.

Caro(a) professor(a),

Como é bom desfrutarmos da amizade de pessoas que se tornam verdadeiros amigos nos momentos mais inesperados. Isso acontece ao longo da trajetória cristã. A Palavra de Deus nos ensina que são nos momentos de maior angústia e aflição que conhecemos pessoas que se tornam verdadeiros irmãos. Os laços de união e companheirismo são tão fortes que o escritor de Provérbios chega a classificá-los como laços de irmãos de sangue (cf. Pv 18.24). É natural que demonstremos certa afetividade e empenho para defender aqueles que são do nosso próprio sangue. Entretanto, a Palavra de Deus revela que é na angústia que conhecemos aqueles que de fato se tornam os nossos verdadeiros amigos.
A história da lição de hoje apresenta um exemplo bem conhecido de seus alunos e que revela como o companheirismo em momentos difíceis faz toda a diferença. Daniel e seus amigos foram levados cativos para a Babilônia ainda jovens, e foram obrigados a trabalhar no palácio do rei (cf. Dn 1). Ali, eles tiveram de abrir mão das menores indiferenças para que pudessem sobreviver às adversidades que estavam por vir.

Imagina ser levado cativo para uma terra distante com costumes e uma cultura idólatra, totalmente diferente de tudo que um dia a pessoa conheceu. Certamente não foi fácil para Daniel e seus amigos passarem por todo aquele processo de adaptação. Somente unidos, eles poderiam sobreviver e superar todas as dificuldades. Em Eclesiastes, o pregador anuncia que é melhor serem dois do que um, visto que dessa forma se alcança melhor resultado do trabalho. E, também, é melhor não andar sozinho, porque se um cair o outro levanta, mas ai daquele que estiver sozinho, pois no dia em que tropeçar não haverá ninguém para ajudá-lo a levantar. O mesmo ocorre com aquele que está prestes a enfrentar uma batalha, uma vez que sozinho, como poderá resistir à oposição daqueles que quiserem prevalecer sobre ele (cf. Ec 4.9-12).

“O companheirismo tem muitas vantagens, pois Deus não nos criou para vivermos isolados uns dos outros (Gn 2.18). Todos nós precisamos do amor, da ajuda e do apoio dos amigos, dos familiares e dos irmãos na fé (At 2.42). Mesmo assim, tudo isso é insuficiente sem a comunhão diária com Deus Pai, com o Filho e com o Espírito Santo (1 Co 1.9; 2 Co 13.13; Fp 2.1; 1 Jo 1.3,6,7)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 970).

Esta é uma boa oportunidade para você, professor, realizar juntamente com a turma uma avaliação de como está o nível de companheirismo entre os seus alunos e, porque não dizer, também entre você e sua classe. Converse com eles a respeito da comunicação e pergunte se eles têm dialogado sobre a melhor forma de resolver os problemas que surgem entre eles. Mostre que a postura deles deve ser conciliadora, sempre pensando no bem estar da amizade com os demais. Leia com eles Filipenses 2.1-18 e explique que devemos nutrir em nossos corações o mesmo sentimento que Cristo manteve até o fim. Mesmo quando houver alguma diferença, diga que eles têm a capacidade de resolver o problema entre eles mesmos, porquanto, agora servem a Cristo e sabem qual a atitude certa a tomar.
Por Thiago SantosEducação Cristã - Publicações CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 06 - 4º Trimestre 2017 - A Atualidade da Mensagem Bíblica - Adolescentes.

Lição 6

A Atualidade da Mensagem Bíblica 4° Trimestre de 2017
adolescentes4tcapa
ESBOÇO DA LIÇÃO:DEUS FALOU AOS PRIMEIROS HOMENS
DEUS FALOU AOS HOMENS POR MEIO DOS PROFETAS
ATUALMENTE O SENHOR TEM FALADO POR INTERMÉDIO DO SEU FILHO
OBJETIVOS
Apontar
 para a atualidade da Bíblia;
Mostrar que Deus sempre buscou falar de diversas maneiras com o ser humano;
Conscientizá-los da importância de ler e meditar na Bíblia.
A EXCELÊNCIA DO MÉTODO CANÔNICO (III)
Claudionor de Andrade
Pressuposto Linguístico
Minha primeira Bíblia, ganhei-a de meu saudoso pai. Recoberta de um couro forte e luzidio, que a protegia dos ímpetos e desleixos de um adolescente de 14 anos, era um presente belo e não muito barato para aqueles dias. De imediato, pus-me a lê-la; diversas vezes eu a li. Até em voz alta eu a li. Sua linguagem clássica e preciosa não me assustou. Aqui, deparava-me com uma palavra difícil; ali, com um termo ainda peregrino. Mas não me demorei a adaptar-me à belíssima tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada.
Não sei quantas vezes li aquela Bíblia. Em suas páginas, hoje amarelecidas e algumas já rotas, sentava-me aos pés dos santos profetas e dos apóstolos de Jesus Cristo. E, apesar da sublimidade de seus ensinamentos, jamais deixei de compreender o que Deus, pela inspiração do Espírito Santo, revelara-lhes. Por isso, hoje, todas as vezes que abro minhas Bíblias, quer no vernáculo quer noutras línguas, parto deste pressuposto: Deus fala aos seus filhos numa linguagem que lhes é comum, franca e perfeitamente compreensível. Essa acomodação do Pai Celeste às nossas limitações realça-lhe ainda mais o amor.
1. O pressuposto linguístico. O segundo pressuposto do método canônico é, para o crente fiel, algo que beira à obviedade: Deus, o real autor da Bíblia Sagrada, revela-nos a sua Palavra em nossa própria linguagem. Aliás, a língua que hoje falamos, em que pese a confusão de Babel, com Ele aprendemos. Não diz Moisés, em Gêneses, que o Senhor, sempre à tardinha, descia ao Éden para conversar com o seu jardineiro? (Gn 3.8). A comunicação entre o Criador e a criatura era aberta e sem ruídos. Até mesmo o homicida Caim era capaz de discernir a voz do Juiz de toda a Terra (Gn 4.6-14).
Ao enviar Ezequiel a protestar contra as apostasias da Casa de Judá, o Senhor foi-lhe energicamente claro: “Pois tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem de língua difícil, mas à casa de Israel; nem a muitos povos de estranha fala, e de língua difícil, cujas palavras não possas entender; se eu aos tais te enviara, certamente te dariam ouvidos” (Ez 3.5,6). De fato, os judeus não demoraram a entender que, apesar da linguagem humana, era o próprio Deus quem lhes falava. E, não obstante os símbolos apocalípticos, eles logo vieram a compreender a gravidade das advertências de Jeová.
Ao escrever aos coríntios, sempre tão exigentes e intolerantes, Paulo afiança-lhes que, embora inspirado pelo Espírito Santo, não usava palavras que lhes fossem desconhecidas: “Porque nenhuma outra coisa vos escrevemos, além das que ledes e bem compreendeis; e espero que o compreendereis de todo” (2 Co 1.13). De fato, em suas cartas, havia algumas coisas difíceis de entender. Todavia, o apóstolo jamais deixou de escrever no vernáculo de seus leitores imediatos; nenhum vocábulo angélico utilizava. Os que as torciam, pretextando dificuldades hermenêuticas, foram duramente censurados por Pedro (2 Pe 3:15). A mensagem divina, portanto, ainda que à primeira vista pareça-nos ininteligível, sempre nos virá numa linguagem humana. Afinal, o Pai Celeste, no Filho, fez-se Emanuel para revelar-nos os mistérios e as belezas do Evangelho.
2. Deus, o comunicador por excelência. Deus fala-nos por intermédio da natureza, da consciência e da História. E, através de sua Palavra, transmite-nos plenamente a sua boa e perfeita vontade. A comunicação é inerente à sua natureza. Ele é um ser autorrevelativo. Por isso, confiou-nos a Bíblia Sagrada. Ao lê-la, convencemo-nos de que tudo quanto nela foi escrito, para a nossa redenção o foi (Rm 15.4). Em suas narrativas e proposições, ouvimos-lhe claramente a voz, intimando-nos a uma doce e indelével comunhão.
A bem da verdade, nem de hermenêutica formal carecemos, pois o Espírito Santo, sendo o real intérprete da Bíblia, leva-nos a entendê-la perfeitamente (Jo 14.25). É claro que não devemos desprezar os que nos interpretam a Palavra, pois, na jornada para o céu, sempre precisaremos, aqui na terra, de um exegeta como Filipe a fim de explicar-nos o que não lograrmos entender (At 8.30). Além do mais, o próprio Deus instituiu o ministério Cristão, visando o nosso aperfeiçoamento hermenêutico (Ef 4.11-13). Sob a luz do Consolador, jamais nos faltará a luz verdadeira.
3. O Evangelho em todas as línguas. Constrangido pela sedição dos filhos de Noé a confundir-lhes a língua, em Sinear, o amoroso Senhor nem por isso abandonou-os (Gn 11.1-9). E, agora, mesmo espalhando-os pelos continentes e ilhas de um mundo vasto e ainda ignoto, jamais deixou de visitá-los em suas etnias, culturas e idiomas. No Dia de Pentecostes, demonstrando mais uma vez a sua graça, reverte a confusão de Babel, e fala à multidão de nações representadas em Jerusalém através das línguas que repartira entre os apóstolos e discípulos de Cristo (At 2.1-11).
Se Deus confundiu-nos a linguagem em Babel, não nos deixou confusos em Jerusalém. Falando as línguas mais longínquas, reuniu, num só corpo, os estrangeiros que, em Sinear, dispersara. De tal modo Ele nos comunicou a mensagem evangélica que, hoje, embora provenientes dos países mais longínquos e das culturas mais distantes e diversas, todos sentimo-nos irmãos, pois como irmãos fomos batizados no corpo de Cristo (Gl 3.27,28).
A fim de não alijar nenhum grupo linguístico, ou dialetal, o Senhor Jesus ordenou aos seus discípulos que, indo por todo mundo, pregassem o Evangelho a toda a criatura (Mt 28.19,20). Tal ordenança começou a ser cumprida a partir de Jerusalém, em aramaico. Em seguida, os discípulos alcançaram Antioquia, em grego, e, depois, Roma, em latim. Até os bárbaros da perdida Malta ouviram falar de Cristo em seu próprio dialeto. Quanto a nós, a verdade divina nos é comunicada ao coração num português compreensível, simples e belo.
Conclui-se, pois, que Deus, através da Bíblia Sagrada, comunica-nos uma mensagem clara, direta e eficazmente redentora. A partir deste pressuposto, aproximemo-nos de sua Palavra, acreditando que, lendo-a, conheceremos a intervenção do Pai Celeste em cada etapa da História.
Texto extraído do site CPADNEWS, disponível em: < http://www.cpadnews.com.br/blog/claudionorandrade/posts/103/a-excelencia-do-metodo-canonico-(iii).html>

Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 06 - 4º Trimestre 2017 - Igreja: Expressão do Reino de Deus - Juvenis.

Lição 6

Igreja: Expressão do Reino de Deus
4° Trimestre de 2017
juvenis4tcapa
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. É CHEGADO O REINO DE DEUS
2. A IGREJA COMO AGENTE DO REINO DE DEUS
3. IGREJA: PORTADORA DAS VIRTUDES DO REINO DE DEUS
OBJETIVOS
Descrever o que significa Reino de Deus;
Discutir sobre o papel da Igreja como agente do Reino de Deus;
Refletir sobre as virtudes do Reino de Deus.
    Querido (a) professor (a), na próxima aula vamos enfocar a Igreja como a expressão viva do Reino de Deus na Terra. Ao refletir sobre o caos político, econômico e social ao qual nosso país se encontra até mesmo o menos religioso reconhecerá que não há solução humana capaz de transformar todo este cenário.

    O nosso povo geme, é tanta violência, corrupção, desigualdade e injustiça social, enquanto nossos governantes só utilizam palavras e promessas vazias de ações em prol dos cidadãos. A Igreja não pode entrar nessas comunidades procedendo da mesma maneira, apenas com a letra e belas palavras, mas sem o Espírito de amor e prática de boas obras que verdadeiramente proclamam o Reino de Deus.

   O Mestre dos mestres, Jesus Cristo, fornecia o alimento espiritual, mas também provia o pão aos famintos; anunciava a restauração do espírito, mas também curava o corpo; anunciava a Lei, mas também agia e a praticava com graça; falava do amor do Pai, mas também o demonstrava em atitudes, especialmente aos que eram odiados, desprezados, excluídos pela sociedade (Mc 2.17).

   O Reino de Deus, portanto, fala de mudanças, da implantação de um padrão de moral diferente do praticado no reino do mundo. Sob essa perspectiva analise com sua turma se cada um, individualmente, tem vivido de forma a proclamar este Reino, implementando a Justiça dele, a começar pelo seu exemplo de vida.

   Sugerimos que ao final da aula você peça que cada aluno escreva em um pedaço de papel o que considera que mais tem sido um empecilho para viver de acordo com os padrões morais deste Reino: seja um pecado; defeito; até mesmo desinteresse; um problema familiar; luta pessoal, etc. Assegure-os que ninguém precisa se identificar no papel. Todos deverão colocá-los em um recipiente para que a cada aula vocês orem juntos por essas questões e você também interceda por cada uma delas, separadamente.

    Incentive-os pata que ao decorrer do trimestre compartilhem seus testemunhos acerca do que foi apresentado ao Senhor, como um pedido de ajuda para ser um proclamador de seu Reino na Terra.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Lição 06 - 4º Trimestre 2017 - Débora Louva a Deus - Maternal.

Lição 6

Avaliação do Usuário
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
  
             Débora louva a Deus
4° Trimestre de 2017
maternal4tcapa
Objetivo da lição: Ensinar à criança que o louvor é uma forma de agradecer a Deus por tudo o que Ele faz por nós.
Para guardar no coração: “[...] Em louvor ao nosso Deus, levantaremos as bandeiras da vitória [...]” (Salmos 20.5).
Perfil da Criança
É impossível a uma criança do maternal ficar sentada quieta, ouvindo a professora, já que o seu período de atenção não ultrapassa três minutos. Também não se pode exigir a sua participação na aula por meio de perguntas e respostas, uma vez que fala pouco. A única forma dela participar diretamente, e manter-se atenta, é dando-lhe a oportunidade de repetir os gestos, movimentos e falas dos personagens, bem como imitar animais que apareçam na história, etc. Dependendo da história, ela pode “conversar” com os personagens. Ex: “Moisés, tire a sandália do pé. O Papai do Céu está mandando”. “Não é um fantasma, não, Pedro, é Jesus que está chegando para ajudar”.

Sempre que, na história, um personagem comer ou beber alguma coisa, convide as crianças a comer também, e distribua biscoitos, copinhos de água, suco... Isto não atrapalhará o andamento da lição; ao contrário, manterá as crianças atentas. A cada interrupção curta, você terá mais alguns minutos de atenção.

Explore os sentidos na aprendizagem, levando objetos relacionados à história, que a criança possa ver, tocar, cheirar, etc.
Subsídio Professor
“O cântico de Débora, há muito reconhecido como um dos mais vigorosos poemas da Antiguidade, celebra a vitória dos hebreus. O cântico conclama a todos para exaltarem a Deus (Jz 5.1-5), expressa a existente alegria do povo (Jz 5.6-11), contrasta aquelas tribos que responderam à chamada para a batalha com aquelas que não o fizeram, e exalta a Deus como o Único cujo intervenção promoveu a vitória. O poema é encerrado com uma vívida descrição da morte de Sísera e a ansiedade crescente de sua mãe, desapontada com a expectativa frustrada de seu retorno em triunfo” RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 9 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
Oficina de Ideias 1
Ofereça às crianças um palito de churrasco e uma folha de papel ofício. Oriente para que colem a folha de papel no palito, formando uma bandeira. Distribua cola colorida para que enfeitem a bandeira. Diga que Débora e Baraque foram vencedores. Eles louvam ao Papai do Céu. Depois, use a bandeira para louvar ao Senhor que nos dá a vitória.
Até Logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para lerem a história bíblica que se encontra em Juízes 5.1-31.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
*Este subsídio foi extraído de Lições Bíblicas do Maternal Mestre 7/8, Marta Doreto, CPAD.
Telma BuenoEditora Responsável pela Revista Maternal da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 06 - 4º Trimestre 2017 - Jesus Vence o Diabo com o Livro de Deus - Jd. Infância.

Lição 6

Avaliação do Usuário
Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
  
              Jesus vence o Diabo com o Livro de Deus
4° Trimestre de 2017
jardimdeinfancia4tcapa
OBJETIVO: Os alunos deverão compreender que a Bíblia é poderosa para derrotar o mal porque ela é a Palavra de Deus; e saber que sempre podem procurar, na Bíblia, a ajuda de que necessitam. O Senhor é poderoso para cumprir o que diz.
É HORA DO VERSÍCULO: “Recebam [...] a Palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá” (Ef 6.17).


Nesta lição, as crianças irão reconhecer que a Bíblia é nossa espada e com ela podemos vencer o Diabo que é o nosso verdadeiro inimigo. Aprenderão sobre a tentação de Jesus no deserto que depois de 40 dias e noites em jejum, foi tentado pelo Diabo. Jesus não teve medo porque tinha com Ele a maior e mais poderosa espada: a Palavra de Deus.

Estimule seus alunos a guardarem a Palavra de Deus em suas mentes, mas principalmente no coração.

Como atividade complementar, após a realização das atividades propostas na revista do aluno e do professor, e caso haja tempo, sugerimos que você imprima a folha abaixo, entregue uma para cada aluno e peça que escrevam a seguinte frase dentro da espada: “RECEBAM [...] A PALAVRA DE DEUS COMO A ESPADA QUE O ESPÍRITO SANTO LHES DÁ”.
espada.licao6.jardim
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica AraujoEditora Responsável pela Revista Jardim de Infância da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 06 - 4º Trimestre 2017 - Samuel Unge um Novo Rei - Primários.

Primários

Lição 6

                           Samuel Unge um Novo Rei
4° Trimestre de 2017
primarios4tcapa
OBJETIVO: Que os alunos compreendam que Deus conhece o nosso coração.
PONTO CENTRAL: Devemos ter um coração de acordo com o coração de Deus.
MEMÓRIA EM AÇÃO: “Mas o Senhor disse: [...] eu vejo o coração” (1 Sm 16.7)

     Querido(a) professor(a), em meio a uma sociedade tão ligada às aparências, ao “parecer” sobrepujando o ser, é um privilégio ensinar desde já aos seus alunos que Deus não olha como os homens, pois Ele vê o coração. Antes de transmitir esta importante lição a sua classe, permita que o Senhor fale primeiramente com você através dela. Examine-se a si mesmo, conserte o que for necessário e certamente seus alunos receberão a ministração dessa poderosa mensagem não apenas através de suas palavras, como também por meio de seu exemplo. E isto sempre torna qualquer ensino mais rico e seus efeitos mais prolongados e eficazes. 
     O fascínio do ser humano pela própria imagem e status perante os demais não é uma peculiaridade do no tempo. Hoje, a internet e redes sociais talvez só funcionem como uma lente de aumento em relação a isso. Mas há milênios esta vaidade está presente em todas as esferas e círculos sociais, até mesmo eclesiásticos.

    Diversas vezes Jesus falou aos fariseus que muitas de suas “obediências” às leis e “boas” ações só tinham o intuito de impressionar aos homens. E como esta era a intenção de seus corações, a recompensa terrena, apenas esta a teriam, pois de Deus, que sonda o coração, nada os daria.
Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu.

Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa.

Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa”. (Mt 6.1-4 NTLH)
     Todos nós, que servimos ao Senhor em um ministério dentro da igreja, precisamos constantemente nos examinar, a fim de nos manter atentos ao alerta de Jesus sobre nos guardarmos do “fermento dos fariseus”, que é a hipocrisia (Lc 12.1).
    Jesus usa o fermento para ilustrar o perigo da hipocrisia, de viver de aparência invés de preocupando-se com a qualidade do conteúdo, já que o fermento faz a massa crescer, deixando-a com uma aparência melhor e maior, mas sem aumentar ou melhorar em nada seu valor nutricional ou mesmo o sabor ao paladar.
   Infelizmente, tal qual no tempo de Jesus, hoje também existem muitos religiosos dentro das igrejas assim. Sem enxergarem-se se adéquam perfeitamente no termo usado por Jesus acerca dos religiosos de sua época: “Sepulcros caiados” (Mt 23.27). Só preocupados com o “bom testemunho” pelos elogios e boa fama que vão receber perante os demais, vão endurecendo seus corações para o genuíno amor a Cristo e ao próximo.

   Que a admiração e o elogio humanos não seja a recompensa que busquemos. Lembre-se que foi em circunstâncias como essa, em que Saul preocupou-se mais com sua imagem perante o povo do que perante a Deus (1 Sm 3.6-14; 15.1-29), perdendo o reino de Israel e a bênção do Senhor em sua vida. Sejamos como Davi, que acerca das próprias falhas se humilhou perante todos para engrandecer e receber o perdão do Deus Todo-Poderoso - o único de quem Davi buscava a admiração e elogio.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.