segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Lição 11 - 4º Trim. 2013 - JD Infância 5 e 6 anos.

Lição 11 - O presente que agradou Jesus

Texto Bíblico: Mateus 26.6-13





I - De professor para professor  


- Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que o melhor presente que podemos entregar a Jesus é o nosso coração.  
 

- A palavra-chave deste domingo é “Salvação”. No decorrer da aula diga: “Jesus eu te dou meu coração”.  
 

- Ensine os pequenos a compreenderem o que é salvação.


II – Para refletir


Num gesto decisivo Maria, despeja o valioso perfume na cabeça de Jesus, o aroma se espalha pela sala, suplanta o cheiro dos alimentos. Os que não haviam notado a entrada de Maria, farejam o ar e percebem o que ela acaba de fazer. Então um odor de péssima qualidade começa a mesclar-se ao cheiro do nardo: o odor da murmuração.  

Precisava despejar tudo? Um perfume tão ativo...bastariam algumas gotas.  

Movidos por interesses terrenos, os maledicentes não conseguem reter os pensamentos mesquinhos. Expressam-se com palavras.  

Por que a irmã Raquel tem de mostrar tanto entusiasmo quando canta? Será que Patrícia gosta realmente tanto assim de crianças, ou cuida delas para aparecer? O Pastor Dantas deveria controlar um pouco suas emoções enquanto prega. A irmã Neide bem que poderia cuidar melhor da aparência, em vez de frequentar todos os cultos de oração.  

Quando medimos nossos irmãos pelos padrões terrenos e carnais, ficamos chocados com os seus sacrifícios generosos. Julgamos desperdício e exibicionismo aquilo que fazem para Deus. Nem sempre somos capazes de considerar as ações de nosso irmão dentro da esfera espiritual.  

Por que censurar o canto da irmã Raquel? Por que acusar a Patrícia? Por que criticar o pastor Dantas? Por que molestar a irmã Neide? Deixemos que nossos irmãos trabalhem em paz. Estão fazendo o que podem; oferecendo ao Senhor aquilo que possuem de melhor. O perfume está sendo exalado. Não interfiramos!  

Texto extraído do livroQuando o Amado Desce Ao Jardim, CPAD.  

III - Conversando com o professor  

Quando seu pequeno pintor lhe trouxer um desenho para sua apreciação, seja cuidadoso. Suas atitudes não podem sugerir que está dizendo o que acha que deve dizer. Não utilize frases comuns, tais como “Está bonito” ou “Gostei” – pelo menos não mais do que uma vez. Observe o desenho tempo suficiente para fazer um comentário sincero e significativo. Se puder reconhecer o símbolo, comente sobre o conteúdo do trabalho. Se lhe parecer somente rabiscos, fale sobre as cores, formas, movimentos das linhas ou outra característica. Essa atitude levará muitas crianças a responder com profusas explicações sobre seus desenhos. E aqueles que não disserem nada, ainda ganharão uma nova perspectiva através dos seus comentários. 

IV – Sugestão  

Distribua folhas, canetas hidrográficas, giz de cera e lápis de cor para as crianças.  

Peça para elas desenharem o que gostariam de dar de presente a Jesus. 

Lição 11 - 4º Trim. 2013 - Maternal 3 e 4 anos.

Lição 11 - Eu sei perdoar

Texto Bíblico: Gênesis 45.1-28





I - De professor para professor  

- Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a perdoar.  

- A palavra-chave deste domingo é “Perdão”. No decorrer da aula diga: “Eu sei perdoar”.  

- Ensine os pequenos que a obediência é fundamental para sermos abençoados por Deus.  

II - Saiba Mais   

Os fantoches estão se tornando muito populares e atualmente existem muitos livros disponíveis sobre seu uso. No maternal, esse não precisa ser um assunto complicado com teatros, cenários e fantoches elaborados. Fantoches de saco de papel, de vara, de dedo e outros tipos simples funcionam muito bem nas mãos de uma pessoa com uma boa visão do trabalho. Frequentemente, as  próprias crianças passam a utilizar os fantoches de dedo ou mão, aprendendo a repetir algumas frases da história. Os fantoches contribuem para uma aula diversificada. Ocasionalmente podem ser utilizados como visual para histórias, assim como jogos de ação e corinhos com gestos.  

Texto extraído do livroComo Ensinar Crianças do Maternal, CPAD  

III - Conversando com o professor  

“Justin deslizou para fora de sua carteira. Olhando para trás por cima de seu ombro, encarou ameaçadoramente a professora e saiu precipitadamente da sala de aula. ‘perdoe-me, classe’, resmungou a sra. Peterson, obviamente  irritada, enquanto investia em direção à porta da sala de aula. ‘Justin Rogers, volte para a sala de aula neste minuto ou...’. Suas palavras morreram quando Justin virava a esquina no fim do corredor.  

Eu não aguento esse garoto, pensou a sra. Peterson,esforçando-se para controlar o seu temperamento enquanto voltava a mesa.  

Esta cena lembra você de algum ‘Justin’ na sua classe – um aluno difícil, briguento, um encrenqueiro que causa problemas e interrupções? Hoje, Deus está derramando a sua bênção sobre você para que considere tais situações sob uma perspectiva diferente.  Afinal de contas, Ele deu a você o fruto do Espírito, e isso não é apenas uma lista desbotada de qualidades de caráter sugeridas para aumentar a sua disposição. Não, o fruto do Espírito é uma força espiritual que reside dentro de você, e Deus quer colocar essa força em ação em benefício dos seus alunos através de você – especialmente para os ‘Justin’.  

Por essa razão, aceite hoje a sua graça para cada aluno. Comece pedindo perdão a Deus por aqueles que você tratou mal ou até odiou. Ao entrar em sua classe a cada domingo, acredite que o fruto do Espírito está sendo liberado através de você.  

Texto extraído do livroGraça Diária para professores, p.82, CPAD.  

IV – Sugestão  

Distribua folhas, canetas hidrográficas, giz de cera e lápis de cor para as crianças. Peça para elas desenharem a túnica colorida de José e depois escreva o versículo do dia na túnica.  

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Lição 8 - 4º Trim. 2013 - A Mulher Virtuosa.

Lição 08
A MULHER VIRTUOSA
24 de novembro de 2013

TEXTO ÁUREO


“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins”     (Pv 31.10).

 

VERDADE PRÁTICA


O comportamento e a sabedoria de uma mulher são os únicos critérios capazes de a definirem como virtuosa

COMENTÁRIO DO TEXTO ÁUREO



“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins” (Pv 31.10).

Em Provérbios 31.10-31 tem a descrição da mulher virtuosa. Esta descrição da mulher virtuosa pretende mostrar que tipos de esposas devem ser as mulheres, e que tipos de esposas os homens devem escolher; ela consiste de vinte e dois versículos, cada um deles iniciado por uma letra do alfabeto hebraico, em ordem, como alguns dos salmos, o que leva alguns a pensar que este fragmento não fazia parte da lição que a mãe de Lemuel lhe ensinava, mas era um poema, por si mesmo, escrito por algum outro autor; e talvez tivesse sido muito repetido entre os judeus piedosos, e para facilitar a memorização tivesse sido escrito alfabeticamente.
Nós o temos condensado no Novo Testamento (1Tm 2.9,10; 1Pe 3.1-6), onde o dever recomendado às esposas está de acordo com esta descrição de uma boa esposa; e com boas razões há tanta ênfase sobre ele, uma vez que o fato de que as mães sejam sábias e boas, contribui, tanto quanto qualquer outra coisa, para a promoção da religião nas famílias, e a sua transmissão para a posteridade [...]” (HENRY, M. Comentário Bíblico Antigo Testamento — Jó a Cantares de Salomão. 1 ed., RJ: CPAD, 2010, pp.885-86).
O que é ser uma mulher virtuosa? Será que é aquela que vive para o lar e não trabalha fora e que tem sempre uma atitude servil? Por muitos séculos a mulher foi excluída, colocada à margem da sociedade, vivendo sob o jugo do preconceito, da indiferença. Porém, o Criador sempre amou e honrou as mulheres.
A cultura judaica era dura com a mulher. Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe “na sociedade hebraica a mulher era considerada parte da propriedade de um homem” (Gn 31.14,15; Rt 4.5,10). O texto de Juízes 19.24 mostra um pouco do abuso e da violência a que as mulheres eram submetidas (Jz 19.24,29).
Jesus, o Filho de Deus foi gerado no ventre de uma mulher virtuosa. Um gesto que mostra o quanto Deus ama e respeita a mulher. O Salvador nasceu em uma cultura em que as mulheres eram vítimas de preconceito. Elas eram deixadas à margem. As mulheres não eram nem mesmo contadas. Quando Marta pede a Jesus para que Maria deixe a sala, talvez seja porque este local era restrito aos homens. No Antigo Testamento as mulheres ficavam a parte quando havia visitantes (Gn 18.9). Naquela cultura não havia espaço para o discipulado entre as mulheres. Jesus quebrou vários paradigmas ao ensinar e evangelizar as mulheres (Jo 4.10-26; 11.20-27). Em o Novo Testamento, no Templo de Herodes, elas ficavam separadas em um local chamado de “pátio das mulheres”. Jesus abriu as portas das prisões sociais e valorizou a mulher como ninguém nunca o fez ou fará (Is 61.1): “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3.28).
No livro de Provérbios encontramos vários textos e ensinos a respeito das mulheres    (da mulher vil e da virtuosa).
A mulher virtuosa descrita no capítulo 31 é uma mulher que está à frente do seu tempo. Ela é vista como alguém que cuida bem da casa, do marido e dos filhos, mas ela é também uma mulher de negócios, uma empreendedora. Ela faz, vende e importa produtos (Pv 10.10-31). A mulher virtuosa é descrita como alguém que tem excelentes habilidades, e que é sábia. Sem sabedoria não há virtudes. Que as mulheres que temem ao Senhor busquem a sabedoria divina para que possam viver de modo que os filhos e toda a sua casa possam dizer:        Bem-aventurada! (Ensinador Cristão).

RESUMO DA LIÇÃO 08


A MULHER VIRTUOSA

I. I. A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA
1. Tem a confiança e o respeito do marido.
2. Tem a admiração e o reconhecimento do marido.

II. A MULHER VIRTUOSA COMO MÃE
1. É educadora.
2. É afetuosa.

III. A MULHER VIRTUOSA COMO TRABALHADORA
1. É dona de casa.
2. É empreendedora.

IV. A MULHER VIRTUOSA COMO SERVA DE DEUS
1. Dá um bom testemunho.
2. É temente a DEUS.

INTERAÇÃO
Vivemos numa sociedade onde a figura da mulher tem se reduzido a mero objeto sexual. Nas danças, nas músicas sensuais, nos comerciais televisivos e nos outdoors, a sensualidade das mulheres brasileiras está na linha de frente.
Entretanto, a Bíblia estabelece para a mulher cristã um papel protagonista e exuberante. Ser mulher, de acordo com a Palavra de Deus, é ser feminina, não feminista; madura, não imatura; santa, não depravada. A mulher cristã, em todas as esferas da sua vida, deve viver para a glória de Deus.

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer a mulher virtuosa como esposa e mãe.
Compreender a mulher virtuosa como trabalhadora e empreendedora.
Aprender com o testemunho da mulher virtuosa como serva de Deus.

COMENTÁRIO


PALAVRA CHAVE
VIRTUOSA:
Pessoa que possui e cultiva qualidade de virtude (moral, religiosa, social, etc). Valorosa, esforçada e afetiva.

INTRODUÇÃO


A poesia de Provérbios 31 é uma das mais belas de toda a literatura universal. Este inspirado poema, além de mostrar o verdadeiro valor da mulher, evidencia as virtudes morais e espirituais que a fazem virtuosa.
Tal mulher contrasta-se fortemente com a vil apresentada em Provérbios 11.22. Ao contrário da virtuosa, a vil é desprovida das virtudes. A formosura da mulher virtuosa é de natureza ética; a da vil é de caráter meramente estético.
A mulher virtuosa prioriza os valores interiores e faz de Deus a fonte de tudo o quanto ela é e representa. Por isso, a mulher virtuosa é tida por honrada!

I. A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA
1. Tem a confiança e o respeito do marido. As bases do relacionamento conjugal são a confiança e o respeito mútuo, pois a fidelidade é um dos pilares do casamento.
Onde impera a desconfiança e o desrespeito, o casamento está fadado ao fracasso. Acerca da mulher virtuosa, a Palavra de Deus é clara: “O coração do seu marido está nela confiado” (Pv 31.11). Além de significar “confiar”, a palavra hebraica batach também expressa as ideias de “sentir-se seguro” ou “estar despreocupado”.
2. Tem a admiração e o reconhecimento do marido. Uma das formas de se demonstrar amor no casamento é reconhecer a importância e o valor do cônjuge. Esse reconhecimento deve ser expresso por atitudes e palavras.
Enquanto os homens são movidos pelo que veem, as mulheres respondem melhor pelo que ouvem! Por isso é importante que o esposo elogie sua esposa sempre. Não adianta você dizer que as suas atitudes demonstram que você realmente a ama.
É preciso declarar e falar que você a ama. Se a mulher de Provérbios 31 é virtuosa, o seu marido também o é. Ele expressa isso em palavras (v.29).   Ele sabe que a sua esposa é virtuosa e não sente vergonha em dizer! O marido da mulher virtuosa deve tecer-lhe elogios tanto no lar quanto em público. Mas o homem que destrata sua esposa arruína o casamento e peca contra Deus (1Pe 3.7).

SINOPSE DO TÓPICO (I)
A mulher virtuosa, como esposa, tem a confiança, o respeito, a admiração e o reconhecimento do marido.

II. A MULHER VIRTUOSA COMO MÃE
1. É educadora. Em Provérbios 31.25, duas coisas são ditas a respeito da mulher virtuosa: “Força e dignidade são os seus vestidos [ARA]”.
A palavra hebraica ‘oz, traduzida como força, é apresentada no texto bíblico com sentido literal e figurada. Figuradamente, descreve a segurança experimentada pelos justos (Sl 62.7; Pv 18.10).
Por outro lado, o termo “dignidade”, do hebraico hadar, significa ornamento e honra. A poesia expõe os valores morais que a mulher virtuosa veste. Ela é segura, confiante e digna. Estes são os valores nos quais, como mãe, ela educará seus filhos.
2. É afetuosa. Uma das grandes causas da delinquência juvenil pode ser encontrada na ausência de afetividade na infância. Se os filhos da mulher virtuosa “levantam-se [...] e chamam-na bem-aventurada” (Pv 31.28) é porque ela sempre lhes deu afeto e atenção.
Afeto gera afeto! Infelizmente, muitos pais não demonstram carinho algum pelos filhos. A rispidez e os xingamentos estão presentes na “educação” deles!  Como será o futuro dessas crianças que, diariamente, são tratadas dessa forma por seus pais?

SINOPSE DO TÓPICO (II)
Na Bíblia, como mãe, a mulher virtuosa mostra-se educadora e afetuosa.

III. A MULHER VIRTUOSA COMO TRABALHADORA
1. É dona de casa. Foi realizada nos Estados Unidos, há algum tempo, uma pesquisa envolvendo altas executivas.
A pesquisa queria saber o que as faziam sentir-se realizadas como mulher. O resultado foi surpreendente: a maioria respondeu que a sua maior realização estava em ser esposa, mãe e dona de casa. A mulher virtuosa ama os afazeres domésticos e tudo faz para cumprir com excelência a sua missão (v.27).
Mas sempre que necessário, o marido pode ajudá-la nos afazeres domésticos. Dessa forma, estará demonstrando, na prática, a sua gratidão à esposa. A mulher virtuosa tem o seu trabalho devidamente reconhecido na Bíblia, e o mesmo reconhecimento deve ser dado pelo seu esposo.
2. É empreendedora. A missão da mulher moderna é bem complexa: esposa, mãe, dona de casa, trabalhadora e empreendedora. Além das tarefas domésticas, muitas vezes precisa trabalhar fora para complementar a renda da família, tendo uma jornada de trabalho repleta de atividades.
Nesse aspecto, o esposo sábio pode contribuir auxiliando a esposa em suas atividades. Se a esposa trabalha fora para ajudar o marido, ele também pode auxiliar em algumas tarefas dentro de casa, inclusive honrando-a com alguns momentos em que ela poderá descansar.
Para concluir o terceiro tópico, sugerimos a seguinte atividade: - Peça aos alunos que, em revista, jornais ou internet , pesquisem sobre mulheres que são destaques no mercado de trabalho, mas simultaneamente, desempenham o papel de mãe e esposa no lar.
-Em seguida, selecione no máximo cinco pesquisas e solicite que os escolhidos apresentem os seus resultados destacando como tais mulheres desenvolveram estratégias para conciliar a carreira profissional com a vida doméstica. - Permita aos alunos emitirem opiniões sobre o assunto.
- Conclua o tópico afirmando que o princípio bíblico para a mulher cristã não mudou: Em Deus, ela é uma brilhante profissional, mas, igualmente, mãe presente e afetuosa bem como uma esposa companheira.

SINOPSE DO TÓPICO (III)
A mulher virtuosa além de cuidar da tarefa doméstica, se mostra empreendedora.

IV. A MULHER VIRTUOSA COMO SERVA DE DEUS
1. Dá um bom testemunho. Em Provérbios 14.1, há um forte contraste entre duas mulheres: a sábia e a tola. Esta, por sua conduta, destrói o seu lar.
Mas aquela, através de seu bom testemunho, edifica a sua casa. Muitos são os casamentos fracassados e desfeitos devido à falta de sabedoria, prudência e sensatez de algumas mulheres.
O marido da mulher tola pode ser considerado como um homem sofredor e infeliz. Mas o esposo da mulher virtuosa é estimado entre as autoridades e honrado “quando se assenta com os anciãos da terra” (Pv 31.23).
2. É temente a Deus. Tudo o que é testemunhado acerca da mulher virtuosa só é possível porque ela teme ao Senhor (Pv 31.30). O temor a Deus faz dela uma mulher estimada dentro e fora do lar (Pv 1.7).

SINOPSE DO TÓPICO (IV)
Como serva de Deus, a mulher virtuosa é temente ao Altíssimo e dá bom testemunho!

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em um mundo onde os valores estéticos são mais importantes do que os éticos, as virtudes acabam sendo ignoradas. Tal inversão de valores produz consequências danosas à sociedade e principalmente à família.
Mas a mulher virtuosa preserva o seus lares através de suas singulares virtudes espirituais e morais. Por isso, ela é honrada por todos.  Que as servas do Senhor passem a cultivar com mais zelo as virtudes que a Bíblia expõe de maneira tão bela e clara em Provérbios 31.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
HENRY, M. Comentário Bíblico Antigo Testamento — Jó a Cantares de Salomão. 1 ed., RJ: CPAD, 2010.
HUGUES, B. Disciplinas da Mulher Cristã. 1 ed., RJ: CPAD, 2005.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Vida Cristã
“A MATERNIDADE EM NOSSA NATUREZA”
A palavra criar origina-se da palavra latina que significa ‘ato de alimentar, amamentar ou nutrir’. Em nossa linguagem vigente, seu significado é mais para o bem-estar de todos. Conclui-se que se o suave toque maternal de uma mulher faltar, a sociedade com certeza se degenerará. Você não tem de ir muito longe para obter provas do que está acontecendo à nossa volta. As crianças do mundo estão chorando por um toque feminino e maternal. Mas submeter-se ao plano de Deus para a essência materna de nosso ser requer disciplina, sobretudo levando em conta nossa cultura.
A Palavra de Deus ensina que gerar vida é exclusivamente feminino. Todas somos filhas de Eva, cujo nome é revelado em Gênesis 3.20, que significa ‘mãe de todos os viventes’. Assim como Eva, foi dado a cada uma de nós um corpo projetado para gerar vida. Somos lembradas disso todos os meses com o armazenamento e passagem de sangue necessário para a nutrição do recém-nascido. Nossos seios têm a faculdade de nutrir o recém-nascido. As mulheres que ficam grávidas e dão à luz experimentam a plena realização desses dons e fazem a descoberta magnificamente pessoal de que uma criança depende completamente do corpo da mãe para a própria vida.
Mas há muitas mulheres que nunca dão à luz, cuja maternidade se estenderá necessariamente aos que não são seus filhos. Não é o processo de gravidez e parto que torna uma filha de Eva mãe.

A Bíblia ensina que todas as mulheres são criadas para ‘ser mãe’, gerar vida. Ser mãe é mais que um mero mecanismo de útero e seio; é muito mais profundo. “E as mulheres ficam mais femininas quando são mães” (HUGUES, B. Disciplinas da Mulher Cristã. 1 ed., RJ: CPAD, 2005, p.154).

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Lição 8 - 4º Trim. 2013 - Juvenis 15 a 17 anos.

Lição 8- A mídia e o culto ao corpo

Texto Bíblico: 1 Coríntios 3.16,17; 6.19,20; 1 Timóteo 4.8; 1Tessalonicenses 5.23





É obvio que devemos cuidar do corpo, todavia, a sociedade moderna, influenciada pela mídia, vem comentendo excessos nessa área. O que temos visto é um verdadeiro “culto à boa forma física”, onde os padrões estéticos ditados pelos meios de comunicação são cada vez mais altos e inatingíveis, levando milhares de pessoas às clínicas de cirurgias plásticas. Muitos, até mesmo crentes, na busca do corpo perfeito, deixam de comer ou se submetem ás dietas da moda, sem orientação médica, prejudicando a saúde. 

[...] Fomos criados para a glória de Deus (Is 43.7). Portanto, toda nossa essência deve ser conservada pura, santa e agradável a Deus (Rm 12.1,2).

Controlar o estresse, fazer uma caminhada, manter uma dieta equilibrada é essencial para a saúde física e mental de qualquer ser humano. Muitos pastores se descuidam da saúde física em razão de estarem sobrecarregados com diversas atividades, compromissos ministeriais, estudo, trabalho, família etc. O resultado disso é a incidência cada vez maior de obreiros com problemas cardiovasculares. De acordo com os especialistas, a melhor maneira de prevenir as doenças do coração é reduzir a exposição aos fatores de risco: obesidade, diabetes, hipertensão, níveis altos de colesterol a vida sedentária. Cuidar do corpo é questão de bom senso.
TEXTO EXTRAÍDO DE “As Doenças do Nosso Século: As curas que a Bíblia oferece”. 3° Trimestre, Lições Bíblicas Mestre, Rio de Janeiro: CPAD, 2008. 

Lição 8 - 4º Trim. 2013 - Adolescentes 13 e 14 anos.

Lição 8- Os Objetivos da Equipe de Cristo

Texto Bíblico: Marcos 16.15-20





Deus nos deu o ministério da reconciliação e também pôs em nós a palavra da reconciliação, de sorte que somos embaixadores da parte de Cristo   (2Co 5.18-20).

A importância do trabalho que Deus confiou à igreja é tão grande que, biblicamente, é descrito como:

Um mandamento que o Senhor nos deu (Mt 28.19,20; Mc 16.15-18).

Uma obrigação de todo salvo (1 Co 9.16).

Um dever de todo crente (2Tm 4.1,2).

Um privilégio de cada salvo (Mt 10.32).

Uma responsabilidade de cada crente (1 Tm 2.4).

O crente não deve pregar a Palavra de Deus constrangido ou forçado; e sim que, por se tratar de uma testemunha do Senhor Jesus (At 26.22), foi convidado para testificar da sua salvação, a fim de que os que ouvirem seu testemunho possam saber a razão da esperança que há nele (1 Pe 3.15).

Boa ideia!

Desenhe uma tabela com duas colunas. Na primeira coluna escreva a palavra “Texto Bíblico” e na segunda coluna a palavra “Personagem”. Os alunos devem seguir as referências e procurar na Bíblia o nome do personagem que creu que Jesus era o filho de Deus e saiu imediatamente pelas ruas contando que conheceu o Messias. Siga o modelo abaixo:

Texto Bíblico                                                       Personagem
João 4.39    
Lucas 19.8,9    
João 1.39-42    
João 1.45-47    
Lucas 8.39    
Marcos 1.44,45    

Professor, explique aos alunos que toda pessoa salva quer levar alguém para Cristo.

Bibliografia
BÍCEGO,Valdir. Manual de Evangelismo. P.12-14 Rio de Janeiro:CPAD,1990.

Lição 8 - 4º Trim. 2013 - Pre adolescentes 11 e 12 anos.

Lição 8- Quem confia Vence!

Texto Bíblico: Números 14.3-9





[...] A referência da maioria dos espiões a gigantes e também à terra que devora os seus moradores, estava baseada na observação de casos isolados.

Neste caso, o relatório era falso. É óbvio  que nem todos os habitantes  eram dessa altura e nem toda a terra era estéril e desolada. Tratava-se meramente de escolher a evidência que quiseram enfatizar.

Os israelitas estavam propensos a acompanhar o espírito pessimista lançado pelos dez espiões; começaram a murmurar como pessoas “rabugentas e descontentes” (Dt 1.27). Desta vez, a murmuração não foi somente contra Moisés e Arão, mas contra o próprio Deus: Ah! Se morrêramos na terra do Egito! 

Ou, ah! Se morrêramos nesse deserto! Temiam que as mulheres e as crianças fossem mortas pela espada desses gigantes. Com medo, propuseram uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos ao Egito.

Moisés, Arão, Josué e Calebe argumentaram com a congregação, dizendo que olhasse os fatores positivos que apoiavam o ponto de vista de que era possível ocupar vitoriosamente Canaã. Para dar peso ao julgamento e como expressão de profunda preocupação, Calebe e Josué rasgaram suas vestes, declarando: A terra é muito boa. Afirmaram que não havia razão para Israel não poder entrar: Se o Senhor se agradar de nós, então, nos porá nesta terra. 

Somente a rebelião e o medo poderiam derrotar o povo de Deus, ao passo que a obediência, a coragem e a fé eram os segredos da vitória.

Professor, converse com alunos, e explique que a vitória do crente está na obediência. A obediência nos dá ousadia e coragem. Ela evidência  a nossa fé em Cristo Jesus.

Bibliografia:
Comentário Bíblico Beacon, v1 p. 350-351. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

Lição 8 - 4º Trim. 2013 - Juniores 9 e 10 anos.

Lição 8- Isaías o profeta de Jesus

Texto Bíblico: Isaías 7.14; 9.6,7; 11. 1-7





Deus enviou a mensagem ao profeta Isaías para chamar de volta para si a nação de Judá e contar de sua salvação que viria através do Messias.

Isaías escreveu e falou principalmente em Jerusalém.

Às vezes é difícil dizer o que pensamos e conversar sobre o que nos interessa, porque tememos o que os outros poderão pensar.

Nos tempos bíblicos, um profeta era alguém que tinha a missão de falar por Deus. Os profetas tinham de anunciar a todos a mensagem de Deus, mesmo se as pessoas não quisessem ouvi-la. Tinham de contar a verdade, embora pudessem ser prejudicados por fazê-lo. Era preciso muita coragem para ser um profeta.

Isaías foi um grande profeta, ou porta-voz, de Deus. Ele falava sobre o pecado e advertia a todos de que seriam punidos por Deus, a menos que mudassem o modo de viver. Isaías tornou-se bastante impopular porque as pessoas não gostavam de suas mensagens. Mas não importava o que as pessoas pensassem dele, Isaías continuava obedecendo a Deus e espalhando a sua Palavra.

Professor, converse com seus alunos e explique que devemos sempre obedecer a Deus e anunciar o Evangelho, mesmo que as pessoas não gostem (Texto adaptado da Bíblia de Aplicação Pessoal da Adolescente)..

Lição 8 - 4º Trim. 2013 - Primários 7 e 8 anos.

Lição 8- O Livro achado no Templo

Texto Bíblico: 2 Reis 22.1-10; 23.1-3





Professor, peça para os alunos imaginarem que foram eleitos presidente de uma nação.

Pergunte quais leis eles gostariam de mudar? Como tentariam fazer do mundo um lugar melhor para viver. Peça para eles pensarem se isso acontecesse agora com eles, com apenas 8 anos de idade. 

Explique que foi isso que aconteceu ao menino Josias. Ele se tornou rei de toda a terra de Judá quando tinha apenas 8 anos de idade.

Não sabemos muito o que Josias fez quando tinha essa idade, mas um dia quando já estava com 25 anos, deu uma ordem:”Arrumem o Templo, a Casa de Deus”.
No meio da arrumação os homens que estava consertando o templo acharam o Livro da Lei. O rei Josias ordenou que todos ouvissem o que estava escrito naquele livro. Depois de ouvir o que dizia o livro, o rei mandou destruir todos os falsos ídolos e os altares levantados para eles.

Converse com as crianças que, assim como o rei Josias, nós também temos uma Bíblia. Pergunte como eles a tratam. Se eles a deixam pegando poeira na estante ou fazem a leitura diária?

(Texto adaptado da Bíblia de Aplicação Pessoal da Adolescente, CPAD).

Boa ideia!

Aproveite que a lição incentiva a leitura da Bíblia, e faça uma brincadeira com os alunos.

A brincadeira é a seguinte, quem encontra mais rápido texto bíblico. Você indicará um livro, um capítulo e um versículo da Bíblia, as crianças devem encontrar e ler em voz alta, vence aquele que encontrar primeiro.

Professor, se algum aluno ainda não tem um exemplar da Sagradas Escrituras, providencie um para ele.

Lição 8 - 4º Trim. 2013 - JD Infância 5 e 6 anos.

Lição 8- Jesus Cura um Paralítico

Texto Bíblico: Marcos 2.1-12





I - De professor para professor

•    Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que somente Jesus perdoa nossos pecados.

•    A palavra-chave deste domingo é “Amigo”. No decorrer da aula diga: “Eu amo meus amigos”.

•     Ensine aos pequenos a ajudarem uns aos outros.

II - Saiba Mais 

Os amigos queriam que Jesus curasse seu amigo. Mas Ele não estava determinado a operar apenas a cura do corpo – Cristo também queria curar a alma.

Ele trabalha por partes, cuidando do físico e lidando com o espiritual. Curar o corpo é algo temporal; curar a alma é eterno. O pedido dos amigos é válido, mas tímido. As expectativas da multidão são grandes, mas não o suficiente. Eles esperavam que Jesus dissesse “eu curo você”, mas Ele disse “eu perdoo você”. Eles esperavam que Jesus cuidasse do corpo, pois era isso o que eles estavam vendo. Jesus opta por cuidar não apenas do corpo, mas também do espiritual, pois é isso o que Ele vê. Eles queriam que Jesus desse ao homem um novo corpo, de modo que pudesse andar. Jesus queria dar a graça, de modo que pudesse viver.

Texto extraído do livro: Ele Ainda Remove Pedras, CPAD.

III - Conversando com o professor

As crianças precisam ser cuidadosas e compassivas em relação aos outros. Mostre as crianças como reagir de forma compassiva a alguém – irmãos ou amigos – que está ferido ou aflito. A primeira questão levantada quando alguém se fere durante uma brincadeira é achar de quem é a culpa. Ajude as crianças a se preocuparem primeiro com o machucado ou aflição da pessoa. Quando você insiste que primeiro se deve lidar com os sentimentos e com pedidos de desculpa, a culpa deixa de ser um problema.

Texto extraído do livro: Ensine Sobre Deus Às Crianças. P.84, CPAD.

Boa ideia!

Você vai precisar de cartolina branca, fitas, cola colorida, tesoura e lápis preto.

Recorte retângulos de cartolina branca e dobre-os ao meio, fazendo um cartão.

Distribua o material solicitado para as crianças e peça para enfeitarem o cartão. Na parte interna do cartão escreva o versículo do dia.

Na frente deverá ser escrito o nome do amiguinho que a criança gostaria de presentear com o cartão. 

Lição 8 - 4º Trim. 2013 - Maternal 3 e 4 anos.

Lição 8- Eu Gosto de Ajudar

Texto Bíblico: Mateus 9.1-8





I - De professor para professor

•    Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que devemos ajudar as pessoas.

•     A palavra-chave deste domingo é “ajudar”. No decorrer da aula diga: “Eu gosto de ajudar”.

•     Ensine aos pequenos a ajudarem uns aos outros.

II – Para Refletir

 “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os seus molhos” (Sl 126. 5-6). A semeadura é uma tarefa difícil, mas a colheita é gratificante, Semear a Palavra de Deus nos corações e pensamentos dos pequeninos é uma oportunidade ímpar, mesmo que tenha que enfrentar algumas dificuldades. O Senhor da Seara estará contigo. Ele é o mais interessado nesta batalha e dará condições pra você prosseguir. Confie no Senhor!

II– Regras prática para professores

Uma das mais importantes aprendizagens infantis durante o maternal se encontra na área sócio-emocional. 

Nesta faixa etária, a criança é em grande parte um indivíduo autônomo, nos primeiros estágios de se tornar uma criatura social. Seu mundo egocêntrico começa a se abrir um pouco e de maneira crescente passa a perceber os outros. Embora não seja verdadeiramente sensível às necessidades dos outros, pode ser ensinado de várias formas a responder aos outros. As experiências em grupo são valiosas para as crianças nesse estágio de desenvolvimento.

Texto extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Maternal. P.43, CPAD.

IV – Atividade

Você vai precisar de cartolina, barbante, cola, purpurina ou glitter, tesoura e caneta hidrográfica.

Recorte retângulos de cartolina e escreva a seguinte frase:“nome do aluno é cooperador de Deus”.

Solicite que as crianças cubram o nome com glitter ou purpurina. 

Fixe o barbante no retângulo e entregue o “cordão” na saída, repetindo a frase com os alunos.