domingo, 1 de abril de 2018

Lição 13 - 1º Trimestre 2018 - A Família do Pastor Timóteo - Berçário.



Lição 13 - A família do pastor Timóteo
1º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Levar o bebê a agradecer ao Papai do Céu pelas pessoas da família que lhe ensinam a Bíblia.
É hora do versículo: “Lembro da sua fé sincera” (2 Timóteo 1.5).
Na lição de hoje as crianças aprenderão que a mamãe e a vovó do menino Timóteo lhe ensinaram sobre Jesus e o Papai do Céu. Ele era um menino muito obediente. Quando cresceu, Timóteo se tornou um grande pastor. Timóteo era muito feliz e agradecido pela família que ele tinha. O bebê também deve sempre agradecer ao Papai do Céu por sua família que lhe ensina sobre Jesus.
Ainda sobre o aprendizado da criança do Berçário, o professor precisa saber que “a criança tem diversos níveis de vocabulário, do mesmo modo que os adultos. Existem palavras que compreendemos ao lê-las num livro ou ouvi-las num discurso, mas, que não fazem parte do nosso “equipamento mental” a ponto de a utilizarmos. A criança também experimenta os mesmos tipos de níveis. Muitas vezes, as palavras que usamos têm algum sentido para ela, dentro daquele contexto. Começamos a utilizá-las por mimetismo, mesmo sem entender o seu significado, e mais tarde, finalmente chegam a um nível de uso com compreensão.
As palavras são uma parte legítima dos nossos ensinamentos. As palavras bíblicas e outras importantes para a vida cristã são básicas, tais como: obediência, sabedoria, amor, bem, mal, Deus, Jesus, Bíblia, Noé, Pedro... Devemos ensiná-las, permitindo que nossas crianças cresçam com elas. Do contrário, as abandonaremos, deixando para o seu vocabulário os monstros da televisão, a Coca-Cola e o Ursinho Puff, até que estejam mais velhas e possam e aprender o nosso vocabulário mais rapidamente.
Em resumo, precisamos de equilíbrio. As palavras não devem ser ensinadas isoladamente, mas num ambiente de aprendizagem rico em contextos variados. E, ao mesmo tempo, não devemos nos iludir quanto à maturidade de nossos alunos, quando começarem a usar as palavras ensinadas.”
(BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 37)
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

quarta-feira, 14 de março de 2018

Lição 12 - 1º Trimestre 2018 - Um Presente Especial Para o Papai Jairo - Berçário.


Lição 12 - Um presente especial para o papai Jairo

1º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Introduzir no coração do bebê a confiança de.
É hora do versículo: “Não tenha medo; tenha fé” (Lucas 8.50).
Na lição de hoje as crianças aprenderão que Jesus dá vida e saúde à família assim como Ele deu saúde a filhinha do Jairo que já estava morta e voltou à vida graças ao poder de Jesus! Este foi o maior presente que o papai Jairo poderia receber, ter a sua filhinha viva de volta, sã e salva!
Na lição de hoje as crianças aprenderão que Jesus dá vida e saúde à família assim como Ele deu saúde a filhinha do Jairo que já estava morta e voltou à vida graças ao poder de Jesus! Este foi o maior presente que o papai Jairo poderia receber, ter a sua filhinha viva de volta, sã e salva! Para auxiliar o aprendizado da criança do Berçário, é fundamental que o professor saiba a respeito da aprendizagem envolvendo significante e significado da criança nessa faixa etária. “Não devemos ter medo de ensinar palavras. Todavia, não podemos ter a ilusão de que as palavras ensinadas são compreendidas em toda a sua extensão. Espalhou-se a ideia de que não devemos ensinar os versículos bíblicos e os corinhos, sem a certeza de que a criança compreende o seu significado. Esta é uma visão muito extrema, visto que faz uma separação entre o significado e a palavra, e presume que, de algum modo, podemos nos satisfazer totalmente do significado seguir nos saciaremos da palavra.E mais dizer que o significado e a palavra crescem juntos.
Primeiramente, uma criança não aprende uma palavra sem um contato constante com ela. É necessário que a ouça e utilize várias vezes até que se torne parte do seu vocabulário. Somente ao se deparar com esta palavra em momentos específicos em contextos variados, é que construirá a ideia do seu significado.”
(BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 36).
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo. 

Lição 11 - 1º Trimestre 2018 - Jesus, O Melhor Presente Para a Família - Berçário.


Lição 11 - Jesus, o melhor presente para a família

1º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Apresentar Jesus ao bebê como o melhor amigo da família.
É hora do versículo: “Jesus amava muito Marta, e a sua irmã, e também Lázaro” (João 11.5).
Na lição de hoje as crianças aprenderão sobre os irmãos Marta, Maria e Lázaro que era uma família muito querida por Jesus. Eles eram amigos de Jesus. Ele gostava muito desses irmãos, tornando-se o melhor amigo deles. Jesus também é o nosso melhor amigo e da nossa família.
Para auxiliar o aprendizado da criança do Berçário, é fundamental que o professor saiba a respeito da aprendizagem cognitiva da criança nessa faixa etária. “A aprendizagem cognitiva se refere ao aspecto intelectual do desenvolvimento. As crianças de dois e três anos se encontram no que pode ser chamado de período simbólico do seu desenvolvimento mental, que se estende dos dois até os sete ou oito anos. A maior parte do trabalho mental da criança nesta fase está relacionada à aquisição de símbolos. Os símbolos se constituem no material que a mente necessita para formular o pensamento. A sala de aula deve propiciar oportunidades e promover a aprendizagem dos símbolos.” Um dos principais tipos de símbolos são as palavras. “[...] Provavelmente o desenvolvimento mais significativo no maternal é o crescimento no uso da linguagem oral. Aos dois anos de idade, o vocabulário infantil é cerca de 150 palavras. Até os quatro, este vocabulário aumentara em média para 1500 palavras um crescimento décuplo para um período de apenas dois anos. Estas palavras são, em sua maioria, nomes de objetos. Existem inúmeras maneiras de ajudar nossos alunos a aprender a nomear as coisas (objetos reais, desenhos ou ações). Peça que as crianças repitam as palavras. Encoraje-as a contar os fatos, utilizando a conversação como uma das atividades em grupo. Incentive o diálogo em todas as oportunidades. Aprenda a ver a conversa das crianças como uma das mais importantes atividades da sala de aula.” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 35-36)
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 10 - 1º Trimestre 2018 - Um Presente Para José e Maria - Berçário.


Lição 10 - Um presente para José e Maria

1º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Apresentar Jesus ao bebê como o Salvador da família.
É hora do versículo: “Nasceu o Salvador de vocês” (Lucas 2.11).
Na lição de hoje as crianças aprenderão que o Papai do Céu enviou Jesus como o Salvador da família. Ele foi um presente para o Papai José e a mamãe Maria. Hoje, o Salvador Jesus também é um presente para nós. Na lição de hoje as crianças aprenderão que o Papai do Céu enviou Jesus como o Salvador da família. Ele foi um presente para o Papai José e a mamãe Maria. Hoje, o Salvador Jesus também é um presente para nós.
Para auxiliar o aprendizado da criança do Berçário, é fundamental que o professor saiba utilizar bem seus recursos de visuais e conheça as “duas escolas a respeito do tipo de figuras que melhor se adéquam à aprendizagem inicial das crianças. Alguns aconselham o uso de figuras simples de um ou de poucos objetos, sem fundo e com o mínimo de detalhes extras. Outros nos aconselham a utilizar gravuras completas, com muitos detalhes. [...] O mais aconselhável é propiciar às crianças experiências com todos os tipos de gravuras. As figuras simples de somente um objeto atingirão alguns objetivos com as crianças, como aprender o nome de objetos; e as gravuras completas e detalhadas atingirão outros objetivos, tais como relacionar objetos dentro de uma gravura e ler a sua ‘história’.
A conversa simples é a melhor maneira de ajudar as crianças a aprender com uma figura. Apenas converse com elas sobre o desenho. Podemos começar perguntando: ‘O que você vê?’ Então pergunte: ‘O que mais?’, e ‘O que mais?’, até que as crianças tenham observado bem o conteúdo da gravura. A seguir, comece a fazer perguntas que requeiram outros tipos de raciocínio.”
(BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 38-39)
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
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Lição 09 - 1º Trimestre 2018 - Um Presente Para a Família de Zacarias - Berçário.


Lição 9 - Um presente para a família de Zacarias

1º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Incutir no bebê a noção de que ele nasceu para servir ao Papai do Céu.
É hora do versículo: “O que será que esse menino vai ser?” (Lucas 1.66).
Na lição de hoje as crianças aprenderão a história de Zacarias que recebeu a visita de um anjo que lhe deu a notícia de que ele receberia um lindo presente! Ele seria papai de um lindo menininho. Zacarias não acreditou e ficou sem falar. Quando o bebê nasceu, Zacarias ficou muito feliz e colocou o seu nome de João, escrevendo em uma plaquinha. Este bebê nasceu para servir ao Papai do Céu. Nós também nascemos para servir ao Papai do Céu. Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem a família de Zacarias, Isabel e João. Os papais estavam felizes. Zacarias escreveu o nome do bebê na plaquinha. Ajude as crianças a colorirem e cobrirem o nome. Também pode colar paninho sobre o bebê.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 08 - 1º Trimestre 2018 - Presente Para Uma Mãe - Berçário.


Lição 8 - Presente para uma mãe

1º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Inculcar ao bebê que Deus dá à família o alimento necessário.

É hora do versículo: “Dá-nos cada dia o alimento que precisamos” (Lucas 11.3).

Na lição de hoje as crianças aprenderão que o Papai do Céu nos dá o alimento necessário. Assim como Ele ajudou a mamãe que não tinha dinheiro para dar comida e seus filhos e só tinha o azeite em casa. O Papai do Céu fez o azeite dela aumentar e nunca mais eles ficaram sem dinheiro para ter o que comer. Reforce que o Papai também cuida da mamãe, do papai e do bebê.

Sobre a aprendizagem da criança do Berçário, sabemos que “uma das mais importantes aprendizagens infantis durante este período se encontra na área sócio-emocional. Um bom desenvolvimento emocional contribui para outros tipos de aprendizagens. E, por outro lado, o resultado mais importante de outras aprendizagens pode ser a contribuição para o desenvolvimento sócio-emocional de um indivíduo.
Nesta faixa etária, (ou ainda um pouco maior) a criança é em grande parte um indivíduo autônomo, nos primeiros estágios de se tornar uma criatura social. Seu mundo egocêntrico começa a se abrir um pouco e de maneira crescente passa a perceber os outros. Embora não seja verdadeiramente sensível às necessidades dos outros, pode ser ensinado de várias formas a responder aos outros. As experiências em grupo são valiosas para as crianças nesse estágio de desenvolvimento.

A criança é capaz de aprender em situações específicas como fazer os outros felizes. Podemos recompensá-la por dar um brinquedo a um colega que chora, ou por ajudar uma outra criança menor a alcançar algo que está num lugar alto, ou por não empurrar alguém. Recompense-o com um elogio, um brinquedo ou com outro prêmio palpável. Por mais que pareça promoção de motivos egoístas, tal atitude providencia uma fundação para que ela ajude os outros mais tarde, sem egoísmo. Além de recompensá-las frequentemente, devemos também fornecer às crianças ideias de como ajudar aos outros. Cada incidente específico é uma experiência de aprendizagem que pode ser compreendida pela criança. Porém, não são capazes de compreender admoestações gerais sobre ser bom com seus colegas ou sobre como dividir com os outros.

Converse sobre todos na sala de aula. Ajude-os a aprender os somos de seus colegas e também a aprender algo sobre eles. Asse as crianças que os outros são seus amigos.

Dê-lhes oportunidades para realizar atividades juntos — não cooperativamente, pois isso não é inteiramente possível, mas coletivamente. Quando dramatizarem uma história, todos podem ser José procurando por seus irmãos, ou Noé construindo a arca. Ao montar os murais, todos passam cola nas folhas. Utilize jogos simples, dirigidos.

Criança não somente precisa aprender a manejar suas relações com os outros, mas também aprender a lidar consigo mesma. Ao testar suas habilidades, frequentemente se atrapalha, ficando zangada ou frustrada. O professor pode estabelecer rotinas e ordens na sala de aula. A criança consegue se ajustar às rotinas e isso reduz o número de decisões que deve tomar, consequentemente reduzindo a frequência de suas frustrações. Acessos de raiva são comuns nessa idade e a melhor maneira de lidar com eles é ignorá-los. Mostre indiferença a este tipo de comportamento, elogiando e dando atenção a comportamentos sociais aceitáveis.

Enquanto aprendem a se tornar sociais e desenvolvem a fundamento do caráter e personalidade cristãos, as crianças necessitam de orientação sábia e paciente. O professor deve olhar para esses aspectos do desenvolvimento como uma parte do seu trabalho mais importante do que as aprendizagens cognitivas que possam acontecer em sua sala de aula.”(BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp 43-44) 
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Berçário. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 12 - 1º Trimestre 2018 - Jesus Coloca Ordem na Casa - Maternal.


Lição 12 - Jesus coloca ordem na casa

1º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Mostrar às crianças que devemos nos portar com reverência na Casa de Deus.
Para guardar no coração: “[...] A minha casa será chamada de ‘Casa de Oração’ [...].” (Mc  11.17)
Subsídio professor
“Não há dúvidas de que gostamos de ir à igreja, mas... Por que gostamos? Apreciamos as pregações do pastor? Enlevamo-nos com os cânticos congregacionais? Deleitamo-nos com a orquestra e o coral? Ou, quem sabe, com o louvor ruidoso dos jovens? Confraternizamo-nos com os outros salvos? Matamos a saudade dos amigos? Aproveitamos para estrear a roupa nova? Tudo isto é bom e lícito, mas não deve constituir o motivo principal de irmos à igreja. O salmista Davi declara amar a habitação do Senhor e o lugar onde permanece a sua glória (Sl 26.8). Este amor deve ser experimentado por nós, e a sua maior motivação deve ser o fruir da presença de Deus e da sua glória manifestada entre o seu povo” (Marta Doreto).
Perfil da criança
“Devido ao seu vocabulário limitado, a criança desta idade não consegue expressar tudo o que aprendeu. Lembre-se disso ao fazer perguntas sobre a história ou o ensino dado. Ainda que uma história lhe seja contada várias vezes, ela não será capaz de repeti-la integralmente. Contudo, recorda-se dos fatos da história” (Marta Doreto).
Bem-vindos!
• Cumprimente os visitantes e parabenize os alunos que os trouxeram.
• Neste domingo, as crianças entregarão suas contribuições logo após a explicação do versículo. A oração abaixo também será feita no ato de ofertar. Peça que os alunos segurem a oferta na mão levantada, apresentando-a ao Papai do Céu, enquanto oram. Seria bom, se possível, que você tivesse consigo algumas moedas extras para aquelas crianças que não trouxerem nada. Assim, elas não ficarão tristes por não poder dedicar alguma coisa ao Papai do Céu, e ainda experimentarão a alegria de fazê-lo.
Sugestão de Oração
Sugestão de Oração “Papai do Céu, aqui está a oferta que eu trouxe para ti. Eu a entrego com muita alegria, porque te amo. Recebe a minha oferta e me abençoa. Em nome de Jesus, amém” (Marta Doreto).
Até logo
Convide a todos para retornarem no próximo domingo para continuarem aprendendo sobre o Amigo Jesus.  Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 11 - 1º Trimestre 2018 - Jesus Abençoa as Crianças - Maternal.


Lição 11 - Jesus abençoa as crianças

1º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Mostrar às crianças que Jesus as ama.
Para guardar no coração: “[...] Deixem que as crianças venham a mim [...].” (Lc  18.16)
Subsídio professor
“Você já experimentou aplicar o Salmo 23 à sua missão de professor do maternal? O que tem faltado para que as suas aulas sejam o que deveriam? Recursos materiais? Apoio? Em seu Pastor, nada lhe faltará. Tempo? Descanso? Tranquilidade? Ele o faz repousar em pastos verdes, junto a águas serenas. Ânimo? Ele refrigera-lhe a alma. Saúde? Ele está com você até no vale onde a morte projeta a sua sombra. Unção? Ele derrama sobre a sua cabeça o óleo do seu Santo Espírito. O nosso Bom pastor é o mais interessado na salvação e edificação dos pequeninos. Este rebanho é Dele, lembra? Você é apenas o ajudante. E Nele, você encontrará tudo o que precisa. Nele, a mesa está sempre posta, e sobre ela, há um cálice que transborda. A bondade e o fiel amor de seu Pastor acompanham você a toda parte, fazendo com que tudo contribua para o seu bem e para o cumprimento da vontade Dele. Quanto ao mais... bem, um dia você habitará na sua casa celestial por dias tão longos que não terão fim” (Marta Doreto).
Perfil da criança
“No aspecto emocional, as crianças desta idade são notadamente sensíveis. Mostram-se afetuosas, desejosas de agradar as pessoas e de receber carinho. Quando não recebem a atenção de que carecem, procuram obtê-la sendo demasiadamente boas, ou rebeldes. É por isto que às vezes choram, gritam, fazem pirraça. Pais e professores devem ter o cuidado de premiar as boas atitudes, e não as más. Se um pequenino atira-se ao chão, gritando e esperneando porque lhe negaram um determinado objeto com que desejava brincar, e os adultos, para verem-se livres do aborrecimento, cedem, estão comunicando a esta criança que ela sempre conseguirá o que quiser, comportando-se deploravelmente. A melhor atitude, neste caso, é ignorá-la. Quando vir que nada conseguiu, e se cansar de chorar, ela interromperá a “crise”.  Entretanto, numa sala de aula com outras crianças, não dá para ignorar o barulho e o transtorno que ela estará criando. Na medida do possível, um auxiliar deve carregá-la para um canto à parte, ou para fora da classe, e dizer-lhe firmemente, mas sem perder a calma, que ela está atrapalhando os coleguinhas, e só poderá voltar para junto deles depois que parar de fazer barulho. Em geral, isto funciona” (Marta Doreto).
Oficina de Idéias 
“Que tal preparar a “janelinha do tempo”? Este é um recurso útil para as crianças observarem a mudança do tempo. Numa cartolina faça uma linha vertical e outra horizontal dividindo-a em quatro retângulos e em cada um deles desenhe conforme o modelo. Em outra folha de cartolina risque também uma linha vertical e uma horizontal e recorte um dos retângulos fazendo um tipo de “janela”. Coloque esta folha sobre a primeira prendendo-as ao meio com um colchete (bailarina). Girar a folha de cima e deixar aparecer somente o desenho que se relacionar com o tempo apresentado naquele dia” (Marta Doreto).
Até logo!
Convide a todos para retornarem no próximo domingo para continuarem aprendendo sobre o Amigo Jesus.  Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 10 - 1º Trimestre 2018 - Jesus Vai à Festa - Maternal.


Lição 10 -Jesus vai à festa

1º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Mostrar à criança que ela pode contar com o Papai do Céu para ajudá-la.
Para guardar no coração: “Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento.” (Jo 2.2)
Subsídio professor
“Seria bom que sempre soubéssemos o desfecho de cada situação, não é? Isso, na maioria das vezes, poupar-nos-ia de muita preocupação inútil. Tenho certeza de que nem Maria, nem os convidados, tampouco os noivos, sabiam que o vinho acabaria antes da hora. Se o soubessem, de antemão teriam providenciado maior quantidade. O fato é: no meio da festa, o vinho acabou. Agora, o que dizer aos convidados? “Seria bom que sempre soubéssemos o desfecho de cada situação, não é? Isso, na maioria das vezes, poupar-nos-ia de muita preocupação inútil. Tenho certeza de que nem Maria, nem os convidados, tampouco os noivos, sabiam que o vinho acabaria antes da hora. Se o soubessem, de antemão teriam providenciado maior quantidade. O fato é: no meio da festa, o vinho acabou. Agora, o que dizer aos convidados? Foi aí que Maria, sabendo que o seu filho era, na verdade, o Filho de Deus, apresentou-lhe o problema: – O vinho acabou. – Não sei se Maria adiantou-lhe este fato na esperança de que Ele fizesse mesmo algo sobrenatural, ou se foi porque estava habituada a procurar ajuda com a pessoa certa: Deus! Ao longo dessa semana, assim como os noivos das bodas em Caná, convide Jesus para estar com você enquanto prepara a lição e medita nela. E como Maria, sinta-se à vontade para procurar a pessoa certa, Deus, sempre que precisar. Peça-lhe boas ideias, sabedoria e criatividade. Jesus quer dar-lhe vinho novo”  (Karen Bandeira).
O QUE APRENDEMOS HOJEO QUE APRENDEMOS HOJE
“Em círculo, conversem sobre a história de hoje: Vocês se lembram do que aconteceu no meio da festa? O que Maria fez quando soube que o vinho acabara? Ela contou para Jesus. E vocês? O que fazem quando têm um problema, ou quando ficam tristes? Lembrem-se sempre de procurar Jesus, que é o seu amigo poderoso. Não tenha medo de orar contando para Jesus tudo o que estiver deixando você preocupado. O Papai do Céu sempre ouve e responde a nossa oração” (Karen Bandeira). 
Subsídio
Abaixo, você encontrará trechos de um estudo sobre “O vinho nos tempos do Novo Testamento”, extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal. “Os dados históricos sobre o preparo e uso do vinho pelos judeus e por outras nações no mundo bíblico mostram que o vinho era: (a) frequentemente não fermentado; e (b) em geral misturado com água...Um dos métodos era desidratar as uvas, borrifá-las com azeite para mantê-las úmidas e guardá-las em jarras de cerâmica. Em qualquer ocasião, podia-se fazer uma bebida muito doce de uvas assim conservadas... Outro método era ferver suco de uva fresco até se tornar em pasta ou xarope grosso... este processo deixava-o em condições de ser armazenado, ficando isento de qualquer propriedade inebriante... Essa pasta ficava armazenada em jarras grandes ou odres. Podia ser usada como geleia para passar no pão, ou dissolvida em água para voltar ao estado de suco de uva... A água, portanto, pode ser adicionada a uvas desidratadas, ao xarope de uvas e ao vinho fermentado...Em resumo, o tipo de vinho usado pelos judeus nos dias da Bíblia não era idêntico ao de hoje.
A glória de Jesus manifesta através do vinho
O objetivo primordial desse milagre foi manifestar a sua glória, de modo a despertar fé pessoal e a confiança em Jesus como o Filho de Deus, santo e justo, que veio salvar o seu povo do pecado... Esse milagre destaca a soberania de Deus no mundo natural, tornando-se um símbolo de Cristo para transformar espiritualmente pecadores em filhos de Deus... Devido a esse milagre, vemos a glória de Cristo ‘como a glória do Unigênito do Pai’”(BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. O vinho nos tempos do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 1573, 1574).
Até Logo
Convide a todos para retornarem no próximo domingo para continuarem aprendendo sobre o Amigo Jesus.
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 09 - 1º Trimestre 2018 - Os Primeiros Ajudantes - Maternal.


Lição 9 - Os primeiros ajudantes

1º Trimestre de 2018
Objetivo da lição: Que a criança saiba que Jesus teve amigos.
Para guardar no coração: “Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando.” (Jo 15.14)
Subsídio professor
“A união faz a força”, diz um ditado popular. Existem tarefas que são difíceis de ser realizadas sozinho. Imagine um pedreiro tendo que dar conta de toda uma obra, ou um engenheiro, além de criar um projeto, ter que erguer uma estrutura. Seria impossível, não é mesmo? Mas Jesus decidiu escolher homens com personalidades diferentes para um mesmo ideal: pregar as Boas-Novas a todas as pessoas. Ele formou uma equipe cujos integrantes eram mais que simples ajudantes; eles se tornaram amigos (Jo 15.15). Jesus, com isso, criou uma proximidade maior com seus ajudantes, chamados de discípulos (Mt 26.18). Hoje Ele conta com novos ajudantes para pregar a sua Palavra: aquele grupo de doze passou a ser de milhares espalhados por todas as nações. E esse número forma a sua Igreja, que aumenta a cada dia, também chamada de “Corpo de Cristo” (1 Co 12.27). Que possamos nos lembrar todos os dias que fazemos parte do grupo de ajudantes de Jesus e, principalmente, que somos seus amigos!” (Daniele Pereira). 
Somos assim
Características emocionais e espirituais Necessidades
forte desejo de amar Frise o amor e o cuidado de Deus por elas. A certeza do amor e o afeto dos pais. 
crédulasEnsine a verdade. Não ensine algo que deva ser desaprendido. Encoraje a confiança no Senhor. 
Cheias de Admiração.Estimule o desejo delas a adoração. Forme reverência pela oração, a Bíblia, a casa do Senhor.
Ansiosas em serem ensinadas e aprender. Esteja alerta para identificar a prontidão mostrada pelas crianças para receber a verdade espiritual. Requer tempo, paciência, atendimento e genuíno interesse dos líderes adultos. 
Esteja alerta para identificar a prontidão mostrada pelas crianças para receber a verdade espiritual. Requer tempo, paciência, entendimento e genuíno interesse dos líderes adultos.(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
É hora de preparar-se
“Professor, ao longo deste trimestre, você tem ensinado aos alunos quem é Jesus. Procure mostrar que Ele é o nosso amigo, mas seja você também um amigo para seus alunos. Procure tratá-los de modo que eles sintam que podem confiar em você como um amigo, mas deixe claro que o melhor amigo que podemos ter é Jesus. 
Convide um aluno para orar iniciando a aula. Após o período de louvor, recolha as ofertas. Com entusiasmo, mostre os visuais e diga aos alunos quantos acontecimentos a respeito de Jesus eles já aprenderam. Em seguida, pergunte à turma quem sabe fazer barquinhos de papel. Explique que cada um fará um barquinho com a sua ajuda. Diga-lhes que os barcos são usados por pescadores. Pergunte se algum aluno conhece um pescador. Depois, conte a história, procurando mostrar que alguns dos ajudantes de Jesus eram pescadores. Faça os exercícios da revista do aluno e finalize com a atividade sugerida na seção oficina de ideias” (Daniele Pereira). 
Subsídio
“O número de seguidores de Cristo crescera a tais proporções, que se fazia necessária a separação de obreiros que levassem a missão do Reino adiante. Para tanto, Jesus selecionou certo número de discípulos para que recebessem treinamento específico.
1. Seu número. Por que foram escolhidos em número de doze? [...] Doze é o número do povo de Deus no Antigo e no Novo Testamento (Ap 21.12-14). O número dos apóstolos, pois, já indicava a futura liderança da Igreja. Assim como os filhos de Jacó eram os pais de Israel segundo a carne, de igual modo os doze apóstolos o seriam segundo o Espírito. Seriam pais espirituais não somente dos judeus convertidos, como também dos gentios que haveriam de receber a Cristo.
2. Seus nomes. A lista começa com Pedro, o líder espiritual do grupo; embora viesse a negar o Senhor, arrepender-se-ia de maneira sincera e inquestionável. A mesma lista termina com Judas, o líder financeiro, que viria a trair o Mestre.
Neste grupo, havia um ‘círculo íntimo’ composto por Pedro, Tiago e João, que mantinha uma comunhão mais estreita e privilegiada com o Mestre (Mc 5.37; 9.2). Não se tratava de nenhum favoritismo. Temos de convir, porém, que há discípulos que se apegam mais ao Mestre que os demais.
[...]Havia diferenças de temperamentos entre os doze apóstolos. Pedro era impulsivo; João e Tiago eram os fogosos filhos do trovão; Mateus era o eficiente publicano; Tomé, o homem das dúvidas e tristezas; Simão, o zelote, um revolucionário da Galileia. Assim também ocorre hoje com as nossas igrejas; compõem-na homens e mulheres dos mais variados temperamentos. Os apóstolos eram simplesmente seres humanos. Os Evangelhos não fazem qualquer tentativa de encobrir-lhes as falhas. Mas aquEle que havia dito que faria deles pescadores de homens, cumpriu a promessa: foi moldando-lhes a personalidade segundo a Sua própria imagem” (PEARLMAN, Myer. Marcos: O Evangelho do Servo de Jeová.  5.ed. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 40-43).
Até Logo
Convide a todos para retornarem no próximo domingo para continuarem aprendendo sobre o Amigo Jesus. Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 11 - 1º Trimestre 2018 - Jesus, o Melhor Presente para Nossa Família - Jd. Infância.


Lição 11 - Jesus, o Melhor para nossa Família

1º Trimestre de 2018
Objetivos: Os alunos deverão entender que Jesus tem o mesmo poder que o seu Pai, o Papai do Céu; e entender que Jesus é o amigo de toda a família.
É hora do versículo: “[...] eu e a minha família serviremos a Deus [...].” (Js 24.15)
Nesta lição as crianças aprenderão sobre os irmãos Marta, Maria e Lázaro. Eles eram uma família e Jesus era o melhor amigo que esses irmãos poderiam ter. Lázaro morreu e Jesus demonstrou todo o seu poder fazendo Lázaro voltar a viver. Jesus é amigo de todos da família, por isso, todos devemos ser amigos dEle também. Nesta lição as crianças aprenderão sobre os irmãos Marta, Maria e Lázaro. Eles eram uma família e Jesus era o melhor amigo que esses irmãos poderiam ter. Lázaro morreu e Jesus demonstrou todo o seu poder fazendo Lázaro voltar a viver. Jesus é amigo de todos da família, por isso, todos devemos ser amigos dEle também.
Ainda falando sobre as histórias bíblicas e como a leitura delas é importante para a faixa etária do Jardim de Infância, além da leitura o professor pode também contar a história, interagindo com o aluno, olhando-o nos olhos, cativando ainda mais sua atenção. Para ser um contador de história, o professor precisa de um certo treino, já que “os contadores de histórias praticam e desenvolvem suas habilidades como os músicos. Raramente conseguimos preparar um repertório de histórias que seja suficiente para todo o ano. Com a demanda do ensino regular, a cada domingo, se alguém deseja somente contar histórias, ao invés de lê-las, com certeza seu padrão de qualidade irá decrescer. As adaptações não serão tão bem-feitas, suas palavras se distanciarão das palavras originais do autor. Enfim, não conseguirá preparar histórias tão boas quanto poderiam ser. Mas, se o professor se convence do valor das histórias lidas, um pesado fardo cai dos seus ombros. Ele poderá se preparar melhor, usará as palavras exatas do autor, e apreciará a história, juntamente com as crianças, usando o tempo que lhe restou para outros assuntos importantes. 
Para aqueles que perguntam: ‘E a comunicação direta, o contato nos olhos, que, supostamente, torna a história contada superior à história lida?’, a resposta é que realmente não sabemos. Nas universidades existem várias pesquisas a respeito dos métodos de apresentação da informação — palestras, debates, filmes, leitura programada, televisão, rádio, instrução orientada por computador. De todos estes numerosos estudos, se obteve uma conclusão geral de que ‘qualquer método de ensino é tão bom quanto outro’, quando o conteúdo abordado é o mesmo (The Psychology of Teaching Methods — A Psicologia dos Métodos de Ensino — Sociedade Nacional para o Estudo da Educação, Editora da Universidade de Chicago). Concluíram que é hora de deixarmos de comparar os métodos de ensino, estudando como cada método pode ser usado de forma mais proveitosa.” (BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003,  p.67).
O ideal é que o professor, conhecedor da sua turminha, observe o que melhor se encaixa para seus alunos terem um aprendizado bíblico signifivativo.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 10 - 1º Trimestre 2018 - Um Presente para José e Maria - Jd. Infância.


Lição 10 - Um Presente para José e Maria

1º Trimestre de 2018
Objetivos: Os alunos deverão entender que Jesus Cristo é Filho do Papai do Céu; e compreender que Jesus também foi uma criança igual a elas.
É hora do versículo: “[...] Deus nos mandou uma menino que será o nosso rei [...].” (Is 9.6)
Nesta lição as crianças aprenderão que o Papai do Céu prometeu que enviaria um Salvador para o mundo. Ele nasceu na família de José e Maria e foi um maravilhoso presente para eles e para todos nós.  Não podemos deixar de falar sobre Jesus para as nossas crianças porque esse assunto não se esgota. Não podemos temer a repetição. “Acreditamos que é bom cantar os mesmos corinhos — com a mesma letra e música — por anos e anos, durante o crescimento dos nossos filhos. Fazemos o mesmo com versos e gestos; não hesitamos em repeti-los, quando já nos julgamos habilidosos em alguns deles. Contudo, quando falamos de história logo pensamos “Ah, já ouviram esta”. Mas se as histórias mantém as palavras corretas,  as crianças querem ouvi-las mais uma vez, querem reconhecer suas falas favoritas, sem que sejam modificadas, como fez a avó da criança de quatro anos. Podemos ajudar nossas crianças a conhecer as histórias bíblicas tão bem como conhecem as três  palavrinhas “Jesus me ama”, se assim as ensinarmos desde cedo.
Além da vantagem da repetição, existem outras razões para contarmos historias. As crianças precisam de oportunidades para formar suas próprias imagens mentais, principalmente, quando pertencem geração do televisor. As crianças que estão sempre diante das imagens da tela ou do flanelógrafo são privadas da oportunidade de desenvolver suas habilidades em formar imagens. Este importante aspecto da inteligência é necessário para a solução de problemas, para o pensamento criativo em níveis mais altos e o enriquecimento da vida cotidiana. As crianças começam a desenvolver esta habilidade no jardim de infância, dando continuidade a este desenvolvimento durante os anos que se seguem. Talvez tivéssemos mais "leitores" entre as crianças, se muitas delas aprendessem como a leitura pode nos transportar para todos os lugares e épocas, através da imaginação. As crianças serão encorajadas a ler, se os adultos ao seu redor tiverem este hábito. Nas escolas seculares, os professores leem para eles, nas colônias de férias, os recreadores leem para eles, e em suas casas, a maioria dos pais também o faz. Que imagem estamos passando para nossas crianças, se na escola dominical ou no culto infantil não lemos para eles? Que devem ler todas as outras histórias, mas não as histórias bíblicas?  
Os professores que percebem o quanto é importante ler as histórias bíblicas para seus alunos ficam sempre satisfeitos com os resultados. E muito mais fácil ler uma história do que contá-la. 
“Cative sempre seus alunos lendo histórias para eles ou ainda contando-lhes histórias.” (BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003,  p.65,66)
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 09 - 1º Trimestre 2018 - Um Presente para a Família de Zacarias - Jd. Infância.


Lição 9 - Um Presente para a Família de Zacarias

1º Trimestre de 2018
Objetivos: Os alunos deverão entender que o Papai do Céu sabe a hora certa de nos abençoar; e crer que somente o Papai do Céu faz o impossível.
É hora do versículo: “Os filhos são um presente do Senhor; eles são uma verdadeira bênção.” (Sl 127.3)
Nesta lição as crianças aprenderão que o Papai do Céu prometeu que daria um filho para Zacarias, que já era idoso, e esta criança seria um grande presente para a família. Zacarias duvidou e ficou sem falar até o bebê nascer! Porque Deus cumpriu o que prometeu e realizou o que era impossível, e na hora certa!
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças colorirem a ilustração que representa o momento em que Zacarias, que ainda não estava falando, escreveu o nome do menino em uma plaquinha e mostrou às pessoas. Peça que as crianças escrevam o nome JOÃO na plaquinha que está na mão de Zacarias. Reforce aos alunos que o Papai do Céu sabe a hora certa de nos abençoar; e por isso devemos crer que somente o Papai do Céu faz o impossível, assim como fez com a família de Zacarias.
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Jardim de Infância. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 12 - 1º Trimestre 2018 - A Morte de Jesus na Cruz - Primários.


Lição 12 - A Morte de Jesus na Cruz

1º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno aprenda que Jesus morreu na cruz para nos salvar.
Ponto central: Jesus é o único que pode nos salvar.
Memória em ação: “[...] Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas” (1 Co 15.3).
Querido(a) professor(a), na nossa próxima aula transmitiremos aos pequeninos  o ponto alto não só do Cristianismo, mas de toda a história da humanidade: a crucificação de Jesus. O momento do Tetelestai, em que Cristo consumou o plano da salvação, tão misericordiosamente arquitetado por Deus, por amor a nós. Querido(a) professor(a), na nossa próxima aula transmitiremos aos pequeninos  o ponto alto não só do Cristianismo, mas de toda a história da humanidade: a crucificação de Jesus. O momento do Tetelestai, em que Cristo consumou o plano da salvação, tão misericordiosamente arquitetado por Deus, por amor a nós. 
Você consegue imaginar entregar o seu bem mais precioso, o ser mais amado e único para você na terra em prol de pecadores indiferentes e impiedosos? Se não conseguimos mensurar nossa dor em tal posição que dirá a do Criador, ao oferecer o seu unigênito puro e perfeito para morrer como um criminoso mais sujo, da forma mais humilhante e brutal da época.
“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.  Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos”. (Is 53.4-6)
É imprescindível que seus alunos compreendam que Jesus tinha todo o poder para se livrar da cruz. Para isso, sugerimos que após a lição você sente a turma em círculo e pergunte qual super-herói dos quadrinhos, desenhos ou cinema eles mais gostam e por quê. Deixe que eles se expressem livremente, porém, um de cada vez. Em seguida, enfatize que todos esses personagens não existem de verdade, eles foram criados para historinhas de ficção. Mas Jesus é real! Ele veio ao mundo de verdade e tudo o que a Bíblia nos diz realmente aconteceu.
Diga que mesmo quando Jesus estava lá na cruz, Ele tinha todo poder, aliás, poderes muito maiores do que os dos super-herois dos quadrinhos que eles mencionaram. Ele poderia ter saído daquela situação de dor tão terrível e aniquilado todos os seus inimigos, se Ele quisesse. Mas pergunte se alguém sabe por que Ele assim não fez?! Aguarde as respostas. Frise que um verdadeiro heroi salva as pessoas. E Jesus sabia que se Ele saísse da cruz, seríamos nós que iríamos para o castigo. Porque todos nós cometemos algum erro em algum momento da vida e para entrar no Céu necessitaríamos ser 100% perfeitos. Nosso herói Jesus sabia que nenhum de nós conseguiria e assim estaríamos condenados a irmos para o inferno. Então, Ele escolheu pagar pelos nossos erros no nosso lugar, na cruz Ele decidiu nos salvar. “Vamos agradecer ao nosso verdadeiro super-herói Jesus Cristo por nos dar tão grande salvação?!”
Ore com seus alunos agradecendo a Cristo por ter morrido em nosso lugar, por ter enfrentado a cruz para nos salvar e reservado um lugar para nós no Céu, ao lado dEle e do Pai. Ore com seus alunos agradecendo a Cristo por ter morrido em nosso lugar, por ter enfrentado a cruz para nos salvar e reservado um lugar para nós no Céu, ao lado dEle e do Pai.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata SantosEditora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 11 - 1º Trimestre 2018 - Jesus É Poderoso - Primários.


Lição 11 - Jesus é Poderoso!

1º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno aprenda que Jesus tem poder sobre a morte e as doenças.
Ponto central: Jesus é poderoso para fazer milagres. Memória em ação: “[...] para Deus tudo é possível” (Mt 19.26).
Querido(a) professor(a), na lição deste domingo vamos não apenas alimentar a fé dos pequeninos, porém, a nossa própria. A fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17. Além do mais, quão maravilhoso é trazer à memória o que nos dá esperança (Lm 3.21). Certamente recordar alguns milagres extraordinários do Senhor nos inspira e renova na espera do milagre dEle também nas nossas vidas. Pode parecer só uma frase de efeito, e na boca de alguns realmente é, mas não deixa de ser acima de tudo uma verdade poderosa: JESUS CRISTO É O MESMO! Ele não mudou; ainda é o Deus do seu primeiro amor, o Todo-Poderoso que faz da estéril mãe de filhos, dá vista aos cegos, faz paralíticos andarem, Ele cura câncer, depressão, muda qualquer situação, com apenas uma única palavra. 
Traga à sua memória as infinitas vezes que Ele foi DEUS na sua vida; que te tirou do fundo do poço, mudou a sua sorte, transformou maldição em bênção. As crianças percebem quando as ensinam algo só na teoria ou quando também é latente no coração de seus ensinadores. Por isso, antes de preparar esta lição e semear fé no coração de seus primários, analise a sua! Que petições você já deixou de lado em oração porque no fundo já não crê mais que receberá uma resposta?! Que área da sua vida tem te desanimado e parece que Deus já não está lá?! Em que situação você precisa ter sua fé no Salvador poderoso restaurada?! Confesse diante do Senhor, que certamente está desejoso de te avivar!
Recomendamos que nesta aula, você reserve um momento para pedidos de orações das crianças. Esse é um momento muito importante. Alguns adultos menosprezam as necessidades e pedidos dos pequeninos, mas Deus não. Recordo de uma criança, que há mais de uma década, em minha turma de Jardim de Infância (4 e 5 anos) sempre pedia oração para que seu pai voltasse para casa. A mãe da pequena até mesmo brigava, tentava convencer a nós, professoras, a não orar por tal pedido. Contudo, ela tinha toda fé que o Senhor Deus poderia restaurar sua família. Porque afinal, “[...] para Deus tudo é possível” (Mt 19.26). E é com muita alegria que vos digo que esse casal hoje é um dos mais unidos e atuantes da igreja, já tiveram outra filha (hoje com mais de 8 anos), e minha “aluninha”, atualmente com 20, cresceu com esse glorioso testemunho, com a ciência e absoluta fé de que o Senhor pode todas as coisas!
Esse mesmo Deus quer operar em sua vida e nos lares e histórias de seus pequeninos, através de você. Creia e inflame também o coração de sua turma com a certeza de que para o Todo-Poderoso, o nosso Senhor Jesus, tudo é possível. Oramos e cremos com toda certeza de que também da sua sala de aula sairão testemunhos como este. Abra sempre espaço para que as crianças também compartilhem as respostas de suas orações. A cada fim ou início do encontro, pergunte se alguém deseja compartilhar ou agradecer por alguma bênção ou oração respondida. A gratidão também é uma lição maravilhosa a ser aprendida para uma vida espiritual abundante em Cristo.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
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Lição 10 - 1º Trimestre 2018 - Jesus Veio Salvar Quem Está Perdido - Primários.


Lição 10 - Jesus Veio Salvar quem Está Perdido

1º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno aprenda que Jesus nos ama e que Ele veio ao mundo para nos salvar.
Ponto central: Jesus veio ao mundo para nos salvar.
Memória em ação: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido” (Lc 19.10).
Querido(a) professor(a),
nesta próxima aula vamos ensinar às crianças sobre a graça e salvação de Jesus. É, portanto, uma oportunidade muito importante, pois pode ser o dia que seus alunos entreguem suas vidas a Cristo, aceitando-o como Senhor e Salvador. Ao longo desta semana ore por cada um deles, bem como por suas famílias, focado neste propósito.
Através da história de Zaqueu, os primários aprenderão que Jesus não olha as aparências ou leva em conta o preconceito humano contra alguém, ao contrário, Ele deseja salvar a TODOS. Zaqueu não era bem quisto pelo povo de Deus. Naquela época os judeus estavam sob o julgo do Império Romano, que para ampliar o seu domínio mundo a fora, coletava das nações já subjugadas altas taxas em forma de impostos. 
Apesar da importância do alto cargo de um publicano, cobrador de imposto do governo, o povo os considerava como traidores, por serem judeus, mas trabalharem para Roma, seu dominador. Por isso, o texto bíblico da nossa lição deixa claro, em Lucas 19.7, que as pessoas murmuravam por Jesus entrar na casa deste que consideravam um terrível pecador. Contudo, como o versículo do nosso “Memória em Ação” bem frisa, Jesus “veio buscar e salvar quem está perdido” (Lc 19.10). É justamente para os perdidos que Ele veio (Mc 2.17).
Para ilustrar esta importante verdade, propomos que antes da chegada dos alunos, você esconda uma moeda em algum lugar da sala e uma ovelha (pode ser uma miniatura de brinquedo ou mesmo uma figura impressa como a do exemplo abaixo). 
Ao final da aula, leia para as crianças a passagem de Lucas 15.4-10. E diga-lhes que uma ovelha e uma dracma (moeda) como as da parábola estão perdidas e quem encontrá-las ganhará um prêmio (pode ser um simples doce, lanche na cantina, ou outra coisa simples que você dispuser). A criança que encontrar certamente ficará muito feliz e ilustrará exatamente o que explica a parábola. 
Conclua enfatizando que esta é a alegria de Jesus quando uma pessoa que estava perdida o aceita como Senhor e Salvador. Há uma festa nos céus. Incentive toda a classe a falar do amor de Deus e da sua salvação para todas as pessoas.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 09 - 1º Trimestre 2018 - Jesus Chama Alguns Ajudantes - Primários.


Lição 9 - Jesus chama alguns Ajudantes

1º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno se disponha a ser um discípulo (ajudante) de Jesus.
Ponto central: Jesus nos escolheu para sermos seus ajudantes. Memória em ação: “Jesus lhes disse: – Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente” (Mt 4.19).
Querido(a) professor(a), nosso Salvador Jesus Cristo não veio ao mundo com o propósito de fundar mais uma “religião”, sim para nos salvar e verdadeiramente nos levar até o Pai; Ele nos comissionou a segui-lo e apresentar a outros este amoroso plano de salvação. A cada nova aula, você tem feito isso aos seus primários, os conduzindo até o Senhor. E ainda enquanto crianças, eles também são chamados por Jesus, como seus discípulos. Portanto, estão aprendendo com você a fazerem o mesmo. Querido(a) professor(a),  nosso Salvador Jesus Cristo não veio ao mundo com o propósito de fundar mais uma “religião”, sim para nos salvar e verdadeiramente nos levar até o Pai; Ele nos comissionou a segui-lo e apresentar a outros este amoroso plano de salvação. A cada nova aula, você tem feito isso aos seus primários, os conduzindo até o Senhor. E ainda enquanto crianças, eles também são chamados por Jesus, como seus discípulos. Portanto, estão aprendendo com você a fazerem o mesmo.
Antes de transmitir esta lição aos seus alunos, faça uma auto-reflexão. Você tem sido um bom ajudante de Cristo? Não um juiz, mas um pescador de almas; um edificador e gerador de vidas? Isto não se trata de impor um conjunto de regras, mas de amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo. Conforme o próprio Rabi nos ensinou: “Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mt 22.40). “Pois toda a Lei se resume num só mandamento, a saber: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’” (Gl 5.14). “Portanto, tudo quanto quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles”, (Mt 7.12). Assim, naturalmente mais e mais pessoas irão sendo atraídas a Cristo, pelo amor dEle irradiando através de você (Cf At 2.47). 
A fim de reforçar o ponto central e memória em ação da próxima lição, propomos uma dinâmica. Escolha um voluntário para ter os olhos vedados. Quando este já não enxergar, escolha outra criança para completar o versículo, inserindo o nome do amigo que terá que acertar quem o disse. A turma inteira repete: “Jesus lhes disse:” E o colega escolhido, fazendo uma voz diferente, repetirá: “______ (nome da criança com os olhos vedados), venha comigo, que eu ensinarei você a pescar gente”. Esta tentará acertar quem lhe disse o versículo e novos voluntários serão escolhidos. O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 08 - 1º Trimestre 2018 - A Tentação de Jesus - Primários.


Lição 8 - A Tentação de Jesus

1º Trimestre de 2018
Objetivo: Que o aluno compreenda que Jesus venceu o Diabo e toda tentação.
Ponto central: Jesus venceu o Diabo e toda tentação usando a Palavra de Deus. 
Memória em ação: “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

Querido(a) professor(a), devido a condição da humanidade, desde o nascimento sob a herança do pecado original, somos constantemente tentados, inclinados para o erro. Portanto, falar sobre vencer as tentações com os primários é muito importante. A moralidade, ética e o caráter deles estão em formação, por isso é crucial esta lição, cujo ponto central é “Jesus venceu o Diabo e toda tentação usando a Palavra de Deus”.

Na oração modelo, ensinada pelo próprio Rabi, somos orientados a clamar para que o Senhor não nos deixe cair em tentação, mas que Ele nos livre do mal (Mt 5.13). No livro “O Sermão do Monte”, o autor explica:
O que se quer ensinar com a sexta petição é que o discípulo, humildemente, peça a Deus que não o introduza na tentação e o livre do mal, ou seja, havendo o temor a respeito de uma tentação específica (cada um sabe de sua inclinação ou fraqueza), o Mestre instrui que “temos o direito de orar para que nossa união com Deus, a qual buscamos em cada oração, seja tão estreita que esta precisa [específica] tentação permaneça longe de nós, mesmo se o fato de que sejamos tentados faça parte do plano de Deus”. Essa confiança filial, que Jesus possuía e ao ensinar aos discípulos devem “orar por livramento ou salvamento oportuno da possibilidade da tentação pelo ‘mal’ ou ‘o Diabo’, pois tal “atitude humilde foi apresentada anteriormente em duas das bem-aventuranças” (as de número um e cinco) e, por isso mesmo, continua o mesmo autor, “os discípulos percebem que a vontade de Deus e a perseverança são pequenas e que estão desesperadamente carentes da fortificação de Deus”. Só esse reconhecimento já leva o discípulo a uma atitude diferente diante de Deus, pois sua alegria e o ser abençoado não dependem das circunstâncias. É lícito pedir ao Pai que o livre da tentação, no entanto, de esta for inevitável, é orando que se obterá forças para vencê-la”. (CARVALHO, César Moisés. O Sermão do Monte. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 118) 
Na faixa etária de seus alunos, as crianças já têm noções de certo e errado, de direitos e obrigações, de causa e conseqüência. Elas já têm capacidade de compreender que às vezes é difícil escolher o correto ao invés daquilo que desejamos fazer no momento, mesmo sabendo que é proibido e terá consequências ruins. Por isso, converse com sua classe e peça que eles dêem alguns exemplos de tentações presentes em suas rotinas: Colar na prova, desobedecer uma ordem dos pais, fazer algo escondido, etc. Explique que as regras, tanto do Pai do Céu, como dos nossos responsáveis, visam nos proteger, nos manter livres do mal. Por exemplo: Quando a nossa mãe diz para não conversarmos com estranhos é porque alguns são perigosos e fingem serem boas pessoas para seqüestrar e fazer maldades com crianças. Quando fala para não tomarmos sorvete quando estamos doentes, é porque quer que fiquemos curados logo, e para não piorarmos. A obediência ao fugir das tentações nos livra de grandes problemas e nos mantém protegidos. Assim como Jesus, contamos com a Palavra de Deus e a oração para vencermos a tentação e todo mal. Ao final desse momento de bate-papo, ore com eles inspirado nesse trecho do “Pai Nosso”.
Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 12 - 1º Trimestre 2018 - O Amigo Desconfiado - Juniores.


Lição 12 – O Amigo Desconfiado - João 20.19-29.

 1º Trimestre de 2018
Na aula desta semana seus alunos estão convidados a conhecer mais um personagem intrigante que compunha o círculo de amizade de Jesus. Esse personagem tem muito a nos ensinar, tendo em vista que umas de suas características mais peculiares é a desconfiança. Tomé é o seu nome, um discípulo de Jesus que fazia parte dos doze que foram escolhidos para o apostolado. O episódio mais marcante que identifica Tomé nos evangelhos é o momento após a ressurreição de Cristo. Tomé não estava com os outros discípulos no momento em que Jesus apareceu. As portas já estavam fechadas e os discípulos com muito medo de serem perseguidos pelos líderes judeus. Na aula desta semana seus alunos estão convidados a conhecer mais um personagem intrigante que compunha o círculo de amizade de Jesus. Esse personagem tem muito a nos ensinar, tendo em vista que umas de suas características mais peculiares é a desconfiança. Tomé é o seu nome, um discípulo de Jesus que fazia parte dos doze que foram escolhidos para o apostolado. O episódio mais marcante que identifica Tomé nos evangelhos é o momento após a ressurreição de Cristo. Tomé não estava com os outros discípulos no momento em que Jesus apareceu. As portas já estavam fechadas e os discípulos com muito medo de serem perseguidos pelos líderes judeus.
Quando Tomé ouviu dos demais discípulos que Jesus havia ressuscitado, sua reação imediata foi questionar se aquele fato extraordinário realmente era verdade. Então, Tomé declara a frase que o marcou por toda a história: “Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei” (cf. Jo 20.25). Desde então Tomé ficou conhecido como o discípulo que duvidou ou o discípulo incrédulo. Entretanto, alguns aspectos devem ser considerados nesta história.
Em primeiro lugar é importante enfatizar que não foi fácil para nenhum dos discípulos verem a pessoa que eles mais amavam morrer de maneira tão injustiça e sangrenta como foi a morte de Jesus. Além disso, a dúvida de Tomé era um esforço do discípulo em não se deixar levar pela emoção do momento, ou mesmo um desejo sincero de não permitir que os seus amigos e irmãos se enganassem com uma suposta “aparição de Jesus”. Embora a intenção de Tomé tenha sido sincera, de fato, sua fé estava tão bloqueada que Jesus precisou tratar dos olhos espirituais de Tomé para que ele cresse que aquEle que ali estava não era um fantasma, mas o próprio Senhor e Deus ressurreto.
Jesus compreende quando algo acontece conosco que nos leva a sentir dúvidas se realmente é o poder de Deus que está se manifestando. Deus deseja tratar dos nossos olhos espirituais para eu possamos crer no que Ele pode realizar em nossas vidas. Por esse motivo, caro professor, cumprir o propósito para o qual Deus o chamou re quer fé genuína. Seus alunos esperam encontrar em você uma pessoa convicta do que está ensinando. Não alguém que tem dúvida se a Palavra de Deus é a verdade ou não. Sim! A Palavra de Deus é a Verdade que liberta! Mostre aos seus alunos que podemos crer mesmo nos momentos em que a nossa fé é colocada à prova. Recorte de jornais e revistas e leve para a sala de aula fotos e figuras da natureza criada por Deus, a forma como Deus nos formou, etc. Leve seus alunos à refletir sobre a existência de Deus como o Criador Soberano de todas as coisas. É importante que seus alunos interpretem esta verdade e tenham a convicção de que não existe outro caminho. Tenha uma boa aula!
Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
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Lição 11 - 1º Trimestre 2018 - A Amiga Que Deus Uma Grande Notícia - Juniores.


Lição 11 - A amiga que deu uma grande notícia - João 20.1-18

 1º Trimestre de 2018
Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos conhecerão mais pouco a respeito de uma pessoa que teve o privilégio de ser a primeira pessoa a ver Jesus Cristo após a ressurreição. Maria madalena é umas das pessoas relatadas na Bíblia que demonstraram uma genuína transformação após encontrar Jesus.
O amor de Deus é imensurável, não temos como medir ou determinar limite para esse amor. Enquanto o seu humano impõe alguns critérios ou condições para amar e perdoar o seu próximo, Deus, em sua graça e misericórdia, mantém-se imutável na sua forma de se relacionar com as pessoas.
O exemplo de fé deixado por Maria nos ensina muitas lições. E primeiro lugar é possível notar o quanto Maria foi grata ao Senhor por tê-la libertado das cadeias espirituais. Maria Madalena havia sido liberta de sete demônios, conforme revela o evangelista Lucas (Lc 8.2). Ela contribuiu prontamente para o ministério de Jesus, ajudando com as outras mulheres no que fosse necessário. Mesmo na morte de Jesus, Maria se mostrou disposta a estar presente acompanhando tudo de longe (Mt 27.55,56). E, por fim, no momento do seu sepultamento e ressurreição, Maria estava presente se preocupando em cuidar do corpo de Jesus (Mc 15.47; Mt 28.1-7).
Mas por que será que Jesus apareceu primeiramente à Maria? A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1612), discorre: A primeira pessoa que Jesus aparece depois da ressurreição é Maria Madalena. Ela não foi uma pessoa de notável destaque nos evangelhos. Mesmo assim, Jesus lhe aparece em primeiro lugar, antes de se revelar a alguns dos principais dos discípulos. Através dos tempos, Jesus manifesta a sua presença e amor de modo especial aos “menores”. O povo especial de Deus consiste de desconhecidos, que, como Maria na sua tristeza, mantêm amor e devoção inabaláveis ao seu Senhor.
Deus surpreende a lógica humana quando decide chamar para trabalhar em sua obra, pessoas que aos olhos humanos não possuem a competência necessária para realizar grandes feitos. O próprio exemplo de Jesus revela esta verdade. O que um carpinteiro vindo de uma pequena aldeia em Nazaré poderia saber com relação às Escrituras Sagradas ou mesmo no que diz respeito do Reino Celestial? Mas Deus chama as coisas que são para confundir as que são. O Senhor é perfeito em tudo o que faz.
Convide seus alunos a escreverem numa folha de papel A4 quais são as qualidades e habilidades que possuem na obra de Deus. No verso da folha, eles deverão registrar o que não sabem ou não conseguem fazer porque acham que é muito difícil. Ao final, os alunos deverão trocar a folha com um colega e orarem um pelos outros para que Deus os capacite a superar suas limitações.
Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
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