quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Lição 07 - 4º Trimestre 2017 - A Salvação Pela Graça - Adultos.

Lição 7

                                      A Salvação pela Graça     4° Trimestre de 2017
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ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – LEI E GRAÇA
II – O FAVOR IMERECIDO DE DEUS
III – O ESCANDÂLO DA GRAÇA
CONCLUSÃO
OBJETIVO GERAL
Saber que a nossa salvação é fruto único e exclusivo da graça de Deus.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I – Explicar o propósito da Lei e da graça;
II – Discutir a respeito do favor imerecido de Deus;
III – Salientar para o escândalo da graça.
PONTO CENTRAL
A salvação é resultado da graça divina.


A SALVAÇÃO PELA GRAÇA
Marcelo Oliveira de Oliveira
Uma acusação comum aos pentecostais é a de que não conhecemos a graça de Deus. Acusa-nos de legalistas porque em pleno século XXI os pentecostais ainda dão ênfase ao tema da santidade como um estilo de vida a ser vivido.

Nesse assunto, os pentecostais também concordam com a teologia arminiana, em que o fundamento essencial na dinâmica da salvação é o da graça preveniente e que toda salvação é fruto inteiramente da graça de Deus. Retomando mais uma vez o auxílio do teólogo arminiano Roger Olson, passamos a conceituar graça previniente.
A graça preveniente é uma doutrina elevada da graça

Com graça preveniente se quer dizer o chamado de Deus no sentido de ser dEle a iniciativa do começo de relação com uma pessoa que é livre para responder a esse chamado com arrependimento e fé. Esse processo preveniente da graça, segundo Roger Olson, inclui ao menos quatro aspectos: chamada, convicção, iluminação e capacitação. Por isso, alinhado à visão arminiana, o pentecostal não tem dificuldade de pregar a graça de Deus e, ao mesmo tempo, reconhecer que a chamada para a salvação pode ser rejeitada pela pessoa. É muito claro para o pentecostal que nenhuma pessoa pode arrepender-se, crer e ser salva sem o auxílio sobrenatural do Espírito Santo. Este age do início ao fim do processo salvífico. Entretanto, é preciso que a pessoa não resista ao Espírito, como fizeram os fariseus ao resistirem intensa e sistematicamente à mensagem de Jesus Cristo (Mt 12.22-32), mas que coopere com o Espírito reconhecendo a própria condição de pecador, crendo nEle como único Salvador.
O que pensava Armínio acerca da graça de Deus na salvação?
Segundo Roger Olson, a teologia de Armínio sempre foi compromissada com a graça de Deus. O teólogo holandês jamais atribuiu eficácia salvífica à bondade ou à força de vontade do ser humano. Isso é importante destacar, pois é um equívoco pensar que quem afirma que o ser humano pode resistir a graça de Deus está dizendo que o que define a salvação é a vontade humana. Nada mais injusto!

Nunca houve problema para Armínio, porque está claro nas Sagradas Escrituras, que a salvação é de graça, provém de Deus e é um presente incomensurável do Altíssimo para o ser humano. Entretanto, também está claro nas Escrituras (principalmente nos textos narrativos, isto é, os Evangelhos e o livro de Atos), assim como também para pentecostais, “que muitas pessoas resistem ao Espírito Santo e rejeitam a graça que é oferecida”.
Texto publicado, mas levemente adaptado, na revista Ensinador Cristão, nº 72, Editora CPAD, 2017, p.39.
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristão (CPAD)
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