sexta-feira, 31 de julho de 2020

Lição 02 - 3º Trimestre 2020 - Deus me protege na tempestade - Jd. Infância.

Lição 02 - Deus me protege na tempestade 

3º Trimestre: Edição Especial 
Objetivo da lição: Ajudar a criança a vencer o medo de chuvas, ventanias e trovões, crendo que Deus a protege na tempestade.
Para guardar no coração: “[...] Tu foste o meu alto refúgio e proteção [...]” (Sl 59.16, ARC).
Pense...
“O aluno aprende mais facilmente o que lhe causa prazer e satisfação. Um aluno insatisfeito agirá contrariado. O aluno não somente aprende, mas repete aquilo que lhe causa prazer. Quando o efeito de uma coisa é agradável, a pessoa quer repetir a experiência, mas quando é ao contrário, ninguém quer repeti-la. Portanto, aprende-se mais facilmente o que é agradável, e dificilmente o que é desagradável.” (Antonio Gilberto)
Perfil da criança do maternal
“As quatro principais atividades da criança nessa idade são: comer, dormir, brincar e perguntar. Os sentidos físicos funcionam com toda carga. Eles são nessa época de suprema importância para a aprendizagem. O ensino ilustrativo é de toda importância nessa fase. Crianças gostam de todo tipo de barulho, especialmente aqueles que resultam em ritmo. Por essa razão, rimas e movimentos ritmados nos cânticos e exercícios agradam, impressionam o sistema nervoso e este transforma as sensações em movimento. Uma criança vive pelo sentimento, por isso fica quieta apenas alguns instantes.” (Antonio Gilberto)
Ideias para a aula
Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu nos protege nos  momentos de chuça forte, ventos e trovões porque Ele é o nosso Protetor. Pedro, João e os discípulos estavam no barquinho, eles eram pescadores e estavam acostumados ao mar, mesmo assim precisaram da proteção do Papai do Céu durante a tempestade.
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças pintarem o barquinho onde estava Pedro, João e os discípulos. Durante a atividade enfatize o fato de que Deus nos protege do vento, dos trovões e da chuva forte. 
barquinho licao2 maternal
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Marcos 6.45-51. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Setor de Educação Cristã

Lição 03 - 3º Trimestre 2020 - Meus irmãos não acreditam em sonhos - Juniores.

Lição 3 - Meus irmãos não acreditam em sonhos 

Subsídio Especial - 3º Trimestre 
Texto bíblico – Gênesis 37.12-19
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos aprenderão que é preciso perseverar para viver os sonhos. Muitas vezes, enfrentamos muitas oposições para vivenciar tudo aquilo que o Senhor tem preparado para nós. Foi assim na vida de José, após contar os seus sonhos para a própria família, infelizmente, teve de enfrentar a fúria e a inveja de seus irmãos que, ao invés de apoiá-lo, fizeram o que podiam para destruí-lo. Professor, seja sábio em alertar seus alunos sobre este tipo de comportamento. É preciso que aprendam a lidar com os sentimentos nocivos que são contrários aos princípios da Palavra de Deus.
O primeiro ponto a destacar nesta lição trata a respeito das emoções do próprio José. Manter o ânimo em meio à oposição não é uma tarefa fácil, mas José teve de encontrar forças em Deus para superar a oposição, a crítica, as palavras negativas de seus irmãos e até mesmo a dúvida de seu próprio pai, seu maior exemplo de fé. Não foi fácil para José, ele teve de fortalecer a sua fé em Deus e ter muita paciência para não desistir de todas as promessas que o Senhor o havia feito. Assim acontece com você, caro(a) professor(a), quando pretende realizar algo diferente em sua aula de Escola Dominical. Talvez um pensamento pessimista ou mesmo a palavra de alguém pode desanimá-lo(a) ou fazê-lo(a) acreditar que a sua estratégia não vai surtir o efeito esperado. Mas é preciso acreditar em Deus, pois é Ele quem confirma a obra de nossas mãos (Sl 90.17; 2 Ts 2.17).
O segundo ponto a ressaltar diz respeito aos sentimentos dos irmãos de José. Assim como o próprio José teve de aprender a lidar com a suas emoções, teve também de aprender lidar com as emoções de seus irmãos. Eles fizeram mal a José porque seus corações estavam carregados de ciúmes e invejas, sentimentos negativos que fazem parte da nossa natureza humana e decaída. Infelizmente, esses sentimentos, vez por outra, renascem em nossos corações. É preciso orar ao Senhor e pedir que Deus crie em nós um coração puro e renove um espirito reto, assim como fez o salmista Davi (Sl 51.10). É preciso também orar por aqueles que, de certa forma, permitem com que esses sentimentos facciosos dominem seus corações a ponto de fazerem o mal ao próximo. Explique aos seus alunos que o Senhor Deus é quem sonda os corações e recompensar a cada um conforme as suas obras (Jó 34.11; Rm 2.6). 
Aproveite a lição desta semana e oriente aos seus alunos a desenharem um coração numa folha de papel ofício. Peça que abram a Bíblia em gálatas 5.19-22 e escrevam dentro do coração os sentimentos bons que José teve de demonstrar para com os seus irmãos. E fora do coração os sentimentos que os irmãos de José, infelizmente, demonstraram por ele. 
Boa aula!

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Lição 02 - 3º Trimestre 2020 - Deus me protege na tempestade - Berçário.

Lição 02 - Deus me protege na tempestade 

3º Trimestre: Edição Especial 
Objetivo da lição: Ajudar a criança a vencer o medo de chuvas, ventanias e trovões, crendo que Deus a protege na tempestade.
Para guardar no coração: “[...] Tu foste o meu alto refúgio e proteção [...]” (Sl 59.16, ARC).
Pense...
“O aluno aprende mais facilmente o que lhe causa prazer e satisfação. Um aluno insatisfeito agirá contrariado. O aluno não somente aprende, mas repete aquilo que lhe causa prazer. Quando o efeito de uma coisa é agradável, a pessoa quer repetir a experiência, mas quando é ao contrário, ninguém quer repeti-la. Portanto, aprende-se mais facilmente o que é agradável, e dificilmente o que é desagradável.” (Antonio Gilberto)
Perfil da criança do maternal
“As quatro principais atividades da criança nessa idade são: comer, dormir, brincar e perguntar. Os sentidos físicos funcionam com toda carga. Eles são nessa época de suprema importância para a aprendizagem. O ensino ilustrativo é de toda importância nessa fase. Crianças gostam de todo tipo de barulho, especialmente aqueles que resultam em ritmo. Por essa razão, rimas e movimentos ritmados nos cânticos e exercícios agradam, impressionam o sistema nervoso e este transforma as sensações em movimento. Uma criança vive pelo sentimento, por isso fica quieta apenas alguns instantes.” (Antonio Gilberto)
Ideias para a aula
Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu nos protege nos  momentos de chuça forte, ventos e trovões porque Ele é o nosso Protetor. Pedro, João e os discípulos estavam no barquinho, eles eram pescadores e estavam acostumados ao mar, mesmo assim precisaram da proteção do Papai do Céu durante a tempestade.
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças pintarem o barquinho onde estava Pedro, João e os discípulos. Durante a atividade enfatize o fato de que Deus nos protege do vento, dos trovões e da chuva forte. 
barquinho licao2 maternal
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Marcos 6.45-51. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Setor de Educação Cristã

Lição 01 - 3º Trimestre 2020 - Noé Constrói um Barco! - Berçário.

Lição 01 - Noé Constrói um Barco! 

3º Trimestre: Edição Especial
Objetivo da lição: Proporcionar atividades que permitam à criança saber que Deus nos protege.
É hora de aprender o versículo: “[...] Ele é o meu protetor [...]” (Salmos 62.2b).
Nesta lição, as crianças deverão ser estimuladas com atividades que lhe permitam saber que o Papai do Céu nos protege. Assim como Deus protegeu Noé e sua família no grande barco, Deus também protege os bebês.
Como complemento para esta lição, após realizar todas as atividades propostas no manual do professor, e caso ainda haja tempo, sugerimos que distribua a imagem abaixo para as crianças reconhecerem alguns dos animais que foram protegidos na arca durante o dilúvio. Imite o som dos animais com os bebês enquanto indica os animais na gravura. As crianças poderão colorir em seguida.
arcadenoe especial
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário

Lição 02 - 3º Trimestre 2020 - Deus me protege na tempestade - Maternal.

Lição 02 - Deus me protege na tempestade 

3º Trimestre: Edição Especial 
Objetivo da lição: Ajudar a criança a vencer o medo de chuvas, ventanias e trovões, crendo que Deus a protege na tempestade.
Para guardar no coração: “[...] Tu foste o meu alto refúgio e proteção [...]” (Sl 59.16, ARC).
Pense...
“O aluno aprende mais facilmente o que lhe causa prazer e satisfação. Um aluno insatisfeito agirá contrariado. O aluno não somente aprende, mas repete aquilo que lhe causa prazer. Quando o efeito de uma coisa é agradável, a pessoa quer repetir a experiência, mas quando é ao contrário, ninguém quer repeti-la. Portanto, aprende-se mais facilmente o que é agradável, e dificilmente o que é desagradável.” (Antonio Gilberto)
Perfil da criança do maternal
“As quatro principais atividades da criança nessa idade são: comer, dormir, brincar e perguntar. Os sentidos físicos funcionam com toda carga. Eles são nessa época de suprema importância para a aprendizagem. O ensino ilustrativo é de toda importância nessa fase. Crianças gostam de todo tipo de barulho, especialmente aqueles que resultam em ritmo. Por essa razão, rimas e movimentos ritmados nos cânticos e exercícios agradam, impressionam o sistema nervoso e este transforma as sensações em movimento. Uma criança vive pelo sentimento, por isso fica quieta apenas alguns instantes.” (Antonio Gilberto)
Ideias para a aula
Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu nos protege nos  momentos de chuça forte, ventos e trovões porque Ele é o nosso Protetor. Pedro, João e os discípulos estavam no barquinho, eles eram pescadores e estavam acostumados ao mar, mesmo assim precisaram da proteção do Papai do Céu durante a tempestade.
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças pintarem o barquinho onde estava Pedro, João e os discípulos. Durante a atividade enfatize o fato de que Deus nos protege do vento, dos trovões e da chuva forte. 
barquinho licao2 maternal
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Marcos 6.45-51. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Setor de Educação Cristã

Lição 01 - 3º Trimestre - Deus me protege - Maternal.

Lição 01 - Deus me protege 

3º Trimestre: Subsídio Especial

Objetivo da lição: Que o aluno aprenda que Deus é o nosso Protetor. 
Para guardar no coração: “[...] Tu foste o meu alto refúgio e proteção [...]” (Sl 59.16, ARC).
Pense...
“Sabemos que o preparo de uma aula para o maternal leva muito tempo. Às vezes, mais tempo que uma aula para adultos. Há tanto que se pintar, cortar, colar... Haja criatividade! A casa do professor transforma-se numa oficina e, não raro, a família acaba ajudando na confecção do material. E quando não se tem muito espaço em casa, as roupas e objetos pessoais vão cedendo lugar no armário às preciosas “tranqueiras” acumuladas ao longo dos trimestres. De vez em quando, a sua echarpe bonita vira o véu de Rebeca. Outras vezes, é a camisa de seu irmão, ou filho mais velho, que vira a túnica de José.
Valem à pena tanto gasto e trabalheira? Perguntamo-nos às vezes, cansados ou desanimados com a falta de reconhecimento daquelas pessoas que chamam o nosso ministério de “aulinha para as crianças”. Sim, é válido todo e qualquer esforço que contribua para a salvação destes pequeninos, de quem o Pai não quer que se perca nenhum. Parodiando o apóstolo Paulo em sua exortação aos coríntios, eu lhe diria: “Portanto, meus amados professores do maternal, sede firmes e constantes no pintar, cortar e colar, sempre abundantes no material visual, no ensinar e no orar por vossa classe, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (Marta Doreto)
Perfil da criança do maternal
“A criança de 3 e 4 anos é naturalmente curiosa, porque está “descobrindo o mundo”. E é por meio dos sentidos que ela toma conhecimento das coisas que a cercam, principalmente pela visão, que é muito ativa nesta fase. Por isto a sua aula deve ser rica em visuais – não apenas gravuras e objetos, mas também gesticulação, expressão facial e corporal do professor. Isto não significa, no entanto, que a criança contentar-se-á em ver as coisas que você leva para ilustrar a aula. Os demais sentidos também entram em ação, e ela tem necessidade de tocá-las, cheirá-las, levá-las à boca, experimentá-las. A caixa surpresa de hoje, por exemplo, explorará o sentido da visão, mas passada a surpresa, as crianças desejarão abrir a caixa e pegar a boneca. Não as proíba!Procure ter um material resistente, que possa ser manuseado pelos alunos. Não se limite ao uso de figuras. Substitua-as, sempre que possível, por bonecos ou objetos que poderão ser tocados por eles.” (Marta Doreto) 
Ideias para a aula
Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu nos protege em todos os momentos porque Ele é o nosso Protetor. Davi foi um grande guerreiro e mesmo assim precisou da proteção do Papai do Céu.
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem o pequeno guerreiro Davi.
davi licao1 maternal
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em 1 Samuel 19.8-18. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Setor de Educação Cristã

Lição 01 - 3º Trimestre 2020 - Uma Casa para Deus - Jd. Infância.

Lição 01 - Uma Casa para Deus 

 3º Trimestre: Edição Especial
Objetivos: Após a criança participar ativamente das experiências de ensino bíblico em classe, aprenderá que a igreja é a Casa de Deus, e foi Ele quem ordenou a construção de templos para a sua habitação e adoração.
Aprendendo a Bíblia: “Ó Senhor Deus, eu amo a casa onde vives [...]” (Salmos 26.8).
Nesta lição, as crianças aprenderão que a igreja é a Casa de Deus, e foi Ele quem ordenou a construção de templos para a sua habitação e adoração. Elas também deverão entender que Deus está em toda parte e no coraçãozinho delas e por isso as crianças podem adorá-lo em qualquer lugar onde elas estiverem, mas o Senhor fica feliz quando vamos à igreja, a sua Casa.
Como atividade complementar, após a realização das atividades propostas na revista do aluno e do professor, e caso haja tempo, sugerimos que você imprima a folha abaixo, entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o versículo do dia dentro do coração. Reforce que devemos amar a Casa de Deus e cuidar bem dela
coracao licao2 jardimbercario
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância

Lição 01 - 3º Trimestre 2020 - Deus me protege - Jd. Infância.

Lição 01 - Deus me protege 

3º Trimestre: Subsídio Especial

Objetivo da lição: Que o aluno aprenda que Deus é o nosso Protetor. 
Para guardar no coração: “[...] Tu foste o meu alto refúgio e proteção [...]” (Sl 59.16, ARC).
Pense...
“Sabemos que o preparo de uma aula para o maternal leva muito tempo. Às vezes, mais tempo que uma aula para adultos. Há tanto que se pintar, cortar, colar... Haja criatividade! A casa do professor transforma-se numa oficina e, não raro, a família acaba ajudando na confecção do material. E quando não se tem muito espaço em casa, as roupas e objetos pessoais vão cedendo lugar no armário às preciosas “tranqueiras” acumuladas ao longo dos trimestres. De vez em quando, a sua echarpe bonita vira o véu de Rebeca. Outras vezes, é a camisa de seu irmão, ou filho mais velho, que vira a túnica de José.
Valem à pena tanto gasto e trabalheira? Perguntamo-nos às vezes, cansados ou desanimados com a falta de reconhecimento daquelas pessoas que chamam o nosso ministério de “aulinha para as crianças”. Sim, é válido todo e qualquer esforço que contribua para a salvação destes pequeninos, de quem o Pai não quer que se perca nenhum. Parodiando o apóstolo Paulo em sua exortação aos coríntios, eu lhe diria: “Portanto, meus amados professores do maternal, sede firmes e constantes no pintar, cortar e colar, sempre abundantes no material visual, no ensinar e no orar por vossa classe, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (Marta Doreto)
Perfil da criança do maternal
“A criança de 3 e 4 anos é naturalmente curiosa, porque está “descobrindo o mundo”. E é por meio dos sentidos que ela toma conhecimento das coisas que a cercam, principalmente pela visão, que é muito ativa nesta fase. Por isto a sua aula deve ser rica em visuais – não apenas gravuras e objetos, mas também gesticulação, expressão facial e corporal do professor. Isto não significa, no entanto, que a criança contentar-se-á em ver as coisas que você leva para ilustrar a aula. Os demais sentidos também entram em ação, e ela tem necessidade de tocá-las, cheirá-las, levá-las à boca, experimentá-las. A caixa surpresa de hoje, por exemplo, explorará o sentido da visão, mas passada a surpresa, as crianças desejarão abrir a caixa e pegar a boneca. Não as proíba!Procure ter um material resistente, que possa ser manuseado pelos alunos. Não se limite ao uso de figuras. Substitua-as, sempre que possível, por bonecos ou objetos que poderão ser tocados por eles.” (Marta Doreto) 
Ideias para a aula
Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu nos protege em todos os momentos porque Ele é o nosso Protetor. Davi foi um grande guerreiro e mesmo assim precisou da proteção do Papai do Céu.
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem o pequeno guerreiro Davi.
davi licao1 maternal
Até logo
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em 1 Samuel 19.8-18. 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Setor de Educação Cristã

Lição 01 - 3º Trimestre 2020 - Tudo que o Senhor Mandar! - Primários.

Lição 1 – Tudo que o Senhor Mandar! 

3º Trimestre: Edição Especial 
Objetivo: Explicar que a vontade de Deus é que nos afastemos de colegas que nos influenciem para o mal.
Frase do Dia: Tudo que o Senhor mandar nós faremos! 
Memória em ação: “Que a tua vontade seja feita aqui na terra, como é feita no céu!” (Mateus 6.10).
Querido (a) professor (a), bem vindo (a) a mais um trimestre de estudo bíblico para a edificação da sua vida e da de seus alunos. O tema que iremos abordar pelos próximos domingos é atemporal e sempre primordial para qualquer faixa etária – Conhecendo a vontade de Deus.
Temos nas Escrituras Sagradas inúmeros exemplos de obediência que levaram ao cumprimento de grandes e maravilhosas bênçãos do Senhor, assim como vasto número de casos de desobediência que repercutiram em graves tragédias ou situações dolorosas. 
Em nossas próprias vidas se examinarmos bem a memória também encontraremos ambas, não é mesmo?! 
É sempre válido recordar, não para nos martirizarmos, afinal Jesus já nos perdoou, mas para fixar as lições aprendidas. As lembranças que lhe ocorrerem e forem mais simples, pertinentes para a faixa etária de seus Primários, compartilhe com eles. Incentive-os a fazerem o mesmo. Deixe que contem exemplos de quando se deram bem por obedecer (a Deus, aos pais, responsáveis, professores...) e também de quando se deram muito mal quando desobedeceram.
Proporcione um ambiente acolhedor e sem julgamentos. Explique que todos nós erramos, mas o mais importante é aprendermos com os erros – nossos e alheios – para que assim venhamos a acertar. 
Após este momento, que pode ser introdutório ou de encerramento da aula, ore neste sentido com a turma, que todos possam sempre aprender a ser obedientes, fazendo tudo o que o Senhor mandar.
Havendo tempo hábil, proponha uma brincadeira que incentiva e potencializa a memória acerca de histórias bíblicas, bem como de seus ensinamentos:Escreva na lousa ou quadro, um de cada vez, nomes de personagens bíblicos e deixe que as crianças relembrem algo de sua história onde eles obedeceram e/ou desobedeceram e o que lhes sucedeu em ambos os casos.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula! 
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

Lição 01 - 3º Trimestre 2020 - Tudo começou com um sonho - Juniores.

Lição 1 - Tudo começou com um sonho 

3º Trimestre: Edição Especial
Texto bíblico – Gênesis 37.1-8.
Prezado(a) professor(a),
Estamos iniciando mais um trimestre de estudo da Lição Juniores. Excepcionalmente, por conta da Pandemia, a CPAD estará disponibilizando a Edição Especial da revista em formato de PDF para que nossos alunos não deixem de estudar a Palavra de Deus. Este trimestre tem como título “Deus Realiza Sonho”. Nele, seus alunos conhecerão um pouco mais a respeito dos sonhos de José que foram inspirados por Deus. O Senhor se revelou ao seu servo, anunciando as coisas que aconteceriam em seu futuro e de sua família, assim como a respeito do que aconteceria no Egito.
Nesta primeira lição seus alunos aprenderão que tudo começou a partir de um sonho. Sendo José ainda moço o Senhor plantou no coração de seu servo sonhos de um futuro maravilhoso. José se tornaria o homem mais poderoso do Egito, e por que não dizer, do mundo de sua época. Somente faraó estava acima de José em todo o reino egípcio. Mas para que estes sonhos se tornassem reais foi preciso um longo tempo de preparo na vida de José. Ele teve de enfrentar muitas perseguições, inclusive, entre os seus familiares que não acreditavam em José.
A fé que José teve serve de exemplo para seus alunos, pois muitos deles têm sonhos plantados por Deus, mas, infelizmente, muitos de seus familiares não servem a Deus e por isso os perseguem. É preciso encorajá-los a confiar em Deus com perseverança, pois assim como José enfrentou muitas adversidades, perseguições e até prisões, os servos de Deus dos dias atuais enfrentam situações parecidas por causa da fé em Jesus Cristo. É importante ressaltar a promessa do Senhor Jesus de que estaria conosco todas os dias, até o fim dos tempos (cf. Mt 28.20).  
Com base nesta mensagem de fé, caro(a) professor(a), peça seus alunos que elaborem em suas casas uma espécie de “Carta para Deus”. Nela, seus alunos deverão escrever o que sonham para o futuro. Deixe que escrevam à vontade, pois isso é importante para que exercitem a escrita. Ao final a carta, eles deveram assinar e finalizar o pedido em nome de Jesus. Em seguida, oriente-os a fecharem a carta e orarem a Deus para que Ele realize os sonhos, se assim for a vontade dEle. Esta é também uma boa oportunidade para que seus alunos exercitem-se à oração.
Boa aula!

Lição 03 - 3º Trimestre 2020 - A Terra criada por Deus - Pré Adolescentes.

Lição 3 - A Terra criada por Deus 

Subsídio Especial: 3º Trimestre de 2020
A lição de hoje encontra-se em: Gênesis 1.9-11, 20, 24; 2.1, 4.
Na lição desta semana seus alunos aprenderão que a Terra é um lugar especial criado por Deus para que a humanidade pudesse viver. Seus alunos, certamente, já conhecem a sucessão dos fatos que decorreram na criação dos céus e da terra. Entretanto, quando chegam na fase da pré-adolescência é comum aprenderem novas informações na escola que confrontam com tudo aquilo que receberam na igreja no tocante a fé em Deus. A ciência traz outras explicações para a criação dos céus e da terra, assim como da humanidade.
O grande dilema vivido por seus alunos não é apenas o fato de receberem outras explicações numa perspectiva científica, afinal de contas, como já informamos em outro momento a ciência não tem a obrigação de explicar a fé assim como a Bíblia não tem a obrigação de explicar a ciência. São apenas visões de ângulos diferentes. O grande problema é quando a falsa ciência tenta desconstruir a fé, dizendo que as informações encontradas na Bíblia não são verdades. Por esse motivo, caro(a) professor(a), é importante que você esteja capacitado a preparar seus alunos para o enfrentamento das falsas ideias. 
Em primeiro lugar, professor(a), tenha à sua disposição materiais, livros e revistas que trazem matérias e estudos científicos sobre as descobertas mais recentes sobre a formação da Terra, os elementos que a constituem. Essas informações ajudam na compreensão de seus alunos e aguçam a curiosidade deles nesta fase da vida que é um tempo de descobertas.
Em segundo lugar seus alunos precisam ter em mente que a Bíblia é a nossa maior referência no tocante à perspectiva da fé. Para tanto, eles precisam compreender que muito do que é ensinado na igreja é fruto de pesquisas bíblicas e interpretações patenteadas pelos “Pais da Igreja”, isto é, pelos grandes estudiosos que tiveram forte influência no campo da teologia. Sobre os dias da criação, Ken Han, no livro “Criacionismo: verdade ou mito?”, publicado CPAD (2011, pp. 96, 97), faz a seguinte análise citando os pais da Igreja:
A maioria dos Pais da Igreja aceitou os dias da criação como dias comuns. É verdade que alguns Pais da Igreja Primitiva não ensinavam os dias da criação como dias comuns – mas muitos deles foram influenciados pela filosofia grega, o que os fez interpretar os dias como alegóricos. Eles raciocinavam que os dias da criação estavam relacionados com as atividades de Deus, e Deus, sendo infinito, podia significar que os dias não se relacionavam com o tempo do homem. Em contraposição aos alegoristas de hoje, eles não podiam aceitar que Deus levou tanto tempo – insto é, seis dias – para criar tudo que existe. Portanto, os dias não literais foram influências extrabíblicas (isto é, influências externas à Bíblia), não das palavras da Bíblia.
Para reforçar os ensinamentos da lição, confeccione um quadro com as informações de cada dia da criação. Explique como se deu a criação em cada dia. Pesquise também outras explicações apontadas por outros autores e visões diferentes sobre a criação. Essas informações são para comparação e seus alunos terão acesso a outros conhecimentos no tocante ao assunto.
Boa aula!

Lição 02 - 3º Trimestre 2020 - Obedeça aos pais - Adolescentes.

Lição 2 - Obedeça aos pais 

3º Trimestre: Edição Especial 
ESBOÇO DA LIÇÃO
Por que tenho que obedecer?
O preço da desobediência?
Princípio vitais em relação aos pais
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Identificar o valor da sabedoria;
Demonstrar a obediência aos pais;
Analisar os benefícios da obediência.
OBEDIÊNCIA E AMOR
Infelizmente, a palavra obediência hoje está relacionada muito aos aspectos negativos do relacionamento humano. Associam com ela a ideia de ser “subjugado”, “aprisionado”, “oprimido”. Trazem também uma concepção de que a obediência é sempre uma “condição” de “oprimido em relação ao opressor. Uma oriunda de uma visão materialista da relação humana. O que não significa dizer que tal leitura não tenha razão em partes, mas olhar o todo da relação humana com essa visão é reducionismo, principalmente, com o que as Escrituras querem dizer com obediência.
As Escrituras dão à virtude da obediência aspecto positivo e construtivo.Ela revela o reconhecimento de uma hierarquia no mundo que se inicia em Deus (Gn 1) e que se sustente numa relação de amor (Jo 3.16). Esse reconhecimento perpassa a família, o Estado e o Mundo. Pense na possiblidade de um mundo sem leis, hierarquia e parâmetros a serem respeitados, logo, obedecidos? 
A primeira noção de obediência que o ser humano encontra é na família. A relação concreta entre ele e seus pais implica o exercício e o aprendizado dessa virtude. A partir desse relacionamento,o ser humano tem as primeiras noçõesque a relação com outros entes sociais implicará a virtude da obediência, agora fora do eixo familiar. Essa relação fora do eixo familiar inicia com a creche/escola. Paralelamente, ele vive outras experiências de relacionamento na sociedade.
A virtude da obediência se revela no reconhecimentoda hierarquia que provém de Deus. Por isso, ela começa primeiro em Deus. O Criador é a autoridade maior da existência, pois foi Ele quem nos criou, formou física e espiritualmente (Zc 12.1). Além disso, e principalmente, essa relação com Deus implica amor. Esse amor está baseado em tudo o que Deus é. É impossível obedecê-lo sem amor. Por isso que a relação entre Deus e os homens é uma relação amorosa, como disse o apóstolo João: “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” (1 Jo 4.19).
Mas para amar a Deus, é preciso também amar o ser humano, “Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê” (1 Jo 4.20). A primeira relação do ser humano se dá com seus pais.
Nossos pais educaram-nos, zelou por nossas vidas à medida que o tempo foi passando. Obedecê-los é reconhecer essa autoridade existencial e sacrifício de pura entrega de suas vidas pelas nossas vidas, esse puro amor. Ora, quem pode calcular o amor de uma mãe? Quem pode calcular o amor de um pai? Quem poderá imaginar a dor que dilacera os pais pela perda de um filho?
Qual filho não amaria a sua mãe? Qual filha não amaria o seu pai? Obedecer ou não obedecer implicar responder essas duas perguntas. 
Que nesta lição, o Espírito Santo use o seu ministério para trazer consciência aos adolescentes de sua classe, no sentido de relacionar com toda a força bíblica: obediência e amor.
Boa aula!
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator da Revista Adolescentes Vencedores

Lição 01 - 3º Trimestre 2020 - Busque a Sabedoria - Adolescentes.

Lição 1 -Busque a Sabedoria 

3º Trimestre: Edição Especial 

ESBOÇO DA LIÇÃO
Encontrando a Sabedoria
Onde se encontra a sabedoria?
O princípio da sabedoria
Guardando a sabedoria
Desfrutando a sabedoria
Usando a sabedoria
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Descrever a importância da sabedoria;
Traçar planos para encontrar e guardar a sabedoria;
Valorizar os benefícios da sabedoria.
A sabedoria nas Escrituras tem a sua origem em Deus. Só é possível “dominá-la” indo a Ele. Por isso, elas dizem que “é o Senhor quem dá a sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele” (Pv 2.6). Ainda em Provérbios, lemos: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender” (1.7). Ou seja, há o primeiro e mais importante princípio para obtê-la: o “temer a Deus”. Tudo inicia em nEle.
É muito importante que você inicie esse trimestre refletindo sobre a importância de se viver com sabedoria. Estamos diante de um quadro grave, que é a Pandemia. Nesse período de reclusão, incertezas e medo, é preciso encontra a arte de viver com sabedoria conforme as Escrituras Sagradas. Sim, há uma maneira mais sóbria, consciente e gloriosa para viver. Podemos encontrá-la nas Escrituras e, principalmente, nos ensinos intencionais de Jesus Cristo por intermédio da Bíblia Sagrada.
Muitos acham que sabedoria é conhecimento, uma cabeça com muita cultura. Não, não é. É perfeitamente possível pessoas terem muitos diplomas e, ao mesmo tempo, estarem vazias de sabedoria. 
Ora, sabedoria bíblica é a capacidade de se colocar em prática valores atemporais bíblicos. Tais valores atemporais, infelizmente, não estão disponíveis nos bancos escolares. Mas estão lá, na Bíblia, na Palavra de Deus. A presente lição cita alguns: honra, firmeza, humildade, paciência, obediência; podemos citar também: atenção, concentração, ordem etc. Compreender valores como esses e, coerentemente, aplicá-los na vida diante de situações concretas é o desafio para você e seus alunos neste trimestre. 
Que o Deus Altíssimo lhe proporcione um trimestre de bênçãos!
Não esqueça:
Nesta pandemia, cuide-se! 
Cuide de você e dos seus!
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator da Revista Adolescentes Vencedores

Lição 03 - 3º Trimestre 2020 - O Despertamento renova o altar - Jovens e Adultos.

Subsídios Lições Bíblicas - Adultos

Lição 3 - O Despertamento renova o altar 

Subsídio Especial: 3º Trimestre de 2020
ESBOÇO DA LIÇÃO
I – O DESPERTAMENTO CONDUZ O HOMEM AO ALTAR
II – CRISTO, O CENTRO DA NOSSA COMUNHÃO COM DEUS
III – CUIDADO COM AS IMITAÇÕES
OBJETIVOS GERAL DA LIÇÃO
Identificar o que caracteriza o verdadeiro despertamento espiritual.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
I. Elucidar aos alunos o significado do altar para o Antigo Pacto;
II. Entender que Cristo é o centro da nossa comunhão com Deus;
III. Comprovar que nem todos os despertamentos de hoje têm as características mencionadas de um verdadeiro despertamento.
A lição desta semana tem como assunto O Despertamento Renova o Altar. No segundo tópico dela, o missionário Eurico Bergstén aborda um tema muito importante na cristologia (doutrina da Cristo) pentecostal: a relação entre Jesus e o Espírito Santo. Essa relação é muito importante na vida de nossas igrejas. Cada crente pentecostal precisar ter em mente que o Espírito Santo atua na sua vida para glorificar a Cristo, o nosso centro.
Para aprofundar essa reflexão e ajudá-lo na preparação de sua aula, considere seguinte texto:
JESUS E O ESPÍRITO SANTO
Jesus está em profundo relacionamento com a terceira Pessoa da Trindade. Já de início, o Espírito Santo leva a efeito a concepção de Jesus no ventre de Maria (Lc 1.34,35). 
O Espírito Santo veio sobre Jesus no seu batismo (Lc 3.21,22). Nessa ocasião, o relacionamento entre ambos assume um novo aspecto, que somente pela encarnação seria possível. Lucas 4.1 deixa claro que esse revestimento do Espírito Santo preparou Jesus para enfrentar Satanás no deserto e para a inauguração de seu ministério terrestre.
[...] Finalmente, Jesus é a figura chave no derramamento do Espírito Santo. Depois de levar a efeito a redenção mediante a cruz e a ressurreição, Jesus subiu ao Céu. De lá, juntamente com o Pai, Ele derramou e continua derramando o Espírito Santo em cumprimento à promessa profética de Joel 2.28,29 (At 2.23). Essa é uma das maneiras mais importantes de hoje conhecermos Jesus: na qualidade de Doador do Espírito.
A força cumulativa do Novo Testamento é bastante relevante. A cristologia não é apenas uma doutrina para o passado. E a obra sumo-sacerdotal de Jesus não é único aspecto da sua realidade presente. O ministério de Jesus, e de ninguém mais, é propagado pelo Espírito Santo no tempo presente. A chave para o avanço do Evangelho no tempo presente é o reconhecimento de que Jesus pode ser conhecido, à medida que o Espírito Santo capacita os crentes a revelá-lo. 1
O texto acima abre muitas possibilidades em aula para desenvolver mais profundamente a urgência de viver neste mundo tendo Cristo como o centro de nossa comunhão com Deus, sobretudo, na força do Espírito Santo. Veja que fragmento importante: “E a obra sumo-sacerdotal de Jesus não é único aspecto da sua realidade presente. O ministério de Jesus, e de ninguém mais, é propagado pelo Espírito Santo no tempo presente”. E isso se concretiza quando “o Espírito Santo capacita os crentes a revelá-lo”. 
Portanto, com base no fragmento textual acima, você pode trabalhar na aula os seguintes pontos:
• A concepção de Jesus por intermédio do Espírito Santo (Lc 1.34,35);
• A descida do Espírito Santo em forma corpórea de uma pomba sobre Jesus no seu batismo (Lc 3.21,22);
• O Espírito Santo conduziu Jesus para enfrentar Satanás no deserto e inaugurar seu ministério terrestre (Lc 4.1ss);
• Jesus como o doador do Espírito Santo (Jl 2.28,29; cf. At 1.8; At 2.32,33).
Esses pontos ressaltam o quanto que a cristologia pentecostal (doutrina de Cristo) é pneumatologia e vice-versa. Isso pode ser reconhecimento na prática da pregação das Assembleias de Deus no Brasil:
1. Jesus salva;
2. Jesus cura;
3. Jesus batiza no Espírito Santo;
4. Jesus em breve voltará.
É cristologia na pneumatologia. É pneumatologia na cristologia. Tudo isso na prática. Ora, só é possível viver uma vida cristocêntrica sob o domínio do Espírito Santo. 
Que o Espírito glorifique a Jesus em sua classe!
Boa aula!
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator da Revista Lições Bíblicas Adultos

1 HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp.332-34. 

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Lição 02 - 3º Trimestre 2020 - Despertamento Espiritual - Um Milagre - Jovens Adultos - Alternativo.

Lição 2 - Despertamento Espiritual - Um Milagre 

3º Trimestre: Edição Especial 

ESBOÇO DA LIÇÃO
I – O DESPERTAMENTO ESPIRITUAL EMANA DO PRÓPRIO DEUS
II – AS FINALIDADES DO DESPERTAMENTO ESPIRITUAL
III – DEUS CUMPRE AS SUAS PROMESSAS
IV – O DESPERTAMENTO TORNA OS HOMENS OBEDIENTES À PALAVRA
OBJETIVOS GERAL DA LIÇÃO
Reconhecer a origem de um despertamento espiritual e suas finalidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
I. Explicar aos alunos os objetivos dos despertamentos espirituais;
II. Enumerar as finalidades dos despertamentos espirituais;
III. Ilustrar que cumpre com suas promessas.
Esta segunda lição diz respeito à natureza do verdadeiro despertamento espiritual. 
Em primeiro lugar, o comentarista deixa claro que o verdadeiro despertamento espiritual é uma obra de Deus, não de homem. Logo, ele não pode ser agendado ou marcado pela mente humana. O que se precisa é esperar em Deus.
No contexto de Esdras e Neemias, o despertamento visava a restauração da nação, bem como da espiritualidade dos judeus. Assim, o despertamento espiritual busca restaurar alguma coisa na expansão do Reino de Deus. 
O despertamento espiritual também mostra que Deus cumpre a sua Palavra, pois quem “bate a porta se abre”, e quem busca encontra. Deus está pronto a despertar espiritualmente aos seus filhos que o buscam em sinceridade. 
O despertamento espiritual tem a ver, sobretudo, com a obediência a Palavra de Deus. Ele vem pela Palavra, ao mesmo tempo que uma vez realizado, desperta mais ainda para a necessidade de andar com coerência com a Palavra e amá-la. 
Geralmente, a necessidade de um despertamento espiritual não é compreendida nem desejada por todos. Muitos não entendem claramente a “angústia” e o “peso”que tal realidade envolve. Quem foi “batizado” com o “pesar” para a necessidade de um despertamento espiritual sabe bem o sofrimento que isso acarreta para a alma. É uma verdade que está dentro do coração. E quem pode perscrutá-la?
O teólogo, J. I. Packer, na obra Neemias: Paixão pela Fidelidade, edita pela CPAD, descreve bem esse sentimento, quando escreve:
O que Neemias nos oferece de seu diário revela-nos, como observou o puritano Matthew Henry, não apenas o trabalho de suas mãos, mas ainda as obras de seu coração. Na verdade, o texto conta-nos mais sobre estas últimas. As obras do coração de Neemias em fé e oração, esperança e confiança, aceitação de um risco santificado e uma guerra espiritual contra o que podemos reconhecer como operação demoníaca, desmotivação e perturbações, expressam e refletem o seu conhecimento de Deus. [...]Então, se desejamos nos aproximar de Neemias e, com ele, enriquecer o nosso relacionamento com Deus, devemos compreender a sua teologia. Há alguns anos, ausentei-me, por duas noites, de uma conferência de teologia em Nova York que estava me aborrecendo demais. Numa das noites, fui ao Metropolitan Opera, apreciar Tambauser, de Wagner. Durante o primeiro intervalo, uma jovem senhora, sentada perto de mim, começou a conversar comigo sobre a produção, e, como fãs da ópera, tornamo-nos bastante animados. Pareceu-me que o seu marido, sentado do outro lado dela, não era alguém afeito a óperas e sentiu-se excluído. Percebi que ele estava me fitando, enquanto sua mão agarrava firmemente o joelho da esposa. Interpretei aquilo como um sinal de posse. De repente, ele arrebatou-a abruptamente, e foram sentar-se noutro lugar. Foi embaraçador. Talvez ele achasse que eu estivesse sendo atrevido. Talvez sua esposa houvesse iniciado conversas demais com outros homens, no passado. Ou, quem sabe, ele tenha sido arrastado à ópera contra a sua vontade, e precisasse descarregar a raiva em alguém. 
Qualquer que tenha sido o caso, ele sentia que, naquele momento, a esposa estava mais próxima de mim do que dele, e não gostou disso. De certo modo, o que ele sentiu tinha razão de ser (este é ponto a que eu queria chegar), porque ela e eu conhecíamos alguma coisa de ópera, enquanto ele, sem esse conhecimento, não compreendia o que estávamos compartilhando, nem partilhava conosco.  Da mesma forma, a menos que conheçamos o que Neemias conhecia de Deus, não seremos capazes de compreender e partilhar a visão e a paixão que o impeliram durante os anos de seu ministério, e fizeram dele um exemplo de liderança brilhante.  (Grifo nosso)1
Neemias foi um líder em que, por seu intermédio, Deus trouxe um verdadeiro despertamento espiritual ao povo. Entretanto, tudo começou no seu coração. Em seu relacionamento com Deus, onde ele chorou, sentiu o peso da morte espiritual de seu povo. O altíssimo usaria este homem, que foi “batizado” por um “batismo de angústia” pelo seu povo. 
Segundo a Bíblia, o despertamento espiritual acontece quando há uma conscientização, por meio da Palavra de Deus, de nosso real estado espiritual. A Palavra desperta em nós essa consciência. Para que o nosso coração deseje as verdadeiras coisas, ele precisa estar banhado, ou seja, “batizado”na Palavra de Deus.
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator da Revista Lições Bíblicas Adultos 

1 PACKER, J. I. Neemias: Paixão pela Fidelidade: Sabedoria extraída do livro de Neemias. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp.43-44.

Lição 01 - 3º Trimestre 2020 - Daniel ora por um despertamento - Jovens e Adultos (Alternativo).

Lição 1 - Daniel ora por um despertamento 

3º Trimestre: Edição Especial 
ESBOÇO DA LIÇÃO
Daniel foi despertado para Orar
A Resposta às Orações de Daniel
O resultado de um Despertamento proveniente de Deus
OBJETIVOS GERAL DA LIÇÃOConscientizar os alunos sobre a necessidade de estudar a Palavra e orar em busca de um despertamento, proveniente de Deus, nesses dias trabalhosos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
I. Apresentar os motivos que levaram Daniel a ser despertado para a oração;
II. Pontuar a resposta divina às orações de Daniel;
III. Destacar o resultado de um despertamento proveniente de Deus.
Iniciaremos mais um trimestre. Entretanto, ele é distinto, pois ainda estamos no meio de uma Pandemia. Ao iniciá-lo muitos ainda não sabem se voltarão a ser reunir na Escola Dominical como antigamente.
Há lugares que ainda estão sem reuniões ordinárias das igrejas locais. Outros, aos poucos, estão começando a retomar a “normalidade” das reuniões. Muitas perdas também foram e estão sendo sentidas na comunhão do povo de Deus. Famílias inteiras foram afetadas pelo ataque cruel do vírus. Perdemos grandes líderes de igreja, pessoas valentes na obra de Deus, que tombaram nesta Pandemia. 
As perguntas são inevitáveis. O medo bate a porta do mais seguro crente. Estamos vivendo um tempo de crise. Por isso, neste trimestre, a CPAD reedita a lição comentada pelo Missionário Eurico Bergstén, “Os Princípios Divinos em Tempos de Crise: A Reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como Exemplos para os Nossos Dias”.    
A primeira lição abordará o profeta Daniel e sua vida de oração no contexto do cativeiro babilônica. Ao lermos o livro de Daniel, percebemos que o jovem judeu estava no centro de uma grande crise: destruição da nação de origem, deportação na forma de escravo, mudança de identidade (a alteração do nome significa isso), contato com outras religiões, constantes ameaças. Daniel estava vivenciando uma grande crise. Entretanto, o final do livro de Daniel relata o quanto sua alma foi preservada e como ele amadureceu ao longo de todas as provações. Vale a pena meditar na descrição e aplicação que John C. Lennox, filósofo e apologista cristão do Reino Unido, faz a respeito de Daniel e seus amigos:
Porque assim diz o SENHOR: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar. Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR. (Jr 29.10-14)
É evidente pela análise da história de Daniel que ele levou a sério o que Jeremias disse e nós também devemos. Em tempos de estresse e turbulência, é extremamente reconfortante saber que o Deus que é soberano na história global não é indiferente ou está distante dos altos e baixos de nossa trajetória pessoal. Deus tem planos, planos individuais, para aqueles que confiam nEle. Com certeza, não houve a cena de quatro adolescentes saindo de Jerusalém e observando (como podemos imaginá-los) por olhos lacrimejantes enquanto os rostos ansiosos de seus pais aflitos perdiam-se na distância. Nesses momentos comoventes, eles podem não ter sentido que Deus lhes daria um futuro e uma esperança. Mas foi o que Ele fez.
É algo que deve nos animar, quando nossa fé em Deus está sendo submedida à severa provação, quando nossas orações parecem ricochetear num céu aparentemente impenetrável e as dúvidas amontoam-se em face de circunstâncias adversas e do crescente ataque público contra a fé cristã. Quando as emoções de Daniel e seus amigos foram dilaceradas, tiveram verdadeiro consolo ao saber que, embora extremamente traumático, o que estava acontecendo com eles havia sido previsto pelos profetas. E podemos agir da mesma forma. Afinal, o próprio Senhor Jesus deixou claro que aqueles que o seguissem acabariam sendo tratados como Ele foi [...]. 1
Portanto, a Palavra de Deus ainda faz diferença em nossa vida. Daniel compreendeu, por meio das Escrituras, que Deus não é indiferente aos sofrimentos humanos. Essa compreensão gera fé. Traz convicção profunda para a vida. Sim, a Palavra de Deus traz cura para a alma. E, como consequência, a Palavra de Deus gera um verdadeiro despertamento espiritual. 
Que o Senhor gere isso em nossas vidas neste trimestre!
Neste tempo de Pandemia, cuide de você e dos seus!
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator da Revista Lições Bíblicas Adultos

1 LENNOX, John C. Contra a CorrentezaA inspiração de Daniel para uma época de Relativismo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp.35-36.

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Adultos. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

quarta-feira, 1 de julho de 2020

12 maneiras de atrair mais pessoas para Escola Dominical .

Artigos

12 maneiras de atrair mais pessoas para Escola Dominical 

1) Esteja certo de que sua classe merece ser assistida – Uma classe desorganizada, despreparada ou com um plano de aula enfadonho não irá causar boa impressão nos visitantes. Esteja certo de que a presença em sua classe será uma experiência positiva para os alunos. Eles voltarão. As crianças e jovens implorando para ir à igreja é um poderoso motivador para os pais. 
2) Crie uma lista de prospecção da classe – Compile as informações básicas dos participantes, incluindo número do telefone, endereço, nome dos pais e parentes mais próximos. O e-mail da família e informações de como essas pessoas chegaram à igreja. Para a classe de crianças coloque o o nome de cada uma delas com idade e que grupo melhor se encaixaria.  
3) Ore por sua lista de prospecção – Faça dessa prática algo regular. Rogue especialmente para que o Senhor lhes dê o crescimento na fé e oportunidade para que cada uma deles possa convidar outros à classe. Você ficará surpreso com o que Deus pode fazer. 
4) Envie convites – Crie convites ou cartas pessoais para sua classe. Elas podem ser enviadas por meio eletrônico também. Escreva as informações básicas sobre a classe e os benefícios que irão apelar à sensibilidade dos pais e amigos. 
5) Faça visitas – Quando você for à casa, leve a revista da Escola Dominical. Apresentá-la à família ajuda a aproximar as pessoas que não têm o hábito nem familiaridade com a igreja. Somente uma visita amistosa para mostrar o seu interesse e cuidado com as pessoas. 
6) Peça ao seu pastor para promover a Escola Dominical – Às vezes firmar a lembrança por meio do pastor irá ajudar as famílias a firmar compromisso. Ele pode simplesmente fazer um anúncio, adicionar um ponto ao sermão. Você pode usar um boletim ou quadro de avisos para promover a ED. 
7) Planeje eventos especiais para a classe e para convidados – Isso pode ser uma festa da pizza depois da classe ou um encontro na casa de alguém. Inclua pais, outras pessoas que possa alcançar e líderes da igreja. Construir relacionamentos e amizades fora da(s) classe(s) é importante. 
8) Conecte-se com as pessoas online – Use o Facebook para manter contato. Esse é um meio fácil e não ameaçador para acompanhar um ausente da Escola Dominical. 
9) Ofereça brindes aos visitantes de primeira vez – Tome atitudes de valor que encoraje os alunos a trazerem outros. Que tal dar um CD ou DVD de brinde. Mas esteja certo de que junto vai um bilhete com uma nota de estímulo e convite que alcance os que estão próximos. 
10) Certifique-se sempre de que os alunos existentes continuam chegando – Não se esqueça de recrutar as crianças que já são fiéis para ajudar. Estimular e parabenizar os pais pelo seu papel na obtenção de outras crianças ou jovens para as aulas todas as semanas é importante. Você pode até mesmo enviar notas ocasionais de agradecimento. Este incentivo vai ajudar os membros existentes em sua classe a permanecerem comprometidos. 
11) Organizar para alcançar outros – Algumas crianças, jovens e adultos seria frequentes se pudessem conseguir carona. Embora complicado, se organizar isso com jeito é uma boa maneira de um servir ao outro. Todavia é preciso seguir todas as políticas de segurança.  
12) Recrute um campeão na ED – Este pode ser um membro que não ensina na ED. Ele pode ajudar com as cargas de trabalho e estratégias e possam ser uma valorizador da ED. 
Artigo extraído da Revista Ensinador Cristão - Ano 17 - nº 68 (out/nov/dez de 2016)