quarta-feira, 2 de maio de 2018

Lição 01 - 2º Trimestre 2018 - Um Lugar de Comunhão - Juniores.



Lição 1 – Um lugar de comunhão

2º Trimestre de 2018

Prezado(a) professor(a),

Estamos iniciando mais trimestre de estudo da Palavra de Deus. Neste trimestre seus alunos estudarão a respeito da Casa de Deus, um lugar muito especial que o Senhor separou para que os seus filhos se reunissem para servi-lo e adorá-lo. Na aula desta semana seus alunos aprenderão que a igreja é um lugar muito especial de comunhão. É neste ambiente que encontramos os outros filhos de Deus, fazemos novas amizades, conversamos, compartilhamos nossas alegrias e tristezas e também somos fortalecidos.

A igreja deve ser um ambiente acolhedor para os pequeninos. Seus alunos devem sentir alegria em estar na igreja, sabendo que esta é a Casa de Deus, um lugar onde eles podem confiar que serão bem recebidos e encontrarão amigos de verdade.

Para reforçar o ensinamento sobre a comunhão, sugerimos a seguinte atividade:

A Procura. Escolha um participantes que deverá estar no centro do círculo com os seus olhos vendados. Todos os participantes formam um círculo, de pé. A tarefa do aluno é encontrar três participantes do círculo previamente anunciados, usando o tato. Os alunos do círculo podem permanecer na mesma posição e em silêncio. A ideia é estimular os alunos a se conhecerem melhor de modo que ainda que em circunstâncias difíceis possam se reconhecer, pois fazem parte de um mesmo grupo de comunhão, a igreja.

Tenha uma boa aula!

Thiago Santos

Educação Cristã - Publicações CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Juniores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.


Lição 05 - 2º Trimestre 2018 - Os Dons de Curar - Pré Adolescentes.


Lição 5 - Os Dons de Curar

 2º Trimestre de 2018

A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 12.9; Atos 3.6-8.

Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos conhecerão a respeito de um dom muito requisitado no seio da igreja: os dons de curar. Não são poucos os que entram pelas portas da igreja à procura de um milagre. Há muitos, até mesmo membros da igreja, que estão enfermos realizando tratamentos em busca da cura. Outros já receberam o diagnóstico médico de que a sua enfermidade não pode ser curada, mas apenas controlada. Enfim, são situações difíceis que somente o Senhor, segundo a sua boa e agradável vontade, pode trazer a solução.

Os dons de curar são manifestações do poder de Deus que visam a cura de enfermidades dos mais diversos tipos e das mais diversas maneiras. E quando falamos em enfermidade isso inclui também aquelas que se referem à alma. Há muitas pessoas que estão enfermas fisicamente, porém a natureza de tal enfermidade está ligada diretamente com causas emocionais. Mas Deus deseja curar também as emoções das pessoas para que a saúde física não seja restabelecida. Quanto à natureza deste dom a Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1756) traz alguns detalhes consistentes que podem ajudar na compreensão de seus alunos:

Esses dons são concedidos à igreja para a restauração da saúde física, por meios divinos e sobrenaturais (Mt 4.23-25; 10.1; At 3.6-8; 4.30). O plural (“dons”) indica curas de diferentes enfermidades e sugere que cada ato de cura vem de um dom especial de Deus. Os dons de curas não são concedidos a todos os membros do corpo de Cristo (cf. 12.11,30), todavia, todos eles podem orar pelos enfermos. Havendo fé, os enfermos serão curados. Pode também haver cura em obediência ao ensino bíblico de Tg 5.14-16.

Isso não significa dizer que o crente deve abster-se de realizar o tratamento indicado pelos médicos ou mesmo deixar de tomar os remédios receitados. A cura divina é resultado da vontade e propósitos de Deus para cada situação específica. Não cabe a nós discutirmos as implicações para a realização de uma cura, antes devemos apenas seguir a orientação da Palavra de Deus no que diz respeito à fé para alcançar o milagre.

Há muitos relatos bíblicos que apresentam a necessidade de fé para se alcançar a cura. Em outros momentos é notória a intervenção divina independente da fé da pessoa que recebia o milagre. Por fim, isso nos faz compreender que Deus tem o controle sobre todas as coisas e realiza como quer de acordo com a sua própria vontade. Talvez seja difícil para muitos crentes aceitarem o fato de Deus tratar desta forma com as suas criaturas, porém é a mais nítida verdade que não pode ser negada.

Para complementar o ensino da lição de hoje sugerimos que você entregue aos alunos a seguinte atividade impressa: os alunos deverão pesquisar na Bíblia exemplos de milagres ocorridos mediante a fé para a cura e exemplos de milagres ocorridos diretamente pela intervenção divina. Determine um tempo para os seus alunos realizarem a atividade e, ao final, converse sobre o que eles descobriram com a pesquisa.

PESQUISA BÍBLICA

MILAGRES OCORRIDOS MEDIANTE A FÉ

MILAGRES OCORRIDOS PELA INTERVENÇÃO DIVINA

 Exemplo: A mulher do fluxo de sangue (Mt 9.18-22)

 Exemplo: O paralítico de Betesda (Jo 5.1-11)

Por Thiago Santos

Educação Cristã - Publicações CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 04 - 2º Trimestre 2018 - O Dom da Fé - Pré Adolescentes.


Lição 4 - O Dom da Fé

2º Trimestre de 2018

A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 12.9; João 11.40-44.

Prezado(a) professor(a),

Na lição desta semana seus alunos aprenderão a respeito do Dom da Fé. A Palavra de Deus nos ensina muitas lições a respeito da fé. Pela fé, como diz o autor da Carta aos Hebreus, os antigos alcançaram bom testemunho e alcançaram a aprovação de Deus (cf. Hb 11.2). As Escrituras também ensinam que sem fé não podemos agradar a Deus, pois é necessário que a pessoa que se aproxima de Deus creia que Ele existe e é Poderoso para realizar tudo quanto Lhe pedimos (v. 6). Mas a fé que iremos compartilhar na lição de hoje não se trata da fé salvífica nem mesmo da fé que faz parte do fruto do Espírito. A fé que iremos abordar hoje trata-se da fé como dom concedido por Deus à sua igreja.

Não iremos nos conter na definição de cada tipo de fé, porquanto a lição já apresenta esta distinção. Antes, precisamos compreender a importância de falarmos sobre a fé como um dom muito especial. Seus alunos precisam aprender de que forma este dom se manifesta no seio da igreja e em quais circunstâncias ele se faz necessário.

Em primeiro lugar é preciso ter em mente que o dom da fé é a capacidade que o Espírito Santo concede ao crente para que este possa realizar feitos que estão além da compreensão humana. Lembrando que as manifestações do poder de Deus ocorrem de acordo com o propósito e vontade divinos. Deus não desperdiça tempo realizando milagres somente nas ocasiões em que desejamos. É importante que a pessoa que tem este dom tenha também o discernimento quanto às ocasiões em que o Espírito Santo deseja realizar os seus feitos mediante a fé. De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1756):

O dom da fé. Não se trata da fé para salvação, mas de uma fé sobrenatural especial comunicada pelo Espírito Santo, capacitando o crente a crer em Deus para a realização de coisas extraordinárias e milagrosas. É a fé que remove montanhas (1 Co 13.2) e que frequentemente opera em conjunto com outras manifestações do Espírito, tais como as curas e os milagres (ver Mt 17.20; Mc 11.22-24; Lc 17.6).

Como podemos observar o dom da fé atua em conjunto com outros dons. Isso significa dizer que as manifestações do Espírito são coordenadas por Ele para que a igreja, e não apenas um crente em especial tenha o protagonismo na realização de um milagre. Importa para Deus que o Seu Nome seja glorificado e a igreja edificada espiritualmente. Aproveite a ocasião e reforce esta lição aos seus alunos: Deus não realiza maravilhas no meio do seu povo para que um crente especial esteja em evidência. Pergunte aos seus alunos se eles conhecem algum testemunho de um milagre ocorrido mediante a fé de alguém. Com base na definição do dom da fé peça aos seus alunos que identifiquem no livro de atos em quais situações é possível perceber a manifestação deste dom no início da igreja. Ao final, reúna os alunos e peça que leiam os exemplos encontrados. A atividade pode ser realizada em grupos.

Por Thiago Santos

Educação Cristã - Publicações CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 03 - 2º Trimestre 2018 - O Dom da Palavra da Ciência - Pré Adolescentes.


Lição 3 – O Dom da Palavra da Ciência

2º Trimestre de 2018

A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 12.8; Efésios 3.4,19,19.

Prezado(a) professor(a),

Na aula desta semana aprenderemos concernente a um dom que é muito predominante na obra de Deus: o dom da Palavra da Ciência. Apesar de aplicado com frequência na igreja, muitos desconhecem o seu real significado e importância. Outros até confundem e chamam este dom de revelação ou visão. A Bíblia, porém, declara que estas são manifestações sobrenaturais do dom da Palavra da Ciência, outorgado por Deus.

Seus alunos estão em uma fase de aprendizado quanto às escolhas. São muitas informações que circulam a todo o momento, seja entre os amigos ou mesmo nas redes sociais. É o mundo tentando influenciar seus alunos a tomarem decisões de maneira precipitada. Mas Deus tem uma palavra de orientação e deseja revelá-la aos seus servos.

Verdade é que nem sempre Deus revela algo a respeito de alguma circunstância diretamente à pessoa que carece de orientação. Em muitas ocasiões o Espírito Santo usa outras pessoas que não possuem conhecimento de causa para trazer um conselho ou revelação aos que precisam recebê-la. De acordo com BERGSTÉN (1999, p. 111):

Esse dom consiste em penetração nas profundezas da ciência de Deus (cf. Ef 3.3), pelo qual podemos saber (cf. Ef 3.18,19) aquilo que, pelo entendimento humano, jamais poderíamos alcançar (cf. 1 Co 2.9,10). Enquanto o dom de ciência penetra nas profundezas da ciência de Deus, o dom de sabedoria nos faz aptos a expô-la com palavras que o Espírito Santo ensina (cf. 1 Co 2.13). Vejamos algumas manifestações deste dom: Constitui uma potência no ministério de ensino, pois manifesta aquilo que Deus fez por nós através da sua graça (cf. Tt 2.11), e ajuda o ensinador a comunicar ‘algum dom espiritual’ (Rm 1.11), revelando os mistérios de Deus. [...] Esse dom também revela aquilo que está oculto aos olhos do homem (cf. 1 Sm 16.7; Jo 2.24,25; 1 .47,48; 4.16-18; 2 Rs 5.27). Pelo dom é revelada a ciência sobre os assuntos relacionados à vida material (por exemplo, Jesus: Mt 17.27; Mc 14.15; 11.2,3; Samuel: 1 Sm 9.15-20; 10.21-27; Eliseu: 2 Rs 6.10-12 e Paulo: At 27.10).

Caro professor, seus alunos precisam conhecer as diversas formas como Deus se manifesta na igreja. Até porque eles estão crescendo em um ambiente pentecostal, onde há muitas manifestações espirituais. Mostre aos seus alunos que Deus opera de forma sábia e organizada. Seus dons não têm a intenção de trazer confusão, mas sim edificação espiritual para sua igreja. Portanto, é fundamental que aprendam de que forma se manifestam os dons distribuídos pelo Espírito Santo. 

Para reforçar o aprendizado, escreva no centro do quadro a palavra ciência. Em seguida, peça aos alunos para explicarem o que significa esta palavra. À medida que os alunos forem falando, risque uma seta e escreva a observação dos alunos em uma frase. A ideia é construir um “mapa conceitual” a partir da contribuição dos alunos. Você, professor, é responsável por filtrar as informações e anotar da forma correta até que o significado da palavra esteja bem explicado no mapa.

Tenha uma boa aula!

Por Thiago Santos

Educação Cristã - Publicações CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 02 - 2º Trimestre 2018 - O Dom da Palavra de Sabedoria - Pré Adolescentes.


Lição 2 - O Dom da Palavra de Sabedoria

2º Trimestre de 2018

A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 12.8.

Prezado(a) professor(a),

Na aula desta semana seus alunos conhecerão a respeito de um dom maravilhoso e muito proveitoso na obra de Deus: o dom da Palavra de Sabedoria. Tiago ensina em sua Carta que se alguém tem falta de sabedoria deve pedir a Deus, pois Ele é generoso e bondoso para com todos (cf. Tg 1.5). E quem é que não precisa de sabedoria? Seja qual for a área da vida da pessoa, por mais inteligente que seja, a sabedoria de Deus é essencial para resolver situações complexas, tomar decisões ou mesmo saber se comportar em alguma situação difícil. Em se tratando da obra de Deus a sabedoria do Alto é um componente que não pode faltar.

Como já tratamos em outras ocasiões o Espírito de Deus se manifesta no seio da igreja por meio de dons que são distribuídos para o que for útil e sempre com o propósito de edificação espiritual do Corpo de Cristo (cf. 1 Co 12.7; 14.26). Tratando-se do dom da Palavra de Sabedoria, este dom tem a função de auxiliar os servos de Deus e orientá-los a respeito dos propósitos divinos. A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1756) resume bem em que consiste este dom:

Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo. Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de Deus ou a sabedoria do Espírito Santo a uma situação ou problema específico (At 6.10; 15.13-22). Não se trata aqui da sabedoria comum de Deus, para o viver diário, que se obtém pelo diligente estudo e meditação nas coisas de Deus e na sua Palavra, e pela oração (Tg 1.5,6).

Tendo como base tais considerações é relevante informar seus alunos a respeito de buscar a sabedoria divina. Seja ela no tocante à orientação divina para a vida em todas as áreas, ou mesmo no que diz respeito ao dom espiritual. É importante deixar claro aos seus alunos que buscar em Deus o dom da palavra de Sabedoria e recebê-lo é um privilégio. Os que recebem esta graça tornam-se instrumentos de Deus indispensáveis para a orientação dos irmãos em Cristo ou até mesmo no auxílio ao pastor da igreja por meio de um conselho ou palavra revelada pelo Espírito Santo.

Mostre aos seus alunos que eles podem ser usados por Deus para auxiliar os irmãos em Cristo a tomar decisões importantes em momentos difíceis. Isso pode mudar o futuro de muitas pessoas. Diga o quanto é gratificante quando vemos o poder de Deus se manifestar na vida do próximo! 

Aproveitando a temática do trimestre, você pode elaborar um cartaz com as informações a respeito de cada dom do Espírito. Utilize uma cartolina na elaboração e fita adesiva para fixá-la em um local de fácil visualização.

Tenha uma boa aula!

Por Thiago Santos

Educação Cristã - Publicações CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 01 - 2º Trimestre 2018 - A Manifestação do Espírito na Igreja - Pré Adolescentes.


Lição 1 – A manifestação do Espírito na Igreja

2º Trimestre de 2018

Prezado(a) professor(a),

Estamos iniciando mais um trimestre de estudo da Palavra de Deus. O tema que vamos estudar: “Dons Espirituais e Fruto do Espírito”, tem como proposta, ensinar seus alunos como ocorre a manifestação do Espírito Santo na igreja e qual a relação que existe entre os dons e o Fruto do Espírito. Desde já é importante que seus alunos entendam que os dons são para a edificação do Corpo de Cristo, isto é, a igreja. De outro modo, o Fruto está ligado diretamente com a forma como o crente se relaciona com Deus e com as pessoas à sua volta.

Nesta primeira lição veremos que Deus se manifesta de várias formas no seio da igreja. Deus não está apático em relação ao seu povo. Ele conhece todas as necessidades da sua igreja, sejam elas materiais ou espirituais. Para os seus alunos, talvez este não seja um assunto tão conhecido, então esta é uma oportunidade maravilhosa para que compreendam que Deus tem o propósito de conceder-lhes dons e sabedoria para ministrarem na igreja. Além disso, o Senhor quer que cresçam não somente fisicamente, mas, principalmente, espiritualmente em sua presença.

Dentre as funções do Espírito, uma delas é revelar Cristo ao coração da sua igreja. A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1530) discorre: Como uma das missões atuais, o Espírito Santo toma aquilo que é de Cristo e o revela aos crentes (Jo 16.14,15). Isto quer dizer que os benefícios redentores da salvação em Cristo nos são mediados pelo Espírito Santo (cf. Rm 8.14-16; Gl 4.6). O mais importante é que Jesus está bem perto de nós (Jo 14.18). O Espírito nos torna conscientes da presença pessoal de Jesus, do seu amor, da sua bênção, ajuda, perdão, cura e tudo quanto é nosso mediante a fé. Semelhantemente, o Espírito atrai nosso coração para buscar ao Senhor com amor, oração, devoção e adoração (ver Jo 4.23,24; 16.14).

Aproveite a oportunidade e convide seus alunos para buscarem a Deus através de um período de consagração. Pode ser um sábado pela manhã ou reserve um momento mais cedo, antes da Escola Dominical, para que possam orar e jejuar em prol da sua vida espiritual. Deus se alegra quando o buscamos de todo o nosso coração. Estimule seus alunos a terem uma vida de oração e leitura da Palavra. Saiba que isso trará grandes resultados para o Reino de Deus.

Por Thiago Santos

Educação Cristã - Publicações CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Pré-Adolescentes. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 05 - 2º Trimestre 2018 - Como Conviver com o Diferente? Adolescentes.

Lição 5 - Como conviver com o Diferente?
2º Trimestre de 2018
ESBOÇO GERAL
Sou diferente, e daí?
A diferença como presente
Todos são diferentes e agora?
OBJETIVOS DA LIÇÃO
Compreender que as pessoas são diferentes uma das outras;
Ensinar que a diversidade é dádiva de Deus;
Mostrar que se relacionar bem com o diferente depende de nós.
PENSE COM A MENTE DE CRISTO
Valmir Nascimento
Ter a mente do Senhor é um aspecto central da fé cristã. O apóstolo Paulo expressou isso da seguinte forma: Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo (1Co 2.16). No original grego, a palavra mente (nous) significa o lugar da consciência reflexiva, compreendendo as faculdades de percepção e entendimento, e do sentimento, julgamento e determinação [1].
Ter a mente de Cristo, portanto, implica em pensar como ele e aplicar as verdades bíblicas em tudo o que fazemos. Ter a mente de Cristo envolve refletir, compreender, sentir, julgar e decidir de acordo com a vontade de Deus.
Em síntese, pensar com a mente de Cristo envolve três aspectos básicos: visão, reflexão e decisão nos moldes de Jesus. Todos esses componentes, juntos, formam uma cosmovisão adequada e biblicamente relevante.
Comecemos pela visão.
A visão é um dos cinco sentidos que formam o conjunto da percepção humana. A visão de Jesus envolve a observação crítica sobre a sociedade e as pessoas em geral. Ao chamar os seus primeiros discípulos, ele disse: "Vinde e vede" (Jo 1.38). Em outra oportunidade o Mestre alertou: "Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo" (Mc 13.33). Mas, muito além de aconselhar os seus discípulos sobre a importância da visão, o próprio Mestre colocava essa verdade em prática.
É interessante como a Bíblia enfatiza o olhar de Jesus em diversas oportunidades e situações (Mt 19.26; Mc 14.67; Mc 10.27; Jo 11.41; Jo 17.1), a revelar a sua preocupação em entender o seu próprio tempo e os fatores de influxo da sociedade da época. Ele era espiritual, mas não alienado; tinha uma percepção muito clara sobre o contexto cultural, religioso, econômico e político daquele momento.
As características marcantes da visão do Mestre nos fornecem condições suficientes para fundamentar uma perspectiva cristã sobre todas as coisas, afastando ao mesmo tempo o olhar míope e desvirtuado do mundo em que vivemos. Na medida em que observamos seus ensinamentos, o conteúdo de suas parábolas e a forma como vivia, entendemos o ponto de partida da cosmovisão cristã, consistente na forma adequada de se ler e compreender o mundo à nossa volta.
Mas, como Jesus enxergava?
Os evangelhos deixam transparecer que Jesus via e compreendia toda a realidade a partir de três focos essenciais: Criação, Queda e Redenção. Além de formar a própria lente do Cristianismo esses três elementos ajudam a compreender e refutar as cosmovisões antiteístas e não cristãs, pois toda visão de mundo pode ser analisada pela maneira como responde a três perguntas básicas: De onde viemos e quem somos nós (criação)? O que deu errado com o mundo (queda)? E o que podemos fazer para consertar isso (redenção)?
Seja como for, o que nos importa é assimilar a abrangência da visão de Cristo com fundamento nessa tríade, sem desprezar nenhum de seus aspectos, pois como escreveu Timothy Keller: “Se você deixa de lado alguma destas três perspectivas, você tem uma visão distorcida da realidade” [2] .
Referências:
[1] VINE, W. E., Dicionário Vine. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p. 784.
[2] Disponível em: Disponível em: http://timkelleremportugues.blogspot.com.br/2010/08/criacao-queda-redencao-e-seu-dinheiro.html. Acesso em 10 de abril de 2014.
Texto extraído do site CPADNEWS. Disponível em: <http://www.cpadnews.com.br/blog/valmirnascimento/enfoque-cristao/108/pense-com-a-mente-de-cristo.html>
Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator do Setor de Educação Cristã da CPAD
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 04 - 2º Trimestre 2018 - Eu Devo ser Assim - Adolescentes.


Lição 4 - Eu devo ser assim

2º Trimestre de 2018

ESBOÇO GERAL

Toda pessoa é má?

Você não está sozinho!

Viva diferente a escolha é nossa

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Conscientizar que a natureza humana tende para o mal;

Afirmar que o Espírito Santo nos ajuda a resistir ao mal;

Encorajar para uma vida de submissão ao Espírito de Deus.

A PECAMINOSIDADE HUMANA

Pastor Esequias Soares

     A definição teológica do pecado descrito na Declaração de Fé da Assembleia de Deus é “rebelião e desobediência, incapacidade espiritual, a falta de conformidade com a vontade de Deus em estado, disposição ou conduta e a corrupção inata do homem”. O pecado é um assunto nada agradável, mas o estudo dessa doutrina é extremamente importante por várias razões. Há uma diferença abissal entre a depravação humana e a santidade e a glória de Deus. Qualquer desvio dos padrões divinos se constitui num ato grave, que se chama pecado. A experiência humana é uma confirmação de tudo o que a Bíblia ensina sobre a realidade do pecado, do mal que existe no mundo, de como o ser humano criado em santidade à imagem de Deus veio a se corromper de modo que somente em Cristo é possível a sua restauração a Deus.



     [...] O pecado é transgressão da lei de Deus: “porque o pecado é a transgressão da lei” (1 Jo 3.4 – ARA). O substantivo “transgressão” ou verbo “transgredir” é de uso comum desde o Antigo Testamento. O verbo hebraico ‘avãr, literalmente “atrevessar, passar”, não tem conotação moral: “E passou Abrão por aquela terra” (Gn 12.6). Mas é comum o seu uso no sentido de ir além de um limite estabelecido e é isso o que significa “transgredir um mandamento” ou “traspassar o mandado do SENHOR” (Nm 22.18; 24.13); “seus moradores, porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos e quebram a aliança eterna” (Is 24.5); “eles traspassaram o meu concerto e se rebelaram contra a minha lei” (Os 8.1).



     [...] O termo grego para “transgressão” em 1 João 3.4 é anomia, que literalmente quer dizer “falta de lei, quebra da lei”; o ánomos é alguém para o qual não existe uma lei. A versão Almeida Atualizada e a Tradução Brasileira traduzem essa palavra por “iniqüidade”.

(Texto extraído da obra A Razão da Nossa Fé: assim cremos, assim vivemos, CPAD, pp.86,87)

Marcelo Oliveira de Oliveira

Redator do Setor de Educação Cristã da CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 03 - 2º Trimestre 2018 - Obediência e Adoração - Adolescentes.


Lição 3 - Obediência e Adoração

2º Trimestre de 2018

ESBOÇO GERAL

O que os olhos não vêem, Deus vê

Quem ama obedece e quem obedece adora a Deus

Obedecer aos pais é obedecer a Deus



OBJETIVOS DA LIÇÃO

Propor uma vida transparente, sem aparência;

Analisar a obediência e sua relação com adoração;

Explicar o dever de obediência.

O EXERCÍCIO DA PIEDADE

Pr. Claudionor de Andrade



A melhor lição para se compreender a importância da obediência e sua correlação com a adoração é conhecer a disciplina da Piedade. Sobre isto, explica-nos o pastor Claudionor de Andrade:



“Recentemente ouvi a gravação de uma entrevista com o missionário Daniel Berg, feita nos anos sessenta. Naquela voz já cansada, naquela entonação já bastante amortecida pelo tempo e naquela simplicidade desconcertante, podia-se distinguir claramente um homem que vivia para orar e orava por viver na presença de Cristo. Este era o segredo do apóstolo da Obra Pentecostal no Brasil.

Berg exercitava-se intensamente na oração. Ao ler-lhe a biografia, tive a impressão de vê-lo ininterruptamente de joelhos. E foi justamente de joelhos que  semeou o Evangelho nas vastidões deste país. A colheita foi inesperada!

Temos nos exercitado na oração? Ou já temos nos conformado com uma vida desprovida de vida? Ou com um ministério sem serviço? Ou com uma esperança desesperançada? Ou com uma devoção desapaixonada e fria?

Não podemos nos enganar: a piedade inexiste sem oração. Os mais piedosos são os que mais tempo passam aos pés do Senhor. Ao discorrer sobre a qualidade da vida cristã, E. M. Bounds é irretorquível: “É a força da oração que faz santos. Os caracteres santos são formados pelo poder da oração verdadeira”

Você tem por hábito orar todos os dias? Não estou perguntando se você tem o dom da oratória ou se as suas palavras no púlpito são convincentes. De joelhos, você ainda é um gigante? Intercedendo, tem eloqüência? Abençoando os que lhe querem o mal, são poderosas suas palavras? Que você leva o auditório às lágrimas eu sei; mas consegue chorar aos pés do Cordeiro até que Ele lhe incline os ouvidos?

Seu gabinete é confortável e acolhedor. Há nele porém o cantinho da oração? E as marcas dos joelhos? E a umidade das lágrimas? Aqui, você concede audiências e dá entrevistas, mas tem santificado um tempo para avistar-se com o Cristo de Deus? Ou está o Senhor do lado de fora a esperar pela hora que não vêm, pela porta que não se abre, pelo convite que não lhe é feito. Ponha-se aos pés de Cristo e, à semelhança de Maria, devote ao Cordeiro todas as suas devoções. Você não foi chamado para ser um mero executivo, mas para executar a vontade de Deus, ainda que adversas sejam as circunstâncias.

Ser bem articulado não é suficiente; o apoio humano falta quando mais dele precisamos. As riquezas não bastam em si mesmas; perdem-se em ações que se desvalorizam, inflacionando depressões e pesares. E as palavras, por mais rebuscadas e vívidas, nem sempre convencem; mas uma súplica contrita, ainda que muda, tem suficiente eloqüência para mover a mão de Deus.

Quanto mais nos exercitarmos em petições e súplicas diante de Deus, melhores ficaremos. Foi o que constatou o evangelista Stanley Jones: “Já descobri que sou melhor ou pior à medida que oro mais ou menos. Quando oro, sou igual a uma lâmpada colocada no lugar adequado; fico pleno de luz e poder”. Se orarmos com amor e perseverança, seremos poderosos em boas obras. E esse é o assunto do nosso próximo e último artigo desta série”

(Texto extraído do site CPADNEWS. Disponível em: <http://www.cpadnews.com.br/blog/claudionorandrade/posts/14/o-exercicio-da-piedade-(3%C2%AA-parte).html> Acesso em 11 de Abr de 2018.).

Lição 02 - 2º Trimestre 2018 - Há Algo Errado com a Família - Adolescentes.


Lição 2 - Há algo errado com a família

 2º Trimestre de 2018

ESBOÇO DA LIÇÃO

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A FAMÍLIA

MAS POR QUE ISSO ESTÁ ACONTECENDO? NÃO TEM NADA A VER, NÃO PODE SER TÃO RUIM ASSIM.

MAS, TEMOS SAÍDA?

OBJETIVOS

Apresentar os atuais problemas da família;

Fundamentar o problema da ignorância do conhecimento de Deus;

Reafirmar as consequências do pecado.

FORMANDO FILHOS PARA DEUS

Elaine Cruz

Os filhos são do casal, e ambos os cônjuges precisam estar cônscios de que têm responsabilidades e deveres para com os filhos. Isso vale para os filhos que são gerados pelo casal e pelos que são adotados legalmente, e estende-se também aos filhos de casamentos anteriores de um ou dos dois cônjuges, especialmente quando estes filhos residem com o casal.

1) Maternidade – Gerar filhos é um privilégio da mulher. Embora não possa concebê-los sozinha, é exclusividade da maternidade a experiência única de sentir um ser crescendo e se movendo dentro do corpo feminino. Isso ajuda a explicar porque, via de regra, a mulher é mais apegada aos filhos e mais responsável quanto ao cuidado com os mesmos (Is 49.15).

Na Bíblia, a mulher é designada como figura de amor e cuidado (Tt 2.15), termômetro e edificadora da casa (Pv 14.1) e educadora e guardiã do lar e dos filhos (Pv 31.10-31). Na nossa sociedade, até hoje dizemos “Sua mãe não te deu educação?” para alguém mal educado – o que ilustra o quanto atribuímos às mulheres a tarefa da formação moral dos filhos. Portanto, por mais que a jornada feminina esteja mais apertada face ao acúmulo de diferentes papéis que executa, a tarefa de cuidar, educar e evangelizar os filhos não pode ser renegada ou esquecida.

2) Paternidade – Quando Deus colocou o homem como cabeça da sua esposa e do lar, ele expressa como deve ser a postura masculina no casamento e na família: o homem deve planejar metas para a sua família, projetando planos futuros e esmerando-se no governo e na administração do lar e dos filhos. Isso significa entender o casamento e a paternidade com responsabilidade, como o exercício de um compromisso que deve ser cumprido. 

Do ponto de vista divino, o homem é ainda o sacerdote do lar, sendo co-responsável na evangelização e na formação de seus filhos (Dt 6.6-7 e Pv 3.12; 4.1; 15.5). A responsabilidade que Deus atribui à paternidade é ampla, a ponto de ser requisito para o exercício ministerial que o homem, enquanto pai, tenha seus filhos sob disciplina, mantenha o governo dos mesmos e forme filhos fiéis e obedientes (1Tm 3.4,5,12 e Tt 1.6).

Cabe ainda ressaltar que Deus usa a paternidade como modelo de sua relação conosco. Ele é o pai e nós somos seus filhos. Assim sendo, a imagem de Deus formada nos filhos (o “Papai do Céu”) é organizada a partir das atitudes paternas: o filho que tem um pai irresponsável, distante e grosso terá mais dificuldade de aceitar Deus como um Pai fiel amoroso e amigo.

3) Educação partilhada – Há muitos problemas familiares, a maioria deles decorrentes da má condução na educação dos filhos, como a entrada para a marginalidade, a prática da homossexualidade e da prostituição, a agressão doméstica e o uso de drogas. Nesses casos, primeiramente cada cônjuge precisa avaliar como executou seu papel, não para culpar-se, mas para organizar novas formas de atuação. Em segundo lugar, o casal deve discutir onde falhou na partilha das responsabilidades e das atribuições, unindo-se para traçar metas e estratégias de ação. Afinal, é melhor serem dois do que um, e o cordão de três dobras não se quebra facilmente (Ec 4.9-12).

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Lição 01 - 2º Trimestre 2018 - O Que é Família - Adolescentes.


Lição 1 - O que é família

2º Trimestre de 2018

ESBOÇO GERAL

A Origem da Família

Qual é a importância da família?

A família nos planos de Deus

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ensinar sobre a origem da família;

Explicar a importância da família;

Conscientizar sobre os planos de Deus para a família.



FAMÍLIA: CÉLULA MÁTER DA SOCIEDADE?



Elaine Cruz

O homem é um ser social, que nasce e vive em sociedade. Ao  nascer, já é parte de uma família, principal meio social humano, que costumamos chamar de célula máter da sociedade – o espaço primeiro e mais importante para o estudo e desenvolvimento de sociedades.

A primeira vivência do ser humano acontece em família, independentemente de sua vontade  ou da constituição desta.  É a família que lhe dá nome e sobrenome, que determina sua estratificação social, que lhe concede o biótipo específico de sua raça, e que o faz sentir, ou não, membro aceito pela mesma. Portanto, a família é o primeiro espaço para a formação psíquica, moral, social e espiritual  da criança. 

A criança é muito dependente ao nascer. Dentre todas as espécies é o homem que tem o mais longo período de imaturidade e dependência física. Cabe à família o cuidado com a saúde e segurança de seus membros, seja com o bebê ou com o idoso.

Há o papel desempenhado pela família, mesmo que muitas vezes ela não o perceba, que é o de educadores. À família cabe a formação do caráter, dos valores, das regras morais – que posteriormente serão internalizadas pelos indivíduos como um código pessoal de conduta e ética. A chamada “educação de berço” continua sendo de suma importância e jamais pode ser conseguida em outros espaços sociais como colégio ou até mesmo igrejas.

Na esfera psíquica, o homem só pode conhecer e reconhecer adequadamente o mundo e a si mesmo a partir de suas relações com os demais. Ele apreende o mundo imitando os outros, desde os primeiros sorrisos até regras sociais externas e maios elaboradas, como usar adequadamente os talheres à mesa. Mais do que isto, moldamos nossa personalidade por volta de seis anos de idade, e é especialmente através de vivências em família que formamos, ou não, a auto estima, o senso de responsabilidade e segurança, o respeito pelo outro e pelas regras sociais estabelecidas, a capacidade de acreditar em nosso potencial e conhecer nossos defeitos e limitações, entre tantos outros aspectos de nossa vida intimista.Na esfera psíquica, o homem só pode conhecer e reconhecer adequadamente o mundo e a si mesmo a partir de suas relações com os demais. Ele apreende o mundo imitando os outros, desde os primeiros sorrisos até regras sociais externas e maios elaboradas, como usar adequadamente os talheres à mesa. Mais do que isto, moldamos nossa personalidade por volta de seis anos de idade, e é especialmente através de vivências em família que formamos, ou não, a auto estima, o senso de responsabilidade e segurança, o respeito pelo outro e pelas regras sociais estabelecidas, a capacidade de acreditar em nosso potencial e conhecer nossos defeitos e limitações, entre tantos outros aspectos de nossa vida intimista.

Em nossa sociedade, a família é que introduz a criança no meio social; é a família que escolhe – ou em parte seleciona, a partir de seus próprios referenciais – as pessoas com as quais a criança vai relacionar-se, bem como dirige o modo e onde  esta  relação se dará. Assim, como instituição social, a família reflete  as transformações culturais dos povos: valores, usos e costumes, hábitos, pensamento religioso e político, etc. Consequentemente, os problemas sociais serão sempre frutos de uma desestruturação familiar.

Isto fica evidente quando olhamos para os grandes problemas sociais que enfrentamos hoje. Assistimos crianças abandonadas por pais que não souberam planejar sua família ou administrar os conflitos, maiores ou menores, mas sempre existentes na vida a dois. Vemos adolescentes mergulhados em drogas ou prostituição, na sua maioria frutos de lares frios, carentes de afeto e de diálogo. Sofremos ao assistir fatos como as revoltas em abrigos para menores, ou o uso de armas de fogo por jovens instigados pela violência, que nos mostram o quanto nossas famílias têm deixado de trabalhar o respeito pelo próximo e a aquisição de padrões morais rígidos para uma boa consciência pessoal e vivência social.

Não pode haver dúvidas: se queremos mudanças sociais, devemos começar a investir mais no cerne da sociedade, na sua célula máter. Precisamos nos voltar às famílias, num esforço conjunto entre o Estado e a Igreja. Esta é também um espaço social, portanto possui o poder de formar opiniões, onde famílias se reúnem e podem ter seus valores pessoais transformados.

Precisamos nos lembrar que, mais do que ir `a igreja,  freqüentando templos caríssimos ou simples, nós somos Igreja, e estamos Igreja especialmente em nossos lares, onde somos mais íntimos e singulares. É por esta razão que a Igreja começa em casa – cuidar da família é mais importante do que cuidar de não familiares ou da obra de Deus. É exatamente isto que Paulo enfatiza quando escreve o capítulo 5 de sua primeira carta a Timóteo, especialmente o versículo 8: Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

A família é a célula máter da sociedade – e saber isto implica entender que famílias abençoadas implicam em igrejas abençoadas, que famílias equilibradas implicam em uma sociedade sadia.

Texto extraído do site CPADNEWS. Disponível em: <http://www.cpadnews.com.br/blog/elainecruz/disciplina/3/familia:-celula-mater-da-sociedade.html> Acesso em 29 de Mar de 2018.

Marcelo Oliveira de Oliveira

Redator do Setor de Educação Cristã da CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições da Revista Adolescentes Vencedores. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 05 - 2º Trimestre 2018 - Aborto, a Morte de Inocentes - Juvenis.


Lição 5 - Aborto, a Morte de Inocentes

 2º Trimestre de 2018

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. O ABORTO

2. TIPOS DE ABORTO

3. O QUE DIZEM OS DESENSORES?

4. POR QUE A IGREJA É CONTRA?

OBJETIVOS

Compreender porque somos contra o aborto;

Conhecer alguns tipos de aborto;

Reafirmar nossa posição em favor da vida.

     Querido (a) professor (a), na próxima aula vamos tratar em sala de um assunto muito sério: aborto! Para tal, sua revista já disponibilizou roteiro para uma abordagem clara e objetiva, as explicações necessárias, sugestões de interações no decorrer da aula e subsídios que lhe darão ainda mais suporte.

      Evidentemente, estes recursos não impedem que você amplie sua pesquisa e criatividade ao lecionar. Com foco nesses objetivos estabelecidos, você pode enriquecer ainda mais a sua aula, levando matérias atualizadas sobre os dados de mulheres mortas em clínicas de aborto clandestinas no Brasil, projetos de lei que visam a sua descriminalização, etc.

      Todo este conteúdo teórico é muito importante, sobretudo, para que os juvenis tenham bases sólidas para argumentarem sobre sua posição, especialmente ao entrarem em uma universidade, onde essa temática é ainda mais abordada, seja em classe ou nos corredores fora dela.

      Contudo, também sugerimos propor um aprofundamento emocional sobre o assunto. Afinal, estamos falando da vida humana, tanto da mãe, quanto do bebê. Assim, os números, índices, ganham forma e causam um impacto ainda maior e tão importante a serem considerados ao se conversar sobre “aborto”.

       Portanto, sugerimos que você procure entre os seus conhecidos (podem ser membros da própria igreja) testemunhos de pessoas que souberam que seriam abortadas, seja devido à recomendação médica por suspeita de grave problema de saúde, risco de morte da mãe, situação financeira ou psicológica problemática, estupro ou tantas outras possibilidades. Combine que ela esteja presente no dia da aula para contarem suas histórias aos juvenis e dizerem o quanto são gratas a Deus por não terem sido abortadas.

      Você também pode contar a história resumida de algumas personalidades famosas que certamente todos os seus alunos conhecem e seriam abortadas por suas mães; pessoas brilhantes, que colaboram com a humanidade, cada qual em sua área. Muitas inclusive tronaram-se colaboradoras de diversas instituições de ajuda humanitária, até mesmo algumas pró-vida e contra o aborto. Afinal, do que adianta se posicionar contra o ato e não ajudar em nada para proporcionar uma vida digna à criança sobrevivente?!



       Neste site você encontra alguns exemplos de celebridades que vivenciaram essa experiência, mas graças a Deus suas mães optaram por mantê-las, lhes permitindo a dádiva da vida: https://www.feedclub.com.br/famosos-que-quase-foram-abortados/9/

        Finalize a aula questionando aos seus juvenis o que podemos fazer, enquanto representantes de Cristo nessa terra, não apenas para impedir abortos clandestinos que causam tantas mortes e seqüelas de mães e crianças no nosso país, mas também ajudá-los a ter uma vida digna.

       Ore com sua classe por essas famílias desesperadas que hoje pensam no aborto como uma possibilidade, por outras que já o praticaram e adoecem em culpa e remorso por tal ato (que possam encontrar em Cristo o arrependimento e perdão para vida eterna) e ainda pelas que não o fizeram e passam necessidades para criar filhos deficientes ou em extrema pobreza.

       Que a Igreja do Senhor possa ser luz, de fato e de verdade, não apenas em palavras, discurso e leis, mas também em ação, semeando o genuíno amor de Cristo nessas vidas e sociedade, na prática, como o próprio Jesus fazia.

       O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Paula Renata Santos

Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 04 - 2º Trimestre 2018 - Legalização das Drogas, uma Ideia Maligna - Juvenis.


Lição 4 - Legalização das Drogas, uma Ideia Maligna

2º Trimestre de 2018

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. É MELHOR OBEDECER A DEUS

2. O QUE SÃO DROGAS?

3. DIGA NÃO!

4. UM PROJETO DO INIMIGO 

OBJETIVOS

Saber o que são drogas;

Compreender que a legalização das drogas é um projeto do inimigo. 

     Querido (a) professor (a), nossa próxima lição aborda um tema considerado um problema universal: Drogas! A própria Organização das Nações Unidas (ONU) já declarou que o comércio de drogas está intrinsecamente ligado à violência e à corrupção em todo o mundo. No ano passado, em Viena, durante a sua Comissão de Narcóticos, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, fez um alerta chocante: “A OMS estima que o consumo de drogas é responsável por cerca de meio milhão de mortes a cada ano. Mas este número só representa uma pequena parte do dano causado pelo problema mundial das drogas". 

      Mesmo diante de dados tão alarmantes, muitos países, assim como o Brasil, ainda discutem no Congresso a legalização do uso recreativo da Maconha, por exemplo. 

      Segundo relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), a Argentina, Colômbia, Paraguai e Peru "realizaram iniciativas para regular a venda de cannabis com fins médicos". Já o Uruguai, em julho de 2017, começou a venda de maconha para uso recreativo em farmácias, transgredindo assim a Convenção Única sobre Entorpecentes de 1961, emendada pelo Protocolo de 1972. Para a Junta, com esta tendência, a maconha "pode se tornar um problema de saúde pública para quem usa de forma recreativa" no futuro. 

      Pesquisa Datafolha realizada no final do ano passado mostra que cresceu o apoio dos brasileiros a projetos de lei que visam descriminalizar o uso da droga. Para 32%, fumar maconha deveria deixar de ser crime. Por isso, é crucial a população contrária se manter informada. Você como educador tem a possibilidade de transmitir essa consciência aos seus alunos. Compartilhe com eles estas informações. 

       Sugerimos, após a devida autorização da liderança da sua igreja, escola dominical e responsáveis pelos juvenis, a turma possa realizar um trabalho de campo, visitando algum centro de reabilitação evangélico, conversando com alguns irmãos hoje recuperados sobre a angustia pela qual passaram juntamente com suas famílias devido o vício nas drogas. Certamente, será mais impactante que qualquer pesquisa estatística que leiam na internet. 

        Abaixo segue um trecho da reportagem sobre o assunto da revista Geração JC, com o testemunho de um ex-dependente. 

“Transformação

      Apesar do esforço do Governo e da sociedade, somente uma transformação divina poderá mudar a situação. Isso quem afirma é um ex-dependente químico que foi liberto do vício ao se encontrar verdadeiramente com Jesus. 

     Eduardo Evangelista de Souza recebeu os ensinamentos de Deus na igreja e através de sua mãe, mas se afastou dos caminhos do Senhor e se tornou dependente de drogas dos 16 aos 25 anos, desde maconha até cocaína. “Apesar de ter sido ensinado numa igreja evangélica, não conhecia intimamente Jesus Cristo. Hoje, muitos também estão nessa situação em suas igrejas. Através da minha experiência cheguei à conclusão de que um dos muitos fatores que levam um adolescente a usar drogas é a ausência de conhecimento do amor e da graça de Deus”, revela. 

      ‘Os tratamentos de psicoterapia e psiquiatria ajudaram a me conhecer um pouco mais. O amor e o apoio da família também são fundamentais. Mas o que realmente ajudou e foi definitivo para a minha transformação foi o encontro real que tive com Jesus Cristo dentro de uma casa de recuperação’, conta Eduardo Evangelista, que hoje é responsável pelo Projeto Vida Urgente, uma instituição filantrópica evangélica interdenominacional que ajuda dependentes químicos e suas famílias. 

      Outra instituição que tem auxiliado na reabilitação de dependentes é Centro de Recuperação em Cidade Nova (Cercin). Localizado na área central do Rio de Janeiro, é uma obra que tem como objetivo socorrer dependentes químicos e moradores de rua. E a igreja também conta com um sítio no município de Seropédica. O Cercin é uma instituição vinculada à Assembleia de Deus em Cidade Nova. A igreja, liderada pelo pastor Manoel Antonio Ribeiro, mantém o Centro de Recuperação desde 1994. Nesse período, já passaram pelo local diversos jovens e pais de família que viviam mergulhados no mundo das drogas e, hoje, estão libertos.  

       A entidade filantrópica oferece moradia, alimentação, vestuário, regularização de documentos, encaminhamento médico e ensinamento bíblico. Ao longo desses anos, são muitos os testemunhos de libertação e vidas restauradas. Segundo pastor Manoel, muitos dessas vidas libertas são hoje obreiros da Casa do Senhor e reconstruíram suas vidas. Aqueles que não tinham família, a igreja acompanha até que os mesmos consigam se estabelecer e arrumar um emprego e moradia. ‘Hoje, temos obreiros atuantes, dirigentes de congregações e homens que reconstruíram suas famílias. As esposas que acreditaram na libertação do esposo e receberam de volta em casa’, testifica. Mais informações: Projeto Vida Urgente (21) 2679-2648”. 

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula. 

Paula Renata Santos

Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 03 - 2º Trimestre 2018 - O Crente e os Movimentos Sociais - Juvenis.


Lição 3 - O Crente e os Movimentos Sociais

2º Trimestre de 2018

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. ORANDO PELOS GOVERNANTES

2. MOVIMENTOS SOCIAIS?

3. UM DEUS QUE AMA A JUSTIÇA



OBJETIVOS

Compreender que temos que orar pelos governantes;

Saber que o crente deve ter sabedoria e discernimento frente aos movimentos sociais;

Mostrar que Deus ama a Justiça.

     Querido (a) professor (a), na próxima aula vamos falar sobre um assunto que está em evidência para todos os brasileiros, especialmente neste ano de eleição e debates sobre posições políticas: Movimentos Sociais.

     Aconselhamos que você, professor (a), faça uma pesquisa na Internet sobre as manifestações que mais marcaram a história do nosso país, a fim de que tenha ciência de prós e contras desse tipo de movimento e possa responder bem a qualquer possível questionamento de seus alunos.

     Sugerimos também que você escolha e imprima notícias de duas situações envolvendo manifestações cívicas, uma pacífica e a outra violenta. Divida a classe em dois grupos e dê-lhes um tempo para lerem e conversarem sobre as notícias. Em seguida, promova um debate entre eles, ressaltando previamente a importância de aprendermos a dialogar com pessoas de pensamentos diferentes dos nossos, discordar sem agredir, ofender, levantar a voz, etc.

     É crucial em todas as esferas da sociedade essa capacidade de diálogo e debate sadio e respeitoso. Nada melhor do que os juvenis aprenderem isso o quanto antes. Por isso, leve algo como uma buzina e um cartão amarelo, para que toda vez que alguém se exceder, seja autuado. Direcione perguntas sobre o assunto a cada grupo, dando-lhes o mesmo tempo para respondê-las, com direito a réplica e tréplica.

     Ao final, frise novamente que é primordial a possibilidade de diálogo com pessoas de diferentes opiniões. Aproveite a ocasião, para perguntar a opinião deles sobre amizades rompidas por causa de divergência política. Deixe que se expressem livremente e ao final, enfatize que impor idéias, conceitos e opiniões de forma tirana ou extremista não provém de Deus. Já que aprouve ao próprio Criador, mesmo detentor de todo poder para nos impor segui-lO, nos dar o livre-arbítrio, respeitando a nossa capacidade de raciocinar e optar.

   Conclua dizendo que, assim como evidencia a nossa lição, podemos lutar pelos direitos das classes pobres e oprimidas. É até mesmo nosso dever moral como cristãos não se omitir, reivindicando-os. Contudo, claro, de maneira que não infrinja as leis ou desrespeite as nossas autoridades. Afinal, os fins não justificam os meios.

     Exemplifique esta verdade com o exemplo das diferenças entre o pastor Martin Luther King Jr. e o ativista que ficou conhecido como Malcolm X. Na década de 1960 ambos lutavam pela mesma causa – o fim da segregação racial nos EUA e igualdade de direitos civis e respeito para pessoas negras no mundo. Porém, um escolheu o caminho da ética, paz e amor ao próximo, enquanto o outro de ações radicais e violentas. Até hoje o pastor protestante, mesmo tendo sido assassinado por causa de seus ideais, é um dos homens mais admirados e merecidamente honrados por suas conquistas humanitárias, nos EUA e no mundo.

     Para intensificar o aprendizado acerca de tudo quanto foi dito, seria interessante passar como trabalho de casa, uma pesquisa acerca das diferenças de estratégias desses dois ativistas sociais. O exercício pode valer uma premiação, de acordo com suas possibilidades.

     O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Paula Renata Santos

Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD



Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Lição 02 - 2º Trimestre 2018 - O Cuidado com a Mídia - Juvenis.

Lição 2 - O Cuidado com a Mídia
 2º Trimestre de 2018
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O CUIDADO NO USO DA MÍDIA
2. A MÍDIA E SEUS MALEFÍCIOS
3. A IGREJA NA MÍDIA

OBJETIVOS
Saber que temos que ter cuidado com a mídia;
Conhecer os malefícios da mídia.

     Querido (a) professor (a), neste próximo domingo abordaremos em classe mais um tema da atualidade, particularmente pertinente para os nossos juvenis, que são muito mais imersos na cultura midiática: O Cuidado com a Mídia.
    Com o tamanho avanço tecnológico em nossos dias, o conceito do que é “mídia” se ampliou, já que se refere a “todo o suporte de difusão de informação (rádio, televisão, imprensa, publicação na Internet, videograma, satélite de telecomunicação, etc.)”, conforme define o nosso dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Dentro destes segmentos, há inúmeras possibilidades de comunicação, nem sempre idôneos à verdade.
     Cada veículo de comunicação possui o que nós jornalistas chamamos de “linha editorial”. Isto significa basicamente que ele é regido e propaga – direta ou indiretamente – as informações de acordo com suas próprias convicções editoriais, ideológicas, políticas e sociais. E a maneira de se divulgar uma informação pode influenciar ou até mesmo manipular a opinião das massas a respeito dela. Por isso, além de checar sempre a veracidade dos fatos e procurar analisar mais de uma fonte, lados, de uma informação, também precisamos estar atentos à subjetividade com a qual ela está sendo transmitida.
    O pensamento crítico, contestador com respeito a todas as mídias faz-se imprescindível, especialmente para esta geração. E você, professor (a) terá a rica oportunidade de ser instrumento de Deus para despertar os seus alunos, quanto a esta importante necessidade. Sugerimos que você converse com a sua turma sobre “linha editorial” dos telejornais, sites e impressos jornalísticos; notícias “fakes” (falsas) que circulam na Internet (se possível leve alguns exemplos; você encontra vários em páginas como www.e-farsas.com/ e www.boatos.org/); matérias parciais que mostram apenas uma visão sobre determinado assunto; correntes alarmantes e muitas vezes incorretas nas Redes Sociais, etc.

     Em um de seus artigos, o consultor teológico da CPAD, pastor Antônio Gilberto diz que a mídia em geral é um dos agentes promotores do secularismo (mundanismo) na igreja.

    “Conteúdos de vídeo, áudio, imagem, páginas impressas, internet, etc. que esteja saturado com o secularismo maléfico e maligno. A mídia principalmente televisiva, que prevalece no lar orienta os filhos e forma a mentalidade, molda a personalidade das crianças e adolescentes, induzindo-as (bem como os seus pais) ao mal de modo sutil. Atentemos para Deuteronômio 13.5b, Salmos 101.3, Provérbios 23.5 e 1 Coríntios 10.31b. Sim, induz a todos, inconscientemente, ao comportamento reflexo (por aquilo que vê e ouve), ao despudor (Por exemplo: lascívia, luxúria. Ver Oséias 4.12 e 5.4), à permissividade em geral, ao amor-livre, ao sexo-livre, como se tudo fosse natural, normal; à violência e à trapaça, ao engano, ao ‘jeitinho’ e à mentira” (Trecho extraído do artigo “Os perigos da secularização nas igrejas”, 3ª parte, disponível no portal de notícias CPADNews).
      O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Por Paula Renata Santos
Editora Responsável da Revista Juvenis
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas Lições Bíblicas de Juvenis. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.