domingo, 16 de fevereiro de 2020

Lição 07 - 1º Trimestre 2020 - Miqueias – a Misericórdia de Deus - Juvenis.

Lição 7 - Miqueias – a Misericórdia de Deus 

1º Trimestre de 2020
Porque serei misericordioso para com as suas iniquidade e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais” (Hb 8.12).
OBJETIVOS
Associar o julgamento como exercício de amor;
Especificar que Deus quer obediência antes do sacrifício;
Valorizar o perdão e a compaixão do Senhor.
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. CONTEXTO HISTÓRICO
2. ESTRUTURA DO LIVRO
3. A MENSAGEM DE MIQUEIAS * 
Querido (a) professor (a), em nossa próxima aula, estudaremos o livro de Miqueias, assim como o contexto no qual o profeta estava inserido social e espiritualmente, bem como sua corajosa mensagem contra a elite governante e seus líderes religiosos corruptos – ou seja, temas extremamente atuais e necessários de serem denunciados também em nossos dias. 
“Ouvi agora vós, chefes de Jacó, e vós, príncipes da casa de Israel: não é a vós que pertence saber o direito? A vós que aborreceis o bem e amais o mal, que arrancais a pele de cima deles e a sua carne de cima dos seus ossos, e que comeis a carne do meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos” (Mq 3.1-3)
Com empatia, Miquéias se coloca a denunciar os gemidos e sofrimento dos pobres camponeses para produzir mudança da ordem social (Mq 3.9-10.12; cf. Jr 26.18). Essa é uma tarefa de todos nós, representantes de Cristo na terra, já que o nosso Salvador quando andou entre nós fez o mesmo. 
Jesus se levantou contra a hipocrisia dos religiosos apegados à Lei, à letra que mata, às regras, mas sem o Espírito que vivifica – que tal como o Verbo, é amor (Cf. Mt 23; 2 Co 3.6; 1 Jo 4.8).
Dada à relevância destes temas presentes no livro de Miqueias, sugerimos que, além de todo conteúdo abordado em sua revista, você promova em classe uma breve reflexão acerca deste capítulo 3 de Miqueias, que podemos dividir em três partes: 
 1ª – Denúncia contra os chefes e líderes religiosos que oprimiam o povo ((Mq 3.1-4);
 2ª – Denúncia contra os profetas mercenários (Mq 3.5-8);
 3ª – Aviso aos responsáveis e coniventes com tais injustiças, acerca da ruína de Sião (Mq 3.9-12).
Escreva-as no quadro/lousa, dê um tempo para que os alunos leiam as passagens e as comentem. Vá orientando-os e conduzindo-os nesta reflexão, enfatizando que independente do cenário político, social e até mesmo eclesiástico corrupto, não devemos nos contaminar. Ao contrário, tal como Miqueias, precisamos denunciar, defender os oprimidos e jamais nos desviar do Deus Todo-Poderoso por conta daqueles que não o honram, ainda que usem o Seu nome.
* Errata: Consta na sua revista de Juvenis, no terceiro tópico, um erro de edição, fazendo menção à “Mensagem de Obadias”. Pedimos desculpas, esclarecendo que se trata da “Mensagem de Miqueias” e o conteúdo que se segue possui o contexto correto. Agradecemos pela compreensão.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Lição 07 - 1º Trimestre 2020 - Fui Restaurado - Pré Adolescentes.

Lição 7 - Fui Restaurado 

1º Trimestre de 2020
A lição de hoje encontra-se em: Lucas 19.1-10.
Na aula de hoje vamos conhecer mais uma etapa interessante do plano de Deus para salvação do homem. Como já vimos em outra ocasião, a partir do momento em que a pessoa se converte uma série de processos se inicia externa e internamente em sua vida. Um exemplo marcante dessa transformação apresentado na lição de hoje é Zaqueu, o publicano, que teve o privilégio de receber Jesus em sua casa (cf. Lc 19.1-10).
Quando falamos em regeneração lembramo-nos de quando éramos ainda criança e na correria das brincadeiras nos machucávamos. As feridas que surgiam naquele momento não demoravam muito para sarar e algum tempo depois a pele já estava regenerada. Esta é uma capacidade bem interessante da biologia humana. Como podem as células retornarem ao se estado original? Deus é perfeito em tudo o que faz.
No processo de salvação do ser humano ocorre algo semelhante. Devido à sua condição de pecado o ser humano se distanciou de Deus e perdeu a santidade que tinha no Éden. Porque o pecado separa o homem de Deus, é como a ferida aberta que precisa ser tratada para cicatrizar e ter a sua estrutura restaurada. Para isso Cristo veio a este mundo, para restaurar e reconciliar o ser humano à sua antiga condição de comunhão plena com o Criador (2 Co 5.18). A partir do momento que a pessoa se converte inicia-se um processo interno de transformação e restauração.
De acordo com o pastor Antônio Gilberto na obra Teologia Sistemática Pentecostal (2008, p. 361): 
O termo regeneração tem a ver com a nossa inclusão na família de Deus (1 Pe 1.3,23; Tt 3.5). Em Gênesis 1.27, temos a sua criação natural do homem; em Efésios 2.10, temos a sua criação espiritual.
Regeneração é o ato interior da conversão, efetuada na alma pelo Espírito Santo. Conversão é mais o lado exterior e visível da regeneração. Uma pessoa verdadeiramente regenerada pelo Espírito Santo é também convertida (cfr. Lc 22.32).
Sendo regenerado pelo Espírito Santo, o crente é declarado filho de Deus (Jo 1.12,13). O que ocasiona a regeneração espiritual não é primeiramente a justificação pela fé, mas a comunicação da vida de Cristo — da ‘vida eterna’ ao pecador arrependido. Justificação tem a ver com o pecado do pecador; regeneração tem a ver com a natureza do pecador. Justificação é imputada por Deus; regeneração é comunicada por Deus. ‘Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada, e cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus’ (Tg 2.22,23).
Deus é aquEle que toma a iniciativa para que o homem retorne à comunhão com Ele. Sozinho o ser humano estaria perdido na escuridão do pecado. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, vai ao encontro do pecador para restaurá-lo. Foi assim na vida de Zaqueu, o chefe dos publicanos, um homem desprezado pelo povo, tendo em vista que o trabalho que ele realizava não era honesto. No entanto, quando Jesus o avistou sobre a árvore, encontrou naquela ocasião uma oportunidade de restaurar a vida de alguém que carecia de ter a ferida de sua alma restaurada. Jesus entrou não somente na casa, mas na vida de Zaqueu, trazendo para aquele pobre homem, a riqueza que o ouro e a prata não podiam comprar. Jesus trouxe salvação à vida de Zaqueu.
A prova mais viva da regeneração na vida de Zaqueu é a sua decisão de repartir sua riqueza com os pobres, e se houvesse causado dano a alguém, restituiria quatro vezes mais. Isso não é só conversão, é também regeneração. Zaqueu demonstrou externamente o que já havia acontecido internamente. Assim também ocorre na vida da pessoa que tem um encontro com Jesus, sua forma de pensar e comportamento são transformados pelo Espírito Santo. As obras de justiça que a pessoa decide praticar é resultado de uma vida espiritual regenerada na presença de Deus.
Aproveite e leve seus alunos a refletirem se, de fato, já experimentaram a regeneração do Espírito de Deus em suas vidas. Mostre que um coração regenerado tem prazer nas coisas de Deus e deseja praticar o que é justo e agradável a Ele.

Lição 07 - 1º Trimestre 2020 - O Semeador da Palavra - Adolescentes.

Lição 7 - O Semeador da Palavra 

1º Trimestre de 2020

ESBOÇO DA LIÇÃO
1 – SEMEANDO “BOAS NOTÍCIAS”
2 – A BOA SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS
3 – SEMEANDO EM TERRENO IMPRÓPRIO
4 – UMA TERRA BOA PRODUZ FRUTOS EM ABUNDÂNCIA
OBJETIVOS
Explicar o propósito do ministério de Jesus;
Destacar a importância do trabalho realizado pelos discípulos de Jesus;
Estimulá-los a semearem a Palavra de Deus nos corações.
COMO FAZER EVANGELISMO URBANO
Claudionor Correa de Andrade
A evangelização urbana só será bem-sucedida se tomarmos as seguintes providências: treinamento da equipe, estabelecimento de postos-chave e acompanhamento da cidade.
1. Treinamento da equipe. Antes de chegar à Macedônia, o apóstolo Paulo já podia contar com uma equipe altamente qualificada, para implantar o Evangelho na Europa. Primeiro, tomou consigo a Silas e, depois, o jovem Timóteo (At 15.40; 16.1,2). Acompanhava-os, também, Lucas, o médico amado (At 16.11). Com este pequeno, mas operoso grupo, o apóstolo levou o Evangelho a Filipos, a Tessalônica e a Bereia, até que a Palavra de Deus, por intermédio de outros obreiros, chegasse à capital do Império Romano (At 16.12; 17.1, 10).
Portanto, forme a sua equipe com oração e jejum (Lc 6.12,13). Se souber como treiná-la, o êxito da evangelização urbana não será impossível.
2. Estabelecimento de postos-chave. Sempre que chegava a uma cidade gentia, Paulo buscava uma sinagoga, de onde iniciava a proclamação do Evangelho (At 17.1-3). Embora o apóstolo, na maioria das vezes, fosse rejeitado pela comunidade judaica, a partir daí expandia sua ação evangelística urbana até alcançar os gentios.
Encontre os postos-chave para a evangelização urbana. Pode ser a casa de um crente, ou a de alguém que está se abrindo à Palavra de Deus (At 16.15). Na evangelização, as bases são muito importantes.
3. Acompanhamento do trabalho. Finalmente, acompanhe o progresso da nova frente evangelística. Ao partir para uma nova área urbana, deixe alguém responsável pelas igrejas recém-implantadas, como fazia o apóstolo Paulo (At 17.14). E, periodicamente, visite-as até que amadureçam o suficiente para caminhar por si próprias (At 18.23).
Não descuide dos novos convertidos. Fortaleça-os na fé, na graça e no conhecimento da Palavra de Deus. Quem se põe a evangelizar as áreas urbanas deve de estar sempre atento. Por isso mesmo, tenha uma equipe amorosa, competente e disponível.
(Texto extraído de Lições Bíblicas, 3º Tri de 2016, editora CPAD)
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristã da CPAD

Lição 07 - 1º Trimestre 2020 - O Senhorio de Cristo sobre os demônios - Jovens.

Lição 7 - O Senhorio de Cristo sobre os demônios 

1º Trimestre de 2020
Introdução
I-A Atuação dos Demônios no Novo Testamento
II-O Endemoninhado Gadareno
III-Jesus Expulsa um Demônio de um Homem Mudo
Conclusão
Professor(a), a lição deste domingo tem como objetivos:
Refletir sobre a natureza e característica dos demônios;
Caracterizar o processo de demonização a partir do caso do gadareno;
Demonstrar a lógica de manifestação dos milagres gerados por Deus.
Palavras-chave: Jesus Cristo.
Para ajudá-lo(a) na sua reflexão, e na preparação do seu plano de aula, leia o subsídio de autoria de Telma Bueno:
INTRODUÇÃO
Jesus Cristo veio ao mundo com uma missão, um propósito específico que lhe foi conferido pelo Pai: “buscar e salvar o que se havia perdido” (Lc 19.10) e “desfazer as obras do diabo” (1 Jo 3.8).  Encontramos em toda a Palavra de Deus vários registros a respeito da atuação das forças do mal (At 5.16; 19.12).  Ninguém está livre das investidas satânicas, pois até mesmo o Filho de Deus foi levado ao deserto e ali foi tentado por Satanás (Mt 4.1-11). Ao tentar Jesus, o Diabo tinha como objetivo fazer com que o Filho de Deus desobedecesse à vontade do Pai. Satanás é um dos nossos inimigos e precisamos de discernimento e sabedoria para não sermos enganados e confundidos por sua atuação nesse mundo tenebroso. Jesus venceu as forças do mal enquanto estava no deserto utilizando a autoridade das Escrituras; o que mostra que precisamos conhecer e viver segundo a Palavra de Deus a fim de que vençamos o pecado, a carne, o mundo e o próprio Satanás. 
Esse capítulo tem como propósito nos conduzir a uma reflexão a respeito desses seres espirituais decadentes e a sua operação no mundo. Veremos também o destino que está reservado a eles. Nossa reflexão será pautada nas Escrituras Sagradas. A falta de conhecimento bíblico deixa os servos de Deus reféns das forças demoníacas. Precisamos de discernimento e conhecimento bíblico para que venhamos superar os mitos e misticismos quanto à atuação das forças demoníacas na atualidade. Segundo o pastor Thiago Brazil, “estudar acerca da autoridade de Jesus sobre os demônios pode revelar-nos preciosas verdades sobre o poder do Cristo.”
I – A ATUAÇÃO DOS DEMÔNIOS NO NOVO TESTAMENTO
Evidências bíblicas sobre a existência de demônios
Já vimos no capítulo 4 que Jesus veio ao mundo com uma missão específica, um propósito, e assim também acontece com o império das trevas. Satanás tem como missão: matar, roubar e destruir (Jo 10.10). Nas Sagradas Escrituras encontramos várias evidências bíblicas da existência de demônios. A primeira referência está registrada no livro de Gênesis, no capítulo 3. Satanás aparece em forma de serpente e induz Adão e Eva a pecarem, pois acreditava que a obra-prima do Criador seria arruinada para sempre. Entretanto, Deus em seu infinito amor, já tinha, desde a fundação do mundo, um plano de Salvação para resgatar a humanidade do pecado. A Queda de Adão haveria de ser revertida por Jesus Cristo através de sua morte na cruz. 
Ainda no Éden, Deus rompeu a aliança entre o Diabo e a humanidade: “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15). Mediante o relato de Jó 1.6 sabemos que Satanás, na Antiga Aliança, tinha acesso ao trono de Deus e o propósito do maligno era, e é, somente levar o homem a pecar e se rebelar contra o Criador. No livro dos Salmos, as práticas idólatras dos israelitas, como os sacrifícios, são atribuídas aos demônios (Sl 106.36,37). Já no livro de Daniel vemos uma batalha espiritual travada entre “o príncipe do reino da Pérsia” e Miguel, o príncipe de Israel (Dn 10.21), enviado de Deus com uma mensagem especial para o profeta (Dn 10.13). Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal o “príncipe da Pérsia não era um potentado humano, mas um anjo satânico.” Porém, nessa luta fica evidente a superioridade de Miguel e do Reino de Deus sobre o reino das trevas. Em Zacarias 3, o sumo sacerdote Josué, que representava a nação de Israel,  é  acusado por Satanás e justificado por Deus.  Então fica evidente a atuação de espíritos e forças malignas no Antigo Testamento. Entretanto, segundo os autores Carolyn Denise Baker e Frank D. Macchia, “a demonologia não desempenha nenhum papel de destaque no Antigo Testamento”1 porque os escritores bíblicos da antiga aliança não tinham como objetivo narrar ou explicar a respeito das forças demoníacas. O enfoque principal era a vinda do Filho de Deus ao mundo para remissão dos pecados da humanidade. Também precisamos ressaltar o fato de que os hebreus viviam cercados por povos politeístas. No Egito, o povo de Deus teve contato com vários deuses e certamente deve ter presenciado a atuação das forças do mal. Basta uma leitura de todo o Antigo Testamento para percebermos que o enfoque era ressaltar o fato de que só o Senhor é Deus e que Israel jamais deveria adorar ou invocar nenhum outro deus das nações vizinhas: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagens de escultura, nem alguma semelhança do que há encima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra” (Êx 20.3,4). 
Somente com a chegada de Jesus — a luz do mundo — as obras das trevas se tornaram visíveis aos homens (Jo 8.12). Por isso, no ministério de Jesus e na Igreja do primeiro século, veremos vários milagres referentes à libertação de pessoas oprimidas pelo Diabo e a atuação do mal tentando impedir o avanço do Reino de Deus. Somente  estudando de forma sistemática os Evangelhos, compreendemos melhor o poder e o senhorio de Jesus sobre o Maligno e as forças do mal.  Observe o que os estudiosos Carolyn Denise Baker e Frank D. Macchia nos falam a respeito da ênfase aos demônios no Antigo e no Novo Testamento:
Em contraste com a atenção relativamente pequena que o Antigo Testamento dedica à derrota das forças das trevas, os Evangelhos impressionam-nos com a ênfase que dedica à questão. Aliás, tal ênfase já fora dada na literatura intertestamentária, que levou a alguns a especular a respeito da possível influência do dualismo persa. Mas teologicamente falando, a implicação é que o aumento da atenção dada à derrota dos demônios nos Evangelhos deve-se à revelação prévia da graça e da verdade na vinda de Jesus Cristo (Jo 1.14).2  
Em seu ministério terreno, Jesus libertou várias pessoas que estavam dominadas, possessas por espíritos malignos. Os casos de possessão demoníacas relatados nos Evangelhos não eram uma questão de saúde mental. Na atualidade, existem vários recursos para tratar as desordens mentais, como por exemplo, os medicamentos e a terapia. Contudo, quando se trata de opressão maligna, Jesus continua sendo a única solução. Ele continua a libertar os cativos pelo Diabo. É importante ressaltar e deixar bem claro que possessão demoníaca e doenças mentais são duas coisas completamente distintas.   
Os demônios estão sob o controle de Satanás, e o único objetivo deles é frustrar os bons propósitos de Deus para o mundo, em particular, na vida das pessoas. Para Jesus, expulsar demônios era o indício-chave de que o Reino de Deus estava realmente chegando em seu ministério (Mt 12.28; Lc 11.20). A vinda do Reino de Deus dessa forma significava que Satanás estava derrotado (Lc 10.18) e já fora amarrado em antecipação de sua destruição derradeira (Mc 3.27).3  
Características dos demônios no Novo Testamento
No Antigo Testamento encontramos várias tentativas de Satanás contra a linhagem da qual nasceria o Messias, aquEle que feriria a cabeça da serpente (Gn 3.15). Mas graças a Deus, todas essas tentativas foram frustradas. O Filho de Deus veio ao mundo para redimir a humanidade e estabelecer o Reino de Deus. A vinda do Rei dos reis revelou a derrota do reino das trevas, por isso no Novo Testamento a atuação do maligno se torna mais evidente, contudo suas atividades e propósitos permanecem os mesmos: matar, roubar e destruir (Jo 10.10). Observe o que Myer Pearlman nos diz a esse respeito:
Satanás perturba a obra de Deus (1 Ts 2.18); opõe-se ao Evangelho (Mt 13.19; 2 Co 4.4); domina, cega, engana e laça os ímpios. Ele aflige (Jó 1.12) e tenta (1 Ts 3.5) os santos de Deus. Ele é descrito como presunçoso (MT 4.4,5); orgulhoso (1 Tm 3.6); poderoso (Ef 2.2); maligno (Jó 2.4); astuto (Gn 3.1); enganador (Ef 6.11); feroz e cruel. Ele não limita as suas operações aos ímpios. Muitas vezes age nos círculos mais elevados como “um anjo de luz”.4   
Satanás tentou e continua tentando, de todas as formas, destruir a humanidade, pois não suporta ver em nós a imagem de Deus. Ele também não suportou o fato de Jesus assumir a forma humana, revelando assim a imagem e semelhança do Criador. Por isso, quando Jesus veio ao mundo, Herodes planejou matá-lo. Satanás estava por trás dos planos do perverso rei. Mas, os intentos do Inimigo fracassaram mais uma vez. Jesus veio ao mundo e cumpriu com a sua missão salvadora e “andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele” (At 10.38).   
Os demônios aparecem com frequência no Novo Testamento como “espírito imundo” (Mt 12.43; Mc 1.23,26; 3.30; 5.2,8; 7.25; 9.25; Lc 8.29; 9.42; Lc 11.24); “espírito mudo” (Mc 9.17); “espírito” (Mc 9.20); “um espírito” (Lc 9.39); “espírito de demônios” (Lc 4.33); “espírito de adivinhação” (At 16.16) e “espírito maligno” (At 19.15,16). Já nos Evangelhos e em Atos, os demônios aparecem em oposição a Jesus, com ênfase na superioridade de Cristo sobre eles. Nos escritos paulinos, são principados, dominações e potestades (1 Co 15.24,27; Cl 1.15-20; Ef 1.20-22). No Apocalipse os demônios com o Diabo estão presentes na luta final contra Jesus e a igreja. 
Apesar da sua presença nos relatos dos Evangelhos Sinóticos e em Atos dos Apóstolos, a origem deles é considerada obscura por alguns. A melhor compreensão de como esses espíritos surgiram depende também da origem de Satanás, pois ele é chamado de Belzebu, “o príncipe dos demônios” (Mt 12.24; Mc 3.22; Lc 11.25). Jesus fez menção do “diabo e seus anjos” (Mt 25.41). Quem são esses anjos e qual a origem deles e do seu chefe? O Novo Testamento faz menção de anjos rebeldes que foram expulsos do céu (2 Pe 2.4; Jd 6). Muitos consideram Isaías 14.12-15 e Ezequiel 28.12-15 como referência à origem e  à queda de Satanás.5 
A superioridade do Reino de Deus sobre o império das trevas
Muitos crentes sentem medo de pronunciar o nome de Satanás e acreditam na ideia mitológica do Diabo de chifre e tridente na mão. Porém, ele foi um anjo criado pelo Senhor. Deus o criou perfeito e bom, porém ele rebelou-se contra o Senhor (Ez 28.12-15). Na sua rebelião, que não sabemos se ocorreu antes ou depois da Criação, ele arrastou consigo um grande número de anjos. Juntamente com os anjos caídos, Satanás foi lançado para a Terra onde tem operado. Ele não tem atributos como onipresença, onipotência e onipresença, e segundo a Bíblia de Estudos Pentecostal, delega a maior parte de suas atividades aos inúmeros demônios (Mt 8.28; Ap 16.13). O Inimigo é astuto, não podemos subestimá-lo, contudo precisamos estar conscientes de que o poder de Jesus Cristo é superior ao poderio das trevas. Jesus não somente revelou seu poder libertando os oprimidos do Diabo, curando os enfermos e repreendendo as forças da natureza, mas Ele também outorgou aos seus discípulos poder e autoridade sobre o reino das trevas: “Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e todas as forças do Inimigo, e nada vos fará dano algum” (Lc 10.19).  
Falar sobre Satanás e seus demônios significa falar sobre o poder de Deus, os planos e propósitos divinos para os seres humanos. Satanás exerce poder como o “príncipe deste mundo” (Jo 12.31) e “o deus deste século” (2 Co 4.4). Todavia, Deus está no controle. Na cruz, Jesus já o derrotou (Jo 12.31) com seus demônios (Cl 2.15); o destino deles está determinado (Mt 25.41; Ap 20.10). Aqueles que servem a Deus nada têm a temer, porque maior é o que está conosco do que aquele que está no mundo (1 Jo 4.4). 
Havia no período interbíblico muitas ideias e conceitos sobre as criaturas espirituais, anjos, demônios e Satanás. Mas a maioria era crendice inventada, tal como acontece hoje com os expoentes da suposta batalha espiritual.6 
II – O ENDEMONINHADO GADARENO 
Uma vida devastada pelo maligno
Marcos, no Evangelho que leva o seu nome (Mc 5.1-20), relata a libertação do endemoninhado gadareno com riquezas de detalhes. Segundo o Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento 7, “esta descrição é incomum por causa de seus detalhes vividos. Este detalhe arma a cena para um contraste com o versículo 15 que mostra o endemoninhado ‘assentado, vestido e em perfeito juízo’”. Marcos deixa claro que o poder de Jesus Cristo e de suas palavras é superior ao poder dos demônios. É importante notar que os moradores da cidade se utilizaram de algumas medidas a fim de proteger as pessoas, como por exemplo, prender o gadareno com cadeias e grilhões (v. 4). Todavia, esses recursos se mostraram impotentes, pois a força dos demônios era grande, pois se tratava de uma legião. Nenhuma solução humana seria capaz de ajudar o oprimido e a população local, somente Jesus poderia livrá-lo de tão terrível situação. Ao sair do barco, ou seja, assim que chegou àquela região, não o gadareno, mas os espíritos malignos que se apossaram dele, reconheceram imediatamente a Jesus como alguém superior a eles: “Que tenho eu contigo, Jesus Filho do Deus Altíssimo?” (v. 7). Os demônios não adoraram a Jesus, mas o distinguiram dos demais homens e reconheceram sua autoridade e senhorio sobre o reino das trevas. O relato da libertação do gadareno comprova a luta dos demônios pela alma humana e o fato de que o Inimigo veio ao mundo com uma missão específica: matar, roubar e destruir (Jo 10.10). Podemos observar tal missão se cumprindo na vida do homem endemoninhado. Seu corpo, sua alma e seu espírito estavam feridos. O Diabo havia lhe roubado a consciência, a paz, o convívio familiar e com as pessoas. Uma vida devastada pelas trevas. Marcos retrata um quadro repleto de detalhes a respeito da desgraça em que vivia o gadareno: Ele  tinha sua morada nos sepulcros e estes, em geral, eram localizados em cavernas; ninguém o podia prender ou deter; andava de dia e de noite, clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras (vv. 3-5). A Palavra de Deus não afirma, mas talvez o gadareno fosse considerado um problema para a família e para os moradores daquela localidade; porém Jesus o vê como um indivíduo, uma pessoa que precisava de ajuda. Jesus o acolhe, pois Ele jamais se recusou a ajudar os necessitados e aflitos. Os demônios pediram a Jesus que não os expulse, mas que desse permissão para que entrassem em uma manada de porcos que estava por perto. Segundo o Comentário Bíblico Beacon 8, o “opressor estava pedindo para escapar do tormento, da punição eterna, reconhecendo a autoridade de Jesus e a própria derrota.” 
Uma libertação extraordinária
O texto bíblico da lição revela o quanto os moradores da cidade ficaram espantados diante de todos os acontecimentos. Eles foram impactados perante o poderio de Jesus frente aos demônios e pelo impacto que a perda dos porcos traria para a economia da região. Então, os habitantes da cidade rogam para que Jesus fosse embora do território deles. Esse foi o agradecimento que o Filho de Deus recebeu. Em várias ocasiões no Novo Testamento vemos as pessoas agindo com ingratidão perante os feitos milagrosos de Jesus. 
“A perda dos porcos é catastrófica do ponto de vista deles, e sugere que o poder é, de alguma forma, malévolo. O fato de que eles são gentios que criam porcos, enquanto que Jesus é judeu, a quem os porcos são ofensivos, só lhes acentua a confusão e o medo”.9
O Filho de Deus fez e continua a fazer aquilo que os poderes humanos não conseguem realizar. Ele ainda continua a libertar a mente e os corações. O milagre da libertação do Gadareno aconteceu mediante o poder e a soberania de Jesus sobre os espíritos malignos. O Salvador não utilizou palavras mágicas e muito menos algum tipo de ritual, como infelizmente alguns querem propor para a libertação dos oprimidos pelo Inimigo. Não é preciso que façamos nenhum tipo de campanha ou venhamos entregar nenhuma oferta especial para que haja a libertação dos demônios. Basta ter comunhão com o Pai, mediante a fé em Jesus. Observamos em Atos 19.13-19 que Paulo estava realizando milagres e expulsando demônios. Vemos também a tentativa de alguns exorcistas judeus de libertar as pessoas dos espíritos malignos, invocando  o nome de Paulo e de Jesus: “Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega” (v. 13). Mas a tentativa deu errada. Sabe por quê? Porque eles acreditavam, erroneamente, que o nome de Jesus era utilizado por Paulo como parte de um encantamento. O nome de Jesus não pode ser usado como um amuleto. Seu nome somente é poderoso quando pronunciado por alguém que tenha fé nEle como Salvador e em sua autoridade. É preciso fé e um relacionamento com Jesus. 
Sobre nossa imagem restaurada em Cristo
Quando lemos Marcos 5.1-9, em nossas mentes, fazemos a seguinte indagação: “O que levou o gadareno a ficar possesso por uma legião de demônios?” Várias ideias podem nos ocorrer, mas a verdade é que nós não temos uma resposta, pois as Escrituras Sagradas não revelam a causa.  Embora não conheçamos a razão pela qual aconteceu a possessão demoníaca, podemos afirmar que os espíritos malignos prejudicam a pessoa, matando os sonhos, roubando as esperanças e afastando-a de um relacionamento com Deus e com o próximo. Muitas vezes a possessão demoníaca leva as pessoas a um quadro de insanidade (Mt 4.24; 17.15) ou à perda de sua capacidade de falar, ouvir e até mesmo de ver (Mt 9.32). Sabemos que Jesus é poderoso, no entanto não podemos nos esquecer de que os demônios são destruidores. Segundo a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, “embora seja importante reconhecer a atividade maligna, devemos evitar qualquer curiosidade a seu respeito e envolvimento com forças demoníacas ou ocultas (Dt 18.10-12). Basta resistirmos ao Diabo e à sua influência, e ele fugirá de nós (Tg 4.7)”.10 
III – JESUS EXPULSA UM DEMÔNIO DE UM HOMEM MUDO
Uma doença que oprimia
Encontramos nos quatro Evangelhos vários registros de curas, milagres e libertações efetuadas por Jesus. À medida que os milagres iam ocorrendo, Ele se tornava conhecido e atraía multidões de doentes e oprimidos para perto de si. Onde quer que o Mestre fosse havia pessoas acometidas de várias enfermidades físicas e mentais, além dos endemoninhados (Mt 4.24). Mesmo com sua fama sendo divulgada por todos os lugares (Lc 4.37), Jesus Cristo nunca se utilizou dos milagres que fazia para ganhar algum tipo de recompensa, reconhecimento ou pelo simples desejo egoísta de se tornar uma figura conhecida. O objetivo de Jesus não era se tornar famoso, mas trazer alívio para as pessoas carentes e sofredoras e fazer com que o nome do Pai fosse glorificado, mostrando que um novo tempo, o Reino de Deus, havia chegado. Durante anos, o povo aguardou com ansiedade a chegada do Reino de Deus, embora os judeus estivessem na verdade ansiosos por um messias-político que os libertasse do jugo romano.  Eles não compreenderam o caráter messiânico e espiritual do Reino, por isso Jesus os ensinava e realizava muitos sinais e milagres. Podemos afirmar que o tema central do ministério de Jesus não eram os milagres, mas sim o anúncio da chegada do Reino de Deus. Observe o que César Moisés nos informa e esse respeito: 
[...] O assunto dos milagres de Jesus precisa ser analisado levando-se em conta a mensagem do Reino de Deus e o ministério de ensino desenvolvido pelo Senhor, pois havia perfeita consonância entre as ações do Mestre e suas palavras (Lc 24.19). Como já foi dito, Marcos, tido tradicionalmente como o mais antigo dos Evangelhos, registra que, “depois que João [Batista] foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.14,15). Para qualquer judeu, a vinda do Reino de Deus era esperada com muita ansiedade; porém, para que eles pudessem crer no “evangelho”, isto é, o anúncio de que este tempo realmente havia chegado, era preciso ver os sinais que o caracterizam e que evidenciam que o referido período estava, de fato, em curso. Seguindo seu intento de evidenciar tal realidade, Marcos diz que Jesus foi a uma sinagoga num sábado e que Ele ali ensinava. Entre os presentes, havia um homem atormentado por um espírito imundo, e este se manifestou no momento em que Jesus ministrava. O Senhor repreendeu o espírito imundo, expulsando-o do homem. Na sequência, o texto diz que “todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!” (Mc 1.27). Tal acontecimento denota que o ensino de Jesus não era mera teorização, mas demonstração concreta da chegada do Reino de Deus, pois aliava conhecimento com poder (Mt 22.29; cf. 1 Co 2.4,5). Tim Dowley informa com propriedade que os milagres de Jesus “eram ‘sinais’ do Reino de Deus, mostrando que o reinado do Messias tinha começado, como predisseram as Escrituras”.11   
A manifestação de um milagre e a blasfêmia pelo bem realizado
Vamos ver mais um milagre envolvendo a cura de um endemoninhado realizada por Jesus. Desta vez o texto bíblico se encontra em Mateus 9.32-34. Trata-se da libertação de um homem cuja possessão demoníaca causava incapacidade de comunicação. Expulsos os demônios, o homem volta a falar novamente. Mais uma vez todos ficam atônitos diante do poder e autoridade do Mestre e declaram: “Nunca tal se viu em Israel” (v. 33).  Mas os fariseus dão uma versão diferente e errada do que tinha acontecido; eles atribuem o poder de Jesus ao “príncipe dos demônios”, Belzebu.  Tal atitude mostra que eles não conheciam nada a respeito do Pai e do seu Reino e que estavam correndo o perigo de cometer uma blasfêmia contra o Espírito Santo e para tal pecado, segundo Jesus Cristo não há perdão.  Observe o que o Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento tem a nos informar a respeito de tão grave pecado:  
Jesus explica a seriedade das acusações dos seus inimigos com terrível advertência. Blasfêmia ou acusações difamadores contra o Filho do Homem são perdoáveis, mas  falar contra a obra do Espírito Santo não é particularmente perigoso. Em Mateus e Marcos a blasfêmia contra o Espírito Santo é dizer que as boas obras de Jesus são más. Lucas, preservando outra tradução, identifica a blasfêmia contra o Espírito Santo como o ato de não dar testemunho inspirado diante de autoridades e governantes e, ainda por cima, denunciar Jesus (Lc 12.8-12).12    
Os fariseus pertenciam a um grupo político-religioso importante em Israel.  Eles estavam sempre duvidando da pessoa de Jesus, dos seus ensinos e milagres. Estes não somente eram incrédulos, mas hipócritas e perversos, pois tentavam, de todas as formas, desmoralizar o Senhor Jesus Cristo. Tal fato nos mostra que toda religiosidade, sem espiritualidade é maléfica; capaz de oprimir, matar e destruir as pessoas.
Por isso, se faz necessário dizer que Jesus não veio ao mundo para estabelecer um novo movimento religioso, Ele veio para implantar o Reino de Deus. Certa vez, o Mestre disse aos seus discípulos: “Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus” (Mt 5.20). Jesus veio trazer libertação da alma, do ser, do falar e do agir de cada um dos filhos de Deus. Aprendemos com o episódio do gadareno e com o caso do endemoninhado de Mateus 9.30-33 que as forças demoníacas vão sempre tentar nos impedir de compreender a majestade e a beleza do Reino Deus, por isso estejamos atentos. 
  
CONCLUSÃO
Encontramos a atuação dos demônios tanto no Antigo Testamento como no Novo. Satanás é real, tem atuado na sociedade atual e deseja destruir o ser humano. Mas Jesus Cristo veio ao mundo para desfazer as obras do Diabo. Seu poder é infinitamente maior do que o poder do Inimigo. O dia da sua derrocada final está próximo. Durante o Milênio, suas ações serão impedidas por um período de mil anos, pois estará aprisionado no abismo. Depois desse período ele vai para o seu destino final, o lago de fogo (Ap 20.10). Sua derrota final já nos está garantida. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.  
CARVALHO, César Moisés. Milagres de Jesus: A fé realizando o impossível. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
Comentário Bíblico Beacon. Vol. 6. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
Guia Cristão de Leitura da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013. 
HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 19.imp. Rio de Janeiro: CPAD, 2018. 
PEARLMAN, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. 4.ed. Rio de Janeiro: Emprevan Editora, 1973. 
SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. Batalha Espiritual: O povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.                                                                                
*Adquira o livro do trimestre. Jesus Cristo: Filho do Homem: Filho de Deus. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.
Que Deus o(a) abençoe.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista Lições Bíblicas Jovens

1 HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 19.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 204.  
2 HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 19.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 206. 
3 Guia Cristão de Leitura da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 82.  
4 PEARLMAN, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. Rio de Janeiro: Emprevan Editora, 1973, p. 89. 
 SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. Batalha Espiritual: O povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 54. 
6 SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. Batalha Espiritual: O povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal. Rio de Janeiro: CPAD, pp.51,52.  
7 Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 214. 
8 Comentário Bíblico Beacon. Vol. 6. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 253. 
9 Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 215. 
10 Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007,  p. 1299.
11 CARVALHO, César Moisés. Milagres de Jesus: A fé realizando o impossível. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 33. 
12 Comentário Bíblico PentecostalNovo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 85.

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Jovens. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Lição 07 - 1º Trimestre 2020 - A Queda do Ser Humano - Adultos.

Lição 7 - A Queda do Ser Humano 

1º Trimestre de 2020
ESBOÇO GERAL
I – O LIVRE-ARBÍTRIO DO SER HUMANO 
II – A QUEDA, UM EVENTO HISTÓRICO E LITERAL
III – AS CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA DE ADÃO
A QUEDA, UM EVENTO HISTÓRICO E LITERAL
Claudionor de Andrade
A apostasia de Adão e Eva deu-se em consequência do conflito entre o livre-arbítrio humano e a soberania divina. Nesse episódio, registrado em Gênesis capítulo três, ressaltam-se a possibilidade da Queda, a realidade da tentação e a historicidade da apostasia de nossos primeiros genitores. Deixamos claro que, embora possa haver confrontos entre o livre-arbítrio humano e a soberania divina, não há incompatibilidade entre ambos. Quando vivemos uma vida direcionada pelo Espírito Santo, nosso arbítrio, apesar de livre e desimpedido, só tem uma tendência: servir, louvar e enaltecer a Deus. 
1. A possibilidade da Queda. Em sua inquestionável soberania, Deus criou Adão e Eva livres, facultando-lhes o direito de obedecê-lo ou não. Todavia, a ordem do Senhor, concernente à árvore da ciência do bem e do mal, era bastante clara (Gn 2.16,17). Se eles optassem por ignorá-la, teriam de arcar com as consequências de seu ato: a morte espiritual seguida da morte física.
Não sabemos por quanto tempo, nossos protogenitores residiram no Jardim do Éden. A esse respeito, a Bíblia cala-se mui sabiamente. Mas acredito que foi o suficiente para Adão e Eva conhecerem a Deus e, com Ele, manterem profunda e doce comunhão. 
Na viração do dia, o Senhor se lhes aparecia, para conversar e ensinar a cuidar do planeta recém-inaugurado, pois, naqueles idos, tudo era novo: a Terra, as plantas, os animais e o próprio ser humano. E, por ser tudo novo, tudo requeria cuidado e desvelo. Sim, querido leitor, tudo requeria desvelo e cuidado, inclusive o coração de Adão e Eva. Por desconhecerem ainda os efeitos nefastos do pecado, a possibilidade de eles pecarem era ainda maior, pois a tentação era-lhes uma ameaça sempre presente, ainda que não a pressentissem.  
2. A realidade da tentação. Ao ser tentada pela serpente, Eva deixou-se enganar pela velha e bem arquitetada mentira de Satanás —  a possibilidade de o homem vir a ser um deus (Gn 3.1-6; 2 Co 11.3). No instante seguinte, a mulher, já instrumentalizada pelo Diabo, levou o esposo a pecar, e este voluntariamente pecou (1 Tm 2.14). Tendo em vista a representatividade de Adão, foi ele responsabilizado pela entrada do pecado no mundo (Rm 5.12).
Será que, àquelas alturas, Adão e Eva já tinham algum conhecimento acerca do que ocorrera nos Céus — a rebelião do querubim ungido e a sua consequente expulsão das moradas divinas? Sabiam eles, por acaso, que o mais celebrado dos anjos tornara-se um adversário formidável e perigoso, pronto a arruinar toda a criação divina? 
Não sabemos até que ponto ia o seu conhecimento angelológico. Todavia, eu não preciso ser especialista em satanologia, a fim de precaver-me quanto às astutas ciladas do Inimigo; basta-me esta advertência de Pedro:
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. (1 Pe 5.8,9, ARA)
Estejamos, pois, alertas quanto às artimanhas de Satanás. Por meio de sua dialética, quer política, quer teológica, vem ele destruindo lares, nações e igrejas. O Inimigo, seja opondo-se sistematicamente aos santos, seja lançando calúnias muito bem urdidas entre os redimidos, é astutíssimo em suas ciladas (Ef 6.11). 
Tendo em vista o pecado que tão de perto nos assedia, oremos e vigiemos, para não nos enredarmos nas teias de Satanás. Sim, querido leitor, há a possibilidade de virmos a cair, conforme o apóstolo Paulo alertou os irmãos de Corinto: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo” (2 Co 11.3, ARA).
Se por um lado, há a possibilidade de o crente vir a fracassar na vida cristã; por outro, há uma possibilidade, ainda maior, de nos preservarmos, na força do Espírito Santo, até o dia de nossa redenção. Consolemo-nos, pois, nestas palavras de Judas: 
Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém! (Jd 24, ARA)
3. A historicidade da Queda. A narrativa da Queda do ser humano tem de ser acolhida de forma literal, pois o livro de Gênesis não é uma coleção de parábolas mitológicas, mas um relato histórico confiável (2 Co 11.3; Rm 15.4). Aliás, se não aceitarmos a literalidade dos primeiros 11 capítulos de Gênesis, não teremos condições de entender o restante da História Sagrada. Tratemos, com temor e tremor, a Bíblia Sagrada — a inspirada, a inerrante, a infalível e a completa Palavra de Deus.
A hermenêutica pós-moderna, manejando ferramentas e armas forjadas no inferno, ataca impiedosa e malignamente os 11 primeiros capítulos de Gênesis, como se tais passagens fossem meras parábolas morais. E, dessa forma, em repetidos e monótonos golpes, intenta destruir as bases, as colunas e o majestoso edifício da soteriologia bíblica. O que esses pretensos exegetas e hermeneutas não sabem é que a Doutrina da Salvação, qual penha de comprovada solidez, jamais será desgastada por seus martelos. Antes, como já tem ocorrido tantas vezes, são estes a se agastarem, e não aquela, porquanto o Calvário, apesar desses dois milênios já decorridos, continua tão firme hoje, quanto na tarde em que o Filho de Deus, entregando o Espírito ao Pai, exclamou: “Está consumado”.
Querido irmão, ao ler o Gênesis, o aceite, desde o primeiro até ao último versículo, exatamente como este livro é: uma narrativa histórica, verídica, fiel e literal. Caso contrário, todas as nossas doutrinas serão desacreditadas, porquanto todas elas, sem qualquer exceção, têm a sua origem justamente nos primeiros 11 capítulos dessa maravilhosa obra divina. Direta ou indiretamente, todas as verdades concernentes à nossa salvação estão ali: da criação do mundo à dispersão de Babel.    
Texto extraído da obra “A Raça Humana: Origem, Queda e Redenção”, editada pela CPAD. 
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Lição 06 - 1º Trimestre 2020 - O Menino Jesus Visita a Casa de Deus - Primários.

Lição 6 - O Menino Jesus Visita a Casa de Deus 

1º Trimestre de 2020
Objetivo: Que o aluno compreenda que Jesus obedecia aos seus pais.
Ponto central: Jesus era o Filho de Deus, mas Ele obedecia a José e Maria. 
Memória em ação: “Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles [...]” (Lc 2.51).
Querido (a) professor (a), no próximo domingo através da passagem de Lucas 2.41-52 vamos enfatizar às crianças a importância de honrar e obedecer aos nossos pais.
Além de todo conteúdo programático sugerido em sua revista – didaticamente elaborado para possibilitar com eficiência o ensino aprendizagem das crianças na faixa etária dos primários –, deixamos aqui uma dinâmica para enfatizar o ponto central e objetivo propostos com a temática OBEDIÊNCIA. 
“Mamãe e papai mandou” é a adaptação da tradicional brincadeira, mais conhecida como “mestre mandou”. A cada rodada uma criança poderá representar o pai ou a mãe, se colocando a frente para dar comandos aos demais. Esta dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las – desde que sejam precedidas das palavras de comando: “Mamãe / papai mandou”. As ordens que não começarem com este comando inicial não devem ser obedecidas. 
Por isso, além de frisar a importância da obediência aos nossos pais e responsáveis (é importante você frisar isso, já que muitas crianças são criadas pelas avós, etc.), essa dinâmica também estimula a atenção, uma vez que será eliminado aquele que não cumprir as ordens ou cumpri-las sem as palavras de comando. 
Pode ser pedido, por exemplo, que os seguidores tragam objetos de determinada cor ou façam uma sequência de atividades de uma vez só, como: “Mamãe mandou... pular de um pé só mostrando a língua, girando e batendo palma!” Para explicá-los como funciona, inicie você pedindo que recitem bem devagar o versículo do “Memória em Ação”, depois bem rápido, etc.
O lúdico é muito importante para aprendizagem e memorização, em especial na faixa etária de seus pequeninos.
[...] em virtude do aumento da coordenação juntamente com a energia, a criança do primário pode fazer as coisas melhor agora e está cheia de disposição para fazê-las, mas geralmente lhe falta o propósito para executar essa atividade. Para o professor, o truque então é usar esta coordenação, destreza e vigor, ao invés de reprimi-las. Junte propósito à energia, e ajude a criança a concluir com êxito o aprendizado. (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Primário. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.11).
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Lição 06 - 1º Trimestre 2020 - A Amiga Distraída - Juniores

Lição 6 - A Amiga Distraída 

1º Trimestre de 2020
Texto Bíblico – Lucas 10.38-42.
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos aprenderão uma lição muito proveitosa para o crescimento espiritual saudável na presença de Deus. O exemplo que apresentaremos hoje é de alguém muito dedicada, que certamente tinha a intenção de oferecer o melhor para Jesus. Seu nome era Marta, uma serva de Deus muito hospitaleira, que durante a visita de Jesus em sua casa, dedicou boa parte de seu tempo com os afazeres domésticos, pois não queria que o seu hóspede pensasse que ela era uma pessoa desorganizada.
Embora Marta fosse uma mulher dedicada ao lar, na ocasião em que Jesus entrou em sua casa, talvez tenha faltado certa sensibilidade para entender a importância da presença de Jesus. Enquanto isso, Maria, sua irmã, dedicou total atenção a Jesus de modo que não desperdiçou nenhum minuto do tempo em que o Mestre esteve presente ali, pois tinha sede de aprender as verdades do Reino Celestial.
A atitude de Maria deixou Marta indignada, e também insatisfeita com o fato de o Mestre não demonstrar nenhuma sensibilidade em vê-la trabalhar sozinha nos afazeres domésticos. Não que isso fosse verdade, porquanto, Jesus jamais concordaria que a casa de Marta ficasse totalmente desorganizada por conta de sua visita. No entanto, receber o Mestre, naquela ocasião, deveria ser prioridade.
A história de Marta e Maria traz lições claras e objetivas quanto ao serviço que prestamos para Deus. Por mais que tenhamos o objetivo de realizar o melhor por intermédio de nossos dons e talentos, nada se compara com o tempo que investimos desfrutando de sua presença. Receber e dar atenção a Jesus, naquela ocasião, era mais importante do que manter a casa totalmente organizada. Isso nos ensina que entre todas as nossas importantes obrigações, existe aquela que tem maior prioridade ou urgência. É exatamente isso que o Mestre pretende ensinar para Marta quando foi questionado se não se importava que ela trabalhasse sozinha nas tarefas domésticas.
A devoção e adoração que dedicamos a Deus são mais preciosas do que o serviço que prestamos para o seu Reino. Somos seus servos e temos o dever de realizar a sua obra com excelência e amor. Mas nada se compara com a adoração sincera de um coração quebrantado. Seus alunos precisam aprender que Deus está observando a intenção do coração de cada um deles. Não devemos realizar nada para Deus porque apenas uma responsabilidade nos foi encarregada. Antes o nosso serviço deve ser consequência de uma vida de comunhão e dedicação à vontade dEle.
Aproveite a temática da lição e ajude seus alunos a compreenderem que não há nada melhor do que estar na presença de Deus. Para tanto, realize a seguinte atividade: distribua uma folha de papel A4 e peça para os alunos organizarem uma ficha com a rotina de como será o dia deles hoje. Diga que eles deverão organizar a ficha em três etapas: manhã, tarde e noite. Ao final, explique-lhes que o devocional com o Senhor deve fazer parte da nossa rotina, inclusive, deve ter prioridade entre todas as atividades do nosso dia. Mostre com essa atividade que Deus deve ocupar o primeiro lugar em tudo o que fizermos.

Lição 06 - 1º Trimestre 2020 - Mudando de Direção - Pré Adolescentes.

Lição 6 - Mudando de Direção 

1º Trimestre de 2020
A lição de hoje encontra-se em: Lucas 15.11-24. 
Caro(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos estão convidados a conhecer mais uma etapa do Plano da Salvação: a conversão. Após receber a palavra de salvação e entender a necessidade do arrependimento, a pessoa que se decidiu pela fé em Jesus Cristo passa a expressar uma mudança de comportamento. Essa mudança é resultado da decisão de seguir em uma nova direção, isto é, após a conversão.
Antes de adentrarmos no assunto é importante entender o que significa conversão. De acordo com o Dicionário Houaiss a palavra conversão significa alteração de sentido, direção. Quando se realiza uma conversão significa que há uma modificação no sentido para onde a pessoa desejava ir, ou seja, houve uma mudança de destino onde se pretendia chegar.  
Assim, também, a conversão significa, no sentido mais espiritual da palavra, que a pessoa ao tomar conhecimento do evangelho muda a forma como enxergava a vida.  A partir de então, não se vê em outro caminho a não ser naquele com destino à eternidade ao lado do Criador. Há uma notória mudança de pensamento e comportamento na pessoa. Essa mudança se dá a partir do momento em que o pecador reconhece a sua triste condição de pecado, entende que precisa reconciliar-se com Deus e, por fim, toma a decisão de ir ao Seu encontro e fazer a Sua vontade. Mas nada disso seria real se não fosse a ação do Espírito Santo em cada coração. Somente Ele pode convencer o ser humano do pecado, da justiça e do juízo (cf. Jo 16.8-11).
Nesse contexto, a conversão significa também uma alteração da posição espiritual da pessoa perante Deus (cf. Ef 2.6,7). Se em um momento a pessoa estava vivendo uma vida de pecados, afastada de Deus e destinada à condenação eterna, a partir de agora, a nova vida em Cristo resulta em perdão e comunhão. Assim como o filho pródigo retornou a casa de seu pai e reassumiu o status de filho, do mesmo modo, todos os que se reconciliam com Deus, alcançam a restauração da condição de filhos de Deus e já não estão mais debaixo do pecado, mas sim da graça (Lc 15.11-32).
A pergunta que não quer calar é: como identificar uma pessoa que de fato tenha se convertido? Logicamente, a conversão resulta, de acordo com Bergstén (1999, p. 174):
Um novo testemunho (cf. Gl 1.22-24; Mt 5.16; 1 Pe 4.1-4). Novas bênçãos (cf. At 3.19): os tempos do refrigério chegaram. Tudo aquilo que antes impedia as bênçãos foi tirado pela conversão. Uma nova incumbência: “Quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lc 22.32). Um novo alvo: o céu! Os convertidos poderão entrar no Reino de Deus (cf. Mt 18.3; Lc 23.43). 
A nova vida em Cristo parte do princípio de que o crente convertido viverá de modo que o seu alvo seja alcançar o céu. E, por assim dizer, vive um estilo de vida que evidencia essa verdade.
Com base nessas informações, realize uma roda de diálogo com seus alunos e pergunte como podemos identificar um pré-adolescente convertido. Que atitudes podemos esperar de um convertido em contraste com o comportamento daqueles que não servem a Deus? Se preferir, divida a classe em grupos e peça que registrem as informações em uma folha, para que, ao final de atividade, digam o que registraram.

Lição 06 - 1º Trimestre 2020 - Jonas – Orgulho Humano x Misericórdia de Deus = Juvenis.

Lição 6 - Jonas – Orgulho Humano x Misericórdia de Deus 

1º Trimestre de 2020
“Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam” (Sl 86.5).
OBJETIVOS
Declarar a graça e a misericórdia divina;
Situar a correção como um ato de amor;
Dizer que a mensagem da redenção é para todos.
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. CONTEXTO HISTÓRICO
2. ESTRUTURA DO LIVRO
3. A MENSAGEM DE JONAS
Querido (a) professor (a), em nossa próxima aula, estudaremos um dos mais conhecidos profetas menores – Jonas, assim como o contexto histórico em que se passava, a estrutura literária na Bíblia e principalmente sua mensagem.
Além de todo conteúdo programático sugerido em sua revista – didaticamente elaborado para possibilitar com eficiência o ensino aprendizagem dos alunos na faixa etária de seus juvenis –, deixamos aqui uma interação para conduzir à classe a se aprofundar ainda mais nos objetivos propostos.
Após a lição, enfatize mais uma vez que naquela ocasião “Nínive era absolutamente odiada pelos judeus. Como capital do império assírio, ela representava a maldade, a crueldade, a impiedade e agudeza de um império perverso. 
Mas o Altíssimo, cheio de graça e amor, volta seu olhar para aquela cidade impenitente e decide enviar-lhe sua mensagem de arrependimento para a salvação, através profeta Jonas. O profeta, sabedor de toda maldade praticada pelos ninivitas, resistiu ao chamado divino. 
Entretanto, por misericórdia também de Jonas, não demorou para a sua mensagem de pura misericórdia chegasse até Nínive. 
Jonas aprendeu uma extraordinária lição a respeito do grande amor e misericórdia de Deus. Nós também não podemos nos esquecer que a mensagem da salvação é para toda a humanidade”.
Portanto, levante o debate entre a turma propondo as seguintes perguntas: 
- Porque vocês acham que Deus insistiu em Jonas, invés de enviar outro profeta quando ele desobedeceu?
- Na opinião de vocês, em nossos dias que grupo em nossa sociedade poderia ser classificado como os “odiados ninivitas” para nós evangélicos?
- Vocês acham que alguns de nós, evangélicos, têm se comportado como Jonas, ao preferir desobedecer a Deus a ver o “povo de Nínive” perdoado e salvo pela misericórdia dEle?
- Com base em nossa lição e sob a ótica da graça divina – que também alcançou a cada um de nós, quando nenhum de nós merecia – , você acha que a frase “bandido bom é bandido morto” está correta?
- O que vocês acham que é necessário para que, assim como o profeta Jonas, nós também possamos nos arrepender e ir até os “ninivitas” com a mensagem poderosamente amorosa da Palavra de Deus?  
- De que maneiras podemos fazer isto?
- E individualmente, existe alguém a quem você tem privado da mensagem de Deus por mágoa, discordância ou qualquer outro motivo?
Estas reflexões são extremamente importantes para a aplicação pessoal das poderosas lições que aprendemos através do livro e vida do profeta Jonas. Precisamos nos lembrar de que a mensagem do Evangelho vai na contramão do mundo, dos ventos de doutrina, tendências políticas ou sociais. 
O mandamento de Jesus de amar a Deus e ao próximo – podendo ser este até mesmo um “inimigo” (Cf.Mt 5.46-48; 22.40; Rm 12.20) –, é extremamente simples porém dificílimo de ser praticado. Requer de nós constante reflexão e autoanálise.
Você pode encerrar este momento lendo os versículos abaixo e orando para que assim como o Senhor insistiu em Jonas, curando seu coração de todo rancor, que Ele também insista em nos enviar até aqueles que, por qualquer que seja o motivo, temos olhado com desprezo, invés de levar a mensagem do amor de Deus até eles.
“Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos. 
[...] Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua espiritualidade não tem valor real algum! 
A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como sincera e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e, especialmente, não se deixar corromper pelas filosofias mundanas. 
Caros irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façais acepção de pessoas, tratando-as com preconceito ou parcialidade” (Tg 1.22-.27)
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Lição 06 - 1º Trimestre 2020 - Ciúme não faz parte do presente - Berçário.

Lição 06 - Ciúme não faz parte do presente 

1º Trimestre de 2020
Objetivo da lição: Ensinar aos bebês que o ciúme não é bom para os irmãos.
É hora do versículo: “Como é bom viverem unidos os irmãos!” (Salmos 133.1).
Na lição anterior, as crianças aprenderam sobra a benção de se ter irmãos e o nosso dever de amá-los. Mas sabemos que às vezes há alguma desavença entre os irmãos que é principalmente causada pelo ciúme. Embora os bebês não tenham consciência disso, eles querem a atenção dos pais só para eles, não dividem os brinquedos... Portanto deve ser ensinado desde cedo aos pequenos que eles devem compartilhar seus brinquedos e que o ciúme não é bom para os irmãos, principalmente quando um irmão tem uma coisa que o outro não tem. Na lição de hoje as crianças aprenderão que não foi correto os irmãos de José terem ciúme dele porque ganhou um presente de seu pai, e lhe fazerem mal. O ciúme sempre traz coisas ruins.
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças desenharem um rosto para José: olhos, nariz e boca, utilizando o giz de cera. Em seguida, permita que pintem a túnica de José nem colorida. Diga que os irmãos devem viver unidos e se amarem, não pode haver ciúme. Quem for filho único, leve em conta que também não pode haver ciúme para com os amiguinhos.
bercario licao6 pastor
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário

Lição 06 - 1º Trimestre 2020 - Jesus visita a Casa de Deus - Maternal.

Lição 6 - Jesus visita a Casa de Deus 

1º Trimestre de 2020
Objetivo da lição: Conscientizar a criança da importância de estar na Igreja, a Casa do Senhor.
Para guardar no coração: “[...] encontraram o menino num dos pátios do Templo.” (Lc 2.46).
Subsídio professor
“Grandes nomes na história, com sua sabedoria e inteligência, trouxeram grandes benefícios para a humanidade. Por exemplo: Albert Sabin (vacina contra Poliomielite), Alberto Santos Dumont (avião e relógio de pulso), Graham Bell (telefone), entre outros. Mas a Bíblia fala de uma sabedoria que vai além da sabedoria humana; a sabedoria que vem de Deus. O nosso Mestre Jesus, durante sua vida, viveu de acordo com a vontade de Deus, e desde sua infância surpreendia a muitos com sua grande sabedoria (Lc 2.52, Mt 13.54). Talvez algumas pessoas pensem que a sabedoria estava restrita a Jesus pelo fato de ser o Filho de Deus. Todavia, o apóstolo Tiago deixou claro na epístola que leva o seu nome: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada” (Tg 1.5). Quer ser sábio? Busque a sabedoria de Deus, e tema ao Senhor, pois “o temor do Senhor é o principio da sabedoria” (Sl 111.10)” (Danielle Pereira).
Somos assim
 Características mentais  Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos).Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Fazem imagens mentais das coisas.Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
É hora de preparar-se
“No Oriente, um menino está mais maduro aos doze anos que os da civilização ocidental. É razoável, portanto, supor-se ter sido o menino deixado por sua própria conta a maior parte dos sete dias da festa. [...]
1. Os sábios atônitos. Nesse período, o Templo exercia profundo fascínio sobre o menino Jesus, porque chegara a um momento crítico de sua vida: a consciência de sua natureza e missão divinas afetava-o poderosamente. O escritor foi inspirado a incluir este incidente para deixar claro aos leitores que, aos doze anos de idade, Jesus estava ciente de sua condição de Filho de Deus e de que tinha uma missão a cumprir. [...]
2. José e Maria ficaram atônitos. ‘E quando o viram, maravilharam-se; e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu, ansiosos te procurávamos’ (cf. v. 50). Maria perdeu de vista, por um momento, a natureza divina de Jesus, ao cuidar de sua natureza humana, considerando-o afetuosamente o seu ‘menino’. [...]
3. Jesus ficou atônito. ‘E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?’Há uma nota de surpresa nestas palavras. Afinal, desde antes de seu nascimento, José e Maria estavam informados da natureza e missão de Jesus. Considerassem este fato e o teriam procurado primeiro na Casa de Deus [...]
3.1. Filiação. ‘Meu Pai’. Quando Maria disse: ‘Teu pai’, falando de José, Jesus corrigiu-a, de modo suave e indireto, dizendo: ‘Meu Pai’, referindo-se a Deus. Note-se que José não é descrito como pai de Jesus, que nasceu da virgem; são chamados: ‘José e sua mãe’ (Lc 3.23). Entendemos assim que, mesmo em tenra idade, Jesus sabia que era Filho de Deus (quanto à natureza) e o Messias (quanto à vocação). A expressão ‘Meu Pai’ era o modo mais comum pelo qual Ele descrevia seu relacionamento com Deus” (PEARLMAN, Myer. Lucas: O Evangelho do Homem Perfeito. 5.ed. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 63-65). 
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Mateus 2.41-52. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal